Por Nayara Santos em 16.11.2023

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada.

A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos lojistas. Muito provavelmente isso acontece devido ao desconhecimento de todos os benefícios que a música ambiente pode trazer para o estabelecimento

Isso faz com que os deslizes na hora de montar uma trilha sonora para a loja sejam muitos, o que pode prejudicar consideravelmente o seu negócio. Por isso, se você não quiser cometer mais erros e começar a perceber todos os benefícios dessa estratégia, é só continuar a leitura!

Preciso mesmo me preocupar com a trilha sonora da loja?

Como falamos anteriormente, os principais erros ao utilizar música ambiente em um estabelecimento comercial começam pela falta de conhecimento. Isso não significa que você seja obrigado a conhecer todas as estratégias de marketing disponíveis, mas é essencial saber mais sobre os fatores que podem influenciar as vendas da loja antes de implementá-los.

Essa influência vai desde a forma como o consumidor vê a marca e se lembra dela, passando pela capacidade de oferecer um ambiente de compras mais agradável, melhorar a comunicação com o cliente e chegando à melhor produtividade da sua equipe de vendas.  Ou seja, a música não é um mero detalhe que você usa para evitar o silêncio e mascarar barulhos externos.

Temos um material exclusivo que te mostra todos os números de como a música pode influenciar a sua loja. Faça o download gratuito clicando aqui.

Entretanto, ter música na loja não significa escolher uma rádio convencional, selecionar um playlist em algum streaming de música, ou mesmo reproduzir uma playlist que você goste. Aliás, esses são alguns dos erros mais comuns que os varejistas cometem ao implementar essa estratégia.

Acontece que, quando a trilha sonora é escolhida erroneamente, os resultados podem ser desastrosos. Já que os clientes podem deixar a loja sem comprar nada, sair do estabelecimento com uma impressão ruim e não voltar mais.

Por isso, é essencial saber como montar uma trilha sonora que realmente te ajude a fidelizar consumidores e a vender mais. Falaremos sobre isso a seguir. 

Dicas de como montar a trilha sonora para lojas

Confira alguns dos principais elementos que devem ser considerados na hora de escolher a trilha sonora da sua loja e não erre mais!

Conciliando música e público

Esse é o primeiro e mais fundamental dos pontos para criar a trilha sonora da sua loja. É preciso entender que o seu público-alvo é definido por uma série de fatores, como o tipo de produto vendido, a qualidade, a variedade de itens, a localização da loja e, claro, os preços.  


A trilha sonora ideal deve ser capaz de reforçar todos esses pontos e opções que os seus clientes terão. Quer um exemplo? Se a sua loja é especializada em artigos country, um sertanejo universitário será muito mais adequado do que um rock pesado. Já se a sua loja vende produtos para jovens, talvez seja melhor ficar ligado nos hits das rádios do que nos clássicos do samba.

Para conhecer bem o seu público você pode fazer pesquisas de satisfação com os clientes que frequentam a loja e perguntar quais os estilos musicais que eles escutam. Essa pesquisa também pode ser feita com os consumidores que vão até a sua loja, com as pessoas que decidem não entrar para comprar nada, após as compras pelo site ou nas redes sociais.

Inclusive, esse tipo de pesquisa nas redes sociais pode não apenas estimular o engajamento dos seguidores, mas também mostrar que você se importa com a opinião deles.

Clientes devem ser a prioridade

A música tem um poder tão forte que, além de influenciar os clientes, é capaz até mesmo de influenciar no humor e na produtividade da sua equipe de vendas. O humor dos funcionários ficará melhor, a concentração vai aumentar, os erros humanos irão diminuir e até mesmo a relação entre os membros melhorará.

Entretanto, é justamente aí que você precisa ter um cuidado extra. Afinal, é muito comum que as lojas do varejo reproduzam uma trilha sonora escolhida por funcionários. E, ela pode não ter nada a ver com a sua marca

Por isso, na hora de selecionar as músicas, nada de deixar que o gosto dos vendedores domine a playlist! Lembre-se de que o seu público é quem deve guiar a escolha da trilha sonora para a loja.

O ideal é que os funcionários não precisem se preocupar em ficar escolhendo as músicas da playlist e se concentrem apenas em atender os clientes. Mais adiante daremos uma dica de como você pode resolver isso.

Evite músicas repetidas

Ninguém quer ficar escutando as mesmas músicas o dia todo, certo? E, por mais que os clientes não fiquem ouvindo a playlist por tanto tempo assim, os seus vendedores passarão o dia todo na loja.

Ter sempre a mesma trilha sonora no estabelecimento pode gerar um clima de tédio no local, desmotivando a sua equipe de vendas. Essa desmotivação pode comprometer o atendimento aos clientes e o desempenho deles.

Entretanto, ter uma pessoa para ficar procurando por tendências musicais que se encaixem com o perfil da sua marca e dos seus clientes é uma tarefa que demanda tempo. Isso sem falar que, também é preciso ter experiência e conhecimento sobre a influência que cada ritmo e estilo musical pode ter nos consumidores.

Como falamos anteriormente, a escolha de cada melodia deve ser feita de modo intencional para provocar as sensações desejadas nos clientes. Esse “detalhe”pode fazer toda a diferença no aumento das vendas e do movimento da loja.

Diferentes momentos pedem diferentes playlists

O poder que a música tem para modificar a atmosfera de um ambiente você já deve conhecer. Afinal, nós utilizamos isso (mesmo que de modo inconsciente) no nosso dia a dia. Por exemplo, quando estamos felizes a tendência é escutar playlists com um nível de energia maior. Ou então, quando queremos criar uma atmosfera mais aconchegante optamos por uma playlist com músicas mais calmas.

Quando falamos em música no varejo praticamente a mesma lógica pode ser aplicada. Afinal, diferentes momentos do dia, podem exigir trilhas sonoras com diferentes níveis de energia. Esse é um ponto ainda mais importante se levar em consideração que a playlist pode influenciar o ritmo de compras.

Uma possibilidade é começar o dia com uma playlist animada e estimulante. Músicas com ritmo mais acelerado podem ajudar a despertar a energia, tanto dos funcionários quanto dos clientes, criando um ambiente dinâmico e convidativo.

Durante a tarde, quando a energia pode diminuir um pouco, opte por músicas mais suaves e relaxantes. Isso contribui para um ambiente mais tranquilo, ideal para clientes que buscam uma experiência de compra mais contemplativa.

À medida que o dia avança, ajuste a playlist para refletir uma atmosfera mais aconchegante. Músicas mais suaves e melodiosas podem criar um clima relaxante e convidativo para os clientes que buscam uma experiência mais intimista.

Vale a pena dizer que isso não é uma regra. Pode ser que na sua loja os clientes respondam melhor com uma trilha sonora mais tranquila pela manhã e uma mais agitada ao final do dia. Por isso, é importante conversar com os consumidores e ficar atento ao comportamento deles e aos seus resultados de vendas para avaliar se o nível de energia está correto.

Aposte nas trilhas sonoras temáticas

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas da sua loja. Inclusive, planejar a decoração da loja e as ofertas que serão realizadas no período é uma forma de conseguir atrair mais clientes para a loja e vender mais.

Então, que tal incluir mais um elemento na preparação da sua loja para as celebrações? Isso mesmo, esse elemento é a música e ela pode te ajudar a oferecer um ambiente muito mais imersivo, convidativo e interessante para os clientes.

Por exemplo, utilize uma playlist natalina para criar uma atmosfera mais mágica. Você pode investir em clássicos natalinos, canções tradicionais e até interpretações modernas. Já durante o Carnaval, é possível explorar trilhas sonoras animadas, repletas de ritmos contagiantes, que estimulem a alegria e a energia característica dessa festividade. 

Ainda, no Dia dos Namorados a atmosfera romântica pode ser criada selecionando-se músicas que vão desde baladas clássicas até hits contemporâneos. Em feriados nacionais, como o Dia da Independência, incorpore trilhas sonoras patrióticas, que ressaltam valores e sentimentos de orgulho pelo Brasil.

Essas são algumas dicas para você montar a trilha sonora da sua loja, e evitar as repetições e músicas fora de contexto. Lembre-se de que a contratação da rádio corporativa pode ser a saída mais eficiente nesse processo, principalmente para os gestores mais atarefados e que estão sem tempo para se dedicar à curadoria musical para a loja!

Listenx, a trilha sonora certa para a sua loja

Como você deve ter percebido, ter a trilha sonora certa na loja pode ser algo bastante trabalhoso. Esse desafio fica ainda mais se você não tem o conhecimento na área, ou tempo para dedicar na criação de uma trilha sonora para o seu negócio.

Então, que tal contar com o profissionalismo e a experiência na criação de trilhas sonoras para lojas que só a Listenx tem. Atuando há mais de 20 anos no mercado de músicas para negócios, seu time de especialistas já foi responsável pela criação de trilhas sonoras de marcas como Levi ‘s, Baked Potato, Mahoganny, Adidas, dentre muitos outros cases de sucesso.

Inclusive, você terá muito mais do que uma trilha sonora para reproduzir na sua loja, você poderá ter uma rádio personalizada. Isso significa ter acesso a mais de 100 playlists, separadas por estilos e ritmos musicais, bem como níveis de energia. Elas poderão ser reproduzidas a qualquer momento na sua loja, sem precisar se preocupar em ficar trocando a playlist, ou mesmo com repetições.

Outra grande vantagem é a possibilidade de reproduzir anúncios personalizados ao longo da programação musical. Esse canal direto de comunicação com os clientes pode ser utilizado para anunciar as promoções da semana, eventos, convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade, divulgar marcas parceiras ou simplesmente reproduzir o slogan da sua marca.

Esse é, sem dúvida alguma, o caminho mais rápido para que você tenha uma rádio personalizada na sua loja e consiga aumentar as suas vendas, melhorar a experiência de compras do cliente e ainda se destacar da concorrência. Quer conhecer mais sobre todas as vantagens da Listenx? Clique aqui.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como escolher a música para loja masculina?

Escolher a música para loja masculina faz parte da estratégia de marketing sensorial que você irá adotar no seu estabelecimento. Afinal, uma boa trilha sonora pode melhorar (e muito) a experiência de compra de seus clientes. Se você não sabia disso, então continue com a gente! A música é uma ferramenta que te ajuda a…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O que é Music Branding: como aplicar, benefícios e cuidados

Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado. A música…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Sonorização de ambientes: Como fazer da maneira correta

Muitas são as estratégias e meios para se chegar ao sucesso. E uma delas, que tem grande influência e proporciona ótimos resultados, é a sonorização de ambientes. Afinal, tornar um ambiente agradável e aconchegante é fundamental para atrair mais clientes. Em um mercado comercial cada vez mais competitivo, se destacar e alcançar um patamar de estabilidade…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos