O som ambiente e as músicas para lojas são uma ótima estratégia para as empresas do varejo, pois tem o potencial de atrair mais clientes, melhorar a fidelização e também de estimular as vendas. A escolha acertada das músicas para sua loja faz com que os consumidores permaneçam mais tempo dentro de seu estabelecimento e retornem com mais frequência.
A música faz parte do que chamamos de marketing sensorial, que é a utilização de ações que estimulam os cinco sentidos humanos para deixar o ambiente de compras mais agradável. Quando o cliente se sente mais à vontade ele vai passar mais tempo na loja, olhar os produtos com mais calma e consequentemente comprar mais. Além disso, também fica mais fácil criar empatia com a marca e até mesmo lembrar dela no futuro.
É preciso que as músicas sejam capazes de influenciar o comportamento dos clientes durante as compras. Por exemplo, ritmos mais energéticos fazem com que o cliente acelere o ritmo, já as músicas mais tranquilas ajudam ele a relaxar. É possível, até mesmo, despertar o desejo de compras no consumidor, apenas com a escolha da trilha sonora.
Para que isso aconteça, é importante não cometer erros ao escolher as músicas para a loja. Por isso, neste artigo você vai conhecer os principais deslizes que não podem ser cometidos na hora da seleção da melhor trilha sonora para o ambiente da sua loja! Vem com a gente e acerte nas suas escolhas, boa leitura!
A sua empresa foi feita pensando nos seus clientes, não é mesmo? E com a escolha das músicas para serem reproduzidas na sua loja isso não é diferente. Por isso, você precisa conhecer quais são as preferências musicais do seu público-alvo. Desta forma, será possível oferecer aos clientes as músicas que eles provavelmente gostariam de ouvir em casa ou em outros momentos agradáveis.
A HeartBeats realizou uma pesquisa sobre a importância e influência da música no varejo, um dos resultados foi que 96% dos clientes que se identificavam com a trilha sonora de uma loja, lembravam dela depois. Ou seja, ter a música certa pode fazer com que a sua marca fique na lembrança dos seus clientes.
Por isso, não optar pelas preferências musicais dos clientes é um grande deslize. Afinal, o seu público poderá não se identificar com o cenário que você deseja criar, mesmo que os produtos oferecidos sejam de boa qualidade e tenham bons preços.
Outro ponto fundamental na hora de escolher a música para loja é não levar em conta a identidade da sua marca. Assim como os consumidores possuem uma preferência musical, de acordo com a sua personalidade, a sua marca também deve ter uma.
A música é uma poderosa ferramenta de comunicação que as lojas do varejo têm em suas mãos. É através dela que você conseguirá se comunicar com o cliente sem precisar dizer muito (ou mesmo nada), por isso, é preciso escolher a trilha sonora certa, que reforce a mensagem da sua marca.
Por exemplo, em uma loja de produtos geek você espera que esteja tocando trilha sonora de filmes de heróis ao invés de rock. Afinal, você quer deixar os seus clientes à vontade e oferecer um ambiente que eles se sentem bem. Se utilizar a playlist errada, você poderá deixar o cliente confuso e sem entender ao certo qual é o propósito da marca.
Vale a pena dizer que a música é uma forma de reforçar a identidade da sua marca e de criar um ambiente único para os seus clientes fazerem compras. Isso cria uma identidade musical para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa. O download é gratuito!
Como falamos anteriormente, a escolha das músicas para loja deve ser bem pensada e feita com muito critério. Por isso, o próximo erro que você não pode cometer é deixar que funcionários fiquem responsáveis pela escolha da trilha sonora. Até mesmo o gerente ou o dono da loja deve ficar de fora dessa tarefa.
Estamos falando isso porque, por maior que seja o cuidado, eventualmente as músicas refletirão os gostos musicais dessas pessoas, e não a identidade da marca ou o gosto musical dos clientes. Se isso acontecer, você terá um grande problema nas mãos, afinal, se o consumidor não gostar das músicas, ele pode simplesmente não voltar para a sua loja. Por isso, o ideal é que você tenha uma trilha sonora que seja pré-definida e que não haja a possibilidade de alterações.
Outro erro muito comum é utilizar rádios convencionais nas lojas. Claro que elas possuem uma programação musical diversa e você não teria trabalho nenhum em escolher músicas, mas essa passa longe de ser uma boa solução para a música na loja.
Primeiramente porque existem diversas propagandas nas rádios, inclusive propagandas da concorrência, e você não vai querer divulgá-las para os seus clientes, certo? Sem falar que muitos desses anúncios são longos e podem acabar irritando o cliente.
Segundo porque o nível de energia da playlist pode não ter nada a ver com o ritmo dos consumidores que estão na loja. Imagine que o seu cliente entra calmamente na loja e se depara com uma música super agitada, provavelmente ele vai se sentir um pouco desconfortável. Ou seja, a chance de causar uma boa primeira opção foi embora.
A solução para isso, seria ter uma rádio indoor, em que você consiga ter uma playlist feita sob medida para você. Mas calma que a gente já vai falar mais sobre isso.
Da mesma forma que a música é capaz de proporcionar um ambiente agradável à clientela, também pode ser a responsável por afastar muitos consumidores quando é explorada de maneira errada. Não é apenas o gênero musical que deve estar de acordo com o público-alvo atendido, mas o volume também.
Ao mesmo tempo que o cliente precisa ouvir a música em toda a loja, de forma uniforme, ele também precisa conseguir conversar com os vendedores sem precisar gritar. Por isso, o mais recomendado em um ambiente que tem como foco o relacionamento e as vendas é que os clientes e os vendedores não precisem aumentar tanto o tom de voz para se comunicar. O ideal seria um pouco acima do tom médio de uma conversa, porém não tão alto que impossibilite escutar o que o cliente diz, e nem tão baixo que dê para escutar os ruídos externos.
É importante ressaltar que a escolha do equipamento de som é muito importante, afinal, você precisa que o som seja de qualidade e levado ao cliente sem distorções. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher o sistema de som adequado para reproduzir as músicas na sua loja.
A repetição das músicas ao longo da programação musical é um grande erro, podendo deixar o cliente cansado, em um primeiro momento, e até mesmo irritado de sempre ouvir o mesmo som. E, claro que não é esse sentimento que você quer despertar nos consumidores que entram na loja.
Agora, como falamos anteriormente, a música influencia não apenas os clientes, mas também a sua equipe de vendas. Isso mesmo, a música também pode melhorar o desempenho dos vendedores, portanto, mais um motivo para você fazer as escolhas certas.
Assim, se já há a chance dos clientes ficarem incomodados com a repetição das músicas e anúncios, imagine o que acontece com os vendedores que ficam praticamente o dia todo ouvindo as mesmas músicas. Sem dúvida alguma a produtividade vai cair, os erros podem aumentar e até mesmo os relacionamentos interpessoais podem ficar ruins. Ainda mais quando a sua seleção for de curta duração. Então, o ideal é elaborar uma lista com muitas opções de músicas, que deve ser sempre atualizada.
Como você deve ter reparado, escolher a música certa para a loja exige uma série de análises que tomam muito tempo do gestor e mesmo assim você ainda corre o risco de acabar com uma playlist que não é adequada para a sua marca.
Por isso, a forma mais fácil e rápida de ter a playlist certa para a sua empresa é contratando uma empresa especializada em music branding, como é o caso da Listenx. Pioneira no Brasil, ela conta com uma equipe de especialistas para analisar a sua marca, entender os seus clientes e montar diversas playlists que se adequem ao seu negócio.
Com um produto exclusivo para as lojas do varejo, o Listenplay, você terá uma rádio personalizada que irá te ajudar a vender mais, fidelizar os clientes e ainda aumentar a produtividade dos seus funcionários. Ainda, você tem a vantagem de conseguir fazer anúncios personalizados para serem veiculados ao longo da programação musical. Ou seja, terá mais um canal de comunicação direta com quem mais importa, os seus clientes.
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