Por Nayara Santos em 06.10.2023

Tecnologia no varejo: 16 tendências para 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Não importa se estamos chegando em 2024 ou em 2050, apostar em tecnologia virou algo essencial para o varejo.De fato, com o crescimento acelerado do mercado, identificar o que seu negócio precisa para funcionar de maneira otimizada faz toda a diferença na experiência dos consumidores e na lucratividade da sua loja.

O mais indicado, nesse caso, é ficar por dentro de todas as novidades para garantir um olhar estratégico na hora de tirar as ideias do papel e implementar as tecnologias que serão realmente efetivas no seu dia a dia. Como resultado, ao combinar qualidade dos produtos com bons preços e praticidade, as ferramentas tecnológicas são capazes de revolucionar os lucros e ainda tornar o serviço referência.

Portanto, não perca mais tempo e confira quais serão as tendências para apostar em 2024. Boa leitura!

Tecnologias em destaque no varejo

Confira a seguir quais serão as tendências do varejo para 2024 e comece a se preparar agora mesmo!

1. Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar e, sem dúvida alguma, será cada vez mais empregada nas empresas. Um dos grandes desafios do varejista talvez seja aprender a usar os dados gerados de maneira otimizada e eficiente. 

Por conta disso, a IA provavelmente será considerada uma das principais aliada na hora de automatizar processos de trabalho, usar melhor os recursos disponíveis e ter uma visão estratégica da área de atuação. Isso vai acontecer não apenas porque a IA conseguirá processar informações rapidamente, mas sim porque ela te ajudará a entender padrões que talvez passassem despercebidos.

As principais formas que a IA irá beneficiar o varejo são:

  • Armazenamento e análise do histórico de compras: isso permitirá antecipar ações corretivas e compreender melhor o comportamento do cliente. Nem sempre é fácil entender porque dois consumidores com o mesmo perfil compram (e que pertenceriam ao mesmo público-alvo), possuem comportamento totalmente distinto. Com a IA, analisar esses comportamentos ficará mais fácil e te possibilitará entender o que leva a essas mudanças;
  • Influenciar o comportamento do cliente: o machine learning é um dos principais exemplos de IA que podem ser utilizados para influenciar o comportamento do consumidor. Assim, quando ele entender as combinações de produtos mais procuradas pelos consumidores, em diferentes épocas do ano, o software poderá gerar uma lista de recomendações com base em compras anteriores similares. Esse conhecimento poderá orientar os vendedores em quais produtos oferecer ao cliente, dando recomendações precisas;
  • Previsões mais acertadas: a IA é capaz de utilizar o histórico de vendas e informações do banco de dados, prevendo com precisão as vendas de produtos nos próximos 3 meses ou mais. Isso considerando variáveis externas, como indicadores econômicos. Além disso, ela te ajuda a determinar o melhor momento para reabastecer, evitando problemas de reposição, mantendo produtos populares disponíveis, e otimizando a gestão de estoque.

2. Chatbot, uma importante ferramenta no atendimento ao cliente

Seja no ponto de vendas físico ou no varejo digital é indispensável otimizar a experiência do cliente. Se o seu negócio optar por processos de vendas engessados, certamente, vai acabar perdendo dinheiro e espaço para a concorrência. Para lidar com isso, o investimento em tecnologia deve ser uma das prioridades organizacionais em 2024.

Por mais popular que pareça, o chatbots ainda não é parte do site da grande maioria dos e-commerces no Brasil. Seja por desconhecimento ou por considerar essa ferramenta dispensável, muitas empresas ainda preferem utilizar outras ferramentas para contato do cliente.

Entretanto, o chatbot ajuda a otimizar o processo de atendimento ao cliente e até mesmo a fechar vendas. Afinal, ele permite que o cliente tire dúvidas rapidamente, sem precisar ficar procurando por informações no site.


Por exemplo, o consumidor pode ter dúvidas quanto ao prazo de entrega, basta perguntar no chatbot. Assim, a dúvida é respondida em segundos e o cliente pode optar por finalizar a compra. Ou seja, você estará oferecendo uma melhor experiência para o cliente, ao mesmo tempo que otimiza o processo de compras e aumenta as suas vendas.

3. Blockchain

Muito comentado no passado, o Blockchain promete chegar com tudo no varejo de todos os formatos em 2024. Na prática, se trata de uma tecnologia de registro distribuído que busca a descentralização como medida de segurança e confiança de dados. Com isso, as empresas tornam muito mais seguro o armazenamento de dados do público em seu sistema interno de cadastro e vendas.

Todo o processo é composto por dados distribuídos com o objetivo de criar um sistema sigiloso de software que permite se conectar com fornecedores, compradores e outras estratégias de relacionamento. Desta forma, o risco de vazamento de dados pessoais dos clientes e internos da empresa é reduzido.

O grande benefício, no entanto, está em utilizar o Blockchain como uma forma de evitar falsificações de produtos e o rastreio de bens comercializados pela empresa. Sendo assim, a segurança combinada com qualidade se torna o carro-chefe do negócio e desperta o interesse de parcerias interessantes.

Vale a pena reforçar que, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é fundamental ficar atento a medidas para prevenir o que dados sigilosos dos clientes vazem. E, caso isso aconteça, é preciso ter um plano de contingência. Portanto, fique atento a essa tecnologia.

4. Realidade virtual (RV) e Realidade aumentada (RA)

Antes de mais nada, precisamos definir esses dois termos de tecnologias que se tornarão cada vez mais relevantes no varejo em 2024. 

A realidade virtual (RV) é o nome dado quando o usuário fica totalmente imerso em um espaço digital. Isso é possível com o uso de óculos de RV e controles que seriam as mãos neste ambiente. Basta imaginar aquela famosa cena de andar na montanha russa com o óculo de RV. Você é transportado para o novo ambiente.

Em contramão, a realidade aumentada (RA) proporciona ao usuário a possibilidade de mesclar elementos virtuais e realidade. Provavelmente, um dos exemplos mais fáceis de serem assimilados é o jogo Pokémon GO. Com a utilização da câmera e do GPS do celular, há a impressão de que os pokémons capturados estão na sala da sua casa, ou na rua.

As duas tecnologias podem ser utilizadas para oferecer uma experiência de compra lúdica, proporcionando ao consumidor a possibilidade de se ver em um determinado ambiente, ou experimentar como um item ficaria na sua casa.

Por exemplo, uma loja de móveis poderia utilizar as duas tecnologias para mostrar aos clientes como um determinado projeto ficaria (com o uso da RV), ou como aquele sofá lindo se acomodaria na sala da casa (com o uso da RA).

5. Personalização dos produtos

Cada vez mais os consumidores estão buscando soluções que sejam mais personalizadas e menos feitas para a massa. Por isso, personalizar um produto é a chance de vender algo único e com valor agregado ao seu cliente, permitindo até mesmo cobrar um pouco mais por isso. 

Vale a pena dizer que a personalização de itens vai muito além de escolher a cor ou a estampa. O ideal é que o produto personalizado dê ao cliente a possibilidade de criar um modo de uso que se encaixe perfeitamente com as suas necessidades, como no caso de veículos ou eletrodomésticos.

Não tem ideia de como fazer a personalização dos produtos de forma criativa? Não tem problema, veja alguns exemplos para se inspirar:

  • Bolos com imagens e mensagens escolhidas pelo cliente;
  • Clubes de assinaturas em que o cliente pode escolher o que ele vai receber (dentre alguns produtos determinados pela empresa);
  • Calendários com fotos e mensagens;
  • Canetas, canecas e camisetas, dentre outros.

Vale a pena dizer que é preciso ouvir o cliente e entender o que ele espera da sua marca e quais personalizações seriam interessantes para ele. Desta forma, você poderia oferecer soluções realmente atrativas e que te ajudarão a vender mais.

6. Soluções na nuvem

Se você é um usuário ativo de internet, já deve ter ouvido falar da nuvem. Esse tipo de recurso tecnológico, realizado no Cloud, faz muita diferença no setor varejista por permitir compartilhar informações com toda a equipe em tempo real e fazer alterações sempre que necessário de qualquer lugar.

Saiba que até mesmo os empresários que não estão completamente ligados à internet em seus negócios precisam ter armazenamentos na nuvem para melhorar a gestão do empreendimento. Dessa forma, fica mais fácil impulsionar o desejo de compra independentemente do canal de vendas em que ele esteja inserido.

Além da vantagem para o consumidor, você também precisa entender quais as vantagens de utilizar as soluções em nuvem na sua empresa. Optando por essa tecnologia é possível reduzir o tempo de disponibilização de informação, a redução de papéis na rotina, e consequentemente que algum deles se extraviem.

Mas, é preciso ficar atento para escolher uma opção confiável e que ofereça segurança tanto para a sua empresa, quanto para os seus clientes. Lembrando que a LGPD foi implementada no país e você precisa ser capaz de atendê-la. O que significa ter um plano de como os dados serão gerenciais e de quais medidas serão tomadas em caso de vazamento de informações.

Vale a pena mencionar que escolher uma opção segura também é fundamental para a sua empresa. Afinal, não apenas os dados dos clientes podem cair nas mãos erradas sem a devida segurança, mas os da sua empresa também.

Uma coisa é certa, a tecnologia veio para ficar. Fugir dela apenas atrasará o desenvolvimento e o sucesso da sua empresa. Portanto, procure soluções confiáveis, seguras e tome todas as precauções necessárias para evitar problemas com vazamento de dados.

7. Experiência omnichannel

Para se destacar no mercado de vendas, é preciso marcar presença em múltiplos canais de vendas. Assim, a empresa consegue alcançar um número maior de compradores do que o almejado inicialmente na criação do planejamento. Chamada de estratégia omnichannel, representa a possibilidade de ir até o cliente em diferentes tipos de plataformas.

O principal objetivo, aqui, é que a empresa tenha atenção especial com os fornecedores e parceiros para criar o formato ship from store em que as vendas online e física estão completamente integradas. Ou seja, o consumidor pode comprar no e-commerce e retirar o seu pedido sem pagar frete na loja ou até mesmo realizar a troca depois de experimentá-lo.

Vale a pena dizer que o frete gratuito é um importante fator decisivo para os consumidores que fazem compras online. Inclusive, muitos clientes pagam um pouquinho mais pelos produtos, apenas para ter o frete gratuito. 

Oferecer ao cliente a possibilidade de retirar o item adquirido na loja, sem pagar pelo frete, pode te ajudar a aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que apresenta a sua loja para ele. Assim, você o estimula a ir visitar o estabelecimento, ter contato com os produtos, com o ambiente da loja e o atendimento oferecido. 

Fazendo  com que a sua experiência seja boa nesta etapa da jornada de compras, pode deixar o cliente curioso para retornar e conferir os itens que você vende com mais cuidado. Portanto, não subestime essa estratégia.

8. Rádio interna personalizada

A nossa próxima dica de tecnologia para ser utilizada no varejo é a rádio interna personalizada. Isso mesmo que você leu, você pode ter uma rádio única na sua loja, reproduzindo as músicas que combinam com a sua marca e com o seu cliente, sem precisar depender de streamings de música e sem propagandas no meio da programação musical.

A música ambiente pode ser uma poderosa aliada na hora de oferecer um ambiente de compras único para os seus clientes. Isso porque, com ela você consegue reforçar a identidade da sua marca, deixando ainda mais clara qual é a mensagem que você quer passar.

Por exemplo, uma loja de produtos infantis deve ter músicas que agrade tanto aos pequenos consumidores, quanto aos tomadores de decisão, os adultos. E, você já deve estar imaginando que isso não é possível com uma playlist qualquer.

Além disso, também é possível influenciar o comportamento do cliente com apenas com a trilha sonora certa. Se você quiser que o cliente fique mais tranquilo e passe mais tempo na sua loja, o ideal é tocar uma música em um ritmo mais tranquilo. Por outro lado, em alguns momentos, dependendo do movimento da loja e da energia dos clientes, músicas em ritmos mais acelerados podem ser mais interessantes.

Outra grande vantagem dessa tecnologia no varejo é a possibilidade de reproduzir os anúncios da sua loja ou das marcas parceiras. Assim, todos os clientes podem ouvir os anúncios e saber quais são as promoções, o horário de funcionamento da loja em datas especiais, regras de sorteios, ou qualquer outro anúncio que você acha interessante. 

Por último, mas não menos importante, quando a música reproduzida na loja combina com o cliente, cerca de 96% vão lembrar da sua marca. Outro ponto positivo, em torno de 35% dos clientes vão passar mais tempo na loja se a música for agradável e 14% vão comprar mais. Conheça todos os detalhes da influência que a música pode ter na sua loja clicando aqui.

9. Redes sociais

Foi-se o tempo em que dava para se destacar no varejo estando fora das redes sociais. Hoje em dia os clientes estão em busca de algo mais do que simplesmente fazer compras em uma loja que eles gostam, eles querem se relacionar com marcas com personalidade e que eles se identificam. Por isso, as redes sociais vêm assumindo um papel cada vez mais importante para atrair e fidelizar clientes.

Com as redes sociais você consegue ter um contato bastante próximo com o cliente, permitindo que ele conheça os bastidores da sua loja, a personalidade de cada membro da sua equipe de vendas, as novidades da loja, as ofertas e muito mais. Sem falar que o retorno que a sua marca tem é praticamente imediata. Ou seja, você faz uma publicação e em seguida já pode ter likes e comentários dos clientes. 

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes se escolher utilizar essa tecnologia no varejo. Primeiramente, você deve ter um planejamento para fazer as publicações, criar um roteiro do que será falado e postado, quais assuntos serão abordados e como você fará o cliente se engajar com o conteúdo.

O Instagram oferece ferramentas excelentes como os stories, em que você publica pequenos vídeos. Também é possível fazer pesquisas de satisfação através das caixas de perguntas ou de enquetes. 

Vale a pena dizer que levar conteúdo que seja útil para os clientes ajuda bastante no engajamento. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode ensinar o cliente a cuidar melhor das peças, ou dar dicas de looks; se tem um salão de beleza, pode dar dicas de maquiagem, produtos para cuidados dos cabelos, ou ainda tendências de desenhos e cores para as unhas. 

Lembre-se apenas de que é preciso constância e tempo para interagir com os seguidores. Assim, eles se tornarão admiradores da sua marca e a verão como uma referência no mercado.

10. Automação de marketing

Outra tendência de tecnologia no varejo é a automação do marketing. Para entender onde ela pode ser empregada é importante lembrar de alguns processos que são realizados para atrair, fidelizar e reter clientes, tais como envio de e-mails, newsletters e mensagens por SMS ou WhatsApp.

Esse é um trabalho que pode consumir bastante tempo dos profissionais do marketing, portanto, utilizá-lo através da automação pode ser uma saída bastante interessante. Assim, você não precisará mais ter diversos profissionais trabalhando no envio de e-mails, podendo direcioná-los para outras atividades que talvez sejam mais interessantes para a sua empresa. 

Além disso, quando esses processos são automatizados é possível fazer análises dos resultados mais facilmente. Por exemplo, você pode mandar newsletters para os seus clientes, contando as novidades ou com as ofertas do período, mas você sabe exatamente quantas estão convertendo em vendas? Quando o processo é feito de forma automatizada, e através de softwares de gerenciamento, fica mais fácil saber se essa estratégia realmente está surtindo algum efeito.

11. Investir em marketing digital

A nossa última dica de tecnologia no varejo é o marketing digital. Inclusive, ela pode ser trabalhada muito próxima com a automação de marketing e as redes sociais. Isso porque, ela associa toda forma de divulgação da sua empresa através das plataformas digitais.

Entretanto, nesta seção vamos falar de outras estratégias, os anúncios pagos. Isso porque, você até pode conseguir engajamento e tráfego no seu site e loja virtual de forma passiva, apenas com a produção de conteúdo e otimização do site por SEO. Entretanto, se você quiser obter resultados mais rápido, você também pode fazer anúncios pagos nos sites, mecanismos de busca e até mesmo nas redes sociais.

Aproveite que esses anúncios permitem o direcionamento do público para o qual o anúncio será exibido. Você pode escolher gênero, idade, localização geográfica e qual horário o seu anúncio será exibido. Assim, você consegue acertar em cheio as pessoas que estariam  realmente interessadas na sua marca e nos seus produtos, sem falar na possibilidade de criar campanhas diferentes, conforme o público-alvo.

12. Metaverso

Se você nunca ouviu falar em metaverso, então nós vamos destrinchar o assunto para você entender e poder ficar por dentro do que será tendência no varejo em 2024. O termo é utilizado para indicar um mundo virtual, que busca replicar a realidade, incluindo até mesmo a compra de terrenos e casas virtuais.

Ele é o resultado da união de três tecnologias diferentes: internet, realidade virtual e realidade aumentada. Com a possibilidade de criar cidades inteiras, você deve ficar atento para garantir o seu espaço no metaverso, podendo ser um novo ponto de contato com os seus clientes.

Ainda não acredita nisso? Não tem problema, mas algumas empresas já estão apostando nele e querem garantir o seu espaço virtual desde já. Por exemplo, a Americanas S.A. já tem a sua loja no metaverso do TA Roleplay (GTA RP). Desta forma, ela pode interagir com os usuários (público gamer) neste mundo virtual.

Pensando que muitos consumidores preferem fazer compras online, essa pode ser uma forma interessante e inovadora de aumentar as suas vendas e fidelizar alguns clientes.

13. Atender a demanda da Geração Z

A geração Z é sociologicamente formada pelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Esse público está ganhando cada vez mais poder aquisitivo e, portanto, formando um grupo de consumidores importante para o varejo, o que significa que você precisa ficar atento à demanda que eles geram se quiser conquistá-los.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Mercado Livre mostrou que 25% dos clientes que fazem compras durante a Black Friday fazem parte desta geração. Portanto, não dá para brincar em serviço, é preciso conhecer esse público e as suas demandas.

Outra característica importante desta geração é que eles também utilizam usuários assíduos da internet e de algumas redes sociais, como é o caso do Tik Tok. Portanto, se a sua marca tem esse público-alvo, é fundamental marcar presença nessa rede. Sem falar que você também deve se preocupar em oferecer a esses clientes a possibilidade de fazer compras utilizando o aplicativo da sua marca ou a sua loja virtual.

14. Processos cada vez mais automatizados

A próxima tendência no varejo para 2024 que vamos falar é a automação de processos. Claro que você já sabe que fazer o controle do estoque ou do fluxo de caixa utilizando a tecnologia é essencial para o bom desempenho da sua empresa. Entretanto, com os avanços tecnológicos, isso fica cada vez mais evidente.

E aqui vale uma dica importantíssima, como falamos, a Geração Z está ganhando mais espaço como consumidor e logo se tornará os principais clientes da sua empresa. Eles estão interessados em interagir com as marcas de forma virtual, portanto, você pode oferecer isso a eles.

Por exemplo, elimine os papéis da sua empresa, passe a enviar apenas e-mails e notificações no celular (aplicativo ou WhatsApp) com as promoções da sua loja. Disponibiliza catálogos virtuais de fácil consulta no seu site, não emita uma nota fiscal física, mas a envie por e-mail para o cliente, e assim por diante.

Desta forma, você conquistará não apenas os consumidores dessa geração, mas também todos aqueles que possuem uma preocupação ambiental.

15. NFT

Quer criar um clube exclusivo para os seus clientes? Então que tal apostar nos NFTs (non-fungible token) para isso? Eles nada mais são do que pequenas peças de arte em que há apenas um original, que é o valioso. Ao comprar um NFT, é como se o seu cliente estivesse comprando uma obra de arte.

Pensando no mundo corporativo, é possível criar um clube de exclusividades para os seus clientes. Assim, você poderá realizar eventos voltados apenas para quem tem NFTs. O ideal é que você ofereça apenas alguns deles, podendo ser voltados para diferentes coleções.

Em 2022 e no início de 2023, muito se ouviu falar sobre NFT e o que ele poderia trazer no futuro. Entretanto, atualmente pouco se fala sobre isso, já que o mercado ficou desaquecido. Mas isso não significa que ele morreu, muito pelo contrário, algumas empresas estão começando a apostar nele.

No início, qualquer transação de NFT exigia muitos passos, o que desencorajava a maioria dos usuários. Apesar disso, com a experiência e conhecimento adquirido no passado, hoje esse processo pode ser simplificado, o que levou muitas empresas a adotarem a tecnologia. O resultado tem sido muito bom, contribuindo para a redução dos custos operacionais e aumento nos lucros.

16. Social commerce

A última tendência no varejo para 2024 que vamos falar é o Social Commerce. Ele envolve a relação de compras através das redes sociais. Por exemplo, durante a pandemia, muitos empreendedores se viram de mãos atadas diante da impossibilidade de abrirem as suas lojas. Então, muitos migraram para o online. 

Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente no mundo virtual não é uma das tarefas mais fáceis. Alguns varejistas entenderam que as redes sociais poderiam ser uma saída interessante e começaram a apostar nisso. 

O resultado foi que muitas pessoas começaram a fazer lives para mostrar os seus produtos, entrevistar pessoas que gostavam da marca, e falar sobre as vantagens de adquirir os seus produtos. Com isso, muitas compras foram feitas pelas redes sociais, seja no market place que elas oferecem, ou através de links que levam até o site de compras.

Portanto, você deve aproveitar essa onda e focar no social commerce para o próximo ano. Inclusive, essa é uma forma interessante de manter os clientes interessados na sua loja e nas novidades que você traz. Afinal, nas redes eles conseguem realmente interagir com a marca, como falamos anteriormente.

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