Por Nayara Santos em 24.09.2019

Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!

Por Nayara Santos em 24.09.2019

A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa na sua empresa.

Como o nome já diz, essa é uma forma de gestão voltada para a melhor construção da imagem da sua empresa. Ela envolve uma série de estratégias e atitudes que contribuem com a construção da sua reputação e identidade, tanto para o público externo quanto para o público interno.

Para ajudar a entender melhor o tema, vamos explicar os benefícios de gerir a sua imagem corretamente e como você pode fazer isso. Acompanhe.

Quais os benefícios de uma boa gestão de imagem?

Como já mencionamos, a imagem da sua marca é tão importante quanto o produto da vitrine. Veja aqui algumas das vantagens que você obtém ao fazer uma boa gestão da sua imagem.

Contribui com a reputação do seu negócio

Naturalmente, a identidade que você transmite vai afetar o que as pessoas pensam do seu negócio. E, por consequência, isso afeta a maneira como os clientes tomam suas decisões de compra. Se você quer maximizar suas vendas, ter uma boa imagem ajuda. Da mesma forma, isso se aplica às negociações com possíveis parceiros. Se a reputação da sua loja for positiva e seus valores bem alinhados, então é mais fácil chegar a um acordo.

Influencia a motivação da equipe

Pode não parecer tão importante a princípio, mas a sua gestão de imagem também afeta diretamente os seus colaboradores. Dependendo da forma como você constrói sua estrutura e dos valores que cultiva, sua equipe pode se tornar mais engajada nas tarefas do dia a dia e obter resultados melhores e mais consistentes. E se você agregar outras ações para melhorar o ambiente de trabalho, vai elevar bastante a satisfação dos seus colaboradores.

Destaca sua empresa dos concorrentes

Um bom trabalho de imagem e divulgação é o que ajuda a criar um diferencial para seu negócio. Considerando que a concorrência em todos os setores é cada vez mais elevada, você precisa de boas táticas para continuar à frente dos concorrentes. Só dessa forma você pode garantir que eles escolham comprar em sua loja em vez de qualquer outra.

Mais consistência nas campanhas de marketing

Algo que prejudica bastante e reputação de uma empresa é o envio de mensagens conflitantes ou contraditórias para o público. Em seu site, há um material, enquanto a loja apresenta outra imagem e as propagandas na TV têm outro caráter.

Essa falta de consistência pode, no mínimo, prejudicar a experiência do cliente e desperdiçar todos os seus esforços de marketing. No máximo, ferir a sua imagem. Ter uma gestão formalizada vai ajudar a manter alguma solidez nesse quesito, o que será importante para a longevidade do seu negócio.

Como fazer a melhor gestão de imagem?

Com todos os benefícios em mente, agora você deve descobrir como colocar essa gestão em prática. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

Crie uma identidade organizacional

O primeiro passo para ter uma imagem positiva e consistente é conhecer a identidade da sua empresa. Isso inclui os valores que você cultiva, o tipo de público que você busca influenciar, certas emoções e cores associadas à sua marca, entre outras coisas. Delimitar essa identidade ajudará a criar campanhas de varejo mais consistentes, além de revelar quais métodos ou escolhas teriam o impacto desejado em suas vendas.

Invista em endomarketing

O marketing voltado para o público interno da empresa, chamado de “endomarketing”, tem ganhado cada vez mais importância nas grandes empresas. Seu foco está em criar uma imagem positiva do ambiente de trabalho, com ações que ajudam a integrar melhor os colaboradores e mantê-los motivados.


Para isso, você deve estudar seu público interno, entender quais são suas principais demandas e, assim como faria com seus clientes, descobrir como melhor atendê-los. Lembre-se que essas ações têm como objetivo melhorar a produtividade da equipe sem sobrecarregá-los.

Escolha os canais certos

Os canais de comunicação que você usa para fazer sua gestão de imagem afetam bastante seus resultados, variando bastante de acordo com o seu público-alvo. Cada segmento do mercado tende a se dar melhor com determinados canais, sejam eles as redes sociais, televisão, ou outros. O importante aqui é escolher os meios de comunicação que melhor se adéquam aos hábitos do seu público e apresentam maior alcance dentro dele.

Para tomar essa decisão, primeiro você deve fazer uma pesquisa. Compare diferentes espaços e redes sociais, veja quais deles apresentam maior presença do seu público e onde você pode obter a melhor taxa de resposta.

Alinhe sua equipe em relação aos objetivos e valores da empresa

Em muitos casos, os problemas de frustração ou desalinhamento da equipe são resultado de algum desentendimento com relação aos valores e objetivos do seu negócio. Para ter uma boa gestão de imagem, é necessário explicar diretamente aos seus colaboradores o que seu negócio busca e qual é o papel deles para alcançar tais metas.

Dessa forma, cada indivíduo pode se posicionar melhor para contribuir com esse processo, além de saber como ele se encaixa no conjunto de valores da empresa. Pode parecer pouco, mas isso tem grande impacto em sua produtividade.

Use técnicas de ambientação na sua loja

Por fim, você pode incluir pequenas mudanças na sua loja para construir a sua imagem. Certas técnicas, como a organização dos produtos, as cores usadas ou mesmo usar música ambiente, costumam mudar drasticamente a experiência de compra do seu público. Se você souber como colocar isso em prática, logo vai notar o impacto de todas essas mudanças no comportamento dos seus clientes e colaboradores no dia a dia.

Com toda essa informação, você já está bem preparado para começar a fazer a melhor gestão de imagem para sua loja. Fique atento a novas técnicas e sempre se atualize para ficar à frente dos concorrentes!

Gostou dessas dicas? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais e mostre como a imagem de um negócio é importante para seu desempenho.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Frases para loja infantil: 16 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

O que é social commerce: saiba tudo sobre o assunto

Já ouviu falar em social commerce? Muito provavelmente você já deve ter apostado nessa estratégia e nem sequer sabia que era esse o nome dela. Mas, afinal, o que é social commerce? Bastante simples, essa é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade e a conexão com os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Comunicação no varejo: 6 dicas de como fazer

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste basicamente em produzir campanhas para mostrar os preços baixos e as grandes liquidações. Entretanto, essa ideia não poderia estar mais errada.  Isso porque, esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se ele não conseguir se identificar com…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Dica de Campanha para Lojas – Natal

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  11Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Vendarketing: entenda o que é e como implementar esse conceito

O objetivo de toda empresa é crescer. Para isso, é preciso atrair mais clientes para a sua loja ou para comprar sua solução. Além da atração de novas pessoas, é preciso proporcionar boas experiências a fim de fazer os consumidores voltarem e promoverem o negócio para amigos e parentes. Uma das formas de garantir o…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos