Por Nayara Santos em 18.11.2021

Percepção de marca: Como gerar valor para o consumidor

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado. 

Como a percepção de marca tem um impacto muito grande nas receitas das empresas, ele merece uma atenção especial. Mas, e você? Já se perguntou como sua marca é percebida pelos seus clientes? Que ações você adota para gerar valor para sua marca? E como gerar valor para o consumidor? 

Se você nunca pensou sobre esse tema, não se preocupe, esse texto vai te ajudar bastante! Vamos esclarecer alguns pontos sobre a percepção de marca e como ela influencia os clientes na hora da compra. Continue lendo!

O que é percepção de marca?

A percepção de marca é a forma como o consumidor percebe uma marca. Isso inclui todos os estímulos a que ele é exposto quando está na sua loja, vendo as suas publicações nas redes sociais ou comprando através do site. O consumidor irá observar cores, formas, cheiros, textos, sons, preços, qualidade dos produtos e do atendimento que recebe, além de muitos outros fatores. 

Todos esses elementos irão compor a opinião do consumidor com relação à empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente na decisão de compra dos clientes. Por isso, ao planejar como será a divulgação da sua marca e a comunicação com o cliente é preciso saber exatamente quais sensações e emoções você quer que ele sinta.

Uma comunicação de sucesso precisa considerar tudo isso, além de ser simples e clara, sendo capaz de se conectar com sua audiência. Isso significa passar a imagem que os gestores da empresa querem para o público-alvo certo.

Como a percepção de marca pode impactar nas receitas de uma empresa?

Atualmente os consumidores estão interessados não apenas em comprar produtos, mas em adquirir experiências. As empresas que conseguem proporcionar isso aos seus clientes, têm mais chances de terem sucesso. Ou seja, oferecer uma experiência de qualidade para o cliente terá um impacto direto na forma como ele escolhe gastar seu dinheiro. 

Por exemplo, quando uma empresa consegue prestar um serviço de qualidade e promover a criação de uma conexão emocional com o cliente, isso fará com que ele fique disposto a gastar mais. Por outro lado, quando o ambiente de compras e a experiência são ruins, o cliente desenvolve conceitos negativos relacionados à marca, criando uma percepção negativa que poderá espantar as pessoas.


Ter um consumidor satisfeito é ter um consumidor que acredita na sua marca. Além de ser potencialmente um cliente que comprará mais e com maior frequência, ele muitas vezes falará espontaneamente da marca para seus familiares e amigos Assim, ele ainda te auxilia na divulgação e na atração de novos consumidores.

O que deve ser feito para gerar valor de marca?

Para conseguir gerar valor de marca é importante oferecer ao cliente muito mais do que bons preços e produtos de qualidade. Na interação entre o cliente e a empresa, ou seja, durante a jornada de compras, tudo conta: o atendimento deve ser atencioso; os vendedores devem estar bem informados e serem capazes de esclarecer suas dúvidas; um ambiente agradável para fazer compras; e a loja deve estar bem organizada.

Existem também outras formas de se diferenciar e gerar valor para a marca. Por exemplo, pode se destacar pelo seu histórico de inovação, ou então pela facilidade de uso de seus produtos. Outras marcas constroem seu valor através do envolvimento em causas sociais e ambientais. Muitas investem no design de marca e produtos, nas formas de atendimento, na experiência do cliente na hora da compra, em propagandas, além de diversos outros artifícios, para passar a imagem que querem.

Dicas práticas para gerar valor para o consumidor

Veja agora algumas dicas práticas de como gerar valor para o consumidor e aumentar as suas vendas.

Não venda produtos, resolva problemas

Gerar valor para o consumidor deve começar com a análise do conceito da sua empresa. Isso porque, você pode ter produtos da melhor qualidade, com bom custo benefício, ter lojas nas melhores localizações e mesmo assim o seu negócio não deslanchar. Isso se deve, muito provavelmente, porque você não está conseguindo resolver nenhum problema para os seus clientes e está apenas vendendo produtos.

Vamos fazer uma análise. Imagine que você tenha um restaurante e comida vegetariana. Você vai querer vender sobremesas lacto vegetarianas e veganas? A diversidade do cardápio é grande para que o cliente não enjoe e coma sempre a mesma coisa? Você possui uma seleção especial de massas? Responder a essas perguntas pode te ajudar que tipo de problema você vai querer resolver.

Por outro lado, você pode ter um problema em mente já quando cria a sua empresa. Por exemplo, você quer resolver o problema do dono de pet que sempre esquece de comprar a ração, por isso cria um programa de assinatura que manda a ração escolhida a um intervalo escolhido pelo dono.

Invista na experiência do cliente

Como falamos anteriormente, a experiência do cliente é uma parte importantíssima na busca de como gerar valor para o consumidor. Por isso, desenvolver estratégias para oferecer ao cliente um ambiente diferenciado e agradável é essencial. Isso pode ser feito das seguintes formas: 

  • Rádio interna personalizada: capaz de reproduzir uma trilha sonora que converse com o seu cliente ao mesmo tempo em que reforça a imagem da sua marca. Isso fará com que o cliente associe os momentos que ele passa na sua loja com coisas boas e fará com que ele volte a fazer negócio com você;
  • Bom atendimento: isso significa ter vendedores e atendentes bem treinados, que sejam educados, atenciosos e estejam prontos para ajudar o cliente, mas sem ficar insistindo para eles comprarem algo. Investir em treinamentos para esses profissionais poderá melhorar, e muito, a forma como os clientes percebem a sua marca;
  • Loja organizada: ou seja, os produtos devem estar expostos nas prateleiras, permitindo que os clientes consigam vê-los sem problemas. A loja não deve ter caixas grandes, cartazes ou itens de decoração atrapalhando a circulação de pessoas;
  • Decoração em datas especiais: algumas datas especiais exigem uma decoração própria, como é o caso da Páscoa, do Natal ou de qualquer outra que seja importante para a sua empresa. Por isso, invista na decoração para atrair a atenção dos clientes. Combine a decoração com a trilha sonora e você conseguirá encantar os clientes.

Quer melhorar ainda mais a experiência do cliente na loja? Acesse o nosso e-book gratuito Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Mostre os pontos fortes do seu negócio

Outra forma de conseguir melhorar a percepção da sua marca e gerar valor para o consumidor é mostrando quais são os pontos fortes do seu negócio. O ideal é que você invista na divulgação desses pontos, assim, todas as vezes que o cliente precisar de algo relacionado a ele a sua marca será lembrada.

Por exemplo, você pode ter uma loja de presentes que faça entrega rápida. Assim, se as pessoas esquecerem de comprar o presente com antecedência, elas ainda podem surpreender os amigos e parentes com um presente.

Invista em tecnologia 

Os investimentos em tecnologia podem te ajudar a gerar valor para o consumidor, tanto direta quanto indiretamente. Por exemplo, se você comprou um software para gerenciamento do estoque da loja, isso se refletirá na experiência do cliente e na percepção da marca. 

Isso ocorre porque com o controle de estoque automatizado as chances de faltarem itens no estoque são muito menores. Já que é possível definir limites de estoque e programar avisos para quando esse limite for atingido. Ou seja, você não vai ficar sem produtos importantes para a sua loja e não vai decepcionar o seu cliente.

Já diretamente, você poderá implementar tecnologias que influenciam a experiência do cliente no momento da compra na loja. Isso pode ser feito através de acessos virtuais de compras, disponibilizando a leitura por QR code nas etiquetas, para que o cliente consulte mais informações sobre o produto de interesse, oferecendo PIX para efetuar o pagamento.

Ofereça serviços personalizados

Se o seu negócio permite que você ofereça produtos e serviços personalizados, então você deverá apostar nessa ideia. Afinal de contas, uma das melhores formas de conseguir gerar valor para o consumidor é quando ele sente que tem uma atenção especial da loja.

Por exemplo, em uma loja de roupas, você poderá oferecer o serviço de agendamento de atendimento. Assim, o cliente vai chegar na loja e ter um funcionário à disposição para atendê-lo. Você também pode oferecer a personalização dos itens vendidos, colocando estampas, nomes, frases, ou qualquer outra ideia que o cliente tenha.

Para saber o que a sua empresa poderá oferecer como personalização, faça uma pesquisa de mercado e analise os concorrentes. Sem dúvida alguma você encontrará uma forma de fazer isso que seja única e atraente para os seus clientes.

E então, viu como a percepção de marca pode influenciar as vendas de uma empresa e muitas vezes determinar seu sucesso? Então comece agora mesmo a pensar em formas de gerar valor junto ao seu cliente! E não deixe de comentar aqui em nosso blog o que achou desse tema!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

22 textos de novidades na loja, se inspire

Ter novidades na loja é sempre algo positivo. Afinal, você consegue atrair a atenção de clientes antigos e novos, e fica muito mais fácil convencê-los a ir até uma das suas lojas, não é mesmo? Mas, isso não significa que você não deva se preocupar com os textos para anunciar essas novidades. Esse ponto é…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

A importância do marketing em lojas de materiais de construção

Você, gestor de uma loja de materiais de construção, dá importância para as estratégias de marketing? Sabe como essas estratégias podem te ajudar a atrair clientes e fidelizá-los? Ainda, entende porque essas estratégias podem ajudar a sua loja a ser vista como uma autoridade no ramo? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

10 textos para propaganda de livrarias, confira

Encontrar os textos certos para propaganda de livrarias pode ser um verdadeiro desafio para os gestores desse ramo. Como a qualidade dos livros será a mesma, independentemente da livraria, o ideal é que você foque em outras qualidades da sua loja. Por exemplo, se a sua livraria possui um café, então você pode ressaltar isso…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

24 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como fazer a divulgação de um evento, confira o passo a passo

Saber como fazer a divulgação de um evento é o primeiro passo para conseguir atrair clientes e fazer o seu evento ser um sucesso. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa que os gestores do varejo dominam e, nesses momentos, toda ajuda é bem-vinda. Boa parte do sucesso de um evento está relacionado com o…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação. Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e,…

Por Nayara Santos em 30.10.2019

Varejo de cosméticos: como aumentar as vendas em loja física?

Vivemos um período difícil para o mercado, mas a pandemia de Coronavírus logo passará. Quando esse dia chegar e as lojas começarem a reabrir, o varejo de cosméticos pode conquistar bons resultados e se recuperar dessa fase ruim. E como isso pode se tornar uma realidade? Para aumentar as vendas de sua loja física no…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos