Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha loja, pode ser um problema comum entre os varejistas.

Neste momento, é preciso não apenas encontrar diferenciais competitivos que realmente façam a diferença em relação aos concorrentes. Mas também, descobrir novas ações que podem ajudar a manter o cliente por mais tempo dentro de sua loja, fazendo com que ele compre e, a longo prazo, resultando em um aumento considerável do ticket médio do seu negócio.

Neste artigo vamos trazer algumas sugestões que você pode usar na sua loja para aumentar as vendas e fidelizar os seus clientes, sempre com foco em fazer com que ele gaste mais tempo comprando. Confira!

Organização das lojas para manter o fluxo de clientes

O primeiro passo é organizar a sua loja de forma bem estruturada para manter um bom fluxo de clientes. Nesse momento, a intenção não é fazer os clientes entrarem e saírem rapidamente da loja, e sim deixar espaço suficiente para que o cliente transite sem problemas entre os produtos, gôndolas e mesas dentro do seu PDV.

Isso é fundamental para aumentar a quantidade de clientes dentro da loja. Apesar de pensarmos que uma loja aparentemente cheia é bom para os negócios, essa imagem também pode ser um problema, pois com a correria do dia a dia, as pessoas tendem a evitar locais com filas aparentemente muito grandes.

Outra dica importante na hora de organizar a sua loja é a disposição dos produtos nas prateleiras. Por exemplo, o ideal é que você coloque aqueles itens que são mais procurados no fundo da loja. Assim, o cliente precisará andar mais para encontrá-los, ou seja, ele estará exposto a outros produtos e poderá levar mais algum item para casa.

Da mesma forma, os produtos que geralmente atraem mais a atenção dos consumidores ou peças que são o ponto forte da sua loja devem ficar na vitrine, atraindo a atenção do cliente e fazendo com que ele entre para conferir os produtos.

Forneça wi-fi para seus clientes

Outro modo de manter os clientes por mais tempo dentro da sua loja é fornecer wi-fi para eles. Nesse momento, precisamos nos abdicar de certos pensamentos que acabam prejudicando essa estratégia. Esqueça aquela porcentagem de pessoas que estarão dentro da loja apenas pelo wi-fi. Afinal, mesmo esse tipo de comportamento pode acabar resultando em pequenas compras.

Além disso, para aquele cliente que está realmente decidido a comprar com você, essa medida poderá reforçar o conforto e a comodidade. Ou seja, poderá fazer com que ele utilize o ambiente para responder mensagens ou ler algum e-mail.


Neste caso, o importante é deixar o nome da rede e a senha visíveis para que o cliente não precise perguntar. Essa também pode ser uma forma de conseguir oferecer um atendimento diferenciado aos clientes. Por exemplo, aqueles que fizerem parte do programa de fidelidade poderão ter acesso a uma rede mais rápida ou que permita a visualização de vídeos, enquanto os demais clientes têm acesso apenas às mensagens de texto, tais como SMS, WhatsApp e e-mail.

E aqui vai uma dica importante, tenha uma rede separada para as atividades rotineiras da loja e outra para os clientes. Essa é uma medida de segurança essencial para a sua loja e para os dados da sua empresa.

Vale a pena dizer que esse também pode ser um diferencial da sua empresa e que poderá ser explorado nas suas campanhas de marketing.

Investimento em marketing sensorial para empresa varejista

O branding sensorial é uma excelente opção para conseguir manter o cliente por mais tempo na loja. Como ele trabalha com ações que estimulam os cinco sentidos do seu cliente, é possível proporcionar um ambiente mais agradável. Assim, por mais que o cliente não perceba diretamente, ele acaba sendo influenciado e ficando mais tempo na loja.

Um exemplo que tem dado muito certo em lojas de varejo é a utilização de música ambiente. Provavelmente você já deve ter percebido a diferença que a música certa pode fazer para criar a atmosfera certa para um ambiente, como em uma festa. Por isso, escolher as músicas certas para serem reproduzidas na sua loja pode fazer toda a diferença.

Existem empresas responsáveis pela elaboração de playlists sob medida para a sua marca e para o seu público-alvo, como a Listenx. Com uma equipe de especialistas você consegue ter uma trilha sonora infalível para encantar os clientes. Inclusive, você pode fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir os resultados de perto. Não perca essa oportunidade!

Ainda, se o seu nicho permitir, invista também na aromatização da loja. Alguns segmentos de roupa referência no mercado são caracterizadas por terem um “cheirinho específico”. Esse cheio nada mais é do que a representação olfativa daquela marca, e funciona muito bem: ao sentir aquele cheiro, o cliente rapidamente remete à empresa, despertando o desejo por um novo produto, por exemplo.

Quer mais dicas de como conseguir ter uma estratégia de marketing de experiência completa na sua loja? Faça o download gratuito do nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Disposição de produtos de forma estratégica, o cross-merchandising

A disposição dos produtos também é uma forma de manter o cliente por mais tempo em sua loja. Pense em uma forma de manter produtos dispostos de forma complementar. Isso pode auxiliar, inclusive, no aumento do ticket médio da sua empresa.

Lembre-se de empresas como a Tok & Stok, que possuem a disposição dos produtos de forma estratégica, pensando sempre nos cômodos da casa e em formas de induzir o cliente a levar produtos que se complementam. Esse é o chamado cross-merchandising em que você expõe produtos complementares próximos um do outro.

Por exemplo, se você possui uma loja de celular, deve oferecer também capas protetoras e películas para tela. Em uma loja de roupas você pode posicionar os cintos próximos às calças, e as meias próximas aos sapatos. Esses pequenos detalhes podem fazer com que o cliente se lembre de que ele está precisando daquele item e resolver dar uma olhadinha. Ou seja, ele vai passar mais tempo dentro da loja.

Também é possível deixar produtos de menor valor próximos ao caixa. Assim, enquanto o cliente espera para efetuar o pagamento, ele vai olhar ao redor e pode acabar comprando algum outro produto.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Promoções para salão de beleza: 5 ideias criativas

A realização de promoções no salão de beleza é provavelmente uma das melhores maneiras de atrair clientes e incentivá-los a experimentar os seus serviços. Afinal, mesmo que o consumidor não conheça o seu salão, há grandes chances dele ser atraído pela promoção. Por isso, é importante planejar quais promoções devem ser feitas, quando e qual…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

5 Formas de anunciar um produto: conheça as opções

Escolher as melhores formas de anunciar um produto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Isso porque quando você anuncia um produto utilizando a mídia correta, de uma forma que realmente consiga atrair a atenção dos clientes, a possibilidade do cliente fechar negócio com você aumenta consideravelmente.  Por…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Invista em ações de relacionamento Atualize as estratégias de captação Melhore a experiência de compra Faça campanhas virais Invista no marketing de influência Crie programas de fidelização Capriche na decoração da vitrine Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber tanto como atrair clientes novos, quanto os que já conhecem a sua…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

8 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

O Dia Nacional do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo. Por isso, é preciso planejar como você irá comemorar o Dia…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

8 dicas para vender mais no Dia das Mulheres!

Já sabe como vender mais no Dia das Mulheres? Ainda não? Então você precisa continuar acompanhando esse texto para não perder uma grande oportunidade de aumentar o seu faturamento e se destacar da concorrência. O Dia das Mulheres é uma daquelas datas que podem fazer a diferença para a sua loja. Já que esse é…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como fazer a gestão de loja de varejo e atacado: saiba o que não pode faltar

Fazer uma gestão eficiente, seja de uma loja de varejo ou de atacado, é um desafio e tanto. Afinal, são tantas coisas que o gestor ou dono da empresa precisa ficar de olho e certificar-se de que todas as tarefas e processos estão sendo realizados conforme o planejado. Mas, se você chegou aqui, provavelmente está…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos