Por Nayara Santos em 28.04.2016

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

Por Nayara Santos em 28.04.2016

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo heterogêneo altamente motivado para o trabalho.

No post de hoje, você vai saber como fazer isso e, assim, conquistar melhores resultados com seu negócio. Acompanhe:

Entenda os indivíduos

Uma equipe é composta por vários profissionais — ou melhor, várias pessoas — diferentes. Cada um tem seu próprio entendimento de motivação, suas expectativas e seus valores. Para manter sua equipe motivada, o primeiro passo é entender os profissionais como indivíduos, bem como as necessidades diferenciadas de cada um.

Pratique o reconhecimento

Antes de desejar um aumento de salário, a maioria dos profissionais espera reconhecimento por um bom trabalho — e, na maioria dos casos, ele tem muito mais impacto no estado de espírito do profissional do que um bônus financeiro. Para motivar sua equipe, portanto, reconheça as vitórias individuais e coletivas. Mostre que você, como gestor, está vendo e valorizando os esforços de cada um.

Critique em particular

Existe um meio à prova de falhas para acabar com a motivação de um membro da equipe. Quer saber qual? É a crítica feita em frente aos colegas. Essa prática não apenas destrói o bom relacionamento entre gestor e colaborador como também atrapalha seu vínculo com a empresa, cria uma sensação de humilhação e desrespeito, e pode até levar a um pedido de desligamento.

Tenha cuidado ao delegar

Uma das situações em que a gestão de pessoas mais falha em motivar uma equipe é com a atitude errada na hora de delegar tarefas. Em alguns casos, delega-se demais a um colaborador que ainda não está preparado; em outros, não se delega nada a outro que está pronto para desafios novos. Seja qual for o cenário, o resultado é que o profissional vai começar a questionar sua própria capacidade e sua motivação para trabalhar vai sofrer uma drástica redução.

Pratique a humanização na gestão de pessoas

Poucas técnicas são tão eficientes em manter a equipe motivada quanto essa — até porque não se trata de uma técnica, mas sim de uma filosofia. Não veja os colaboradores como máquinas, que precisam de manutenção para produzir sempre mais. Em vez disso, pense em cada um como um ser humano, que merece ter prazer no trabalho, já que passa a maior parte dos seus dias nesse ambiente. Assim, você vai se tornar um gestor mais flexível e pensar no bem estar de sua equipe.

Valorize as opiniões da equipe

Quando você faz uma votação, em vez de impor normas, está demonstrando que valoriza a opinião de todos. Talvez nem sempre seja possível colocar as decisões no centro da mesa e debatê-las; porém, ao adotar essa prática, você motiva os profissionais, demonstrando que confia nos conhecimentos e no bom senso de todos. Com isso, certamente eles vão fazer um esforço para estar à altura da confiança recebida, demonstrando mais responsabilidade e produtividade no trabalho.

Invista em educação corporativa

Este é um dos benefícios mais desejados por profissionais: a oportunidade de receber capacitação e treinamentos com subsídio da empresa. A educação corporativa representa uma situação em que o profissional tem nas mãos o conhecimento teórico e a experiência prática — e um elemento permite que se aproveite melhor o outro. Assim, ele pode trazer para o trabalho tudo o que aprendeu no curso ou palestra, demonstrando mais proatividade e motivação para ir além.

Para a gestão de pessoas, a motivação sempre continuará sendo um desafio. Porém, é um desafio que pode ser vencido por meio de comunicação, empatia e preocupação genuína com os profissionais da sua equipe.

Se você quiser saber mais sobre o tema da educação corporativa, leia também nosso artigo sobre por que o treinamento de vendedores é fundamental no varejo, ou inscreva-se para receber nossa newsletter diretamente em seu e-mail.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que você precisa saber sobre franchising no Brasil

O mundo do empreendedorismo amadureceu muito nos últimos anos. A maior prova disso é o crescente número de empresas que surgem todos os anos, nos mais diversos segmentos e de todos os portes. Porém, isso não significa que é mais fácil entrar nesse mundo. Pelo contrário, os requisitos para um negócio crescer são cada vez…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

Como estruturar um relatório gerencial no varejo?

Quem trabalha no comércio varejista sabe da importância de ter todas as informações acerca do negócio metrificadas, para que as tomadas de decisões sejam feitas corretamente e com base em dados reais. O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante, nesse sentido. Apesar da relevância da ferramenta, muitos lojistas têm dúvidas sobre como estruturar um…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Cliente ListenX é premiado no Guia Michelin de gastronomia.

O Guia Michelin é, com certeza,  um dos mais importantes guias da gastronomia mundial e conquistar ou manter estrelas nesse guia é algo que exige muito trabalho, dedicação e perfeição. A premiação de 2016 aconteceu no Rio de Janeiro no dia 28 de Abril e tem cliente ListenX premiado! Nós  estamos muito felizes em saber que o…

Por Nayara Santos em 09.05.2016

Frases para loja virtual infantil: confira 14 exemplos

Divulgar a sua loja infantil pode ser um grande desafio, já que você precisa ter frases que consigam atrair tanto as crianças quanto os adultos. Além disso, dependendo do meio utilizado para fazer a divulgação, algumas frases devem ser mais voltadas para os adultos do que para o seu público infantil. Esse é justamente o…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Não cometa os mesmos erros do seu concorrente

Neste artigo vou abordar os erros mais comuns que a maioria dos empresários cometem (e seu concorrente também) ao cuidar da música e, sem saber, prejudicam muito seus resultados. Veja abaixo os  principais erros que você deve evitar e  garanta resultados muito melhores evitando os  erros que seus concorrentes, mal informados, cometem: 1-) Tocar músicas…

Por Nayara Santos em 22.11.2016

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos