Por Nayara Santos em 24.01.2024

Como funciona a rádio online? Veja se é a melhor opção

Por Nayara Santos em 24.01.2024

As rádios online revolucionaram o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas. Mas, essa revolução chegou também às empresas do varejo que utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado. 

Com o passar do tempo, a rádio online passou a ser uma ferramenta essencial na vida das pessoas e do varejo. Afinal, ela ajudava a tornar o dia das pessoas melhor, e a garantir o sucesso de diversos empreendimentos, nos mais variados ramos de atuação.

Isso aconteceu porque a música é um elemento muito importante na hora de fazer a ambientação do seu estabelecimento. Isso porque ela ajuda a direcionar a decisão de um cliente de comprar um produto ou de deixar a sua loja. Portanto, quando você, gestor, possui total controle sobre a rádio online, poderá aumentar as suas vendas.

Ainda não conseguiu entender como a rádio online pode revolucionar o seu negócio ou mesmo como implementá-la na sua empresa? Então não perca mais tempo e confira o texto a seguir. Nele você entenderá melhor o valor que essa ferramenta do marketing sensorial pode fazer pelo seu negócio. Boa leitura!

O que é uma rádio online?

Como o nome já antecipa, uma rádio online é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las. Esse sistema existe há bastante tempo e é utilizado por milhões de usuários da internet.

Mas, se a princípio a rádio online era utilizada apenas para distrair, alegrar ou ajudar as pessoas a se concentrarem, agora ela também é utilizada em estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos de atividades. Isso foi possível graças à evolução da qualidade de internet, ao avanço das tecnologias e, claro, à compreensão dos experts em marketing sobre a influência da música.

A rádio online funciona de uma forma bastante semelhante às tradicionais, porém algumas empresas ainda decidiram inovar e oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar o conteúdo. Isso é válido tanto para músicas quanto para anúncios comerciais e até mesmo para a criação de vinhetas.

Assim, a rádio online se tornou um canal de comunicação bastante robusto para um estabelecimento comercial ter, podendo trazer uma série de benefícios para o seu modelo de negócio. Falaremos em detalhes sobre isso no próximo tópico.

Por exemplo, ao criar uma programação musical conforme o perfil do público-alvo, da persona do seu negócio, isso acaba gerando um impacto positivo nos clientes e aumenta as chances de fidelizá-los. Ou seja, você terá controle de tudo o que o seu cliente escuta na sua loja, desde as músicas que compõem a playlist, até os anúncios que serão reproduzidos ao longo da programação musical.

Será que ter uma rádio online vale a pena mesmo?

Antes de te contarmos mais sobre as vantagens de ter uma rádio online, é preciso deixar claro que você não deve enxergá-la como uma moda passageira. Muito pelo contrário, ela é capaz de agregar valor ao seu negócio e fazer com que você se destaque da concorrência.


Inclusive, essa é uma tendência cada vez mais difundida entre os varejistas. Isso aconteceu graças a todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa e que te contaremos a seguir.

Custos baixos de implantação

Quando falamos em implementar uma nova tecnologia na loja do varejo a primeira coisa que geralmente passa pela cabeça do gestor é o custo que isso terá. Essa preocupação é absolutamente natural, afinal, manter a saúde financeira da empresa é um dos principais papéis do gestor.

A boa notícia é que, apesar de ter tanta tecnologia associada a ela, a rádio online não exige um grande investimento. Ou seja, você pode, sim, ter a sua rádio e não será preciso comprometer o seu caixa para isso. 

Sem falar que há um excelente custo-benefício, trazendo vantagens decisivas para o sucesso da sua empresa. Portanto, a rádio online deve ser vista como um investimento e não um custo extra.

As boas notícias não param por aí, a rádio online também não exige grandes gastos com manutenção, já que pode funcionar de maneira plena sem necessitar de ajustes contínuos. A recomendação é ficar de olho no sistema de som utilizado para a reprodução das músicas e distribuição do som no ambiente, pois esses equipamentos podem requerer algum tipo de manutenção periódica.

Aumento de identificação do cliente com a marca

Cada vez mais os consumidores estão em busca de marcas que tenham os mesmo posicionamento, visões de mundo e ideais que eles. Isso trouxe a necessidade de uma certa humanização das marcas, que ao mostrar no que elas acreditam facilitam a conexão com o consumidor.

Portanto, ter o tom de voz certo ajuda a se comunicar com os clientes, mas se as visões não forem as mesmas, com o tempo ele perderá o interesse. Encontrar formas de mostrar isso aos consumidores te ajudará a criar uma comunidade em torno da sua marca.

Esse público está interessado em tudo o que a sua empresa faz e serão defensores espontâneos dela. Provavelmente, um dos melhores exemplos de comunidades em torno de marcas é a Apple. Geralmente as pessoas utilizam o celular, mas acabam adquirindo computadores, Ipad e muitos outros produtos.

Ainda, podemos citar outras marcas que fazem o mesmo, como a Harley-Davidson e a cultura do motociclismo, ou então o NuBank, o PlayStation e muitas outras. E, como você já deve imaginar, ter uma rádio online pode ser apenas o primeiro passo para conseguir criar a sua comunidade.

Ao assumir o controle da rádio online e do que é reproduzido na sua loja, você poderá criar esse primeiro laço e permitir que o consumidor se conecte com a marca. As músicas certas o deixarão mais relaxados e abertos a escutarem mais sobre a missão e os valores da marca.

E isso pode ser facilmente feito com anúncios veiculados na rádio. Ou seja, além de conseguir anunciar as promoções e novidades do estabelecimento, você também pode contar mais sobre a sua marca e incentivar o cliente a interagir com ela nas redes sociais, ou mesmo conversando com os vendedores.

Visibilidade da marca

A próxima vantagem de ter uma rádio online é que você consegue aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, não importa se o cliente está na sua loja ou vendo um banner dela em um site, o importante é que você desenvolva estratégia para conseguir manter a sua marca sempre visível e a primeira opção de compras do cliente.

E, como não poderia deixar de ser, a rádio online pode ser utilizada justamente com essa finalidade. Como falamos anteriormente, quando você controla a programação da sua rádio, é você que escolhe o que será veiculado. 

Assim, é possível inserir spots comerciais do seu negócio, nem que seja uma vinheta rápida com o nome e o slogan da sua marca, além da criação da identidade sonora. Esse reforço constante será essencial para o seu alcance aumentar. E, como falamos anteriormente, ajudar a se conectar com o cliente e a lembrar sempre da sua marca.

Com uma boa ambientação, você consegue oferecer aos consumidores um ambiente de compras agradável, no qual eles se sentem bem. Desta forma, ele fica mais relaxado e tranquilo, o que o deixa mais suscetível à influência das músicas e dos anúncios.

Ou seja, eles estarão mais dispostos a escutar o que você tem a dizer. Isso te ajuda a fidelizá-los e, quando isso acontece, eles se tornam disseminadores espontâneos da sua marca. E, quanto mais eles falarem sobre ela, maior será a visibilidade da sua marca.

Por falar em cliente fiel, que tal conhecer outras estratégias para encantar os consumidores que visitam a sua loja? Temos um e-book com tudo o que você precisa fazer para ficar na mente dos consumidores. Confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo

Venda de anúncios

Como já falamos anteriormente, a rádio online é um novo canal de comunicação sobre o qual você tem total controle. Ou seja, além de escolher as músicas e os anúncios que serão reproduzidos, você também pode vender espaço publicitário em sua rádio online e ganhar dinheiro com isso.

Esse espaço publicitário pode ser voltado para lojas parceiras, ou mesmo um excelente motivo para começar parcerias. Por exemplo, uma loja de roupas femininas pode fazer parcerias com lojas de calçados, acessórios, salões de beleza, dentre outros.

Ou seja, você estará dando dicas para complementar a aquisição daquele cliente. Isso pode ser visto como um facilitador da jornada de compras. Sem falar que ainda é possível oferecer cupons de desconto para compras nesses outros estabelecimentos.

Aqui vai uma dica importante caso você opte por seguir este caminho: escolha bem as suas parcerias. Isso quer dizer, verifique a reputação da marca, quais os valores e posicionamentos que ela tem e se combinam com o da sua. 

Afinal, uma vez que os anúncios sejam veiculados, você estará ligando a sua marca à parceira, o que gera uma transmissão de autoridade. Portanto, seja seletivo e certifique-se de que você tem parceiros que compartilham as mesmas ideias e ideais.

Maior produtividade da sua equipe de vendas

Que a música influencia os clientes você já deve ter entendido, certo? Mas os benefícios de ter uma rádio online não param por aí. Ela também pode influenciar diretamente na produtividade da sua equipe de vendas

Isso acontece porque quando as pessoas trabalham ouvindo determinados ritmos musicais, ou melodias com determinados níveis de energia, elas ficam mais tranquilas e relaxadas. Além disso, a música também pode ajudar na concentração.

O resultado é que a sua equipe ficará mais focada no trabalho que está sendo realizado, reduzindo os erros humanos. Ainda, as relações interpessoais melhoram e, consequentemente, o clima organizacional fica mais agradável.

E, claro, você precisa lembrar que, se o ambiente de trabalho é melhor, a sua equipe se sentirá mais feliz e até mesmo mais motivada em realizar as tarefas rotineiras. E, se a sua equipe está feliz, até mesmo o atendimento ao cliente fica melhor.

Padronização do ambiente de compras em diferentes unidades

Para os varejistas que possuem diversas unidades, um dos maiores problemas é conseguir padronizar o ambiente de compras. Afinal, a marca é a mesma e cada unidade deve ser capaz de oferecer ao consumidor a mesma atmosfera.

Entretanto, nem sempre é fácil garantir que a trilha sonora nas lojas será a mesma e conseguirá representar a marca. Para conseguir ter controle sobre o que é reproduzido também em outras unidades, a melhor opção é ter uma rádio online.

Com ela você consegue monitorar e controlar as músicas em cada uma das suas lojas. Sem dor de cabeça, sem contratempos e sem medo de errar. Inclusive, você pode até mesmo incluir pequenas mudanças na trilha sonora para garantir que todos os públicos sejam alcançados.

Por exemplo, lojas em diferentes regiões do país podem ter uma playlist que inclua músicas locais. Assim, você aumenta consideravelmente as chances de conseguir se conectar com esses clientes. Inclusive, isso foi o que a LIVE! fez, confira esse case de sucesso aqui.

Como encontrar uma boa solução em rádio online?

Tendo em vista todos os benefícios que uma rádio online pode trazer para o seu estabelecimento, o próximo passo é contratar uma solução que consiga atender às necessidades do seu negócio. Afinal, não basta ter apenas uma seleção musical que toca via streaming, você também precisa poder controlar a programação e adaptá-la ao seu negócio.

Foi justamente para te ajudar a resolver esse problema que a Listenx surgiu. Atuando no mercado brasileiro desde 2003, ela conta com um time de especialistas em música para negócios que te ajuda a criar a programação musical certa para a sua loja.

Com mais de 100 playlists à disposição e a possibilidade de criar playlists exclusivas para a sua loja, você ainda conta com atualizações constantes e uma equipe pronta para te ajudar. Isso sem falar na possibilidade de criar anúncios personalizados com apenas alguns cliques.

Chega de ficar perdendo vendas devido à música da sua loja. Veja a seguir como solicitar o um teste gratuito e começar a conferir de perto todas as vantagens da rádio online.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

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