Por Nayara Santos em 07.02.2020

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência.

Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar as atividades do dia a dia e proporcionar ao cliente um atendimento ágil, padronizado, além da sensação agradável de serviço personalizado.

Neste post vamos conceituar o customer experience e sua relação com a cultura da empresa. Além da importância e vantagens do CX para o negócio, vamos também apresentar as funções dos principais departamentos responsáveis pela experiência do cliente!

O que é customer experience?

Esse é um conceito que significa experiência do cliente e o coloca no centro das atenções de uma empresa para garantir a praticidade e eficiência durante e logo após o atendimento.

A estratégia reúne elementos essenciais para encantar e fidelizar os consumidores que demonstraram interesse pela sua marca e decidiram efetivar uma compra, estimulados pelo grau de satisfação com o estilo e precisão da abordagem.

Qual a relação do conceito com a cultura do negócio?

Para que as ações de customer experience tenham o efeito desejado — de satisfação e encantamento — todos devem estar envolvidos em um mesmo nível de comprometimento e engajamento não só com a marca, mas fundamentalmente, com as dores e necessidades dos seus clientes.

Compreender que todos são de fato responsáveis pela experiência do cliente é o primeiro passo para demonstrar o grau de maturidade da empresa e que ela merece ocupar um lugar de destaque no mercado.


Transformar a cultura e desenvolver uma melhor comunicação entre os setores pode ajudar a fortalecer a ideia de coletividade, onde todos serão beneficiados com o aumento do volume de clientes e crescimento do faturamento na sequência.

Por que a experiência do cliente é tão importante?

Quanto melhor for a experiência do cliente no relacionamento com a sua loja, maiores serão as chances de ele recomendar para conhecidos. Um cliente satisfeito costuma estabelecer um vínculo emocional com a marca em função de um bom atendimento.

Se o cliente entra na loja e de imediato é cercado de atenção e disponibilidade no atendimento, dificilmente sairá do ambiente sem constatar tudo o que a empresa tem a oferecer e como pode ser favorecido.

Não se deve pensar apenas no atendimento presencial — estenda o relacionamento para outros canais, mantendo o ritmo de interação, considerando as etapas do funil de vendas, onde cada passo do consumidor deve ser monitorado e entendido para planejar uma conexão que faça mesmo sentido para as duas partes.

Principais vantagens do CX para a empresa

Quando falamos de vantagens, nos referimos aos ganhos da empresa em relação à satisfação do cliente com a marca, mas também da contrapartida, em que o cliente deve ter a melhor experiência em toda a sua jornada de compras para fazer jus à fidelização que ele pode gerar no futuro.

A relação de troca deve priorizar o atendimento às expectativas do cliente, em sua totalidade. Assim, será possível colher os frutos desse plantio fértil e identificar suas principais vantagens:

  • credibilidade;
  • diferencial competitivo;
  • redução de riscos e custos;
  • clientes encorajados a dar feedbacks;
  • relacionamento pautado na necessidade do cliente;
  • aumento da fidelização;
  • soluções ágeis;
  • melhoria do atendimento;
  • satisfação do público;
  • atração e retenção;
  • marca referenciada.

Como deve ser o envolvimento e a contribuição de cada setor na experiência do cliente?

Em cada setor a preocupação com o cliente tem um viés e um grau de interação, diferentes. Embora sejam interligados, todas as equipes devem saber a hora certa de atuar, considerando o foco e a designação das atividades correspondentes.

Para cada setor, são atribuídas responsabilidades que devem ser abraçadas com a mesma motivação, comprometimento e disposição, o que transmite para os clientes, maior segurança e credibilidade. Vejamos como o CX funciona para cada departamento:

Marketing

A equipe desse setor é responsável pelas campanhas de publicidade, geração de conteúdo, gerenciamento da imagem, contato inicial entre consumidor e empresa, interação nos canais de comunicação.

Vendas

Depois que o consumidor ultrapassa a fronteira da curiosidade e demonstra real interesse pelos produtos ofertados é o momento de atuação do time de vendas. A ele cabe a identificação da real necessidade do consumidor e condução pela última etapa do funil, utilizando técnicas específicas para convencê-lo a efetivar a compra.

Atendimento

Seja para responder às dúvidas sobre as funcionalidades de um produto, agendamento de um serviço ou pedido de troca, a equipe de atendimento e suporte deve estar a postos sempre que for acionada pelo consumidor ou cliente — soluções imediatas surpreendem, encantam e fidelizam.

RH

Para cuidar dos clientes, os profissionais envolvidos precisam de cuidados e é nesse momento que o time de RH entra em ação. A comunicação clara e objetiva entre os colaboradores, a motivação, a disseminação de uma nova cultura organizacional e a manutenção a satisfação do cliente interno, são responsabilidades do setor de RH.

Desenvolvimento do produto

Quem desenvolve um produto ou uma solução deve pensar essencialmente na experiência que o consumidor terá em suas interações. Quanto mais otimizadas e dinâmicas, melhor será a experiência e o grau de satisfação do consumidor.

Financeiro

Os diversos meios de pagamentos colocam o time do setor financeiro em contato direto com os clientes. Os serviços disponibilizados — geração de boletos, pagamento via cartão, emissão de Notas Fiscais, devolução de dinheiro — exigem atenção e cuidados para evitar erros ou cobranças indevidas.

O customer experience é sustentado por três conhecidos pilares:

  • sucesso;
  • esforço;
  • emoção.

Como os setores são responsáveis pela experiência do cliente, todos os profissionais envolvidos são, automaticamente, estimulados a pensar nas melhores soluções e aplicabilidades em cada um desses pilares.

Dentro da sua área de abrangência e especificidade dos times são chamados a um trabalho colaborativo de quem deseja grandes resultados para a empresa, não sem antes garantir a melhor experiência de compras a todos os clientes.

Se você gostou deste post, assine já a nossa newsletter e receba direto na sua caixa de entrada nossos diversos conteúdos e atualizações sobre a experiência e satisfação dos clientes pautados em ações altamente diferenciadas!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio

Montar uma estratégia de marketing de experiência no seu negócio fará com que o cliente se lembre da sua marca. Isso porque, é mais provável que uma experiência fique marcada em sua mente, do que simplesmente ouvir a informação sobre um produto.  Ou seja, se você quiser aumentar as suas vendas e a fidelização dos…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos