A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Mas, para isso ela precisa ser bem aplicada, em outras palavras, é necessário ter uma trilha sonora que represente a sua marca e converse com os seus clientes. Somente assim você conseguirá deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras.
Essa é também uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é preciso contar com todas as ferramentas possíveis para se destacar, aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Para conseguir alcançar esse objetivo é preciso ter muito empenho, visão e estratégias bem definidas, e é justamente aí que a música entra, já que ela é uma técnica infalível. A música ambiente vem conquistando cada vez mais espaço e já é aplicada por diversas grandes marcas, nos mais variados ramos de atuação do varejo.
Você não vai querer ficar de fora dessa, não é mesmo? Então confira a seguir os principais benefícios de ter música ambiente na loja e como essa estratégia irá ajudá-lo a se conectar com os clientes. Aproveite a leitura!
Antes de mais nada, vamos entender o que é marketing sensorial?
A primeira coisa que queremos explicar neste artigo é o que é o marketing sensorial e como ele pode mudar a visão e a conexão que os clientes possuem da sua marca. Esse ramo do marketing consiste basicamente em estimular, de maneira sutil, os sentidos dos consumidores que entram no estabelecimento.
Por exemplo, com a música ambiente você estimula a audição, a decoração aguça a visão, a aromatização desperta o olfato, a possibilidade de tocar e experimentar os produtos desperta o tato (podendo também despertar o paladar em empresas do ramo alimentício), e a balinha que você deixa no caixa para o cliente estimula o paladar.
Portanto, várias ações de marketing sensorial podem ser implementadas na sua loja, contribuindo para uma melhor experiência de compras e em alguns casos até mesmo em chamar a atenção dos consumidores e atraí-los para o interior da loja. Uma vez com o cliente no estabelecimento, você terá a oportunidade de interagir com ele focado nas vendas e na fidelização.
Temos um Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para download gratuito para você. Nele você irá conhecer tudo o que é preciso para implementar uma estratégia de marketing sensorial na sua loja. Aqui, daremos todos os detalhes sobre a música e como ela pode ser uma poderosa aliada da sua marca.
Vantagens da música ambiente para loja
A ambientação da loja, simultaneamente com outros aspectos como bom atendimento e decoração, são fatores que trazem muitos benefícios para o lojista. Isso acontece porque eles são ingredientes que, se usados corretamente, podem levar ao sucesso qualquer estabelecimento.
Já mencionamos algumas vantagens de ter música ambiente na loja, mas agora vamos trazer mais detalhes sobre cada uma das vantagens. Confira a seguir.
Melhorar a experiência do cliente é uma tendência no varejo
O avanço do e-commerce mudou a forma como os clientes fazem compras, afinal, eles podem consultar milhares de opções sem precisar sair de casa. Desta forma, muitos clientes não hesitam em escolher a próxima empresa caso ela possa oferecer melhores condições e experiência durante o processo de compras.
Ou seja, basta o site demorar para ser carregado, ou o checkout ser lento que o cliente desiste da compra. Então, o que dizer das lojas físicas? Por isso, os varejistas precisam inovar e oferecer algo diferenciado aos consumidores. Em outras palavras, não basta mais ter bons preços, é preciso oferecer algo a mais, que o diferencie da concorrência.
Diante deste cenário, as empresas que estão apostando no omnichannel estão saindo na frente. Podemos dizer o mesmo para os estabelecimentos que conseguem oferecer aos clientes uma experiência diferenciada, e é aí que a música ambiente entra em cena.
Com a trilha sonora certa você consegue fazer com que o cliente se desligue um pouco do mundo externo, transportando-o para o universo da sua marca. Esses momentos de descontração fazem com que o cliente associe a sua loja a algo positivo.
Aliás, 84% dos clientes afirmam que a música ambiente ajuda a melhorar o humor deles. Então, imagine conseguir oferecer às pessoas um momento de tranquilidade após um dia cansativo de trabalho, ou para esquecer outros contratempos?
Contribui para aumentar o tempo de permanência dos clientes
Essa é, sem dúvida alguma, uma das principais vantagens de oferecer música ambiente na sua loja. Para você ter uma ideia, quando a música reproduzida na loja é agradável para o cliente, 35% deles vão passar mais tempo no estabelecimento. Inclusive, nós temos um infográfico com todos os números de como a música pode influenciar a sua loja.
E isso não é apenas uma teoria, pelo contrário, ela foi comprovada por pesquisas. E, se você parar para pensar um pouco a respeito do assunto, verá que isso faz total sentido e nem precisaria de pesquisa para comprovação. Um espaço com música ambiente agradável é infinitamente mais convidativo.
Duvida? Então vamos imaginar dois cenários e você me diz em qual deles você prefere fazer compras. O primeiro é uma loja sem nenhum som ambiente, silêncio total. O segundo é uma loja que reproduz uma música que você gosta e em um volume agradável. O terceiro é um estabelecimento que toca a música com um volume alto e que você precisa gritar para conversar com o vendedor.
E então, em qual deles você prefere fazer compras? Ou acredita que passaria mais tempo olhando os produtos? Certamente na loja com música ambiente com o volume ideal. Entendeu agora porque se preocupar com a música ambiente para loja é algo que pode fazer toda a diferença.
A música tem o poder de fazer com que nosso corpo aumente a quantidade de dopamina, (também esquecido como hormônio do prazer). Por isso, quando estamos em um lugar em que a música nos agrada, perdemos a pressa de ir embora, nos distraindo dos demais compromissos.
Mas afinal, porque aumentar o tempo que o cliente fica na loja é bom?
Se você ainda não matou a charada, deve estar se perguntando o que sua loja pode ganhar com o cliente passando mais tempo lá dentro, não é mesmo? Imagine que, se a pessoa passa mais tempo em sua loja, ela provavelmente verá mais produtos e isso aumenta as chances de encontrar coisas que sejam do seu interesse.
Ainda, o cliente estará mais sujeito às outras estratégias de marketing implementadas na sua loja, como o visual merchandising. Sem falar que, quando estamos sem pressa, a tendência é prestar mais atenção ao que está ao nosso redor. Assim, o cliente pode inclusive se interessar por algo que nem sequer estava na sua lista de compras.
Parece algo simples, mas isso pode aumentar o ticket médio da sua loja e consequentemente os seus resultados. Sem falar que, quando o cliente enxerga aquele tempo na sua loja como algo agradável de ser feito, você ainda pode conseguir fidelizar esses clientes e fazer com que ele seja um disseminador espontâneo da marca para outras pessoas.
Aumento das vendas
Com mais de um terço dos clientes aumentando o tempo de permanência na loja, cerca de 14% vão comprar mais do que o planejado. Portanto, a música ambiente te ajuda a aumentar as vendas sem grandes esforços.
Sem falar que, quando o consumidor entra em uma loja e se depara com música ambiente isso provoca nele uma sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e facilitando a comunicação entre as pessoas. Ou seja, os clientes ficarão mais abertos à abordagem dos vendedores e aos produtos que eles irão mostrar.
Comprovadamente, os estabelecimentos que investem em música ambiente têm melhores resultados nas vendas e no fluxo de clientes na loja. Inclusive, podemos dizer que apenas por acertar na escolha da trilha sonora, você consegue aumentar as vendas da sua loja em 9%.
Uma estratégia que tem a capacidade de impactar diretamente os resultados. Você pode conferir alguns cases de sucesso, como é o caso da Hering, da Baked Potato e da Mahogany.
Te ajuda a oferecer um ambiente de compras mais agradável
Manter uma empresa no varejo é algo que requer não apenas produtos de qualidade e com um bom preço, mas também depende de como os clientes se sentirão na sua loja. Muitas vezes, os consumidores preferem pagar um pouco mais caro e serem bem atendidos, do que pagar menos e receber um péssimo atendimento.
Inclusive, precisamos reforçar que os consumidores brasileiros são os mais exigentes do mundo. Portanto, não basta apenas oferecer o básico, é preciso oferecer uma experiência de compras completa para eles.
Por isso, é essencial direcionar os esforços para dar aos seus clientes um ambiente de compras no qual eles queiram passar mais tempo. Para isso, é preciso ter uma equipe de vendas bem treinada, um layout convidativo, uma decoração atraente, iluminação adequada, uma música agradável e até mesmo trabalhar com a aromatização da loja.
Cada um desses pontos contribuem para tornar o ambiente de compras agradável, que é capaz de influenciar o estado emocional do cliente.
Melhora a produtividade da sua equipe de vendas
Se a música ambiente influencia tanto assim os consumidores, provavelmente você deve estar se perguntando se ela também pode influenciar a sua equipe de vendas? E a resposta para isso é um sonoro, sim! Afinal, os seus colaboradores também estarão ouvindo a música e sendo influenciados por elas.
Mas, será que isso é bom ou ruim? Muito bom! Assim, como acontece com os clientes em um ambiente agradável, a música ajuda a melhorar as relações interpessoais, a aumentar a concentração e, consequentemente, o erros humanos diminuem.
Portanto, ter música ambiente na sua loja traz inúmeros resultados positivos para a sua empresa. Afinal, além de conseguir vender mais, você também aumenta a produtividade da sua equipe. Perfeito não é mesmo?
Alguns cuidados para implementar a música ambiente na sua loja
Como você percebeu, a música ambiente é capaz de trazer inúmeros benefícios para sua loja. Entretanto, se você prestou bastante atenção ao que falamos, deve ter percebido que para alcançar os resultados desejados é preciso ter a música certa.
Isso porque, se você escolher a música errada, a tendência é que 44% dos clientes deixem a loja sem comprar nada, ou seja, quase metade da clientela. Dito isso, é evidente que é preciso ter muito cuidado na hora de escolher a trilha sonora.
Como esse é um assunto essencial para o sucesso dessa estratégia, separamos uma seção inteira do nosso texto apenas para fazer sobre a escolha da playlist. Confira!
Escolhendo as músicas certa
Se a escolha da música ambiente é tão importante assim, como será que eu faço para escolher a trilha sonora certa? O primeiro passo para acertar nessa escolha é estudar o seu público-alvo.
Nesta etapa é preciso aprender sobre a personalidade e o gosto musical dos clientes que compram na sua loja e daquele que você pretende alcançar. Esse também é o momento de analisar a sua marca e os seus principais atributos, já que você estará criando uma identidade musical para ela e você precisa que ela faça sentido para quem ouve.
Neste caso, vale considerar o perfil da loja e o tipo de produto ou serviço oferecido. Por exemplo, se uma loja vende artigos para esportes, o ideal é contar com uma playlist de músicas mais agitadas que estimulem a realização de atividades físicas.
Mas, se você atua no ramo têxtil, com a venda de peças da última moda, opte pelas músicas eletrônicas, dando um ar de passarela para a loja. Se você tiver como público-alvo jovens, então você pode optar pelos hits do momento.
Cabe ressaltar que é essencial avaliar os ambientes da loja. Isso porque, se o estabelecimento conta com mais de uma unidade é aconselhável adaptar a música ambiente para cada uma delas, de acordo com o produto vendido e público-alvo.
Foco no cliente e na sua marca
As estratégias de marketing devem ser pensadas com foco no consumidor. Afinal, de nada adianta preparar campanhas incríveis, se elas não conseguem se comunicar com os clientes em potencial, não é mesmo?
Portanto, a escolha das músicas ambientes para a loja devem ser focadas no perfil do consumidor e na identidade da marca. Apesar disso, muitos varejistas cometem um erro gravíssimo, que é preparar a playlist da loja de acordo com os seus gostos musicais. Ou então pedir para alguém da sua equipe de vendas fazer isso.
Inclusive, muitos consumidores consideram importantíssimo que a música combine o seu gosto musical, ou com a personalidade da marca. Diante disso, não tem mais o que argumentar, você precisa prestar atenção às músicas que são reproduzidas no seu estabelecimento.
Personalização da trilha sonora
Para criar um ambiente atraente, com identidade própria e diferente dos habituais, o ideal é personalizar a playlist. Desta forma, você terá músicas de acordo com o perfil do consumidor e público-alvo da loja. Assim, devido à grande variedade de artistas e ritmos, a programação não ficará cansativa.
Um erro muito recorrente é colocar em estações de rádio online ou mesmo convencionais para ter som ambiente na loja. Apesar de haver muitas estações boas, no rádio não passam somente músicas.
Ou seja, ao longo da programação haverá programas e propagandas. Esses programas podem ter um conteúdo que não condizem com a imagem e os valores da sua marca. E você ainda corre o risco de ter alguma propaganda do concorrente sendo reproduzida na sua loja. Já imaginou se o cliente escuta que determinado produto está mais barato no concorrente? Ele pode decidir sair da sua loja sem comprar nada.
Portanto, para evitar ser surpreendido com programas, comerciais e músicas indesejadas e afetar negativamente os clientes, o ideal mesmo é personalizar a playlist. Baixe aqui o nosso guia completo para montar a playlist da sua loja e entenda isso em mais detalhes.
Cuidado com o volume
Até mesmo as músicas que agradam o gosto das pessoas, quando tocadas em um volume muito alto podem incomodar. E isso vai contra a proposta de implementação de música ambiente na loja, que é reduzir a poluição sonora e ruídos para criar um ambiente aconchegante. Por isso, se a música estiver muito alta, pode acabar comprometendo o resultado.
Se não for em um local específico, como uma festa ou show, grande maioria das pessoas não gostam de música alta. O correto é deixar em um volume suficiente para ser ouvido agradavelmente.
O ideal é que a música não seja muito alta, a ponto de atrapalhar a conversa entre o vendedor e o cliente. Ou então muito baixa a ponto do cliente não conseguir ouvi-la, já que se ele não escutar a música, a estratégia não vai funcionar. Por isso, é essencial ter cuidado com a forma como o som é distribuído no ambiente.
Fique atento às repetições
Outro importante passo para conseguir ter uma playlist de sucesso na sua loja é prepará-la de modo a evitar repetições. Afinal, caso isso aconteça, ao invés de proporcionar o bem-estar, ela vai incomodar a todos que convivem no ambiente. Tanto para os clientes, que ficam na sua loja por poucos minutos, como para a sua equipe de vendas, que estará ouvindo as mesmas músicas o tempo todo.
O cenário musical brasileiro e internacional é vasto e com certeza existem músicas suficientes para criar uma playlist sem repetição. Desta forma, por mais que algumas músicas sejam ótimas e agradem a todos é fundamental ter um repertório eclético e longo o suficiente para evitar repetições.
Com tanta variedade, é importante se aventurar e conhecer diferentes ritmos, explorar músicas de diferentes nacionalidades e regiões. Entretanto, sempre focando em escolher músicas que sejam compatíveis com o estilo da marca e dos clientes.
Parece uma tarefa simples, mas é aconselhável contar com apoio profissional para desenvolver uma playlist de sucessos que proporcione um ambiente atraente, agradável e aconchegante. É a garantia de que você terá muita personalidade e êxito na ambientação da sua loja.
Listenplay: sua aliada quando o assunto é música ambiente na loja
A Listenplay é um serviço da Listenx, empresa pioneira em música para negócios no Brasil. Ela te dá acesso a mais de 100 playlists preparadas pela nossa equipe de especialistas. Assim, você poderá escolher qual a melhor trilha sonora para cada momento do dia.
O famoso filósofo Friedrich Nietzsche um dia disse que “Sem a Música a vida seria um erro” – percebemos assim, a importância da música para a humanidade. Vai muito além de uma manifestação da cultura, pois é capaz de influenciar e estimular as ações das pessoas.
Inclusive, quando o cliente se identifica com a música que está sendo reproduzida na loja, 96% deles se lembrarão da marca. Portanto, se você quiser ficar na mente dos clientes e fidelizá-los de uma vez por todas, invista em uma playlist personalizada.
Curtiu este post? Já pensou em como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente? Leia mais um artigo que fala sobre a estratégia de usar as músicas para criar um espaço aconchegante para clientes externos e internos, afinal, música é vida!
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
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