Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado.
Como a percepção de marca tem um impacto muito grande nas receitas das empresas, ele merece uma atenção especial. Mas, e você? Já se perguntou como sua marca é percebida pelos seus clientes? Que ações você adota para gerar valor para sua marca? E como gerar valor para o consumidor?
Se você nunca pensou sobre esse tema, não se preocupe, esse texto vai te ajudar bastante! Vamos esclarecer alguns pontos sobre a percepção de marca e como ela influencia os clientes na hora da compra. Continue lendo!
O que é percepção de marca?
A percepção de marca é a forma como o consumidor percebe uma marca. Isso inclui todos os estímulos a que ele é exposto quando está na sua loja, vendo as suas publicações nas redes sociais ou comprando através do site. O consumidor irá observar cores, formas, cheiros, textos, sons, preços, qualidade dos produtos e do atendimento que recebe, além de muitos outros fatores.
Todos esses elementos irão compor a opinião do consumidor com relação à empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente na decisão de compra dos clientes. Por isso, ao planejar como será a divulgação da sua marca e a comunicação com o cliente é preciso saber exatamente quais sensações e emoções você quer que ele sinta.
Uma comunicação de sucesso precisa considerar tudo isso, além de ser simples e clara, sendo capaz de se conectar com sua audiência. Isso significa passar a imagem que os gestores da empresa querem para o público-alvo certo.
Como a percepção de marca pode impactar nas receitas de uma empresa?
Atualmente os consumidores estão interessados não apenas em comprar produtos, mas em adquirir experiências. As empresas que conseguem proporcionar isso aos seus clientes, têm mais chances de terem sucesso. Ou seja, oferecer uma experiência de qualidade para o cliente terá um impacto direto na forma como ele escolhe gastar seu dinheiro.
Por exemplo, quando uma empresa consegue prestar um serviço de qualidade e promover a criação de uma conexão emocional com o cliente, isso fará com que ele fique disposto a gastar mais. Por outro lado, quando o ambiente de compras e a experiência são ruins, o cliente desenvolve conceitos negativos relacionados à marca, criando uma percepção negativa que poderá espantar as pessoas.
Ter um consumidor satisfeito é ter um consumidor que acredita na sua marca. Além de ser potencialmente um cliente que comprará mais e com maior frequência, ele muitas vezes falará espontaneamente da marca para seus familiares e amigos Assim, ele ainda te auxilia na divulgação e na atração de novos consumidores.
O que deve ser feito para gerar valor de marca?
Para conseguir gerar valor de marca é importante oferecer ao cliente muito mais do que bons preços e produtos de qualidade. Na interação entre o cliente e a empresa, ou seja, durante a jornada de compras, tudo conta: o atendimento deve ser atencioso; os vendedores devem estar bem informados e serem capazes de esclarecer suas dúvidas; um ambiente agradável para fazer compras; e a loja deve estar bem organizada.
Existem também outras formas de se diferenciar e gerar valor para a marca. Por exemplo, pode se destacar pelo seu histórico de inovação, ou então pela facilidade de uso de seus produtos. Outras marcas constroem seu valor através do envolvimento em causas sociais e ambientais. Muitas investem no design de marca e produtos, nas formas de atendimento, na experiência do cliente na hora da compra, em propagandas, além de diversos outros artifícios, para passar a imagem que querem.
Dicas práticas para gerar valor para o consumidor
Veja agora algumas dicas práticas de como gerar valor para o consumidor e aumentar as suas vendas.
Não venda produtos, resolva problemas
Gerar valor para o consumidor deve começar com a análise do conceito da sua empresa. Isso porque, você pode ter produtos da melhor qualidade, com bom custo benefício, ter lojas nas melhores localizações e mesmo assim o seu negócio não deslanchar. Isso se deve, muito provavelmente, porque você não está conseguindo resolver nenhum problema para os seus clientes e está apenas vendendo produtos.
Vamos fazer uma análise. Imagine que você tenha um restaurante e comida vegetariana. Você vai querer vender sobremesas lacto vegetarianas e veganas? A diversidade do cardápio é grande para que o cliente não enjoe e coma sempre a mesma coisa? Você possui uma seleção especial de massas? Responder a essas perguntas pode te ajudar que tipo de problema você vai querer resolver.
Por outro lado, você pode ter um problema em mente já quando cria a sua empresa. Por exemplo, você quer resolver o problema do dono de pet que sempre esquece de comprar a ração, por isso cria um programa de assinatura que manda a ração escolhida a um intervalo escolhido pelo dono.
Invista na experiência do cliente
Como falamos anteriormente, a experiência do cliente é uma parte importantíssima na busca de como gerar valor para o consumidor. Por isso, desenvolver estratégias para oferecer ao cliente um ambiente diferenciado e agradável é essencial. Isso pode ser feito das seguintes formas:
- Rádio interna personalizada: capaz de reproduzir uma trilha sonora que converse com o seu cliente ao mesmo tempo em que reforça a imagem da sua marca. Isso fará com que o cliente associe os momentos que ele passa na sua loja com coisas boas e fará com que ele volte a fazer negócio com você;
- Bom atendimento: isso significa ter vendedores e atendentes bem treinados, que sejam educados, atenciosos e estejam prontos para ajudar o cliente, mas sem ficar insistindo para eles comprarem algo. Investir em treinamentos para esses profissionais poderá melhorar, e muito, a forma como os clientes percebem a sua marca;
- Loja organizada: ou seja, os produtos devem estar expostos nas prateleiras, permitindo que os clientes consigam vê-los sem problemas. A loja não deve ter caixas grandes, cartazes ou itens de decoração atrapalhando a circulação de pessoas;
- Decoração em datas especiais: algumas datas especiais exigem uma decoração própria, como é o caso da Páscoa, do Natal ou de qualquer outra que seja importante para a sua empresa. Por isso, invista na decoração para atrair a atenção dos clientes. Combine a decoração com a trilha sonora e você conseguirá encantar os clientes.
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Mostre os pontos fortes do seu negócio
Outra forma de conseguir melhorar a percepção da sua marca e gerar valor para o consumidor é mostrando quais são os pontos fortes do seu negócio. O ideal é que você invista na divulgação desses pontos, assim, todas as vezes que o cliente precisar de algo relacionado a ele a sua marca será lembrada.
Por exemplo, você pode ter uma loja de presentes que faça entrega rápida. Assim, se as pessoas esquecerem de comprar o presente com antecedência, elas ainda podem surpreender os amigos e parentes com um presente.
Invista em tecnologia
Os investimentos em tecnologia podem te ajudar a gerar valor para o consumidor, tanto direta quanto indiretamente. Por exemplo, se você comprou um software para gerenciamento do estoque da loja, isso se refletirá na experiência do cliente e na percepção da marca.
Isso ocorre porque com o controle de estoque automatizado as chances de faltarem itens no estoque são muito menores. Já que é possível definir limites de estoque e programar avisos para quando esse limite for atingido. Ou seja, você não vai ficar sem produtos importantes para a sua loja e não vai decepcionar o seu cliente.
Já diretamente, você poderá implementar tecnologias que influenciam a experiência do cliente no momento da compra na loja. Isso pode ser feito através de acessos virtuais de compras, disponibilizando a leitura por QR code nas etiquetas, para que o cliente consulte mais informações sobre o produto de interesse, oferecendo PIX para efetuar o pagamento.
Ofereça serviços personalizados
Se o seu negócio permite que você ofereça produtos e serviços personalizados, então você deverá apostar nessa ideia. Afinal de contas, uma das melhores formas de conseguir gerar valor para o consumidor é quando ele sente que tem uma atenção especial da loja.
Por exemplo, em uma loja de roupas, você poderá oferecer o serviço de agendamento de atendimento. Assim, o cliente vai chegar na loja e ter um funcionário à disposição para atendê-lo. Você também pode oferecer a personalização dos itens vendidos, colocando estampas, nomes, frases, ou qualquer outra ideia que o cliente tenha.
Para saber o que a sua empresa poderá oferecer como personalização, faça uma pesquisa de mercado e analise os concorrentes. Sem dúvida alguma você encontrará uma forma de fazer isso que seja única e atraente para os seus clientes.
E então, viu como a percepção de marca pode influenciar as vendas de uma empresa e muitas vezes determinar seu sucesso? Então comece agora mesmo a pensar em formas de gerar valor junto ao seu cliente! E não deixe de comentar aqui em nosso blog o que achou desse tema!
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