A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa na sua empresa.
Como o nome já diz, essa é uma forma de gestão voltada para a melhor construção da imagem da sua empresa. Ela envolve uma série de estratégias e atitudes que contribuem com a construção da sua reputação e identidade, tanto para o público externo quanto para o público interno.
Para ajudar a entender melhor o tema, vamos explicar os benefícios de gerir a sua imagem corretamente e como você pode fazer isso. Acompanhe.
Quais os benefícios de uma boa gestão de imagem?
Como já mencionamos, a imagem da sua marca é tão importante quanto o produto da vitrine. Veja aqui algumas das vantagens que você obtém ao fazer uma boa gestão da sua imagem.
Contribui com a reputação do seu negócio
Naturalmente, a identidade que você transmite vai afetar o que as pessoas pensam do seu negócio. E, por consequência, isso afeta a maneira como os clientes tomam suas decisões de compra. Se você quer maximizar suas vendas, ter uma boa imagem ajuda. Da mesma forma, isso se aplica às negociações com possíveis parceiros. Se a reputação da sua loja for positiva e seus valores bem alinhados, então é mais fácil chegar a um acordo.
Influencia a motivação da equipe
Pode não parecer tão importante a princípio, mas a sua gestão de imagem também afeta diretamente os seus colaboradores. Dependendo da forma como você constrói sua estrutura e dos valores que cultiva, sua equipe pode se tornar mais engajada nas tarefas do dia a dia e obter resultados melhores e mais consistentes. E se você agregar outras ações para melhorar o ambiente de trabalho, vai elevar bastante a satisfação dos seus colaboradores.
Destaca sua empresa dos concorrentes
Um bom trabalho de imagem e divulgação é o que ajuda a criar um diferencial para seu negócio. Considerando que a concorrência em todos os setores é cada vez mais elevada, você precisa de boas táticas para continuar à frente dos concorrentes. Só dessa forma você pode garantir que eles escolham comprar em sua loja em vez de qualquer outra.
Mais consistência nas campanhas de marketing
Algo que prejudica bastante e reputação de uma empresa é o envio de mensagens conflitantes ou contraditórias para o público. Em seu site, há um material, enquanto a loja apresenta outra imagem e as propagandas na TV têm outro caráter.
Essa falta de consistência pode, no mínimo, prejudicar a experiência do cliente e desperdiçar todos os seus esforços de marketing. No máximo, ferir a sua imagem. Ter uma gestão formalizada vai ajudar a manter alguma solidez nesse quesito, o que será importante para a longevidade do seu negócio.
Como fazer a melhor gestão de imagem?
Com todos os benefícios em mente, agora você deve descobrir como colocar essa gestão em prática. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.
Crie uma identidade organizacional
O primeiro passo para ter uma imagem positiva e consistente é conhecer a identidade da sua empresa. Isso inclui os valores que você cultiva, o tipo de público que você busca influenciar, certas emoções e cores associadas à sua marca, entre outras coisas. Delimitar essa identidade ajudará a criar campanhas de varejo mais consistentes, além de revelar quais métodos ou escolhas teriam o impacto desejado em suas vendas.
Invista em endomarketing
O marketing voltado para o público interno da empresa, chamado de “endomarketing”, tem ganhado cada vez mais importância nas grandes empresas. Seu foco está em criar uma imagem positiva do ambiente de trabalho, com ações que ajudam a integrar melhor os colaboradores e mantê-los motivados.
Para isso, você deve estudar seu público interno, entender quais são suas principais demandas e, assim como faria com seus clientes, descobrir como melhor atendê-los. Lembre-se que essas ações têm como objetivo melhorar a produtividade da equipe sem sobrecarregá-los.
Escolha os canais certos
Os canais de comunicação que você usa para fazer sua gestão de imagem afetam bastante seus resultados, variando bastante de acordo com o seu público-alvo. Cada segmento do mercado tende a se dar melhor com determinados canais, sejam eles as redes sociais, televisão, ou outros. O importante aqui é escolher os meios de comunicação que melhor se adéquam aos hábitos do seu público e apresentam maior alcance dentro dele.
Para tomar essa decisão, primeiro você deve fazer uma pesquisa. Compare diferentes espaços e redes sociais, veja quais deles apresentam maior presença do seu público e onde você pode obter a melhor taxa de resposta.
Alinhe sua equipe em relação aos objetivos e valores da empresa
Em muitos casos, os problemas de frustração ou desalinhamento da equipe são resultado de algum desentendimento com relação aos valores e objetivos do seu negócio. Para ter uma boa gestão de imagem, é necessário explicar diretamente aos seus colaboradores o que seu negócio busca e qual é o papel deles para alcançar tais metas.
Dessa forma, cada indivíduo pode se posicionar melhor para contribuir com esse processo, além de saber como ele se encaixa no conjunto de valores da empresa. Pode parecer pouco, mas isso tem grande impacto em sua produtividade.
Use técnicas de ambientação na sua loja
Por fim, você pode incluir pequenas mudanças na sua loja para construir a sua imagem. Certas técnicas, como a organização dos produtos, as cores usadas ou mesmo usar música ambiente, costumam mudar drasticamente a experiência de compra do seu público. Se você souber como colocar isso em prática, logo vai notar o impacto de todas essas mudanças no comportamento dos seus clientes e colaboradores no dia a dia.
Com toda essa informação, você já está bem preparado para começar a fazer a melhor gestão de imagem para sua loja. Fique atento a novas técnicas e sempre se atualize para ficar à frente dos concorrentes!
Gostou dessas dicas? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais e mostre como a imagem de um negócio é importante para seu desempenho.
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