Por Nayara Santos em 02.01.2024

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo?

A música é, provavelmente, a estratégia mais utilizada e estudada do marketing sensorial. Isso porque ela consegue trazer muitos benefícios para os varejistas, mas para isso, é preciso saber como utilizá-la.

Mas, não tem como ficarmos nos achismos, é preciso entender realmente quais são os mitos e as verdades por trás dessa estratégia de sucesso. Então, vem com a gente e descubra como tornar a sua loja um referencial positivo para os consumidores. Boa leitura!

Música, emoções e comportamento do cliente

Antes de mais nada, precisamos te explicar a relação entre música, emoções e comportamento de consumo. Na verdade, isso é algo bastante simples, mas que para acertar na hora de escolher a trilha sonora para a sua loja, você precisa conhecer e entender.

Basicamente, o ambiente influencia as emoções, que por sua vez, modulam nosso comportamento. Sendo assim, por meio da sonorização ambiente, e de outras estratégias do marketing sensorial, é possível despertar alguns sentimentos e atitudes dos consumidores. Ou seja, você poderá influenciar:

  • O volume de compras dos clientes e quais produtos eles escolhem;
  • O tempo em que permanecem na loja;
  • O vínculo emocional que eles terão com a sua marca;
  • A capacidade de se recordar do seu estabelecimento;
  • Vontade de indicar a loja para outras pessoas;
  • Dentre muitos outros, você encontra todos os detalhes clicando aqui.

Mas, você consegue tudo isso apenas se a trilha sonora certa for utilizada. Afinal, ela precisa ser agradável para os clientes, representar a sua marca e ainda conseguir trazer todas as influências que mencionamos.

Mitos e verdades sobre sons e músicas em lojas

Agora que você já sabe como a música influencia as emoções e o comportamento do consumidor, vamos aos mitos e verdades sobre a utilização dela em lojas. Confira!

“O som ambiente pode aumentar as vendas”

Verdade. Quando utilizada de forma coerente com o ambiente e pensando no público-alvo, a música pode estimular as vendas. Uma pesquisa recente indica que 14% das pessoas compram mais quando a música certa está tocando no ambiente. Por outro lado, 44% dos consumidores deixam o estabelecimento sem comprar nada quando expostas à música errada.

Além disso, a música certa pode aumentar o número de visitas ao estabelecimento. Basta lembrar que um dos intuitos da música é tornar o ambiente mais agradável. Portanto, se você conseguir oferecer isso aos seus consumidores, a tendência é que eles retornem para novas compras e ainda indiquem a loja aos amigos. 

“A música deve estar alta para atrair clientes”

Esse não é apenas um mito, mas também um erro gravíssimo que você não deve cometer. Apesar disso, muitas lojas, principalmente as populares, ainda deixam a música alta pensando que isso atrairá mais clientes. 

Aqui, é importante dizer que a música não deve ser usada como atrativo, pelo menos não o principal deles. A intenção da sonorização ambiente é fazer a ambientação e composição da loja, integrando outras estratégias de marketing utilizadas.

Não acredita? Basta imaginar como seria permanecer em um ambiente muito barulhento. Por poucos minutos até pode ser tolerado, mas com o tempo isso pode ser extremamente incômodo. 

Não é à toa que o cliente sairá da loja antes mesmo de considerar a compra. Além disso, ela pode atrapalhar a comunicação entre os vendedores e clientes, tornando a experiência do cliente bastante ruim.

“A música deve ser quase imperceptível”

Mito. Basta pensar o seguinte: a intenção da música é se conectar com o cliente, oferecer ao consumidor um ambiente mais agradável e permitir que ele desfrute desses minutos. Mas, se a música estiver muito baixa ela pode ser abafada por sons externos, ou mesmo não ouvida pelo cliente.

Neste caso, você não conseguiu atingir o seu objetivo de modular as emoções do consumidor. E, se o cliente não escuta a música, nenhum dos benefícios mencionados serão obtidos.

O volume ideal da música na loja é aquele em que a melodia é ouvida claramente, mas sem prejudicar a comunicação. Vale a pena destacar que o volume pode ser diferente para cada ambiente da loja.

Por exemplo, na entrada do estabelecimento, o volume mais alto permitirá que os clientes que entrarem já possam escutar a música. Entretanto, no fundo da loja, longe dos barulhos externos, o volume pode ser um pouco mais baixo para não incomodar clientes e vendedores.

“Grandes sucessos podem tirar o foco do cliente”

Mito. Se, por um lado, esse tipo de música distrai o cliente, por outro, as pessoas afirmam que compram mais quando estão expostas a músicas conhecidas. Sendo assim, uma música que agrade os clientes pode ajudar a aumentar o seu tempo de permanência na loja.

Apenas tome cuidado para não cair na armadilha de escolher apenas os hits do momento para compor a sua playlist. Mas, contaremos mais sobre isso a seguir.

“É melhor optar sempre por música popular”

Mito. Apesar de o estilo popular conquistar mais facilmente os clientes, existem evidências de que a música clássica, por exemplo, faz com que as pessoas escolham produtos mais caros, podendo aumentar, assim, o valor das vendas.

“Então é melhor escolher música clássica”

Mito. Isso vai muito além da discussão entre música popular ou clássica. Antes de tudo, a música em um estabelecimento comercial deve deixar o cliente confortável, e cada tipo de público fica mais à vontade com um estilo e ritmo musical.

Por isso, uma loja voltada para adolescentes, por exemplo, pode colocar músicas mais modernas e em um volume discretamente mais alto. Então, para a estratégia de marketing atingir seu objetivo, é primordial que se conheça o perfil dos clientes e do seu comportamento de consumo, inclusive daqueles que você quer atrair.

“A atitude dos vendedores é influenciada pela música”

Verdade. O ritmo certo pode fazer a equipe trabalhar mais animada e motivada. Antes de abrir a loja, músicas mais animadas e com um volume mais alto podem ajudar a equipe a começar o dia de forma mais enérgica e inspiradora.

Já durante o dia, é bom tomar alguns cuidados: músicas muito calmas podem deixar os vendedores menos produtivos, e músicas muito populares podem distraí-los do seu foco que é o cliente.

“A música deve ser complementar a identidade da loja e seus produtos”

Verdade. A loja deve ser vista como um todo, ou seja, é preciso alinhar toda sua comunicação. Deve haver um sentido entre os produtos comercializados, a iluminação, o aroma e o som ambiente.

Assim, para atingir o objetivo do marketing sensorial, é preciso que as músicas sejam complementares aos seus produtos e que identifiquem, de fato, sua marca. Enfim, é fundamental que haja coerência entre o estilo das músicas e o estilo dos produtos ofertados. Uma loja de fast food, por exemplo, não combina muito com música clássica, devendo optar por músicas com o ritmo mais rápido.

“É só sintonizar em uma rádio popular”

Mito. É claro que não é tão simples assim. Como toda estratégia de marketing, é preciso ter planejamento e pesquisa para que o som ambiente traga resultados positivos para a sua loja.

Apenas sintonizar em uma rádio popular faz com que a trilha seja apenas músicas sendo tocadas, sem nenhum critério preestabelecido. Além disso, você fica sujeito, inclusive, a divulgar propagandas de concorrentes.

Não se arrisque na hora de escolher as músicas para lojas, conte com a Listenx

Como vimos, possuir uma rádio indoor pode ser uma excelente estratégia de marketing, desde que usada de forma correta e alinhada a outras ações implementadas no estabelecimento. Para isso, é preciso conhecer o seu público, saber qual é a mensagem que a sua marca quer passar e quais as melodias que melhor transmitem isso ao consumidor.

Mas, com o mercado cada vez mais competitivo, é essencial que você não fique fazendo testes até acertar, fale com quem entende de música para negócios. A Listenx tem uma equipe de especialistas que te ajuda a escolher as trilhas sonoras certas para a sua loja.

Além disso, com a Listenx você também terá um novo canal de comunicação com os consumidores, uma rádio indoor. Assim, é possível personalizar os anúncios e reproduzi-los na hora que você quiser.

Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e conhecer de perto tudo o que a Listenx tem para te oferecer!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos