Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente.

O problema é que muitos varejistas optam por sintonizar o aparelho em uma emissora local. Ou seja, nem sempre o nível de energia é aquele que você precisa na loja. Além disso, quando menos se espera, entra o anúncio de um concorrente. Basta isso acontecer para que todo o seu esforço com ações de marketing vá por água abaixo. Já que o cliente pode desistir de comprar na sua loja após ouvir a propaganda e resolver procurar a concorrência.

Portanto não dá para deixar a escolha da música nas mãos de quem não entende do assunto. O melhor mesmo é estar no controle do que é reproduzida na sua loja e em como a sonorização ambiente pode ser feita. 

A melhor forma de conseguir isso é com uma rádio indoor e é sobre ela que vamos falar. Neste artigo você vai conferir tudo o que precisa para ter uma rádio no seu negócio, se destacar da concorrência e vender mais. Confira!

O que é uma rádio indoor?

Antes de te contar como montar uma rádio indoor para a sua loja, é importante que você entenda o que é essa rádio e como ela funciona. Provavelmente você está se perguntando se essa tal de rádio indoor é realmente especial, certo?

Sim, podemos confirmar que ela é realmente uma ferramenta de marketing diferenciada, que te permite abordar diversos pontos e problemas que você talvez nem imaginasse que pudessem ser resolvidos ou melhorados com a sonorização ambiente.

Portanto, a rádio indoor nada mais é do que uma emissora interna e exclusiva da sua loja, que pode ser customizada conforme o perfil da empresa, dos consumidores e do tipo de ambiente que você deseja oferecer. Ou seja, é você que estará no comando de quais músicas e anúncios serão reproduzidos.

Assim, ao implementar a rádio indoor na sua loja você poderá criar uma programação própria, com vinhetas, chamadas e playlists de músicas personalizadas. Desta forma você terá muito mais autonomia para fazer escolhas e adaptações conforme a necessidade da loja.

Benefícios de ter uma rádio indoor

São inúmeros os benefícios de montar uma rádio indoor na sua loja. Dentre os principais diferenciais de contar com esse tipo de serviço, podemos destacar os seguintes:

  • Aumento das vendas;
  • Publicidade institucional para fortalecer a marca;
  • Campanhas promocionais para atrair clientes;
  • Ambiente agradável e que estimule o desejo de compra;
  • Autonomia para adaptar a programação;
  • O cliente passa mais tempo na loja;
  • Facilita a conexão do cliente com a marca, dentre outros.

A ideia é evitar que aconteçam imprevistos como o que comentamos no início do post, em que o cliente é exposto a anúncios de concorrentes. Além disso, as rádios comerciais podem tocar músicas que não representam a cultura organizacional do seu negócio ou que os seus clientes não gostam.


Ao utilizar uma rádio indoor, quem seleciona a trilha sonora ou anúncios é você. Assim sendo, também é possível aproveitar todos os benefícios desta estratégia de marketing sensorial para complementar outras que foram implementadas na loja.

Preciso mesmo ter uma rádio indoor na minha loja?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a rádio indoor e seu benefício, provavelmente deve ter ficado interessado, certo? Então continue com a gente que vamos te contar mais como a rádio poderá ser a sua principal aliada para aumentar as vendas.

Estamos vivenciando a era da experiência do cliente no varejo. Além disso, o cconsumidor brasileiro é conhecido por ser um dos mais exigentes e que valorizam muito a experiência de compras. E, não tem nada que te ajude mais com isso do que as estratégias de marketing sensorial, incluindo a rádio indoor.

Desenvolver publicidade institucional

Já pensou ter um espaço só seu para reproduzir as vinhetas, spots e jingles criados para divulgar a sua marca? E se nós te contarmos que você pode fazer isso durante um dos momentos mais decisivos da jornada de compras?

Com a rádio indoor isso passa a ser uma realidade. Lado a lado com as músicas escolhidas, esses anúncios podem, inclusive, reforçar as campanhas institucionais, lançamentos e ações em datas comemorativas, tais como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, entre tantos outros.

Para complementar a experiência, é possível veicular também conteúdo relevante para a sua persona. Em uma loja de instrumentos musicais, por exemplo, a programação pode incluir notícias relacionadas à música e ao meio artístico, em geral. 

Desta forma, a rádio será muito mais do que uma forma de reproduzir música na loja, mas também a te ajuda a fazer com que o cliente a reconheça como uma autoridade no seu ramo de atuação. Sem falar que essa é uma forma do consumidor se manter informado e conferir dicas úteis enquanto estiver fazendo compras.

Divulgar promoções exclusivas

Alguém falou em promoção? Pois é! Elas também ganham um espaço especial na programação da sua rádio e no coração dos seus clientes. Portanto, use a criatividade para fazer promoções relâmpago em horários específicos e surpreender a clientela de forma positiva.

Para isso, prepare spots que podem ser reproduzidos dizendo que de tal hora a tal hora, determinado produto terá 20% de desconto. Isso fará com que as vendas disparem e, quem sabe, não chame mais clientes até a sua porta também, não é? As chances são grandes!

Não acredita? Você provavelmente já foi pego por uma dessas divulgações. Por exemplo, em supermercados grandes é muito comum esse tipo de anúncio. Como a promoção parece boa, os clientes ficam interessados e resolvem dar uma conferida. 

Isso faz com que eles andem mais na loja, passando por corredores que não haviam planejado. Neste percurso, eles podem acabar se interessando por algum outro produto e decidir levar para casa, e isso sem falar no tal produto em promoção que ele estava indo conferir.

Evitar anúncios da concorrência

Provavelmente você já viu diversas propagandas da em que Coca-Cola e Pepsi estão trocando algumas farpas, ou entre o Burguer King e o McDonald ‘s, certo? Essa estratégia de marketing de guerrilha visa justamente atrair a atenção dos clientes, e geralmente ela é bem sucedida. 

Entretanto, a menos que você se proponha a fazer algo semelhante, o ideal mesmo é manter os concorrentes distantes. Não ter o controle das músicas que vão tocar na loja pode não agradar os clientes, mas deixá-los ouvir anúncios da concorrência é ainda pior. 

A rádio indoor é a melhor maneira de evitar que isso aconteça. Afinal, você é que escolherá quais anúncios serão reproduzidos no estabelecimento, portanto, nenhuma propaganda da concorrência será veiculada.

Influenciar as compras dos clientes

Sabia que as músicas podem ser escolhidas a dedo para motivar os clientes a comprarem mais determinados produtos? Somente para quem investe em uma rádio indoor, claro!

Esse recurso pode ser utilizado de diferentes formas e em diferentes estabelecimentos. Por exemplo, uma loja de bebidas importadas pode reproduzir músicas italianas para incentivar o consumidor a comprar produtos provenientes deste país. 

Mas, isso não se aplica apenas para lojas que trabalham com a venda de itens importados, muito pelo contrário. Outro exemplo de como a música pode ser empregada para influenciar as compras seria uma marca de roupas que vende moda praia pode colocar músicas que remetem ao verão, frescor e férias para aumentar as vendas de biquínis, maiôs e sungas.

Precisamos falar também sobre como a rádio indoor também possibilita a escolha do nível de energia das playlists que serão reproduzidas. Desta forma, é possível ajustar as playlists conforme o ambiente que você quer oferecer para os clientes.

Pode ser que as pessoas que frequentam a loja no período da manhã prefiram uma playlist mais tranquila, enquanto no final do dia músicas mais agitadas são bem vindas, ou vice-versa. O importante mesmo é entender o que agrada aos consumidores e ser capaz de fazer essas mudanças conforme a necessidade.

Aprimorar a experiência do cliente

Todos os benefícios, de certa forma, convergem para esse. Aliás, nada melhor do que contar com um canal a mais para interagir com os seus clientes. Afinal, por se tratar de um recurso sensorial, a rádio indoor pode contribuir de forma direta para criar uma experiência de compra intensa, positiva e inesquecível.

É importante avaliar cuidadosamente a seleção musical, a intensidade das melodias escolhidas, o ritmo das músicas e o volume do som na loja. Tudo isso influencia de uma forma boa, ou não, dependendo do modo como a programação é conduzida.

Vale a pena lembrar que o marketing sensorial é muito mais do que a música ambiente. Ele envolve também os outros sentidos humanos. Por isso, estratégias como a aromatização da loja, a organização do layout e decoração, ou até mesmo oferecer algo para o cliente comer ou beber durante as compras, podem ser aplicadas.

Inclusive, essas estratégias podem ser combinadas, já que cada um desses elementos vai contribuir para deixar a sua ainda mais especial e agradável para os clientes. Temos um Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo, faça o download gratuito agora mesmo e veja como melhorar a experiência de compras do cliente na sua loja.

Criar um ambiente confortável

Quando a trilha sonora é adequada para o ambiente, as pessoas se sentem mais confortáveis em andar pela loja, olhar os produtos e experimentar o que chama mais atenção. Sem contar que aumentam as chances deles voltarem em outras ocasiões e ainda recomendarem o seu espaço comercial para amigos e familiares.

Salões de beleza podem tocar músicas mais leves em contraste ao ambiente movimentado. Lojas de camisetas de bandas podem apostar em um rock como som ambiente. Lojas que vendem produtos infantis podem mesclar músicas agradáveis para as crianças e para os pais. 

Tudo dependerá do que melhor se encaixa à proposta de experiência que você vai querer proporcionar para os seus clientes. Por isso, é fundamental saber exatamente que tipo de ambiente você quer oferecer aos consumidores antes de escolher qualquer música para tocar na sua loja.

Aumentar as vendas

Uma rádio indoor pode atrair mais clientes para dentro da loja. Aqueles que estão passando do lado de fora podem se sentir atraídos pelo som e entrar. Quando a clientela cresce, as vendas também podem aumentar. Aliás, o tipo de música pode influenciar o comportamento do consumidor e estimular as compras, além de agradar o gosto musical dos seus clientes.

Você pode intercalar músicas com anúncios de ofertas do dia, inserir promoções sazonais e destacar um produto específico. Assim, quem entra pode acabar procurando pelo produto anunciado. Ou seja, o cliente vai acabar comprando mais do que o inicialmente planejado, o que vai aumentar o ticket médio da loja.

Lembra do exemplo que demos anteriormente do tal anúncio de ofertas relâmpago na rádio indoor do supermercado? Esse é um bom exemplo do que acontece quando você monta uma rádio na sua loja. 

Ainda, é preciso mencionar que, quando a música é agradável, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja. Quando isso acontece, ele terá mais tempo para olhar os produtos e decidir com calma se vai comprar algo ou não. Por isso as suas vendas também podem aumentar.

Otimizar as ações de marketing

Como uma rádio indoor está diretamente relacionada a ações do marketing de experiência, o recurso ajuda a otimizar muitos outros tipos de ações, tais como ofertas, lançamentos, apresentação de produtos, avisos, dentre outros. Sem contar que estimula um dos nossos sentidos, tornando a experiência de compra ainda mais agradável.

Para completar, sabia que uma música lenta deixa os clientes mais calmos e relaxados? Dessa forma, eles prestam mais atenção nos produtos e andam mais devagar pela loja, o que amplia as chances de consumo. 

Por outro lado, uma música mais agitada pode acelerar o ritmo de compras dos clientes, podendo até mesmo ser uma estratégia para os momentos de grande movimento. E tudo isso sem prejudicar a experiência do cliente, já que a música e o ambiente de compras ainda serão agradáveis.

Permitir adaptações personalizadas

Sabemos que cada negócio tem as suas particularidades e características únicas. Para as lojas que possuem mais de uma unidade, pode ser que cada uma delas tenha as suas particularidades.

Por isso, a possibilidade de adaptar a programação de uma rádio indoor para cada perfil de público é uma vantagem e tanto. Já que você controla o que vai para o ar ou não, pode ajustar a playlist, os anúncios e todo o conteúdo.

Assim, fica bem mais fácil escolher o que combina com os clientes que frequentam a sua loja e personalizar. É possível estabelecer um padrão de acordo com os gostos de cada um e sem o risco de transmitir anúncios da concorrência.

Fidelizar a base de clientes

Falamos de potenciais novos clientes e mais vendas, mas ao montar uma rádio indoor também ajuda a fidelizar quem já compra na sua loja. Quando a programação conta com as músicas mais apropriadas para a sua persona, elas se tornam um convite para que ela sempre volte ao seu estabelecimento.

Por mais que o foco, muitas vezes, seja em atrair novos consumidores, fidelizar é tão ou mais importante. Afinal, quem já conhece os seus produtos tem um potencial enorme de se tornar embaixador da marca e recomendá-la para todos.

Aqui vale uma ressalva importante. De nada adianta montar uma rádio indoor que seja perfeita (vamos te contar como fazer isso a seguir), se você não cuidar de outros aspectos importantes para a fidelização do cliente como é o caso da qualidade do atendimento.

Afinal, se o vendedor tratar o cliente mal ele dificilmente vai retornar para a sua loja. Já que os clientes procuram um local em que eles são bem atendidos e até mesmo tratados como prioridade. Portanto, não deixe de investir em treinamentos e cursos de reciclagem para a sua equipe de vendas e de todos que trabalham com o atendimento direto ao cliente.

Mas afinal, como eu faço para montar uma rádio indoor?

Agora que você já conhece os principais benefícios de ter uma rádio interna, e olha que não são poucos, você deve estar se perguntando sobre como montar uma rádio indoor, não é mesmo? Vamos compartilhar um breve passo a passo. Então continue por aqui!

Conheça o seu público e a identidade da sua marca

Montar uma rádio indoor para a sua loja envolve conhecer o seu público alvo. Isso porque, você precisa saber exatamente o que ele gosta de ouvir e, dessa forma, poderá incluir os ritmos e cantores que mais os agradam. Afinal a intenção é sempre oferecer aos clientes a melhor experiência possível, e isso só pode ser feito reproduzindo músicas que sejam do seu agrado.

Ao mesmo tempo, você também precisa ter a identidade da sua marca bem clara. Ou seja, saber exatamente quais são as músicas que possam representar a sua marca e o tipo de mensagem que você quer passar. Assim, você também ajuda a reforçar essa identidade através da escolha da sua playlist.

Invista em equipamentos

Outro passo importante para montar uma rádio interna é saber escolher bem os equipamentos. É necessário contar com um bom computador, conexão de qualidade com a internet, mesas de som e softwares de reprodução e automação de serviços.

Além disso, você também vai precisar adquirir as caixas de som e os amplificadores certos. Se quiser saber como fazer isso, é só conferir o nosso artigo Som ambiente para empresas: saiba tudo sobre o assunto, lá a gente te dá todos os detalhes.

Lembre-se que, pior do que não ter nenhuma música sendo reproduzida na loja, é ter música com qualidade ruim sendo reproduzida. Por isso, adquira os equipamentos certos e de alta qualidade.

Contrate pessoal capacitado

Além de ter bons equipamentos, é importante contratar locutores profissionais para gravar os spots e jingles e transformar a sua rádio indoor em um sucesso. Afinal, você quer que ela tenha uma programação de qualidade e sem aquele ar amador, não é?

Por isso, é preciso contar com radialistas e locutores experientes, que possam gravar as chamadas personalizadas para você. No entanto, nem sempre é fácil de encontrar esse tipo de mão de obra e alguns profissionais ainda cobram muito caro por isso.

Mas, com a Listenx isso é possível já que ela conta com um time de especialistas. Bastante preparar o texto do anúncio e solicitar que ele seja gravado por um locutor profissional. Em até 48 horas você receberá o seu anúncio prontinho para ser reproduzido ao longo da programação musical.

Não tem todo esse tempo para esperar ou surgiu uma oportunidade incrível e você precisa fazer um anúncio? Não tem problema, a Listenx oferece a possibilidade de gravar anúncios com o locutor virtual. Basta aprová-lo e ele estará pronto para ser utilizado na sua rádio indoor. Tudo em questão de minutos.

Trace uma estratégia bem planejada

Não basta entender a parte técnica sobre como montar uma rádio indoor. Também é necessário que você planeje uma boa estratégia para executar a programação da sua emissora. É este planejamento que dará o ar profissional e a qualidade que os seus clientes esperam.

Para isso, é preciso dispor de tempo para escolher as músicas e elaborar playlists. Lembramos que é importante também variar as canções, já que a repetição excessiva pode causar um certo desconforto entre colaboradores e clientes.

Por que a terceirização é a melhor opção?

Bons equipamentos, profissionais capacitados e uma estratégia bem planejada. Estes são os pré-requisitos essenciais para montar uma rádio indoor. Sabemos que nem sempre você tem disponibilidade ou recursos para um processo que pode ser complicado e gerar muitos custos. Isso não significa que a sua loja precise abrir mão do serviço.

O que fazer então? Uma das melhores opções é terceirizar a criação e a manutenção de uma rádio indoor. Contar com ajuda profissional é uma boa alternativa para os departamentos de marketing das lojas varejistas. Aqui na Listenx, oferecemos o serviço que você precisa. Veja, a seguir, alguns benefícios de contar com a nossa equipe.

Profissionais qualificados à disposição

A gravação de spots e mensagens é feita por locutores profissionais, renomados, experientes e que, muitas vezes, trabalham em emissoras de rádios conhecidas. Eles passam credibilidade e confiança para quem ouve os áudios produzidos.

Isso sem falar que eles ainda criam playlists com diferentes ritmos, níveis de energia, estilos musicais e até mesmo para diferentes épocas do ano. Você terá mais de 100 playlists para escolher conforme a necessidade da sua loja, e sem precisar se preocupar com repetições.

Playlists personalizadas para o seu negócio

Também desenvolvemos playlists personalizadas para estimular o momento das compras, ajudando a aumentar as suas vendas e a atrair a atenção dos seus clientes. Garantimos o know-how necessário e o melhor custo-benefício, uma vez que você não precisará dispor de tempo para escolher as músicas.

Essas playlists proporcionam a possibilidade de potencializar o marketing sensorial. É a forma perfeita de enriquecer as experiências no ponto de venda e despertar o desejo de consumo dos clientes durante as visitas à loja.

Agora que você já sabe como montar uma rádio indoor com ajuda profissional, o próximo passo é dar o play e contar com todos os benefícios do recurso. Lembre-se de que ao estimular um ou todos os sentidos a experiência de compra é estimulada. Além disso, queremos destacar que a estratégia traz impacto positivo para todos os tipos de negócio. Basta encontrar a programação que melhor se encaixa no perfil dos seus clientes.

Que tal deixar a trilha sonora do seu negócio com a Listenx? Confira a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir de perto todas essas vantagens!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada. As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

10 erros de music branding que sua marca não deve cometer

A música tem um poder incrível sobre o cérebro e o humor das pessoas. Ela pode relaxar, alegrar, entristecer e até mesmo irritar! Por isso, se você tem ou está pensando em implementar música ambiente na sua loja, é preciso ficar atento. Usá-la no marketing é uma técnica conhecida como music branding. E é um…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos