O surgimento da rádio online veio revolucionar não apenas o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas, mas também como as empresas do varejo utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado. Com o passar do tempo, essa passou a ser uma ferramenta essencial na vida das pessoas e do varejo, essencial para o sucesso de diversos empreendimentos, nos mais variados ramos de atuação.
Isso aconteceu porque a música é um fator muito importante a se considerar na hora de fazer a composição do ambiente do seu estabelecimento. Ela pode ser essencial para reforçar a decisão de um cliente de comprar um produto ou deixar a sua loja. Portanto, quando você, gestor, possui total controle sobre a rádio online, você poderá aumentar as suas chances de sucesso.
Ainda não conseguiu entender como a rádio pode revolucionar o seu negócio ou mesmo como implementá-la na sua empresa? Então não perca mais tempo e confira o texto a seguir. Nele você entenderá melhor o valor que uma rádio online pode trazer para o seu negócio. Boa leitura!
Como o nome já antecipa, uma rádio online é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las. Esse sistema existe há bastante tempo e vem sendo utilizado com milhões de usuários da internet.
Entretanto, agora há um diferencial interessante, já que ela passou a ser utilizada em estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos de atividades. Isso foi possível graças à evolução da qualidade de internet e ao avanço das tecnologias.
A rádio online funciona de uma forma bastante semelhante às tradicionais, porém com a possibilidade de personalização do conteúdo a ser veiculado, podendo ter até anúncios comerciais. Dessa forma, acaba se posicionando como um canal de comunicação bastante robusto para um estabelecimento comercial ter para si, podendo trazer uma série de benefícios para o seu modelo de negócio.
Por exemplo, ao criar uma programação musical conforme o perfil do público-alvo, da persona do seu negócio, isso acaba gerando um impacto positivo nos clientes e aumenta as chances de fidelizá-los. Ou seja, você terá controle de tudo o que o seu cliente escuta na sua loja, desde as músicas que compõem a playlist, até os anúncios que serão reproduzidos ao longo da programação musical.
Antes de te contarmos mais sobre as vantagens de ter uma rádio online, é preciso deixar claro que você não deve enxergar a rádio online como uma moda passageira e que não agregará valor ao seu negócio. Em vez disso, essa é uma tendência cada vez mais difundida graças a todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
Veja a seguir tudo o que você tem a ganhar ao implementar esse serviço em seu negócio.
Quando falamos em implementar uma nova tecnologia na loja do varejo a primeira coisa que geralmente passa pela cabeça do gestor é o custo que isso terá. E essa preocupação é natural, afinal, manter a saúde financeira da empresa é um dos principais papéis do gestor.
A boa notícia é que, apesar de ter tanta tecnologia associada a ela, a rádio online não exige um grande investimento. Ou seja, você pode sim ter a sua rádio e não será preciso comprometer o seu caixa para isso. Sem falar que há um excelente custo-benefício, trazendo vantagens decisivas para o sucesso da sua empresa.
Mas as boas notícias não param por aí, a rádio online também não exige grandes gastos com manutenção, já que pode funcionar de maneira plena sem necessitar de ajustes contínuos. Neste caso, pode ser que o sistema de som utilizado na sua loja para a reprodução das músicas e distribuição do som no ambiente requeira algum tipo de manutenção periódica.
Outro grande diferencial de ter uma rádio online é conseguir agradar o seu público-alvo, por mais diferente que ele seja. Alguns ramos do varejo podem atender clientes com perfis completamente diferentes, como é o caso dos supermercados.
Conseguir deixar todos esses clientes satisfeitos é um grande desafio, mas que não tem como fugir. Por isso, todo gestor deve aprender a lidar com isso da melhor maneira possível e, ter uma rádio personalizada pode ser uma excelente solução.
Entretanto, é comum que os gestores pensem apenas em colocar alguma música na loja e, muitas vezes, escolher as rádios convencionais para isso. Ou então acabam pedindo para algum vendedor escolher as músicas que serão reproduzidas ou ele mesmo faz isso.
Justamente aí que mora o maior perigo. Primeiramente porque o que a rádio convencional reproduz geralmente não reflete a identidade da loja, ou sequer o gosto musical dos clientes. Segundo, as propagandas que serão veiculadas podem acabar levando o cliente para a loja da concorrência.
Por isso ter uma rádio online personalizada é a melhor opção, já que com ela você consegue criar uma playlist exclusiva para a sua loja que é feita pensando no seu cliente. Sem falar que você ainda pode escolher quais os anúncios que serão veiculados, o que, diga-se de passagem, é uma excelente forma de conseguir influenciar o cliente em um momento de compras bastante decisivo.
A próxima vantagem de ter uma rádio online é que você consegue aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, não importa se o cliente está na sua loja ou vendo um banner dela em um site, o importante é que você desenvolva estratégia para conseguir manter a sua marca sempre visível e a primeira opção de compras do cliente.
E, como não poderia deixar de ser, a rádio online pode ser utilizada justamente com essa finalidade. Como falamos anteriormente, quando você controla a programação da sua rádio, então você escolhe o que será veiculado. Assim, é possível inserir spots comerciais do seu negócio, nem que seja uma vinheta rápida com o nome e o slogan da sua marca, além da criação da identidade sonora. Esse reforço constante será essencial para o seu alcance aumentar.
Vale a pena dizer que, quando o cliente está na loja ele fica ainda mais suscetível à influência da rádio e dos spots. Isso acontece porque não apenas você está vinculando os anúncios no momento certo, mas também porque você cria toda uma atmosfera propícia para que o cliente se sinta bem.
Ou seja, a escolha da música, a organização da loja, o atendimento oferecido pela sua equipe de vendas e a iluminação da loja, formam o pacote perfeito para aumentar a visibilidade da sua marca.
Portanto, por mais que o cliente já esteja dentro do seu estabelecimento, é essencial desenvolver formas de reforçar a imagem da sua marca. Isso fará com que ele tenha um melhor conhecimento sobre o sua marca e aumentará as chances de fidelizá-lo ou até mesmo de indicar para os amigos.
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De nada adianta você se preocupar com as músicas que vai reproduzir na sua loja se você não garantir que a qualidade do som também será boa. Caso contrário, você acabará implementando uma estratégia que vai afastar os clientes.
Para entender a importância da qualidade do som para a rádio online basta imaginar dois ambientes. No primeiro deles a qualidade é boa, você consegue ouvir a música com clareza, identificando a melodia e conseguindo até cantar junto (mesmo que mentalmente). Já no outro ambiente há distorções do som, seja porque ela tem um som metalizado, ou porque os agudos e graves estão estourando.
Então, em qual desses dois lugares você passaria mais tempo fazendo compras? Provavelmente você responderá no primeiro, não é mesmo? Justamente por isso que você precisa se preocupar com a qualidade do som que será reproduzido na sua loja. Ninguém quer ficar muito tempo em um local com música distorcida, e o objetivo da rádio é justamente fazer com que o cliente passe mais tempo comprando.
O diferencial aqui é que ao implementar a sua rádio online você pode fazer uma análise de qual sistema de som precisa instalar na loja para garantir que o som seja transmitido da melhor forma possível e para todos os ambientes. Assim, você garante que os clientes escutem a música e a estratégia vai funcionar.
Como já falamos anteriormente, a rádio online é um novo canal de comunicação sobre o qual você tem total controle. É você quem define os anúncios que irão tocar. Ou seja, além de reproduzir anúncios da sua loja, você também pode vender espaço publicitário em sua rádio online e ainda ganhar dinheiro com isso.
Essa também é uma medida de segurança, já que um dos riscos de usar uma rádio tradicional em seu negócio é a possibilidade de aparecerem anúncios de concorrentes capazes de afastar seus clientes. Com a rádio online, você é quem decide quem anuncia nela e pode, inclusive, criar parcerias com outras empresas do varejo para aumentar a divulgação da sua loja, enquanto você divulga a loja parceira.
Que a música influencia os clientes você já deve ter entendido, certo? Mas os benefícios de ter uma rádio online não param por aí. Ela também pode influenciar diretamente na produtividade da sua equipe.
Isso acontece porque quando as pessoas trabalham ouvindo determinados ritmos musicais, ou melodias com determinados níveis de energia, elas ficam mais tranquilas e relaxadas. Além disso, a música também pode ajudar na concentração.
O resultado é que a sua equipe ficará mais focada no trabalho que está sendo realizado, reduzindo os erros humanos. Ainda, as relações interpessoais melhoram e, consequentemente, o clima organizacional fica mais agradável.
E, claro, você precisa lembrar que, se o ambiente de trabalho é melhor, a sua equipe se sentirá mais feliz e até mesmo mais motivada em realizar as tarefas rotineiras. E, se a sua equipe está feliz, até mesmo o atendimento ao cliente fica melhor.
Tendo em vista todos os benefícios que uma rádio online pode trazer para o seu estabelecimento, o próximo passo é contratar uma solução que consiga atender às necessidades do seu negócio. Afinal, não basta ter apenas uma seleção musical que toca via streaming, você também precisa poder controlar a programação e adaptá-la ao seu negócio.
Além disso, vale a pena considerar o tipo específico do seu estabelecimento ao buscar essa solução de rádio online. Nem sempre o que é pensado para lojas funciona bem para uma academia, por exemplo. O ideal é encontrar um fornecedor que ofereça a versatilidade como um de seus diferenciais.
Foi justamente para te ajudar a resolver esse problema que a ListenX surgiu. Ela é uma empresa de music branding pioneira no mercado nacional e capaz de traduzir os conceitos e a identidade da sua marca em uma programação musical que se encaixa no perfil do seu cliente, além de oferecer total controle sobre o que é tocado.
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