Por Nayara Santos em 16.11.2023

Quantas músicas deve ter a playlist da minha loja?

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Saber quantas músicas uma playlist de loja deve ter é uma dúvida bastante comum para quem já investe nesta estratégia ou tem planos para implementá-la. Essa é uma preocupação legítima, já que a música tem tanta influência na loja, podendo impulsionar ou diminuir os seus resultados.

Como o som ambiente não é uma receita de bolo, precisamos falar sobre diversos pontos antes de responder à pergunta de quantas músicas devem compor uma playlist. Afinal, cada estabelecimento é único e exige uma solução que se adeque às suas necessidades. Caso contrário, a sua loja será apenas mais uma dentre tantas.

A seguir falaremos mais sobre o porquê você deve investir em uma playlist e o que levar em consideração na hora de preparar a trilha sonora da loja. Continue com a gente e não erre mais!

Por que devo ter som ambiente na minha loja?

Se você ainda não utiliza som ambiente no estabelecimento não tem problema, estamos aqui justamente para te ajudar a entender o porquê essa é uma estratégia que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing.

A audição é um dos primeiros sentidos a se desenvolver no feto, ajudando-o a perceber o ambiente ao redor e até mesmo a desenvolver o sistema nervoso. Além disso, usamos a música para os mais diferentes propósitos, tais como: ditar o nível de energia de uma festa, relaxar depois de um dia cansativo, para aproveitar um tempo com os amigos, dentre outras.

Outro ponto importante é que a audição está diretamente relacionada com muitas emoções, ajudando a formar memórias. Inclusive, as chamadas memórias auditivas são muito importantes em nossas vidas. Por exemplo, temos músicas preferidas que nos remetem a situações, pessoas e momentos, sejam eles bons ou ruins. 

Olhando para essas informações por um ângulo comercial, fica mais fácil de entender o porquê não pode faltar música na sua loja. Afinal, é ela que vai te ajudar a criar a atmosfera certa no estabelecimento e a comunicar isso para os clientes.

A organização sueca HeartBeats Internacional realizou uma pesquisa sobre o tema e o resultado aponta que 35% das pessoas permanecem mais tempo no ponto de venda quando estão se sentindo bem com a música ambiente. Isso é fundamental para aumentar o fluxo de vendas e fidelizar o seu público.

Porém, 44% dos mesmos entrevistados sinalizaram que, se a playlist passar a incomodar, deixarão a loja, possivelmente sem comprar nada. Ou seja, é necessário ter um cuidado especial com suas escolhas e alguns fatores precisam ser considerados.

A música ainda te ajuda a aumentar a produtividade dos seus funcionários, a incentivar novas visitas e a se conectar com os clientes. Confira o nosso infográfico sobre a influência da música na loja para saber mais.

Com o que devo me preocupar na hora de preparar a playlist da minha loja?

Já deu para entender que a playlist para a loja é uma ferramenta incrível que pode te ajudar a conquistar os consumidores e a aumentar as vendas da sua loja. Mas, para isso não basta sintonizar uma rádio convencional ou escolher uma playlist em alguma plataforma de streaming.


Muito pelo contrário, essa é uma estratégia que deve ser muito bem pensada para conseguir realmente representar a sua marca. Por isso, consideramos importante dar algumas dicas do que deve ser considerado na hora de escolher a playlist para a sua loja.

Conheça bem o seu público

Mais do que o gênero, a idade e as condições sociais de seus clientes, é essencial conhecer como eles pensam, agem, sentem e, principalmente, compram. A personalidade é um fator importante, afinal, isso impacta sobre o gosto musical das pessoas e, consequentemente, na playlist que será reproduzida no estabelecimento.

Outro ponto a ser considerado, é como seu público compra. Ele avalia, pesquisa, pondera, ou compra no impulso? A playlist de seu estabelecimento comercial também deve levar isso em consideração, já que o nível de energia da playlist poderá ditar o ritmo em que as compras acontecerão, falaremos mais sobre isso mais adiante.

Assim como deve ser observado o gosto musical de seus consumidores. Eles não têm nenhum gênero musical em comum? Sem problemas, faça uma playlist mista e sempre teste com o seu público, em diferentes horários! Experimentações são fundamentais para acertar na playlist da sua loja!

Reforce o posicionamento da marca

A playlist da sua loja não é só um som ambiente para a experiência de compra ser mais agradável. Ela ajuda a integrar outras estratégias de marketing implementadas na loja e a se comunicar com o consumidor.

Por exemplo, em datas comemorativas do varejo, é comum que as lojas preparem decoração temáticas. Para manter a atmosfera do local mais imersiva, é importante incluir também músicas temáticas. Ou seja, durante o Natal, utilizar uma playlist com músicas natalinas.

Desta forma, você conseguirá informar para o cliente, desde o momento em que ele entra na loja, que ali ele encontrará os produtos que precisa para celebrar a data em questão. Sem falar que você também pode estimular as compras de mais itens com músicas que remetam à data.

Se as compras por impulso são o diferencial da sua loja, faça uma playlist com músicas mais animadas. No entanto, se for necessária uma compra mais reflexiva, sons mais calmos serão preferidos por seus clientes. Evite repetir músicas e sempre tenha novidades no som ambiente de sua loja.

Aproveite a programação musical da loja e melhore a comunicação com o cliente

Spots sonoros também podem ser uma importante forma de reforçar a imagem da marca e aumentar as suas vendas. Entre uma música e outra, coloque anúncios de promoções e serviços, bem como novidades da loja, outras plataformas de compras, dentre outros. 

Assim, você conseguirá transmitir as informações certas para influenciar o comportamento do cliente em um dos momentos mais críticos da jornada de compras: quando ele está na loja. Por isso, é essencial caprichar na preparação desses textos de propaganda.

É essencial que o texto seja curto e consiga transmitir a mensagem de forma clara e objetiva. Isso faz com que o cliente preste atenção ao que está sendo anunciado e decida aproveitar aquela oferta.

Quer mais dicas de como melhorar a comunicação no seu negócio? Então não deixe de conferir o nosso e-book Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

Diferencie a playlist de acordo com o estabelecimento

A próxima dica é garantir que a playlist do seu negócio seja diferenciada, afinal, uma loja de roupas não deve ter a mesma playlist que um supermercado, não é mesmo? Isso acontece porque cada um desses negócios terá o seu público e a sua mensagem a ser passada.

Por isso, é preciso ter bom senso quando for escolher a playlist de seu estabelecimento comercial e escolher as músicas de acordo com o local, o ambiente, o público, o produto que é ofertado e a época do ano. Assim, você aumenta as chances de obter resultados positivos ligado à trilha sonora do estabelecimento.

Escolha bem os equipamentos para ter um som limpo, que atraia clientes ao invés de afastá-los. O tratamento acústico das paredes também é ideal, para que o som seja ouvido em todo o ambiente, e não saia pelas portas e janelas. Para isso, você pode contratar uma equipe especializada.

Fique atento aos horários

A playlist é que dita o ritmo da loja e, é claro, o fluxo de pessoas. Se você quiser que elas fiquem mais tempo no seu estabelecimento comercial, prefira músicas calmas. Se, no entanto, você quiser que elas comprem por impulso e saiam logo, prefira uma trilha mais agitada. Por isso, é preciso estar atento aos horários.

Os horários com maior fluxo de pessoas, geralmente depois das 18 horas, são ideais para músicas mais calmas. Elas ajudam a relaxar e, nesse horário, seus clientes estão cansados do trabalho, ansiosos para voltar para casa, então é recomendável a sua loja colaborar com isso.

Em contrapartida, em horários de médio fluxo, como o intervalo para o almoço, as músicas devem ser mais animadas. Como as pessoas estão no meio de suas tarefas diárias, uma trilha sonora dançante e divertida auxilia seus clientes a terminar o dia com mais animação.

Entretanto, esse é apenas um dos cenários possíveis quando o assunto é a escolha da playlist para a sua loja. O importante aqui é conhecer os hábitos de consumo e as preferências dos seus consumidores.

Um bom exemplo disso é que uma playlist com um nível maior de energia pode acelerar o ritmo das compras, podendo ser mais interessante para os momentos de maior movimento. Já as trilhas sonoras mais tranquilas podem ser reproduzidas nos períodos de menor movimento.

Mas, como falamos, tudo vai depender da análise e dos resultados que você irá obter ao realizá-las. Lembre-se, jamais comprometa a mensagem da sua marca ou deixe de considerar o gosto dos consumidores na hora de escolher a playlist para a sua loja.

Não exagere no volume

Por último, mas não menos importante, é fundamental ficar atento ao volume de reprodução da playlist. Sons muito baixos são pouco audíveis e podem se confundir com as conversas na loja. No entanto, o som no volume máximo pode irritar e fazer seus clientes irem embora de seu estabelecimento.

Uma dica é acompanhar os fluxos de horários, não só para os estilos, mas também para o volume da playlist. De manhã, com as pessoas ainda adormecidas, tenha o som baixo, mas audível. Também esse horário é preferido por pessoas idosas, que preferem um ambiente mais calmo.

No meio do dia, no horário de almoço, coloque o som em um volume médio. Durante a tarde toda, até o horário de pico, coloque o som mais alto, mas não a ponto de ensurdecer o seu público. Deixe que ele ouça a música e as palavras de quem se comunicar com ele.

Durante a noite, até o horário de fechamento, volte ao som mais baixo, para acalmar os ânimos e tranquilizar os clientes antes de sua volta ao lar. Músicas clássicas costumam ser as preferidas de clientes de todas as idades, por serem universais.

Falando assim, parece que estamos voltando ao item anterior, mas isso apenas reforça o que dissemos anteriormente: é fundamental ficar atento ao comportamento dos consumidores na hora de escolher o nível de energia das playlists.

Afinal, quantas músicas a minha playlist deve ter?

A diversificação pode ser sua grande aliada na hora de preparar e escolher a playlist para a sua loja. Mesmo porque, ninguém quer entrar em um estabelecimento e, em pouco tempo, ouvir a mesma música. Isso sem falar na sua equipe de vendas, que passa o dia todo escutando todas as playlists.

Por isso, é preciso criar uma playlist versátil e estratégica. Porém, a quantidade não pode ser uma regra para todos os tipos de negócios. É essencial fazer um estudo particular acerca da sua empresa, sobre os hábitos do seu público e até mesmo sobre o funcionamento da sua loja. 

Cada detalhe pode influenciar e é por isso que o melhor é deixar nas mãos de quem entende da área. Para não errar na quantidade, geralmente as playlists de lojas apresentam uma variedade mínima de 500 músicas. 

No entanto, isso pode mudar de acordo com a modalidade e audiência de seu público. Lembre-se que as músicas sempre devem estar atualizadas. Por isso, não economize opções na hora de escolher.

Agora, já pensou no trabalho que daria para montar playlists diversas com 500 músicas cada uma? Por isso, a melhor coisa que você deve fazer é contar com a ajuda de quem entende de música para negócios: a Listenx.

Ela conta com um time de especialistas que preparam mais de 100 playlists com diferentes ritmos musicais e níveis de energia, todas separadas por categorias para você escolher aquela que melhor se adeque à sua empresa. Não perca mais tempo, vá ao final deste artigo e solicite o seu teste gratuito agora mesmo.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como manter playlists para loja atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

A música exerce grande influência no comportamento do consumidor, sendo uma das corresponsáveis pela decisão de compras, sobretudo, quando o cliente está inspirado por um som agradável e acolhedor. Por isso, manter as playlists para loja atualizadas pode causar grande impacto positivo e oferecer uma experiência bastante enriquecedora dentro da loja, além de fortalecer o…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas para ouvir em lojas de roupas e motivar os funcionários

Conseguir manter a motivação dos funcionários é uma responsabilidade importantíssima dos gestores do varejo. Afinal, o vendedor precisa disso para conseguir bater as metas estipuladas, atender bem aos clientes, manter a loja de roupas organizada e ainda manter um bom clima de trabalho. Claro que ser um bom líder é essencial, bem como reconhecer o…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos