Por Nayara Santos em 22.04.2020

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades.

Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo online e de maneira rápida, pois a internet é ainda mais volátil que o mercado e os clientes necessitam de agilidade.

Então, para potencializar as suas vendas e ainda conquistar os clientes online, é necessário pensar em algumas estratégias. Separamos as principais para orientar você. Veja só.

1. Faça campanhas nas redes sociais

Além de se tornarem vitrines para os seus produtos, esse é um ambiente que, quando bem gerido, agrega valor e visibilidade a sua marca. Para que tenha uma ideia da importância de investir em ações de marketing para aumentar as vendas online, em 2019, as redes sociais foram responsáveis por um aumento de 21% das vendas online.

Além disso, a cada dez visitas, oito foram feitas nas redes sociais e de cada quatro compras, uma foi feita por meio do Instagram ou Facebook. Para ter esses resultados positivos, é necessário apostar em estratégias que aumentem a sua visibilidade na internet, ou seja, a quantidade de visitantes e seguidores.

Em primeiro lugar, é importante que você mantenha esses canais atualizados e com mensagens e comentários sempre respondidos. Se houver uma impressão de abandono, até mesmo os algoritmos das redes prejudicarão a sua visibilidade. Depois, invista em vídeos e fotos de alta qualidade, pois isso passa a imagem de profissionalismo e qualidade.


Além de aumentar o tráfego, as suas ações precisam focar no engajamento do seu público, pois isso é um grande diferencial competitivo. Para isso, você precisa de campanhas e promoções que exponham a missão e os valores do seu negócio, assim como é importante definir o seu posicionamento.

2. Aposte em marketing digital

O marketing digital é uma estratégia que visa atrair, engajar e fidelizar consumidores no varejo, além de captar oportunidades de novos negócios. Para isso, a sua marca e os seus produtos são promovidos nas redes sociais por meio de diferentes estratégias, sendo a principal delas o SEO.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das ações de marketing para aumentar as vendas que não pode faltar em seu site, redes sociais, blog e outros canais. Para essa estratégia, você precisa desenvolver conteúdos informativos, atualizados e que agreguem valor ao seu negócio.

É importante ressaltar que a gestão do marketing digital foca no funil de vendas, então, nem sempre você fará uma publicidade da sua loja ou dos seus produtos. É importante educar o seu público-alvo.

Nesse sentido, os blogs representam uma valiosa ferramenta para trabalhar o engajamento e ganho de autoridade no mercado. Para isso, conheça bem a sua persona e trabalhe a brand persona, faça parcerias com outros blogs para gerar credibilidade, impulsionar os motores de busca e ainda ter um networking importante.

3. Reformule e atualize o seu site

Entre as ferramentas mais importantes para trabalhar as suas ações de marketing para aumentar as vendas online está o seu site. Se você já tem um, mas que o engajamento, as vendas e o trafego estão deixando a desejar, é o momento de atualizá-lo.

Esse canal precisa estar de acordo com as necessidades do seu público. Não estamos falando somente de um layout bacana (apesar de isso ser fundamental para a atratividade), mas a linguagem também precisa ser alinhada e ele deve ser intuitivo e simples de utilizar. Certamente você já acessou um site em que não encontrava o que precisava, como contato e seu carrinho, não é? Então não cometa o mesmo erro.

4. Ofereça um canal de comunicação aberto

Se tem um fator que afeta a sua reputação na internet e afasta um consumidor é ter canais ineficientes para comunicação. Ter diversos endereços de e-mail e inúmeros telefones para contato não é sinal de eficiência.

Então, preocupe-se em oferecer canais abertos, ou seja, responda as mensagens, os e-mails e se certifique que os telefonemas estão sendo solucionados. Nas redes sociais, a tecnologia é uma grande aliada.

Você pode contar com chatbots, que fazem o primeiro contato e conseguem solucionar os problemas e dúvidas recorrentes. Além de agilizar o atendimento, isso faz com que o canal se torne ágil, a comunicação seja eficiente e não sobrecarregue o atendente.

5. Garanta a segurança do seu site

Apesar de cerca de 74% dos consumidores preferirem fazer compras online, uma considerável parcela ainda tem receios. Entre os principais medos se destacam o de ter informações do cartão de crédito vazadas e o de não receber o pedido.

Isso acontece porque muitos varejos não se dão conta da importância de ter um site bem trabalhado e que conte com selos de segurança. Para evitar que o seu público não se sinta protegido nos seus canais virtuais, promova essa segurança e a deixe clara no seu site, no blog e nas redes sociais.

Especifique as políticas de privacidade e as proteções utilizadas no site para que informações pessoais não sejam violadas. O SSL, por exemplo, é muito recomendado para aqueles que trabalham com dados pessoais, cartões de crédito e outras informações consideradas sensíveis. Essa é uma espécie de certificado emitido por empresas especializadas.

Além disso, disponibilize telefones para suporte, o endereço da sua empresa, CNPJ, que o site é protegido e informações para trocas e devoluções. Como dito, você precisa expor toda essa proteção. Então, deixe os selos e políticas evidentes nos processos de compra, no rodapé do seu site e em locais de fácil visualização pelo usuário.

As ações de marketing para aumentar as vendas online são processos que visam o alinhamento, a proteção, o valor e a atualização dos seus canais de venda e a divulgação. Portanto, adote essas dicas e faça uso de indicadores de performance (KPI’s), para que possa identificar quais estratégias são eficientes e quais precisam de ajustes.

Quer receber mais dicas e novidades para ajudar na administração do seu varejo? Basta assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desses temas e muito mais!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Atrair Clientes Para Loja de Joias?

Você quer saber como atrair clientes para loja de joias? Confira os segredos neste artigo!

Por Nayara Santos em 19.06.2019

Saiba 7 motivos pelos quais sua loja não vende

Ter uma loja que não vende provavelmente é um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor. Ainda mais nos tempos de crise que estamos vivendo atualmente. Assim, os juros, a concorrência, a falta de clientes vão apenas se somando a outros tantos motivos que tornam a administração de um negócio do varejo um grande desafio. Mas,…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Millennials: entenda como é o consumo dos jovens atualmente

Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

10 textos para propaganda de loja de artigos esportivos, confira

Ter ideias de textos para propaganda pode ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja de artigos esportivos. Por isso, é fundamental para todo gestor varejista ficar de olho nas novidades e em ideias para se inspirar. Pensando nisso, nós criamos esse artigo com algumas dicas de textos de propaganda que você…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

27 frases para propaganda de farmácia: se inspire em nossas ideias

As frases para propaganda de farmácia é que vão te ajudar a atrair a atenção do cliente e fazer com que ele tenha curiosidade de ir até a sua loja. Portanto, é preciso pensar em quais frases serão utilizadas, afinal de contas, nem todas vão funcionar para todos os públicos ou despertar a vontade de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas. Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas. Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Você sabe o que é pós-venda? Confira!

Planejar e executar um bom pós-venda pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes com a sua empresa após as compras. Aliás, um dos erros que um negócio precisa evitar é justamente dar por encerrado o processo de venda no momento em que o cliente paga pelo produto ou serviço. É importante oferecer uma…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos