Por Nayara Santos em 11.08.2023

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

Por Nayara Santos em 11.08.2023

O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus funcionários nessa época, ou seja, é um período em que as pessoas têm mais dinheiro e geralmente gastam mais.

Por conta disso, é preciso pensar em estratégias para aumentar as vendas no Natal. Desse modo, você poderá aproveitar a data comemorativa para vender muito mais e ter uma lucratividade maior do que nas demais épocas do ano. 

Sem falar que esse período também pode ser importante para tornar a sua marca mais conhecida, trazer mais clientes para a sua loja e ainda fidelizá-los. Para ajudá-lo a vender muito mais nessa data festiva, listamos 14 estratégias de venda no Natal. Está interessado? Então é só seguir conosco!

Vendas de Natal: aproveite a oportunidade

Que a preparação para o Natal é grande, sendo necessário muito planejamento, você já sabe. Mas já parou para pensar nas grandes oportunidades que essa época do ano oferece para o seu negócio? 

Esse é um período em que provavelmente muitos clientes novos, que não conheciam a sua marca, entrarão na sua loja e farão as primeiras compras com você. Se o cliente tiver uma boa experiência de compra, você terá grandes chances de começar um processo de fidelização, fazendo com que ele retorne no futuro.

Ainda, se conseguir, pense em estratégias para o pós-venda. Isso envolve contatar o cliente por e-mail, por exemplo, e enviar ofertas exclusivas e novidades da loja. Você pode também fazer pesquisas rápidas de satisfação e incentivá-los a seguir o perfil da sua marca nas redes sociais.

Acha que vai ser difícil conseguir o e-mail do seu cliente? Incentive a participação com um brinde ou um pequeno desconto na compra. Certamente você conseguirá uma boa lista de contatos.

Estratégias de vendas no Natal para a sua loja

Confira agora quais algumas das melhores formas de conseguir atrair o cliente para a sua loja e aumentar as suas vendas.

1. Posicione melhor a sua marca

A sua marca precisa estar bem posicionada para impulsionar as vendas no Natal. Para isso, uma boa ideia é não fazer campanhas publicitárias focando apenas em anúncios de produtos, mas sim desenvolver o seu branding.


O branding sensorial é uma estratégia que foca na gestão do clima organizacional do seu negócio, aproximando o público por meio dos valores que a marca acredita. Isso é muito bem feito pelo hipermercado Zaffari, que é um case de sucesso desse tipo de campanha no Natal.

Além disso, cada vez mais as pessoas querem se sentir próximas das marcas que elas consomem. Vale a pena dizer que você não precisa esperar o Natal para desenvolver a sua marca, isso pode (e deve) ser feito ao longo do ano todo. 

Mas, se você não começou o seu branding ainda, não precisa se preocupar. Como o Natal é uma época do ano em que as pessoas tendem a gastar mais e também procuram conhecer melhor as marcas que elas consomem. Portanto, não perca mais tempo. 

2. Personalize o layout da loja

Existem muitas estratégias para aumentar as vendas no Natal, mas, provavelmente, a mais importante delas, é caprichar no layout e na decoração da loja. É fundamental conseguir passar para os seus clientes que o seu estabelecimento está pronto para recebê-los. Além disso, você também precisa ser capaz de atrair os clientes para a sua loja e fazer com que eles queiram entrar para conferir melhor os produtos.

Aproveite a época do ano para ser criativo na hora de decorar a sua loja e preparar o layout de Natal. Invista em itens decorativos, em uniforme para os funcionários, em uma playlist personalizada. Você pode até mesmo usar perfumes e essências para deixar a sua loja ainda mais convidativa. Nos próximos itens, também daremos mais dicas de como fazer a decoração de Natal da vitrine da sua loja.

3. Ofereça preços e condições especiais

Aproveite que, durante o Natal, os seus clientes estão dispostos a gastar mais e ofereça preços e condições especiais. Isso, sem dúvida, fará com que você consiga aumentar as vendas para o período. Ainda, com bons preços os clientes podem voltar na sua loja para comprar aquele presente de última hora. Ou também indicar para amigos e parentes onde encontrar as melhores ofertas para comprar os presentes.

Uma boa estratégia, utilizada em diversos estabelecimentos do varejo, é diminuir os preços dos produtos que sejam mais procurados e vendem mais. Já os demais itens, você pode deixar com o mesmo valor ou até mesmo aumentá-los um pouco. Essa medida irá mexer com o psicológico dos seus clientes, que podem pensar em aproveitar para levar outro item, já que o produto que a pessoa procurava estava mais barato. Portanto, uma grande chance de aumentar o ticket médio.

4. Tenha estratégias de marketing

Você provavelmente já sabe que as vendas de Natal são maiores que nos outros meses do ano. Mas você já pensou que com a estratégia de marketing certa elas podem ser ainda maiores? Pois, é justamente isso que acontece quando você se planeja com antecedência.

Por isso, é fundamental que você desenvolva formas de atrair mais clientes para o seu negócio nessa época, faça investimentos. A criação de anúncios nas redes sociais, por exemplo, é algo que precisa ser bem estruturado e direcionado para o público-alvo correto. Isso garantirá que você se comunique diretamente com quem precisa e aumentará as chances de ter sucesso.

Outra opção, que pode não apenas trazer mais clientes para a sua loja, mas também aumentar o engajamento nas suas redes sociais, como no Facebook e no Instagram, é oferecendo cupons de descontos exclusivos. Você pode também desenvolver campanhas e incentivar que as pessoas compartilhem os stories ou publicações e marquem a loja para ganhar esse desconto.

Também é possível aproveitar a facilidade que as redes fornecem para colocar as marcas em proximidade com os seus públicos. De tal modo, você pode fazer vídeos, mostrando os produtos que têm disponíveis, explicando como eles funcionam e mostrando como podem ser bons presentes de Natal.

5. Treine a sua equipe

A demanda da sua loja vai aumentar no Natal! Mais pessoas tendem a ir ao estabelecimento, principalmente se você seguir as estratégias de marketing que indicamos. Porém, de nada adianta os clientes chegarem no comércio e serem mal atendidos. Se isso acontecer, essas pessoas provavelmente não voltarão mais na sua loja, não a indicarão para conhecidos e podem até mesmo falar mal da sua marca.

Dito isso, é evidente que o treinamento da sua equipe é muito importante. Todos os vendedores devem ser orientados a serem simpáticos e atenderem de forma excelente a qualquer indivíduo que chegar na loja. Se preferir, você pode planejar treinamentos e cursos de reciclagem para os seus funcionários por um ou dois meses que antecedem o Natal.

É importante mencionar também que, como esse é um período em que o número de clientes tende a ser maior, é importante considerar ampliar a equipe. Faça contratação de funcionários temporários, dê o treinamento adequado para todos. Lembre-se que funcionários sobrecarregados é, muitas vezes, sinônimo de mau atendimento. Por isso, organize-os em equipes e turnos, permitindo que todos possam descansar e não se sobrecarreguem.

6. Garanta o estoque dos produtos

De nada adianta você fazer campanhas de marketing para aumentar as vendas no Natal, caprichar na decoração da loja e treinar os funcionários se, quando os clientes aparecerem na sua loja, os produtos não estejam disponíveis para venda.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de brinquedos e um pai chega no local querendo comprar uma boneca do filme infantil do momento para a sua filha. Se você não tiver esse item para venda, ele não comprará outra coisa, mas sim procurará outra loja.

Por isso, faça uma pesquisa de quais produtos mais têm chances de vendas no Natal e não deixe que eles faltem no seu negócio. Assim, você não perderá os clientes por não poder atender às suas necessidades.

Além disso, se a gestão de estoque é importante no ano inteiro, no período de Natal essa importância aumenta ainda mais. Portanto, fique de olho nos níveis de estoque de cada um dos produtos e tenha fornecedores ou um plano alternativo para suprir qualquer necessidade que venha a surgir. 

Claro que não há a necessidade de fazer inventários todos os dias, mas recomendamos que você ou alguém da sua equipe, faça o acompanhamento de perto do estoque

7. Tenha uma playlist focada para vendas no Natal

Quando falamos de playlist de Natal, provavelmente você se lembre da cantora Simone e do refrão “Então é Natal, e o que você fez!”. Não, nós não temos nada contra ela, mas tem muitas lojas que deixam essa música tocando em loop no Natal e isso acaba irritando o público. 

Afinal, por mais que uma música seja boa, ninguém gosta de ouvir a mesma coisa em todos os lugares em que chegar. Agora imagine os vendedores que ficam ouvindo a mesma música o dia todo, não há como manter o bom humor e realizar um bom atendimento. Ou seja, a produtividade aumenta.

Então, que tal  ter uma playlist personalizada, que seja capaz de mesclar os clássicos natalinos com hits do momento ou com músicas que sejam do agrado do seu público-alvo? Certamente essa estratégia será muito mais útil do que tirar da gaveta aquele velho CD de músicas natalinas e colocar ele para tocar no replay.

Essa é uma importante estratégia de marketing sensorial, que está focada em tornar a jornada e a experiência de compra do cliente muito melhor. Com a trilha sonora certa o seu cliente ficará mais tranquilo e irá aproveitar o momento para fazer as compras sem pressa. O resultado é que ele provavelmente vai passar mais tempo na sua loja e acabar comprando mais.

E, claro, não podemos esquecer dos vendedores. Afinal, todos que estão no ambiente podem se beneficiar de uma playlist bem preparada. Neste caso, você poderá observar uma melhora nas relações interpessoais, maior foco e menos erros. Ou seja, todo mundo ganha. 

Para saber mais sobre a influência da música na loja basta conferir o nosso material gratuito, disponível aqui. Ou então conferir de perto o que a escolha da música certa pode fazer pelo seu negócio solicitando um teste gratuito por 10 dias. Não perca essa oportunidade.

8. Capriche na decoração da vitrine da loja

Ter uma boa decoração de Natal da vitrine da loja é importantíssimo para conseguir se destacar e sair na frente da concorrência. Para ficar ainda mais fácil de entender a importância disso, basta você lembrar de algumas compras de Natal que você fez. Provavelmente você já parou para observar uma vitrine que atraiu a sua atenção e acabou entrando na loja e comprando algum produto.

Você tem muitas opções, tais como uma decoração monocromática, itens suspensos, utilizar os produtos que são vendidos na loja para compor a decoração, investir nas cores da sua marca, e muitos outros. O importante nesse momento é soltar a criatividade e lembrar que, nem sempre uma vitrine carregada de coisas é a mais atrativa.

Vale ressaltar que a escolha dos itens que serão expostos é estratégica e deve ser feita de forma planejada. O ideal é que você deixe aqueles produtos mais procurados, ou que melhor representam a sua marca na vitrine. Assim, você aumenta as chances de conseguir atrair a atenção dos clientes. 

Você pode utilizar a decoração para destacar esses produtos, incluídos na decoração (dependendo do ramo de atuação e da sua criatividade), ou então trabalhar a iluminação certa. Tudo vai depender do seu propósito e da mensagem que você quiser passar.

9. Entre em contato com o seu cliente

Conhecer a opinião do cliente é importantíssimo não apenas para aumentar as vendas de Natal, mas também para fidelizá-lo e garantir o bom atendimento o ano inteiro. Por isso, uma das estratégias que você pode adotar seria ouvir o que o seu cliente espera da sua marca para o Natal.

Se você tiver um bom engajamento nas suas redes sociais, faça um quiz e pergunte ao seu público o que eles esperam. Um exemplo, seria pedir para que o seu cliente escolha o que ele prefere entre promoções exclusivas, promoções do tipo leve um e pague dois, ou brindes especiais.

Outra forma interessante de manter o cliente de olho no que a sua marca está fazendo seria envolvê-lo na escolha da decoração de Natal da loja. Você pode dar algumas opções de cores de árvores, ou de enfeites para a árvore de Natal. Assim, o cliente vai ficar curioso e ir até a sua loja para conferir como ficou a decoração que ele escolheu.

As informações levantadas poderão ser de grande ajuda na hora de planejar a sua estratégia de marketing para o Natal. Aliás, esse é o tipo de abordagem que pode ser feita durante o ano inteiro, em outras datas importantes para o varejo.

10. Aposte nas promoções criativas

Não podemos esquecer que estamos vivendo na era da experiência do varejo. Ou seja, os clientes estão em busca de marcas que consigam oferecer uma boa experiência de compras. E, quando eles conseguem encontrar esse lugar, eles se tornam clientes fiéis.

Por isso, você pode apostar em promoções criativas, que requeiram a participação ativa dos clientes. Isso pode ser desde concurso para ver quem vai ser o melhor Papai Noel e Mamãe Noel, o casal vencedor ganha um prêmio em vale-compras, por exemplo.

Outra opção de promoção criativa para os dias atuais é fazer algo que envolva fazer publicações nas redes sociais marcando a sua loja. Essa é uma forma de UGC que pode te ajudar a aumentar o alcance da sua marca, ao mesmo tempo em que mantém os clientes envolvidos com ela. 

Um bom exemplo é fazer um concurso de decoração de árvores de Natal. Você ainda pode oferecer dois prêmios, um para a escolha dos seguidores do perfil, e outro para a escolha da loja. Neste caso, os seus funcionários podem ajudar a escolher a árvore com a decoração mais criativa.

Lembre-se, quanto mais envolvido o cliente estiver, mais ele vai se lembrar do que aconteceu naquele Natal e de como as compras foram. Esse tipo de experiência fica marca na mente do consumidor, e faz com que ele compare a sua loja com outras do mesmo ramo. 

Essas são algumas de nossas dicas de estratégias para aumentar as vendas no Natal. Esperamos que você tenha gostado e que possa colocá-las em ação no seu comércio. Assim, você verá a sua lucratividade aumentar e poderá ter uma renda ainda maior, nessa que é a época que mais vende no ano.

11. Implemente um programa de fidelidade

Implementar um programa de fidelidade na sua loja pode ser a chave para o sucesso das vendas no Natal. Ele funciona basicamente retribuindo os clientes que compra na loja e, quanto mais o cliente comprar, mais ele vai ganhar. Mas como implementar um programa de fidelidade de forma eficaz e que seja realmente atrativo para os clientes?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que os clientes que optam por fazer parte desses programas são aqueles que compram com uma certa frequência na loja. Além disso, eles esperam que essa fidelidade seja retribuída de alguma forma, podendo ser descontos, acesso a produtos exclusivos, brindes, dentre outros.

Desta forma, você consegue criar um senso de valor para o cliente, fazendo com que ele perceba que, sempre que se relaciona com a sua loja, ele é beneficiado de alguma forma. Entretanto, um passo muito importante é definir como a pontuação do cliente será calculada e em quais condições ele poderá resgatar os prêmios.

Por exemplo, a cada R$ 1 em compras, o cliente ganha um ponto que pode ser trocado por descontos ou por mercadorias. Vale a pena dizer que não é porque um produto custa R$ 100 que ao conquistar 100 pontos o cliente poderá adquiri-lo. O ideal é que os produtos tenham um valor em pontos, maior do que o seu custo em dinheiro, desta forma você não ficará no prejuízo.

Além disso, você também pode oferecer pontos extras conforme a frequência de visitas do cliente à loja. E, uma dica importante, como estratégia para o Natal, você pode oferecer brindes especiais e descontos exclusivos para os consumidores que fazem parte do programa. Assim, outros consumidores poderão perceber os benefícios de fazer parte do programa e se inscreverem também.

12. Faça parceria com outras lojas do varejo

No varejo, ter bons parceiros pode ser um diferencial importante para o sucesso e aumento das vendas durante o Natal. Ao estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas, é possível oferecer aos consumidores produtos complementares e criar promoções conjuntas, tornando a experiência de compra ainda mais atrativa.

Lembre-se, as parcerias no varejo permitem que ambas as empresas alcancem um público mais amplo e ofereçam benefícios adicionais aos clientes, aumentando as chances de vendas e fidelização. Diante desses fatos queremos falar um pouco sobre essa estratégia de vendas e de como você poderá implementá-la na sua loja e ainda dar algumas dicas para você se inspirar na hora de procurar parceiros. 

Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode fazer uma parceria com alguma marca de calçados esportivos. Desta forma, quando o cliente comprar um tênis, ele irá ganhar um desconto especial na compra de uma mochila ou uma garrafa de água personalizada. 

Outro exemplo é uma livraria que estabelece parceria com uma cafeteria. Neste caso, durante a temporada de Natal, os clientes que compram um livro ganham um cupom de desconto para utilizar na cafeteria. 

Além disso, ter bons parceiros também pode facilitar a oferta de produtos que a loja não tem em estoque, mas que são complementares ao seu segmento. Assim, uma loja de roupas femininas pode se associar a uma marca de acessórios para oferecer aos clientes uma maior variedade de produtos, ampliando as opções disponíveis para o público e tornando o presente ou o look de Natal mais interessante.

13. Crie uma contagem regressiva para o Natal

Outra estratégia de vendas para você utilizar no Natal é preparar uma contagem regressiva para a data e divulgar promoções a cada dia dessa contagem. Esse tipo de abordagem pode ser considerada como um gatilho mental de urgência, criando expectativa no cliente e incentivando-os a realizar suas compras rapidamente para aproveitar as ofertas especiais.

Ao divulgar promoções diárias, revelando descontos e benefícios exclusivos a cada novo dia, você mantém os clientes engajados e interessados em retornar à loja para verificar as ofertas diárias. Desta forma, você também mantém o engajamento no perfil da sua marca e cria um certo burburinho ao redor da sua marca.

Mas cuidado! Ao optar por essa estratégia, você precisa se certificar de que os produtos escolhidos para fazer parte das promoções são realmente interessantes para os seus clientes. Afinal, de nada adianta oferecer um produto com um desconto arrasador, se ninguém se interessar por ele. 

Além disso, se a sua marca trabalha com um público-alvo diverso, então é importante que produtos de diferentes seções sejam colocados em promoção. Assim, todos se sentirão beneficiados e terão a oportunidade de aproveitar as ofertas que você preparou, aumentando também as chances de aumentar as vendas.

14. Estimule as ações sociais

O Natal é uma época de reflexão, solidariedade e generosidade, e para os varejistas, é também uma oportunidade valiosa de aumentar as vendas e conquistar os clientes. Mas, então, por que não unir essas duas coisas e promover ações sociais que vão além das vendas e impactam positivamente a comunidade na qual a sua loja está inserida?

Investir em causas sociais durante o Natal pode fazer toda a diferença na forma como as pessoas enxergam a sua marca e ajudar a criar uma conexão genuína com os clientes que gostam e praticam esse tipo de ação. Mesmo porque, desta forma, a empresa adota mostra que a sua preocupação vai além do lucro, tornando-se uma marca mais humanizada e empática. 

Uma ação social bem-sucedida pode gerar um impacto positivo na reputação da marca e atrair novos consumidores, além de fortalecer o relacionamento com os clientes existentes. É essencial que a causa escolhida esteja alinhada com a identidade da marca e que seja genuinamente comprometida com a responsabilidade social.

Um exemplo de ação social no Natal pode ser a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos ou brinquedos para doação a instituições de caridade locais. Além disso, o varejista pode promover ações que incentivem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, como a troca de sacolas plásticas por ecobags reutilizáveis para os clientes.

Quer receber outras dicas e informações relevantes como as deste artigo na linha do tempo do seu Facebook? Então é só seguir a nossa página! Sempre a atualizamos com conteúdos de muita qualidade e podem ajudar a impulsionar cada vez mais o seu negócio. Não perca essa oportunidade!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

 

Compartilhe

Você também pode gostar

21 textos para propaganda de hotel, confira!

Você bem sabe que o setor hoteleiro sofreu bastante durante a pandemia. Entretanto, com a retomada das viagens, a perspectiva é de crescimento contínuo. Excelente notícia, afinal, isso é sinônimo de hotel lotado e lucro. Mas, esse também é um momento de grande concorrência. Uma das formas de conseguir atrair a atenção dos consumidores é…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Confira as 7 características das franquias de sucesso

Começar a própria empresa é um sonho para muitas pessoas, mas é também um objetivo bem difícil de alcançar. Seja uma consultoria, varejo ou qualquer outra área, conquistar seu espaço em um mercado cada vez mais concorrido pode estar além do que muitos esperam cumprir. Felizmente, já vêm surgindo novos caminhos para aqueles que desejam…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

5 Maneiras de Aumentar a Produtividade de Seus Funcionários

Aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa pode parecer um grande desafio, daqueles quase impossíveis. Contudo, algumas medidas simples podem fazer total diferença. Confira e planeje-se para mudar o cenário atual do seu negócio! Como aumentar a produtividade da equipe? Elevar a performance dos seus funcionários requer um plano de ações. Isso porque estamos…

Por Nayara Santos em 07.11.2018

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

Qual a Importância do Treinamento dos Vendedores de uma Empresa?

Neste artigo você poderá conferir o que é e qual é a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa para otimizar a performance dos seus colaboradores.

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Confira neste artigo as melhores estratégias de marketing para varejo e impulsione o seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos