Por Nayara Santos em 22.04.2020

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades.

Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo online e de maneira rápida, pois a internet é ainda mais volátil que o mercado e os clientes necessitam de agilidade.

Então, para potencializar as suas vendas e ainda conquistar os clientes online, é necessário pensar em algumas estratégias. Separamos as principais para orientar você. Veja só.

1. Faça campanhas nas redes sociais

Além de se tornarem vitrines para os seus produtos, esse é um ambiente que, quando bem gerido, agrega valor e visibilidade a sua marca. Para que tenha uma ideia da importância de investir em ações de marketing para aumentar as vendas online, em 2019, as redes sociais foram responsáveis por um aumento de 21% das vendas online.

Além disso, a cada dez visitas, oito foram feitas nas redes sociais e de cada quatro compras, uma foi feita por meio do Instagram ou Facebook. Para ter esses resultados positivos, é necessário apostar em estratégias que aumentem a sua visibilidade na internet, ou seja, a quantidade de visitantes e seguidores.

Em primeiro lugar, é importante que você mantenha esses canais atualizados e com mensagens e comentários sempre respondidos. Se houver uma impressão de abandono, até mesmo os algoritmos das redes prejudicarão a sua visibilidade. Depois, invista em vídeos e fotos de alta qualidade, pois isso passa a imagem de profissionalismo e qualidade.


Além de aumentar o tráfego, as suas ações precisam focar no engajamento do seu público, pois isso é um grande diferencial competitivo. Para isso, você precisa de campanhas e promoções que exponham a missão e os valores do seu negócio, assim como é importante definir o seu posicionamento.

2. Aposte em marketing digital

O marketing digital é uma estratégia que visa atrair, engajar e fidelizar consumidores no varejo, além de captar oportunidades de novos negócios. Para isso, a sua marca e os seus produtos são promovidos nas redes sociais por meio de diferentes estratégias, sendo a principal delas o SEO.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das ações de marketing para aumentar as vendas que não pode faltar em seu site, redes sociais, blog e outros canais. Para essa estratégia, você precisa desenvolver conteúdos informativos, atualizados e que agreguem valor ao seu negócio.

É importante ressaltar que a gestão do marketing digital foca no funil de vendas, então, nem sempre você fará uma publicidade da sua loja ou dos seus produtos. É importante educar o seu público-alvo.

Nesse sentido, os blogs representam uma valiosa ferramenta para trabalhar o engajamento e ganho de autoridade no mercado. Para isso, conheça bem a sua persona e trabalhe a brand persona, faça parcerias com outros blogs para gerar credibilidade, impulsionar os motores de busca e ainda ter um networking importante.

3. Reformule e atualize o seu site

Entre as ferramentas mais importantes para trabalhar as suas ações de marketing para aumentar as vendas online está o seu site. Se você já tem um, mas que o engajamento, as vendas e o trafego estão deixando a desejar, é o momento de atualizá-lo.

Esse canal precisa estar de acordo com as necessidades do seu público. Não estamos falando somente de um layout bacana (apesar de isso ser fundamental para a atratividade), mas a linguagem também precisa ser alinhada e ele deve ser intuitivo e simples de utilizar. Certamente você já acessou um site em que não encontrava o que precisava, como contato e seu carrinho, não é? Então não cometa o mesmo erro.

4. Ofereça um canal de comunicação aberto

Se tem um fator que afeta a sua reputação na internet e afasta um consumidor é ter canais ineficientes para comunicação. Ter diversos endereços de e-mail e inúmeros telefones para contato não é sinal de eficiência.

Então, preocupe-se em oferecer canais abertos, ou seja, responda as mensagens, os e-mails e se certifique que os telefonemas estão sendo solucionados. Nas redes sociais, a tecnologia é uma grande aliada.

Você pode contar com chatbots, que fazem o primeiro contato e conseguem solucionar os problemas e dúvidas recorrentes. Além de agilizar o atendimento, isso faz com que o canal se torne ágil, a comunicação seja eficiente e não sobrecarregue o atendente.

5. Garanta a segurança do seu site

Apesar de cerca de 74% dos consumidores preferirem fazer compras online, uma considerável parcela ainda tem receios. Entre os principais medos se destacam o de ter informações do cartão de crédito vazadas e o de não receber o pedido.

Isso acontece porque muitos varejos não se dão conta da importância de ter um site bem trabalhado e que conte com selos de segurança. Para evitar que o seu público não se sinta protegido nos seus canais virtuais, promova essa segurança e a deixe clara no seu site, no blog e nas redes sociais.

Especifique as políticas de privacidade e as proteções utilizadas no site para que informações pessoais não sejam violadas. O SSL, por exemplo, é muito recomendado para aqueles que trabalham com dados pessoais, cartões de crédito e outras informações consideradas sensíveis. Essa é uma espécie de certificado emitido por empresas especializadas.

Além disso, disponibilize telefones para suporte, o endereço da sua empresa, CNPJ, que o site é protegido e informações para trocas e devoluções. Como dito, você precisa expor toda essa proteção. Então, deixe os selos e políticas evidentes nos processos de compra, no rodapé do seu site e em locais de fácil visualização pelo usuário.

As ações de marketing para aumentar as vendas online são processos que visam o alinhamento, a proteção, o valor e a atualização dos seus canais de venda e a divulgação. Portanto, adote essas dicas e faça uso de indicadores de performance (KPI’s), para que possa identificar quais estratégias são eficientes e quais precisam de ajustes.

Quer receber mais dicas e novidades para ajudar na administração do seu varejo? Basta assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desses temas e muito mais!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

4 ideias para inauguração de loja, se inspire

Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram. Mas, a inauguração também é o primeiro momento que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Qual a Importância do Treinamento dos Vendedores de uma Empresa?

Neste artigo você poderá conferir o que é e qual é a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa para otimizar a performance dos seus colaboradores.

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Fazer um jingle de loja é realmente eficiente? Confira aqui!

A música faz parte da vida de muita gente e também é utilizada até mesmo por empresas. Nesse caso, elas costumam gostar bastante do jingle de loja, ou seja, aquela canção publicitária que tem o objetivo de divulgar o estabelecimento e, se for bem feita, não vai sair da cabeça dos clientes. No entanto, há…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Conheça 6 cases dos melhores visual merchandising da história

Você sabe qual é a importância do visual merchandising para a sua empresa? Sabe como implementá-lo da forma correta? Ou ainda, conhece alguns cases de sucesso dos melhores visual merchandising? Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Quando as empresas precisam se reinventar a fim de se comunicar…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos