Por Nayara Santos em 02.01.2024

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo?

A música é, provavelmente, a estratégia mais utilizada e estudada do marketing sensorial. Isso porque ela consegue trazer muitos benefícios para os varejistas, mas para isso, é preciso saber como utilizá-la.

Mas, não tem como ficarmos nos achismos, é preciso entender realmente quais são os mitos e as verdades por trás dessa estratégia de sucesso. Então, vem com a gente e descubra como tornar a sua loja um referencial positivo para os consumidores. Boa leitura!

Música, emoções e comportamento do cliente

Antes de mais nada, precisamos te explicar a relação entre música, emoções e comportamento de consumo. Na verdade, isso é algo bastante simples, mas que para acertar na hora de escolher a trilha sonora para a sua loja, você precisa conhecer e entender.

Basicamente, o ambiente influencia as emoções, que por sua vez, modulam nosso comportamento. Sendo assim, por meio da sonorização ambiente, e de outras estratégias do marketing sensorial, é possível despertar alguns sentimentos e atitudes dos consumidores. Ou seja, você poderá influenciar:

  • O volume de compras dos clientes e quais produtos eles escolhem;
  • O tempo em que permanecem na loja;
  • O vínculo emocional que eles terão com a sua marca;
  • A capacidade de se recordar do seu estabelecimento;
  • Vontade de indicar a loja para outras pessoas;
  • Dentre muitos outros, você encontra todos os detalhes clicando aqui.

Mas, você consegue tudo isso apenas se a trilha sonora certa for utilizada. Afinal, ela precisa ser agradável para os clientes, representar a sua marca e ainda conseguir trazer todas as influências que mencionamos.

Mitos e verdades sobre sons e músicas em lojas

Agora que você já sabe como a música influencia as emoções e o comportamento do consumidor, vamos aos mitos e verdades sobre a utilização dela em lojas. Confira!

“O som ambiente pode aumentar as vendas”

Verdade. Quando utilizada de forma coerente com o ambiente e pensando no público-alvo, a música pode estimular as vendas. Uma pesquisa recente indica que 14% das pessoas compram mais quando a música certa está tocando no ambiente. Por outro lado, 44% dos consumidores deixam o estabelecimento sem comprar nada quando expostas à música errada.

Além disso, a música certa pode aumentar o número de visitas ao estabelecimento. Basta lembrar que um dos intuitos da música é tornar o ambiente mais agradável. Portanto, se você conseguir oferecer isso aos seus consumidores, a tendência é que eles retornem para novas compras e ainda indiquem a loja aos amigos. 

“A música deve estar alta para atrair clientes”

Esse não é apenas um mito, mas também um erro gravíssimo que você não deve cometer. Apesar disso, muitas lojas, principalmente as populares, ainda deixam a música alta pensando que isso atrairá mais clientes. 

Aqui, é importante dizer que a música não deve ser usada como atrativo, pelo menos não o principal deles. A intenção da sonorização ambiente é fazer a ambientação e composição da loja, integrando outras estratégias de marketing utilizadas.

Não acredita? Basta imaginar como seria permanecer em um ambiente muito barulhento. Por poucos minutos até pode ser tolerado, mas com o tempo isso pode ser extremamente incômodo. 

Não é à toa que o cliente sairá da loja antes mesmo de considerar a compra. Além disso, ela pode atrapalhar a comunicação entre os vendedores e clientes, tornando a experiência do cliente bastante ruim.

“A música deve ser quase imperceptível”

Mito. Basta pensar o seguinte: a intenção da música é se conectar com o cliente, oferecer ao consumidor um ambiente mais agradável e permitir que ele desfrute desses minutos. Mas, se a música estiver muito baixa ela pode ser abafada por sons externos, ou mesmo não ouvida pelo cliente.

Neste caso, você não conseguiu atingir o seu objetivo de modular as emoções do consumidor. E, se o cliente não escuta a música, nenhum dos benefícios mencionados serão obtidos.

O volume ideal da música na loja é aquele em que a melodia é ouvida claramente, mas sem prejudicar a comunicação. Vale a pena destacar que o volume pode ser diferente para cada ambiente da loja.

Por exemplo, na entrada do estabelecimento, o volume mais alto permitirá que os clientes que entrarem já possam escutar a música. Entretanto, no fundo da loja, longe dos barulhos externos, o volume pode ser um pouco mais baixo para não incomodar clientes e vendedores.

“Grandes sucessos podem tirar o foco do cliente”

Mito. Se, por um lado, esse tipo de música distrai o cliente, por outro, as pessoas afirmam que compram mais quando estão expostas a músicas conhecidas. Sendo assim, uma música que agrade os clientes pode ajudar a aumentar o seu tempo de permanência na loja.

Apenas tome cuidado para não cair na armadilha de escolher apenas os hits do momento para compor a sua playlist. Mas, contaremos mais sobre isso a seguir.

“É melhor optar sempre por música popular”

Mito. Apesar de o estilo popular conquistar mais facilmente os clientes, existem evidências de que a música clássica, por exemplo, faz com que as pessoas escolham produtos mais caros, podendo aumentar, assim, o valor das vendas.

“Então é melhor escolher música clássica”

Mito. Isso vai muito além da discussão entre música popular ou clássica. Antes de tudo, a música em um estabelecimento comercial deve deixar o cliente confortável, e cada tipo de público fica mais à vontade com um estilo e ritmo musical.

Por isso, uma loja voltada para adolescentes, por exemplo, pode colocar músicas mais modernas e em um volume discretamente mais alto. Então, para a estratégia de marketing atingir seu objetivo, é primordial que se conheça o perfil dos clientes e do seu comportamento de consumo, inclusive daqueles que você quer atrair.

“A atitude dos vendedores é influenciada pela música”

Verdade. O ritmo certo pode fazer a equipe trabalhar mais animada e motivada. Antes de abrir a loja, músicas mais animadas e com um volume mais alto podem ajudar a equipe a começar o dia de forma mais enérgica e inspiradora.

Já durante o dia, é bom tomar alguns cuidados: músicas muito calmas podem deixar os vendedores menos produtivos, e músicas muito populares podem distraí-los do seu foco que é o cliente.

“A música deve ser complementar a identidade da loja e seus produtos”

Verdade. A loja deve ser vista como um todo, ou seja, é preciso alinhar toda sua comunicação. Deve haver um sentido entre os produtos comercializados, a iluminação, o aroma e o som ambiente.

Assim, para atingir o objetivo do marketing sensorial, é preciso que as músicas sejam complementares aos seus produtos e que identifiquem, de fato, sua marca. Enfim, é fundamental que haja coerência entre o estilo das músicas e o estilo dos produtos ofertados. Uma loja de fast food, por exemplo, não combina muito com música clássica, devendo optar por músicas com o ritmo mais rápido.

“É só sintonizar em uma rádio popular”

Mito. É claro que não é tão simples assim. Como toda estratégia de marketing, é preciso ter planejamento e pesquisa para que o som ambiente traga resultados positivos para a sua loja.

Apenas sintonizar em uma rádio popular faz com que a trilha seja apenas músicas sendo tocadas, sem nenhum critério preestabelecido. Além disso, você fica sujeito, inclusive, a divulgar propagandas de concorrentes.

Não se arrisque na hora de escolher as músicas para lojas, conte com a Listenx

Como vimos, possuir uma rádio indoor pode ser uma excelente estratégia de marketing, desde que usada de forma correta e alinhada a outras ações implementadas no estabelecimento. Para isso, é preciso conhecer o seu público, saber qual é a mensagem que a sua marca quer passar e quais as melodias que melhor transmitem isso ao consumidor.

Mas, com o mercado cada vez mais competitivo, é essencial que você não fique fazendo testes até acertar, fale com quem entende de música para negócios. A Listenx tem uma equipe de especialistas que te ajuda a escolher as trilhas sonoras certas para a sua loja.

Além disso, com a Listenx você também terá um novo canal de comunicação com os consumidores, uma rádio indoor. Assim, é possível personalizar os anúncios e reproduzi-los na hora que você quiser.

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