Por Nayara Santos em 06.02.2020

5 dicas para garantir a padronização de playlist nas lojas

Por Nayara Santos em 06.02.2020

A padronização de playlist é uma estratégia diferenciada para criar uma identidade em franquias de lojas ou franchising. Por isso, além de se preocupar em ter um som ambiente agradável, também tenha atenção com a identificação do conceito na visão dos clientes.

O melhor caminho, nesse caso, está em usar o poder da música para trazer sensações que impulsionem a jornada de compra. Ao apostar em personalização em cada detalhe fica muito mais simples criar um ambiente que proporcione mais decisões por impulso e ainda crie uma imagem positiva da marca.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas de como garantir a padronização de playlist nas lojas. Acompanhe:

1 . Combine a trilha sonora com a marca

Pode até não parecer à primeira vista, mas a música escolhida como som ambiente de uma loja diz muito sobre o conceito de uma marca. Isso porque ao tocar uma rádio, por exemplo, automaticamente e de maneira inconsciente o público percebe que não existe personalização. O único objetivo é distrair as pessoas enquanto fazem compras.

Agora, quando existe uma trilha sonora escolhida com foco na experiência do consumidor, todo o processo ganha destaque e os diferenciais do ambiente costumam saltar aos olhos. Escolha uma playlist que tenha tudo a ver com os produtos vendidos.

Uma loja de roupas de inverno pode deixar claro o quanto o clima romântico da estação pode fazer a diferença em viagens de casais ou até mesmo falar sobre destinos ao redor do mundo que tenham neve ou temperaturas bem baixas.

2 . Conheça seus clientes

Quando uma marca deseja criar um conceito diferenciado, cada detalhe faz muita diferença na busca por resultados. Pensando nisso, a playlist de loja mostra o cuidado com a experiência dos clientes e que tudo na produção é pensado minuciosamente.


Afinal de contas, você já chegou em uma loja toda bagunçada e desistiu de procurar por um produto pelo desconforto do ambiente? Isso acontece bastante por conta da falta de preocupação das marcas com a identidade visual e o relacionamento.

Sendo assim, faça pesquisas sobre os interesses de seus clientes e as diferentes fases do humor durante os horários de atendimento. Tenha cuidado também com os ritmos escolhidos. Cada etapa precisa oferecer conforto aos ouvidos e evitar dificultar o trabalho dos vendedores.

3 . Pense nos horários de pico

Os horários de pico em uma rede de franquias costumam ser muito semelhantes, já que é o mesmo tipo de público. Porém, torna-se necessário alinhar a playlist nas diferentes lojas, ainda que tenham algumas diferenças de horários de maior movimento, para criar um padrão aos consumidores que buscam fidelização.

Na prática, um cliente fiel que precisa de um produto de forma imediata vai buscá-lo no local que estiver mais próximo no momento. Caso o conceito das músicas esteja completamente diferente do que ele está acostumado, certamente, essa mudança impacta de maneira negativa e pode causar até constrangimentos aos vendedores.

Sendo assim, selecione os horários de pico e monte uma trilha personalizada que se identifica com a audiência de maneira geral. Priorize faixas que estão em alta para esses momentos, pois ajudam não só a chamar a atenção de quem conhece a marca como também impulsionam o alcance de uma nova audiência.

4 .Tenha atenção especial com o volume

Por mais que seja eficiente criar uma padronização de playlist, você precisa ter atenção especial com o volume da música. De fato, não existe nada mais inconveniente do que tentar tirar dúvidas sobre um produto ou fazer um pagamento com o som alto.

Além de prejudicar a experiência de escolha do cliente ainda impede que os colaboradores façam seu trabalho e aumentem o número de vendas ao mostrar novos produtos. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que misturar muitas tendências de estilos costuma despertar sentimentos confusos que nem sempre são interessantes na jornada de compra.

Músicas relaxantes

Lembre-se de que a música precisa ser agradável, quase como se não estivesse lá. O grande segredo está em fazer testes com antecedência. Assim, fica muito mais simples conhecer os diferentes cenários tanto com a loja mais vazia quanto nos horários de maior movimento.

Músicas mais relaxantes, como as usadas em spas, costumam ser decisivas no varejo, já que se transformam em um verdadeiro convite para que o cliente fique mais tempo dentro do estabelecimento. Esse tipo de comportamento ainda é responsável pela sensação de perder a noção do tempo como acontece nos shoppings com muita frequência.

5 . Mantenha os colaboradores alinhados

De nada adianta criar uma playlist padronizada que tenha tudo a ver com sua marca se os colaboradores não compreenderem esse conceito. Imagine só se no momento da decisão de compra do cliente, alguém troca de música e coloca um ritmo totalmente fora do contexto apenas para cantar junto.

Seria extremamente prejudicial, não é mesmo? Além da sensação de desorganização, o consumidor pode se sentir incomodado e acabar deixando o produto para trás. Em função disso, você deve ter cuidados especiais com o alinhamento da equipe.

Explique em todas as franquias a importância de ter som ambiente na hora de melhorar os resultados. Caso seja necessário, vale até mesmo fazer experiências com cada um deles para mostrar o quanto as canções influenciam seu estado de espírito e o humor dentro de uma loja. Além disso, outros cuidados devem ser tomados na hora de escolher a playlist. Veja a seguir:

  • repetição de músicas com frequência;
  • escolher uma seleção de músicas desatualizada;
  • usar equipamentos sem qualidade;
  • tocar apenas músicas que agradam a um determinado grupo.

Pronto! Agora você já sabe a padronização de playlist pode impulsionar as vendas nas franquias. O mais importante é encontrar uma opção de serviço personalizado que atenda as suas necessidades e ajude a criar o ambiente perfeito para seus clientes. Como resultado, fica muito mais fácil seguir o mesmo conceito com foco em criar uma identidade relevante no segmento de atuação em todos os detalhes.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a ListenX e conheça os diferenciais do serviço que permite criar uma playlist personalizada para impulsionar a experiência em sua loja.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Playlists prontas para usar no seu negócio, conheça agora

Você bem sabe que a música desempenha um papel fundamental na sua loja, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing que pode moldar a experiência de compra de maneiras sutis, mas significativas.  Estudos mostram que 70% dos consumidores consideram a música um componente importante para a criação de um ambiente de compras agradável. Além disso,…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas para lojas: 8 erros que você não pode cometer

O som ambiente e as músicas para lojas são uma ótima estratégia para as empresas do varejo, que querem atrair mais clientes, melhorar a fidelização e estimular as vendas. A escolha acertada das músicas para sua loja faz com que os consumidores permaneçam mais tempo no estabelecimento e retornem com mais frequência. Essa estratégia faz…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

 Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A importância da seleção de músicas ambiente para seu negócio

Confira este artigo para descobrir todos os detalhes da influência de uma boa seleção de músicas ambiente para seu empreendimento.

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Além disso, como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo? A música é, provavelmente, a estratégia…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

5 razões para ter uma rádio indoor dentro da sua loja

No competitivo mundo do varejo, cada detalhe conta para conquistar e reter clientes. O uso estratégico da rádio indoor nas lojas pode criar experiências memoráveis e aumentar as vendas.  Afinal, a rádio pode reproduzir músicas que não apenas melhoram a atmosfera e a percepção da marca, como também influenciam o comportamento de compra dos consumidores.…

Por Nayara Santos em 06.09.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos