Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente.

Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir músicas que acalmam conseguirei trazer mais tranquilidade para quem entra na minha loja? Qual será a influência nas vendas ao escolher uma playlist com essas músicas? Músicas que acalmam podem estar presentes na trilha sonora de qualquer loja?

As dúvidas são muitas quando falamos em estilo de música e nível de energia da playlist no varejo. Por isso, preparamos esse artigo para responder todas, vem com a gente e confira como as músicas que acalmam podem influenciar na sua loja. Boa leitura!

Por que as músicas que acalmam funcionam?

Vivemos em um mundo cada vez mais agitado, em que somos bombardeados por informações e problemas o tempo todo. Isso gera nas pessoas um nível grande de estresse crônico, do qual nem sempre conseguimos nos livrar.

Entretanto, existem ferramentas que nos ajudam a acalmar a mente, e uma delas é a música. Essa solução aparentemente simples é comprovadamente eficaz, com diversos estudos mostrando que as músicas calmas auxiliam na modulação da atividade cerebral, reduzindo os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Desta forma, ao ouvir esse tipo de música você está induzindo um estado de relaxamento com efeitos duradouros no bem-estar emocional. Além disso, ao escutar esse tipo de música frequentemente você estará contribuindo para a redução da pressão arterial e do ritmo cardíaco, ou seja, trazendo mais saúde para o seu corpo.

Outro fato bastante interessante sobre as músicas que acalmam, é que elas ajudam na concentração. Neste caso, atividades que requeiram um nível de atenção maior, podem ser realizadas ao som de melodias mais tranquilas, diminuindo as chances de erros.

Qual o efeito desse estilo musical na minha loja?

Provavelmente você já deve ter experimentado o poder das músicas que acalmam. Seja escutando ela após um dia cansativo, ou mesmo para relaxar em uma manhã de domingo preguiçosa. Mas, qual será o efeito que esse estilo musical terá na minha loja? É sobre isso que falaremos a seguir.

Nos clientes

A influência das músicas que acalmam nos clientes são inúmeras. Afinal, eles estarão expostos a ela quando entrarem na sua loja e poderão perceber algumas diferenças, mesmo que sutis. 

Além disso, é possível que eles apenas se sintam bem, sem saber o porquê. Entretanto, essa sensação já será suficiente para fazer com que ele tenha vontade de retornar e ainda recomende o estabelecimento para outras pessoas.

De modo geral, a música no varejo pode auxiliar a:

  • Reduzir o estresse: melodias suaves e ritmos tranquilos, pode contribuir para a redução do estresse nos clientes. Isso cria um ambiente mais relaxante e agradável, ajudando os clientes a se sentirem mais confortáveis durante a experiência de compra
  • Melhorar o humor e bem-estar: ao criar uma atmosfera mais positiva na loja, você poderá melhorar o humor do cliente e ainda fazer com que ele se sinta mais feliz. Neste caso, ele estará mais propenso a aproveitar o tempo na loja, olhando os produtos com mais calma e acabar comprando mais; 
  • Aumentar o tempo de permanência: diante do que mencionamos anteriormente, fica evidente o porquê do cliente passar mais tempo no estabelecimento
  • Construir a identidade da marca: se a intenção da sua marca é justamente oferecer mais calma e tranquilidade no dia a dia das pessoas, então utilizar melodias mais suaves ajudará a construir essa identidade e a reforça para os clientes;
  • Influenciar na decisão de compra: como as músicas que acalmam ajudam a deixar as pessoas mais concentradas, ela pode ser bastante interessante em estabelecimentos onde a decisão de compra pode ser mais complexa, como é o caso de lojas de eletrônicos ou móveis.

Quer vender mais e não sabe por onde começar? Então confira o nosso e-book gratuito: 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.

Na sua equipe de vendas

A música calma não influenciará apenas os clientes, mas também a sua equipe de vendas. Afinal, eles também estarão expostos à música e, consequentemente, poderão desfrutar de alguns benefícios, o que também trará benefícios para a sua empresa.

Aqui estão alguns dos efeitos que as músicas tranquilas podem ter sobre a sua equipe:

  • Redução do estresse e da ansiedade: como falamos no início deste texto, as músicas calmas podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade nas pessoas, neste caso os funcionários. Isso é particularmente relevante em ambientes de varejo, onde a pressão e a movimentação constante podem ser estressantes;
  • Melhoria do ambiente de trabalho: essas melodias criam uma atmosfera mais positiva e agradável, contribuindo para um clima de trabalho mais harmonioso e podendo aumentar a satisfação dos funcionários;
  • Aumento da produtividade e do foco: como a música também auxilia na concentração, portanto, manter o foco em tarefas mais complexas pode ficar mais fácil com uma trilha sonora mais calma. Com isso, é natural que a produtividade também aumente;
  • Estímulo à criatividade e colaboração: se a sua loja é um local que valoriza a criatividade e a colaboração, músicas que acalma podem criar um ambiente mais propício para o pensamento criativo e a comunicação eficaz entre os membros da equipe;
  • Promoção do bem-estar mental: não poderíamos deixar de mencionar que playlists com esse ritmo musical ajudam no bem-estar mental dos funcionários. Isso acontece porque ela cria um ambiente de trabalho mais positivo e apoiador.

Como eu faço para ter a playlist certa na minha loja?

Não sabe se as músicas que acalmam são a melhor escolha para a sua loja? Não tem problema, fale com o time de especialistas da Listenx que eles te ajudam a descobrir. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de músicas para negócios, ela já ajudou milhares de clientes a oferecer a melhor experiência de compras aos consumidores.

Com mais de uma centena de playlists você poderá ter a trilha sonora para cada hora do dia e conseguir conquistar os clientes de uma vez por todas. Não perca tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e comece a perceber as diferenças agora mesmo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

 Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada. As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Rádio para loja: devo investir na crise?

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados. Neste momento, muitos gestores…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos