Por Nayara Santos em 15.01.2025

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada.

A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos lojistas. Muito provavelmente isso acontece devido ao desconhecimento de todos os benefícios que a música ambiente pode trazer para o estabelecimento

Isso faz com que os deslizes na hora de montar uma trilha sonora para a loja sejam muitos, o que pode prejudicar consideravelmente o seu negócio. Por isso, se você não quiser cometer mais erros e começar a perceber todos os benefícios dessa estratégia, é só continuar a leitura!

Preciso mesmo me preocupar com a trilha sonora da loja?

Como falamos anteriormente, os principais erros ao utilizar música ambiente em um estabelecimento comercial começam pela falta de conhecimento. Isso não significa que você seja obrigado a conhecer todas as estratégias de marketing disponíveis, mas é essencial saber mais sobre os fatores que podem influenciar as vendas da loja antes de implementá-los.

Essa influência vai desde a forma como o consumidor vê a marca e se lembra dela, passando pela capacidade de oferecer um ambiente de compras mais agradável, melhorar a comunicação com o cliente e chegando à melhor produtividade da sua equipe de vendas.  Ou seja, a música não é um mero detalhe que você usa para evitar o silêncio e mascarar barulhos externos.

Temos um material exclusivo que te mostra todos os números de como a música pode influenciar a sua loja. Faça o download gratuito clicando aqui.

Entretanto, ter música na loja não significa escolher uma rádio convencional, selecionar um playlist em algum streaming de música, ou mesmo reproduzir uma playlist que você goste. Aliás, esses são alguns dos erros mais comuns que os varejistas cometem ao implementar essa estratégia.

Acontece que, quando a trilha sonora é escolhida erroneamente, os resultados podem ser desastrosos. Já que os clientes podem deixar a loja sem comprar nada, sair do estabelecimento com uma impressão ruim e não voltar mais.

Por isso, é essencial saber como montar uma trilha sonora que realmente te ajude a fidelizar consumidores e a vender mais. Falaremos sobre isso a seguir. 

Dicas de como montar a trilha sonora para lojas

Confira alguns dos principais elementos que devem ser considerados na hora de escolher a trilha sonora da sua loja e não erre mais!

Conciliando música e público

Esse é o primeiro e mais fundamental dos pontos para criar a trilha sonora da sua loja. É preciso entender que o seu público-alvo é definido por uma série de fatores, como o tipo de produto vendido, a qualidade, a variedade de itens, a localização da loja e, claro, os preços. 

Além disso, você provavelmente criou os seus produtos e a identidade da sua marca com base em um perfil de público. Por isso, é preciso implementar as estratégias certas para atrair o perfil de público certo. Caso contrário, você estará atraindo leads ruins para o seu negócio, resultando em baixas vendas. 

A trilha sonora ideal deve ser capaz de reforçar todos esses pontos e opções que os seus clientes terão. Quer um exemplo? Se a sua loja é especializada em artigos country, um sertanejo universitário será muito mais adequado do que um rock pesado. Já se a sua loja vende produtos para jovens, talvez seja melhor ficar ligado nos hits das rádios do que nos clássicos do samba.

Para conhecer bem o seu público você pode fazer pesquisas de satisfação com os clientes que frequentam a loja e perguntar quais os estilos musicais que eles escutam. Essa pesquisa também pode ser feita com os consumidores que vão até a sua loja, com as pessoas que decidem não entrar para comprar nada, após as compras pelo site ou nas redes sociais.

Inclusive, esse tipo de pesquisa nas redes sociais pode não apenas estimular o engajamento dos seguidores, mas também mostrar que você se importa com a opinião deles.

Clientes devem ser a prioridade

A música tem um poder tão forte que, além de influenciar os clientes, é capaz até mesmo de influenciar no humor e na produtividade da sua equipe de vendas. Estudos apontam que a música certa em um estabelecimento comercial melhora o humor de 81% dos consumidores.

E isso se aplica não apenas aos clientes, mas também à sua equipe de vendas. Outros benefícios que eles poderão colher são um aumento na concentração, diminuição dos erros humanos e até mesmo uma melhora no relacionamento entre os membros da sua equipe


Entretanto, é justamente aí que você precisa ter um cuidado extra. Afinal, é muito comum que as lojas do varejo reproduzam uma trilha sonora escolhida por funcionários. E, ela pode não ter nada a ver com a sua marca

Por isso, na hora de selecionar as músicas, nada de deixar que o gosto dos vendedores domine a playlist! Lembre-se de que o seu público é quem deve guiar a escolha da trilha sonora para a loja.

O ideal é que os funcionários não precisem se preocupar em ficar escolhendo as músicas da playlist e se concentrem apenas em atender os clientes. Mais adiante daremos uma dica de como você pode resolver isso.

Evite músicas repetidas

Ninguém quer ficar escutando as mesmas músicas o dia todo, certo? E, por mais que os clientes não fiquem ouvindo a playlist por tanto tempo assim, os seus vendedores passarão o dia todo na loja. 

Mas, afinal, quantas músicas a sua playlist deve ter? Sim, nós temos uma resposta para isso: 500 músicas. Ter sempre a mesma trilha sonora no estabelecimento pode gerar um clima de tédio no local, desmotivando a sua equipe de vendas. Essa desmotivação pode comprometer o atendimento aos clientes e o desempenho deles.

Entretanto, ter uma pessoa para ficar procurando por tendências musicais que se encaixem com o perfil da sua marca e dos seus clientes é uma tarefa que demanda tempo, ainda mais precisando escolher 500 músicas para a playlist. 

Isso sem falar que, também é preciso ter experiência e conhecimento sobre a influência que cada ritmo e estilo musical pode ter nos consumidores. Como falamos anteriormente, a escolha de cada melodia deve ser feita de modo intencional para provocar as sensações desejadas nos clientes. Esse “detalhe”pode fazer toda a diferença no aumento das vendas e do movimento da loja.

A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho! A Listenx, uma empresa pioneira no brasil em música e comunicação para negócios, está há mais de 20 anos ajudando centenas de empresas no país todo a ter a trilha sonora ideal. Confira mais sobre como a Listenx pode te ajudar adiante.

Diferentes momentos pedem diferentes playlists

O poder que a música tem para modificar a atmosfera de um ambiente você já deve conhecer. Afinal, nós utilizamos isso (mesmo que de modo inconsciente) no nosso dia a dia. 

Por exemplo, quando estamos felizes a tendência é escutar playlists com um nível de energia maior. Ou então, quando queremos criar uma atmosfera mais aconchegante optamos por uma playlist com músicas mais calmas.

Quando falamos em música no varejo praticamente a mesma lógica pode ser aplicada. Afinal, diferentes momentos do dia, podem exigir trilhas sonoras com diferentes níveis de energia. Esse é um ponto ainda mais importante se levar em consideração que a playlist pode influenciar o ritmo de compras.

Uma possibilidade é começar o dia com uma playlist animada e estimulante. Músicas com ritmo mais acelerado podem ajudar a despertar a energia, tanto dos funcionários quanto dos clientes, criando um ambiente dinâmico e convidativo.

Durante a tarde, quando a energia pode diminuir um pouco, opte por músicas mais suaves e relaxantes. Isso contribui para um ambiente mais tranquilo, ideal para clientes que buscam uma experiência de compra mais contemplativa.

À medida que o dia avança, ajuste a playlist para refletir uma atmosfera mais aconchegante. Músicas mais suaves e melodiosas podem criar um clima relaxante e convidativo para os clientes que buscam uma experiência mais intimista.

Vale a pena dizer que isso não é uma regra. Pode ser que na sua loja os clientes respondam melhor com uma trilha sonora mais tranquila pela manhã e uma mais agitada ao final do dia. Por isso, é importante conversar com os consumidores e ficar atento ao comportamento deles e aos seus resultados de vendas para avaliar se o nível de energia está correto.

Aposte nas trilhas sonoras temáticas

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas da sua loja. Inclusive, planejar a decoração da loja e as ofertas que serão realizadas no período é uma forma de conseguir atrair mais clientes para a loja e vender mais.

Então, que tal incluir mais um elemento na preparação da sua loja para as celebrações? Isso mesmo, esse elemento é a música e ela pode te ajudar a oferecer um ambiente muito mais imersivo, convidativo e interessante para os clientes.

Por exemplo, utilize uma playlist natalina para criar uma atmosfera mais mágica. Você pode investir em clássicos natalinos, canções tradicionais e até interpretações modernas. Já durante o Carnaval, é possível explorar trilhas sonoras animadas, repletas de ritmos contagiantes, que estimulem a alegria e a energia característica dessa festividade. 

Ainda, no Dia dos Namorados a atmosfera romântica pode ser criada selecionando-se músicas que vão desde baladas clássicas até hits contemporâneos. Em feriados nacionais, como o Dia da Independência, incorpore trilhas sonoras patrióticas, que ressaltam valores e sentimentos de orgulho pelo Brasil.

Essas são algumas dicas para você montar a trilha sonora da sua loja, e evitar as repetições e músicas fora de contexto. Lembre-se de que a contratação da rádio corporativa pode ser a saída mais eficiente nesse processo, principalmente para os gestores mais atarefados e que estão sem tempo para se dedicar à curadoria musical para a loja!

Tenha os equipamentos certos

De nada adianta caprichar na escolha das músicas para a sua trilha sonora se você não possuir os equipamentos certos para reproduzir as músicas. Ter equipamentos de som de qualidade são essenciais para criar uma atmosfera agradável que permite que a música seja clara e que facilite a comunicação entre clientes e vendedores. 

Um ambiente sonoro desagradável pode levar os clientes a optar por alternativas na concorrência. A experiência do consumidor é altamente valorizada, sendo um diferencial importante para 89% dos brasileiros segundo uma pesquisa da PWC

Desta forma, basta imaginar o que acontece quando o cliente entra na loja e o volume não é adequado, ou a música está distorcida. Portanto, você não pode correr esse risco.

Dentre os equipamentos necessários para um bom som ambiente, estão amplificadores, caixas de som embutidas ou de sobreposição, e subwoofers para aprimorar sons graves. Equipamentos adicionais como microfones, cabos de qualidade e mesas de som são recomendados para melhorar ainda mais a experiência. 

O melhor é que profissionais qualificados façam uma análise de quais são os melhores equipamentos para a sua loja e como eles devem estar distribuídos no ambiente. Assim, você conseguirá ter um som de qualidade para reproduzir a trilha sonora cuidadosamente selecionada.

Listenx, a trilha sonora certa para a sua loja

Como você deve ter percebido, ter a trilha sonora certa na loja pode ser algo bastante trabalhoso. Esse desafio fica ainda mais se você não tem o conhecimento na área, ou tempo para dedicar na criação de uma trilha sonora para o seu negócio.

Então, que tal contar com o profissionalismo e a experiência na criação de trilhas sonoras para lojas que só a Listenx tem. Atuando há mais de 20 anos no mercado de músicas para negócios, seu time de especialistas já foi responsável pela criação de trilhas sonoras de marcas como Levi ‘s, Baked Potato, Mahoganny, Adidas, dentre muitos outros cases de sucesso.

Inclusive, você terá muito mais do que uma trilha sonora para reproduzir na sua loja, você poderá ter uma rádio personalizada. Isso significa ter acesso a mais de 100 playlists, separadas por estilos e ritmos musicais, bem como níveis de energia. Elas poderão ser reproduzidas a qualquer momento na sua loja, sem precisar se preocupar em ficar trocando a playlist, ou mesmo com repetições.

Rádio para lojas, muito além das trilhas sonoras

Ao falarmos em rádio indoor, é normal que o primeiro pensamento que venha à mente seja de música. Mas, você também pode incluir anúncios na sua programação musical, aliás, é mais do que recomendado que você faça isso se quiser aumentar as vendas do seu estabelecimento.

A principal vantagem da rádio personalizada é a possibilidade de criar e reproduzir anúncios criados por você. Esse canal direto de comunicação com os clientes pode ser utilizado para anunciar as promoções da semana, eventos, convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade, divulgar marcas parceiras ou simplesmente reproduzir o slogan da sua marca.

Esse é, sem dúvida alguma, o caminho mais rápido para que você tenha uma rádio personalizada na sua loja e consiga aumentar as suas vendas, melhorar a experiência de compras do cliente e ainda se destacar da concorrência. Quer conhecer mais sobre todas as vantagens da Listenx? Clique aqui.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.

 Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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