Por Nayara Santos em 07.02.2020

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência.

Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar as atividades do dia a dia e proporcionar ao cliente um atendimento ágil, padronizado, além da sensação agradável de serviço personalizado.

Neste post vamos conceituar o customer experience e sua relação com a cultura da empresa. Além da importância e vantagens do CX para o negócio, vamos também apresentar as funções dos principais departamentos responsáveis pela experiência do cliente!

O que é customer experience?

Esse é um conceito que significa experiência do cliente e o coloca no centro das atenções de uma empresa para garantir a praticidade e eficiência durante e logo após o atendimento.

A estratégia reúne elementos essenciais para encantar e fidelizar os consumidores que demonstraram interesse pela sua marca e decidiram efetivar uma compra, estimulados pelo grau de satisfação com o estilo e precisão da abordagem.

Qual a relação do conceito com a cultura do negócio?

Para que as ações de customer experience tenham o efeito desejado — de satisfação e encantamento — todos devem estar envolvidos em um mesmo nível de comprometimento e engajamento não só com a marca, mas fundamentalmente, com as dores e necessidades dos seus clientes.

Compreender que todos são de fato responsáveis pela experiência do cliente é o primeiro passo para demonstrar o grau de maturidade da empresa e que ela merece ocupar um lugar de destaque no mercado.


Transformar a cultura e desenvolver uma melhor comunicação entre os setores pode ajudar a fortalecer a ideia de coletividade, onde todos serão beneficiados com o aumento do volume de clientes e crescimento do faturamento na sequência.

Por que a experiência do cliente é tão importante?

Quanto melhor for a experiência do cliente no relacionamento com a sua loja, maiores serão as chances de ele recomendar para conhecidos. Um cliente satisfeito costuma estabelecer um vínculo emocional com a marca em função de um bom atendimento.

Se o cliente entra na loja e de imediato é cercado de atenção e disponibilidade no atendimento, dificilmente sairá do ambiente sem constatar tudo o que a empresa tem a oferecer e como pode ser favorecido.

Não se deve pensar apenas no atendimento presencial — estenda o relacionamento para outros canais, mantendo o ritmo de interação, considerando as etapas do funil de vendas, onde cada passo do consumidor deve ser monitorado e entendido para planejar uma conexão que faça mesmo sentido para as duas partes.

Principais vantagens do CX para a empresa

Quando falamos de vantagens, nos referimos aos ganhos da empresa em relação à satisfação do cliente com a marca, mas também da contrapartida, em que o cliente deve ter a melhor experiência em toda a sua jornada de compras para fazer jus à fidelização que ele pode gerar no futuro.

A relação de troca deve priorizar o atendimento às expectativas do cliente, em sua totalidade. Assim, será possível colher os frutos desse plantio fértil e identificar suas principais vantagens:

  • credibilidade;
  • diferencial competitivo;
  • redução de riscos e custos;
  • clientes encorajados a dar feedbacks;
  • relacionamento pautado na necessidade do cliente;
  • aumento da fidelização;
  • soluções ágeis;
  • melhoria do atendimento;
  • satisfação do público;
  • atração e retenção;
  • marca referenciada.

Como deve ser o envolvimento e a contribuição de cada setor na experiência do cliente?

Em cada setor a preocupação com o cliente tem um viés e um grau de interação, diferentes. Embora sejam interligados, todas as equipes devem saber a hora certa de atuar, considerando o foco e a designação das atividades correspondentes.

Para cada setor, são atribuídas responsabilidades que devem ser abraçadas com a mesma motivação, comprometimento e disposição, o que transmite para os clientes, maior segurança e credibilidade. Vejamos como o CX funciona para cada departamento:

Marketing

A equipe desse setor é responsável pelas campanhas de publicidade, geração de conteúdo, gerenciamento da imagem, contato inicial entre consumidor e empresa, interação nos canais de comunicação.

Vendas

Depois que o consumidor ultrapassa a fronteira da curiosidade e demonstra real interesse pelos produtos ofertados é o momento de atuação do time de vendas. A ele cabe a identificação da real necessidade do consumidor e condução pela última etapa do funil, utilizando técnicas específicas para convencê-lo a efetivar a compra.

Atendimento

Seja para responder às dúvidas sobre as funcionalidades de um produto, agendamento de um serviço ou pedido de troca, a equipe de atendimento e suporte deve estar a postos sempre que for acionada pelo consumidor ou cliente — soluções imediatas surpreendem, encantam e fidelizam.

RH

Para cuidar dos clientes, os profissionais envolvidos precisam de cuidados e é nesse momento que o time de RH entra em ação. A comunicação clara e objetiva entre os colaboradores, a motivação, a disseminação de uma nova cultura organizacional e a manutenção a satisfação do cliente interno, são responsabilidades do setor de RH.

Desenvolvimento do produto

Quem desenvolve um produto ou uma solução deve pensar essencialmente na experiência que o consumidor terá em suas interações. Quanto mais otimizadas e dinâmicas, melhor será a experiência e o grau de satisfação do consumidor.

Financeiro

Os diversos meios de pagamentos colocam o time do setor financeiro em contato direto com os clientes. Os serviços disponibilizados — geração de boletos, pagamento via cartão, emissão de Notas Fiscais, devolução de dinheiro — exigem atenção e cuidados para evitar erros ou cobranças indevidas.

O customer experience é sustentado por três conhecidos pilares:

  • sucesso;
  • esforço;
  • emoção.

Como os setores são responsáveis pela experiência do cliente, todos os profissionais envolvidos são, automaticamente, estimulados a pensar nas melhores soluções e aplicabilidades em cada um desses pilares.

Dentro da sua área de abrangência e especificidade dos times são chamados a um trabalho colaborativo de quem deseja grandes resultados para a empresa, não sem antes garantir a melhor experiência de compras a todos os clientes.

Se você gostou deste post, assine já a nossa newsletter e receba direto na sua caixa de entrada nossos diversos conteúdos e atualizações sobre a experiência e satisfação dos clientes pautados em ações altamente diferenciadas!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

5 dicas de Marketing de Relacionamento para a sua loja

Dicas de Marketing de Relacionamento Melhorar as vendas no mercado de varejo é o maior desafio das empresas frente os novos hábitos de consumo. É preciso entender cada vez mais as particularidades do seu público para conseguir vender não só um produto ou serviço, mas o conceito da sua marca. São muitas as empresas que…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo! O conceito de marketing de relacionamento O…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos