Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás.

Uma boa forma de conseguir atrair a atenção dos clientes e melhorar a visibilidade da sua marca é com a música ambiente. Existe um ditado bem antigo que diz “quem não é visto, não é lembrado”. 

Para isso, é importantíssimo ser diferenciado no que oferece aos consumidores, seja em produtos ou na experiência de compras que eles terão na sua loja. Também é preciso cuidar da imagem da sua empresa e da reputação em diferentes mídias sociais.

Falando assim para que é muita coisa, não é mesmo? Então continue com a gente na leitura deste texto. Falamos sobre a importância dessa ação, separamos dicas de como fazer e ainda mostramos que a música é uma excelente aliada para melhorar a visibilidade da sua marca. Confira e aprenda!

A importância de dar visibilidade à marca

Para aumentar o número de clientes e aumentar as vendas da sua loja é necessário ser notado pelo público-alvo. Isso significa garantir que os clientes saibam quem é a sua marca, onde a loja fica, quais produtos você vende, e assim por diante. 

Isso significa basicamente trazer maior visibilidade para a marca, de modo que os clientes sempre estejam em contato com ela e, com o tempo, passem a vê-la como uma autoridade no seu ramo de atuação. 

E, engana-se quem acredita que essa visibilidade possa ser alcançada apenas com preços baixos ou promoções arrasadoras. A cultura de compras mudou e hoje em dia não basta só oferecer um produto de acordo com a necessidade do comprador, é preciso que ele sinta uma identificação com a marca e tenha uma boa experiência de compras.

Aliás, precisamos ressaltar que os consumidores brasileiros são conhecidos como os mais exigentes do mundo, valorizando muito a experiência que eles têm a cada vez que se relacionam com a sua marca. Portanto, cada ponto de contato importa e deve ser bem pensado.

O que mudou no comportamento do consumidor

Uma das mudanças no comportamento dos clientes é que está se tornando cada vez mais comum e até mesmo necessário, fazer pesquisas antes de tomar a decisão de adquirir um determinado serviço ou produto. Esse é o momento em que o cliente irá avaliar quais empresas oferecem o item desejado, custo-benefício e a sua reputação.

Durante essa etapa, o consumidor irá avaliar tanto a sua loja quanto a do concorrente e fazer diversas comparações. Por isso, causar uma boa primeira impressão é fundamental, independente do canal de compras utilizado pelo cliente.

O fato de ter uma marca com boa visibilidade fará com que o cliente se lembre da sua loja e procure-a primeiro. Mas, se neste momento o atendimento for ruim, o ambiente da loja desagradável, ou se for difícil encontrar a informação desejada, o cliente não pensará duas vezes antes de escolher a concorrência.

Como somos bombardeados por informações, produtos, lojas e serviços diariamente, é comum que nossos olhares não enxerguem aqueles negócios que não oferecem nada de novo e fazem apenas o mesmo sempre. Trazer um diferencial para os clientes, conseguir atrair a atenção deles te ajudará a conquistar essa visibilidade.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem te ajudar com esse desafio e uma delas é a música. Fazer uma boa sonorização ambiente é um dos elementos que podem te ajudar a se diferenciar e conquistar os clientes. Continue com a gente para saber como.


Está com dificuldades para conseguir atrair os clientes para a sua loja? Então não deixe de conferir o nosso e-book Como atrair clientes para a sua loja de varejo. Aqui você vai encontrar todas as dicas para aumentar o movimento na sua loja e garantir boas vendas.

Como a música te ajuda a aumentar a visibilidade da marca

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas com seus fones de ouvido nos mais diferentes locais Ou seja, elas se fecham em um mundo próprio, ouvindo as playlists de suas preferências para passar o tempo, malhar ou até chegar no destino. 

Isso acontece porque a música faz parte da história da humanidade, sem falar que é uma excelente forma de se distrair ou se concentrar. Além disso, a audição é uma dos primeiros sentidos que são desenvolvidos durante o desenvolvimento do bebê, por isso, é natural que ele seja extremamente importante para o ser humano se relacionar com o mundo ao redor.

Inclusive, em determinados ambientes as pessoas optam pelos fones de ouvido porque a música ambiente é ruim. Um bom exemplo disso são as academias, que nem sempre consideram a escolha da playlist essencial e quase nunca reproduzem aquilo que agrada aos alunos. 

Saiba que, se isso acontece com a sua empresa, independente do ramo, você está perdendo vendas, desagradando clientes e deixando uma impressão ruim. O resultado disso é que além de não retornar à sua loja, o cliente ainda pode falar mal dela para conhecidos.

Neste momento, você deve estar pensando como ter a playlist certa, não é mesmo? Falaremos sobre isso agora.

Toque o que o seu cliente quer ouvir

Na busca incessante por oferecer a melhor experiência de compra é essencial saber qual estilo musical e nível de energia você quer oferecer aos clientes. Por isso, a primeira coisa que você deve considerar é ter uma playlist que agrade a quem entra na sua loja.

Estamos falando isso porque é comum que as playlists reproduzidas em estabelecimentos comerciais refletem o gosto musical do dono do local ou da sua equipe de vendas. Ou seja, não combinam com o perfil do seu público e nem com a identidade da sua marca.

Entender que a música certa não é apenas um detalhe, mas uma parte fundamental da atmosfera que influencia positivamente a decisão de compra é o primeiro passo para conseguir aumentar a visibilidade da sua marca. Ao acertar na seleção musical, você não apenas encanta os consumidores, mas cria uma conexão emocional que resulta no aumento nas vendas e na fidelização.

Associe a música à imagem da marca

A playlist na sua loja não é muito mais do que apenas uma seleção de músicas; é a batida do coração da sua marca. Isso significa que cada nota e cada ritmo devem ser escolhidos com precisão, refletindo não apenas a identidade da marca e a atmosfera de compras que quer oferecer aos clientes. 

A música ambiente te ajuda a criar a narrativa da sua marca, mostrando os valores, a personalidade e a energia que você deseja transmitir aos consumidores. Vamos supor que você tenha um restaurante que tenha a proposta de serviços refeições rapidamente, de modo que o cliente entre, faça o pedido, coma e deixe o estabelecimento de forma relativamente rápida.

Claro que você não irá reproduzir psytrance para eles, mas pode sim optar por uma trilha sonora com um pouco mais de energia. Assim, você reforça a proposta da sua marca, não compromete a experiência do cliente e ainda influencia o comportamento deles.

Mantenha a playlist atualizada

Manter a playlist atualizada não é apenas uma forma de oferecer novas músicas aos ouvidos dos clientes, mas também uma estratégia para mostrar que a atmosfera da loja também se renova, assim como a oferta de produtos. Clientes regulares merecem descobrir novas músicas e sentir que há sempre algo novo a ser explorado. 

Além disso, para a equipe de vendas, uma playlist atualizada é mais do que apenas uma trilha sonora; é um impulso de motivação e criatividade. Evitar a monotonia musical ajuda a manter a sua equipe engajada e a oferecer um melhor atendimento. 

Vale a pena dizer que ter uma playlist atualizada não significa incluir todos os hits mais tocados do momento. Muito pelo contrário, faça isso apenas se combinar com a sua marca e for o que os seus clientes querem escutar.

Cuidado com as repetições

Determinar quantas músicas uma playlist deve ter nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, ter uma seleção musical diversificada, evitando que as mesmas músicas sejam reproduzidas em looping é um bom começo. 

Se para clientes regulares a repetição constante pode transformar a experiência de compra em um déjà vu desinteressante. Imagine o que ela pode fazer para a sua equipe de vendas, que vai ficar escutando as mesmas músicas o dia todo. 

Esteja no controle da programação musical da sua loja

Ter a playlist certa para conseguir aumentar a visibilidade da sua loja pode parecer algo difícil e cheio de detalhes. Aposto que você já deve estar tentando incluir alguns momentos na sua rotina para se dedicar ao estudo desse tema, certo?

Sim, conhecer as estratégias que você implementa na sua loja é algo essencial para todo empreendedor e gestor do varejo. Entretanto, isso não significa que você precise preparar a playlist sozinho. Muito pelo contrário, existem empresas com décadas de experiência e muitas histórias de sucesso em músicas para negócios.

Essa é a Listenx, que já ajudou mais de 11 mil clientes a melhorarem a visibilidade, conquistar clientes, aumentar as vendas e a obter melhores resultados. Marcas como Adidas, Levi ’s, Cia Athletica e LIVE! conseguir criar uma identidade sonora para as suas marcas e levar a melhor experiência para os clientes.

Além disso, não há nada que ajude a melhorar a confiança do cliente na sua marca do que divulgar as vantagens de se relacionar com a sua marca. Para isso, a Listenx oferece a possibilidade de incluir anúncios ao longo da programação musical.

Assim, o cliente que está na loja fica sabendo de todas as novidades, promoções, lançamentos e notícias do estabelecimento. Chega de ficar quebrando a cabeça para montar a trilha sonora certa e mesmo assim não obter os resultados desejados. Confira a seguir como se cadastrar para solicitar um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo? A música é, provavelmente, a estratégia…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como escolher a empresa de música certa para seu negócio.

A escolha da empresa de música certa é um dos principais passos em direção ao sucesso. A trilha sonora do seu estabelecimento não é apenas um som de fundo, mas sim uma peça vital na composição da experiência do cliente.  Seja um restaurante acolhedor, uma boutique elegante ou um espaço de coworking moderno, a música…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Música Ambiente para Fast Food Funciona?

A competição entre as diferentes redes de fast food é enorme. Como se não bastassem as grandes redes, cada vez mais empresas menores estão tentando pegar a sua mordida do mercado, mesmo que ela não seja tão grande assim. Por isso, cada detalhe conta, e poderá te ajudar a se destacar da concorrência e a…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Rádio Ambiente: a maneira mais fácil de resolver o problema de músicas no seu negócio

Você sabia que contar com uma rádio ambiente pode resolver todos os problemas que você tem com música no seu negócio? Veja tudo no texto que preparamos abaixo.

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Influências da música na sua loja

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental. E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos