Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

Por Nayara Santos em 02.01.2024

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente.

Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir músicas que acalmam conseguirei trazer mais tranquilidade para quem entra na minha loja? Qual será a influência nas vendas ao escolher uma playlist com essas músicas? Músicas que acalmam podem estar presentes na trilha sonora de qualquer loja?

As dúvidas são muitas quando falamos em estilo de música e nível de energia da playlist no varejo. Por isso, preparamos esse artigo para responder todas, vem com a gente e confira como as músicas que acalmam podem influenciar na sua loja. Boa leitura!

Por que as músicas que acalmam funcionam?

Vivemos em um mundo cada vez mais agitado, em que somos bombardeados por informações e problemas o tempo todo. Isso gera nas pessoas um nível grande de estresse crônico, do qual nem sempre conseguimos nos livrar.

Entretanto, existem ferramentas que nos ajudam a acalmar a mente, e uma delas é a música. Essa solução aparentemente simples é comprovadamente eficaz, com diversos estudos mostrando que as músicas calmas auxiliam na modulação da atividade cerebral, reduzindo os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Desta forma, ao ouvir esse tipo de música você está induzindo um estado de relaxamento com efeitos duradouros no bem-estar emocional. Além disso, ao escutar esse tipo de música frequentemente você estará contribuindo para a redução da pressão arterial e do ritmo cardíaco, ou seja, trazendo mais saúde para o seu corpo.

Outro fato bastante interessante sobre as músicas que acalmam, é que elas ajudam na concentração. Neste caso, atividades que requeiram um nível de atenção maior, podem ser realizadas ao som de melodias mais tranquilas, diminuindo as chances de erros.

Qual o efeito desse estilo musical na minha loja?

Provavelmente você já deve ter experimentado o poder das músicas que acalmam. Seja escutando ela após um dia cansativo, ou mesmo para relaxar em uma manhã de domingo preguiçosa. Mas, qual será o efeito que esse estilo musical terá na minha loja? É sobre isso que falaremos a seguir.

Nos clientes

A influência das músicas que acalmam nos clientes são inúmeras. Afinal, eles estarão expostos a ela quando entrarem na sua loja e poderão perceber algumas diferenças, mesmo que sutis. 

Além disso, é possível que eles apenas se sintam bem, sem saber o porquê. Entretanto, essa sensação já será suficiente para fazer com que ele tenha vontade de retornar e ainda recomende o estabelecimento para outras pessoas.

De modo geral, a música no varejo pode auxiliar a:

  • Reduzir o estresse: melodias suaves e ritmos tranquilos, pode contribuir para a redução do estresse nos clientes. Isso cria um ambiente mais relaxante e agradável, ajudando os clientes a se sentirem mais confortáveis durante a experiência de compra
  • Melhorar o humor e bem-estar: ao criar uma atmosfera mais positiva na loja, você poderá melhorar o humor do cliente e ainda fazer com que ele se sinta mais feliz. Neste caso, ele estará mais propenso a aproveitar o tempo na loja, olhando os produtos com mais calma e acabar comprando mais; 
  • Aumentar o tempo de permanência: diante do que mencionamos anteriormente, fica evidente o porquê do cliente passar mais tempo no estabelecimento
  • Construir a identidade da marca: se a intenção da sua marca é justamente oferecer mais calma e tranquilidade no dia a dia das pessoas, então utilizar melodias mais suaves ajudará a construir essa identidade e a reforça para os clientes;
  • Influenciar na decisão de compra: como as músicas que acalmam ajudam a deixar as pessoas mais concentradas, ela pode ser bastante interessante em estabelecimentos onde a decisão de compra pode ser mais complexa, como é o caso de lojas de eletrônicos ou móveis.

Quer vender mais e não sabe por onde começar? Então confira o nosso e-book gratuito: 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.

Na sua equipe de vendas

A música calma não influenciará apenas os clientes, mas também a sua equipe de vendas. Afinal, eles também estarão expostos à música e, consequentemente, poderão desfrutar de alguns benefícios, o que também trará benefícios para a sua empresa.

Aqui estão alguns dos efeitos que as músicas tranquilas podem ter sobre a sua equipe:

  • Redução do estresse e da ansiedade: como falamos no início deste texto, as músicas calmas podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade nas pessoas, neste caso os funcionários. Isso é particularmente relevante em ambientes de varejo, onde a pressão e a movimentação constante podem ser estressantes;
  • Melhoria do ambiente de trabalho: essas melodias criam uma atmosfera mais positiva e agradável, contribuindo para um clima de trabalho mais harmonioso e podendo aumentar a satisfação dos funcionários;
  • Aumento da produtividade e do foco: como a música também auxilia na concentração, portanto, manter o foco em tarefas mais complexas pode ficar mais fácil com uma trilha sonora mais calma. Com isso, é natural que a produtividade também aumente;
  • Estímulo à criatividade e colaboração: se a sua loja é um local que valoriza a criatividade e a colaboração, músicas que acalma podem criar um ambiente mais propício para o pensamento criativo e a comunicação eficaz entre os membros da equipe;
  • Promoção do bem-estar mental: não poderíamos deixar de mencionar que playlists com esse ritmo musical ajudam no bem-estar mental dos funcionários. Isso acontece porque ela cria um ambiente de trabalho mais positivo e apoiador.

Como eu faço para ter a playlist certa na minha loja?

Não sabe se as músicas que acalmam são a melhor escolha para a sua loja? Não tem problema, fale com o time de especialistas da Listenx que eles te ajudam a descobrir. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de músicas para negócios, ela já ajudou milhares de clientes a oferecer a melhor experiência de compras aos consumidores.

Com mais de uma centena de playlists você poderá ter a trilha sonora para cada hora do dia e conseguir conquistar os clientes de uma vez por todas. Não perca tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e comece a perceber as diferenças agora mesmo!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça as principais vantagens da automação de rádio

Criar estratégias e transformar a experiência do cliente é o caminho para se destacar em qualquer ramo do varejo. Diante da grande competição enfrentada, cada detalhe importa e pode te ajudar a conquistar ou a repelir os consumidores.  Um dos aspectos considerados, muitas vezes, como “um mero detalhe” é a música. Entretanto, se você é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

 Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos