Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe!
O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias de inbound marketing, que envolvem a produção de conteúdo e o gerenciamento de redes sociais, portanto, ter um cronograma para seguir é muito necessário. Somente assim você poderá se organizar e desenvolver o seu trabalho com mais cuidado.
Para que você entenda mais sobre o por que ter um calendário editorial é relevante, bem como possa esclarecer outras dúvidas sobre o tema, desenvolvemos este artigo. Continue conosco e confira!
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial nada mais é do que um documento que reúne as publicações que devem ser feitas nos canais de comunicação da sua empresa, tais como os blogs,as redes sociais, os spots para rádio interna, os vídeos para o YouTube entre tantas outras mídias.
O documento deve reunir informações, como a palavra-chave que será trabalhada nos conteúdos, a persona para que ele é direcionado, a data em que a publicação será realizada etc. Assim, é possível se antecipar e produzir tudo de forma estratégica.
Pense em uma data em que sua empresa precisa produzir conteúdos temáticos, como a Black Friday e o Natal, por exemplo. Isso é algo que precisa ser planejado com antecedência. Dessa forma, o calendário permite essa organização, para que você não fique cheio de trabalho quando a data estiver se aproximando, prejudicando na qualidade das produções.
Afinal, por que ter um calendário editorial é importante?
Além do fator da organização, existem diversos outros motivos que justificam o porquê de um calendário editorial ser importante. Veja, a seguir!
Melhora na frequência
Ter um calendário editorial contribui para que os canais de comunicação da sua empresa tenham melhora na frequência. É importante que haja uma periodicidade de publicações, para que as pessoas que acompanham as suas mídias não fiquem sem receber atualizações.
Além disso, algumas redes sociais, como o Facebook, entregam mais conteúdos de forma orgânica, quando as páginas produzem uma boa quantidade de publicações.
Diversificação dos formatos de conteúdos
O calendário editorial também facilita para que haja a diversificação de conteúdos nos seus canais. Se a sua empresa tem um blog, por exemplo, não são apenas textos que podem ser publicados para a prática do marketing de conteúdo.
Você pode desenvolver vídeos, e-books, infográficos, webinars, entre outros formatos de conteúdo. Essa diversificação é bastante positiva, além de você poder testar que tipo de material é mais interessante para quem acompanha as suas publicações, por meio das métricas alcançadas pelos indicadores.
Evita repetições de textos e palavras-chave já publicadas
O ineditismo é muito importante no marketing de conteúdo. Não é relevante repetir conteúdos sobre um tema que já foi abordado. A única exceção são os momentos em que novidades acerca de um assunto surgem e podem ser informadas para os seus seguidores.
Além disso, quando falamos em estratégias de SEO, não é interessante que um blog repita palavras-chave em suas produções. Por isso, o calendário editorial também contribui para as repetições sejam evitadas.
Possibilita o aprofundamento de materiais mais acessados
Quando você tem um artigo publicado em seu blog e recebe muitos acessos, é sinal de que o conteúdo agradou aos leitores e está trazendo mais visitantes para a sua empresa. Por isso, revisitar esses materiais e aprofundá-los é uma ideia interessante.
Esse tipo de estratégia, conhecida como expansão de conteúdo, também pode ser colocada no calendário editorial. Isso é muito relevante, sobretudo para conteúdos que trazem dados, que podem mudar de tempos em tempos. De tal maneira, você poderá planejar as atualizações.
Como montar um calendário editorial?
Por que ter um calendário editorial? Agora que você já tem uma resposta para essa pergunta, deve estar se questionando sobre como montar o seu cronograma, não é mesmo? Na sequência, traremos algumas dicas que poderão ajudá-lo. Observe!
Defina uma ferramenta
O primeiro passo para montar um calendário é editorial é escolher uma ferramenta adequada para isso. Existem diversos recursos online e gratuitos que podem ser utilizados para isso.
As planilhas do Google Drive, o Trello, plug-ins para o WordPress, o Google Calendar, entre tantos outros métodos podem ser escolhidos.
Estabeleça uma frequência de publicação
Cada canal da sua empresa deve ter uma frequência de publicação. Imagine, por exemplo, que você defina que o blog terá uma publicação por semana, enquanto o Facebook e o Instagram receberão um post por dia.
De tal forma, o calendário deve ser criado, de modo que contemple essas regulamentações. Assim, você poderá sempre manter a frequência em dia, conforme explicamos anteriormente.
Compartilhe o calendário com todo o time de marketing
É bem provável que o time de marketing da sua empresa tenha mais de uma pessoa responsável pela atividade, seja trabalhando internamente ou prestando serviços para a companhia.
Por isso, é importante que o calendário seja compartilhado com todo o time de marketing que trabalha na produção de conteúdos. Assim, tudo poderá ser organizado para que as demandas não atrasem, principalmente se levarmos em consideração que uma publicação pode depender da outra.
Veja um exemplo! Imagine que você publicou um artigo em seu blog e que o mesmo material será compartilhado no Facebook e enviado por e-mail para a sua base de contatos. Dessa forma, se não for a mesma pessoa que desenvolve todas essas tarefas, é preciso que tudo seja muito organizado. O social media que administra as redes sociais deve ter ciência de quanto poderá acessar o post criado pelo redator, para fazer o compartilhamento, por exemplo.
Nosso artigo foi útil para que você entenda por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing é interessante? Esperamos que a resposta seja positiva!
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