Por Nayara Santos em 06.02.2020

5 dicas para garantir a padronização de playlist nas lojas

Por Nayara Santos em 06.02.2020

A padronização de playlist é uma estratégia diferenciada para criar uma identidade em franquias de lojas ou franchising. Por isso, além de se preocupar em ter um som ambiente agradável, também tenha atenção com a identificação do conceito na visão dos clientes.

O melhor caminho, nesse caso, está em usar o poder da música para trazer sensações que impulsionem a jornada de compra. Ao apostar em personalização em cada detalhe fica muito mais simples criar um ambiente que proporcione mais decisões por impulso e ainda crie uma imagem positiva da marca.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas de como garantir a padronização de playlist nas lojas. Acompanhe:

1 . Combine a trilha sonora com a marca

Pode até não parecer à primeira vista, mas a música escolhida como som ambiente de uma loja diz muito sobre o conceito de uma marca. Isso porque ao tocar uma rádio, por exemplo, automaticamente e de maneira inconsciente o público percebe que não existe personalização. O único objetivo é distrair as pessoas enquanto fazem compras.

Agora, quando existe uma trilha sonora escolhida com foco na experiência do consumidor, todo o processo ganha destaque e os diferenciais do ambiente costumam saltar aos olhos. Escolha uma playlist que tenha tudo a ver com os produtos vendidos.

Uma loja de roupas de inverno pode deixar claro o quanto o clima romântico da estação pode fazer a diferença em viagens de casais ou até mesmo falar sobre destinos ao redor do mundo que tenham neve ou temperaturas bem baixas.

2 . Conheça seus clientes

Quando uma marca deseja criar um conceito diferenciado, cada detalhe faz muita diferença na busca por resultados. Pensando nisso, a playlist de loja mostra o cuidado com a experiência dos clientes e que tudo na produção é pensado minuciosamente.


Afinal de contas, você já chegou em uma loja toda bagunçada e desistiu de procurar por um produto pelo desconforto do ambiente? Isso acontece bastante por conta da falta de preocupação das marcas com a identidade visual e o relacionamento.

Sendo assim, faça pesquisas sobre os interesses de seus clientes e as diferentes fases do humor durante os horários de atendimento. Tenha cuidado também com os ritmos escolhidos. Cada etapa precisa oferecer conforto aos ouvidos e evitar dificultar o trabalho dos vendedores.

3 . Pense nos horários de pico

Os horários de pico em uma rede de franquias costumam ser muito semelhantes, já que é o mesmo tipo de público. Porém, torna-se necessário alinhar a playlist nas diferentes lojas, ainda que tenham algumas diferenças de horários de maior movimento, para criar um padrão aos consumidores que buscam fidelização.

Na prática, um cliente fiel que precisa de um produto de forma imediata vai buscá-lo no local que estiver mais próximo no momento. Caso o conceito das músicas esteja completamente diferente do que ele está acostumado, certamente, essa mudança impacta de maneira negativa e pode causar até constrangimentos aos vendedores.

Sendo assim, selecione os horários de pico e monte uma trilha personalizada que se identifica com a audiência de maneira geral. Priorize faixas que estão em alta para esses momentos, pois ajudam não só a chamar a atenção de quem conhece a marca como também impulsionam o alcance de uma nova audiência.

4 .Tenha atenção especial com o volume

Por mais que seja eficiente criar uma padronização de playlist, você precisa ter atenção especial com o volume da música. De fato, não existe nada mais inconveniente do que tentar tirar dúvidas sobre um produto ou fazer um pagamento com o som alto.

Além de prejudicar a experiência de escolha do cliente ainda impede que os colaboradores façam seu trabalho e aumentem o número de vendas ao mostrar novos produtos. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que misturar muitas tendências de estilos costuma despertar sentimentos confusos que nem sempre são interessantes na jornada de compra.

Músicas relaxantes

Lembre-se de que a música precisa ser agradável, quase como se não estivesse lá. O grande segredo está em fazer testes com antecedência. Assim, fica muito mais simples conhecer os diferentes cenários tanto com a loja mais vazia quanto nos horários de maior movimento.

Músicas mais relaxantes, como as usadas em spas, costumam ser decisivas no varejo, já que se transformam em um verdadeiro convite para que o cliente fique mais tempo dentro do estabelecimento. Esse tipo de comportamento ainda é responsável pela sensação de perder a noção do tempo como acontece nos shoppings com muita frequência.

5 . Mantenha os colaboradores alinhados

De nada adianta criar uma playlist padronizada que tenha tudo a ver com sua marca se os colaboradores não compreenderem esse conceito. Imagine só se no momento da decisão de compra do cliente, alguém troca de música e coloca um ritmo totalmente fora do contexto apenas para cantar junto.

Seria extremamente prejudicial, não é mesmo? Além da sensação de desorganização, o consumidor pode se sentir incomodado e acabar deixando o produto para trás. Em função disso, você deve ter cuidados especiais com o alinhamento da equipe.

Explique em todas as franquias a importância de ter som ambiente na hora de melhorar os resultados. Caso seja necessário, vale até mesmo fazer experiências com cada um deles para mostrar o quanto as canções influenciam seu estado de espírito e o humor dentro de uma loja. Além disso, outros cuidados devem ser tomados na hora de escolher a playlist. Veja a seguir:

  • repetição de músicas com frequência;
  • escolher uma seleção de músicas desatualizada;
  • usar equipamentos sem qualidade;
  • tocar apenas músicas que agradam a um determinado grupo.

Pronto! Agora você já sabe a padronização de playlist pode impulsionar as vendas nas franquias. O mais importante é encontrar uma opção de serviço personalizado que atenda as suas necessidades e ajude a criar o ambiente perfeito para seus clientes. Como resultado, fica muito mais fácil seguir o mesmo conceito com foco em criar uma identidade relevante no segmento de atuação em todos os detalhes.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a ListenX e conheça os diferenciais do serviço que permite criar uma playlist personalizada para impulsionar a experiência em sua loja.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Trilha Sonora: conheça os diferenciais da ListenX

Você sabia que existem empresas que ajudam a montar a trilha sonora para o seu negócio? Que elas oferecem diferentes playlists para cada momento de compra, bem como a possibilidade de ter uma trilha sonora feita exclusivamente para a sua marca? Não? Então chegou o momento de mudar isso e conhecer quem pode te ajudar…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor. Melhorando a experiência,…

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele. Como você bem sabe, manter o…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas para ouvir em lojas de roupas e motivar os funcionários

Conseguir manter a motivação dos funcionários é uma responsabilidade importantíssima dos gestores do varejo. Afinal, o vendedor precisa disso para conseguir bater as metas estipuladas, atender bem aos clientes, manter a loja de roupas organizada e ainda manter um bom clima de trabalho. Claro que ser um bom líder é essencial, bem como reconhecer o…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos