Por Nayara Santos em 27.06.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos te ajudar.

Por mais que a estratégia de brand persona seja importantíssima para qualquer ação de marketing que você vá implementar na sua loja, ainda é comum encontrar pessoas que têm dúvidas a respeito da brand persona, mesmo que este seja um tópico que anda sendo muito comentado ultimamente. 

Por se tratar de um conceito muito importante, do qual todas as suas ações de marketing possam depender, é fundamental que você conheça ele em detalhes e não tenha mais dúvidas. A fim de esclarecer todas as questões a respeito do tema e explicar de maneira clara do que se trata a brand persona e qual é a sua importância, preparamos esse post para você. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o tema!

O que é brand persona?

A sua marca é o que uma empresa tem de mais valioso. Ela deve ter uma personalidade, um tom de voz, valores e posicionamentos definidos, afinal, é isso que permitirá que os clientes consigam se identificar com ela e passar a ser clientes fiéis da sua loja. Para uma marca ser realmente poderosa ela precisa de uma unidade de comunicação que consiga transmitir aos consumidores sua história, valores e o seu significado.

Quer saber como ter clientes fiéis e satisfeitos na sua empresa? Então confira o nosso Guia completo. Faça o download agora mesmo, é totalmente gratuito.

Quando falamos em marca, é natural que as pessoas pensem nos logos de marcas famosas. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam ela não precisa ser representada apenas visualmente, mesmo porque, logo, estilo visual ou guia de identidade é apenas uma parte desse todo. Uma marca vai muito além disso, e a persona é uma das peças-chaves para te ajudar a entender a importância dessa identidade.

A brand persona consiste em uma estratégia de marketing de conteúdo que se baseia na criação de personagens que tenham os mesmos valores da sua marca. O seu principal propósito é entender melhor como é o seu cliente, o que ele espera da sua loja, como ele se relaciona com ela e criar um relacionamento mais próximo da empresa com o seu público alvo.

Qual é a diferença entre brand persona e buyer persona?

Como vimos, a brand persona consiste em uma identidade visível que representa uma marca e que visa estabelecer comunicação com o público. Ou seja, é a criação de um personagem que representa a marca. Mas, provavelmente você deve estar se perguntando qual a diferença entre buyer persona e público-alvo, não é mesmo? Calma que a gente te explica.

Público-alvo

O público-alvo é aquele perfil de cliente que você espera atingir com a sua marca, e para o qual as suas ações de marketing se destinam. Entretanto, ele é muito genérico e pode não ser capaz de representar verdadeiramente quem são os seus clientes. 


Por exemplo, ao criar uma empresa é natural que você tenha que definir um público-alvo. Ele pode ser mulheres, entre os 30 e os 50 anos, que morem em São Paulo. Por mais que esse seja um primeiro passo, essas informações são insuficientes para que você consiga criar estratégias de marketing que sejam efetivas.

Afinal, pouco você sabe sobre o cliente e sobre o que seria capaz de chamar a sua atenção. Sem falar que, dentro do seu perfil do público-alvo podem existir mulheres que tenham diferentes perfis, tais como: mulheres empresárias, donas de casa, que tenham filhos, que gostam de viajar, dentre muitos outros perfis.

Ou seja, dentro do perfil de público-alvo que a sua marca possui, podem existir diferentes pessoas. E conseguir se comunicar com todas elas de forma efetiva é um verdadeiro desafio. Portanto, se você quiser entender como cada uma dessas personas se relaciona com a sua marca e a melhor maneira de conseguir conversar com ela, você precisa apostar na estratégia de brand persona.

Buyer persona

A buyer persona é um perfil de cliente que não é tão aprofundado como a brand persona, mas também não tão superficial quanto o público-alvo. Ele também serve para dar um norte para algumas estratégias de marketing, mas pode não oferecer um perfil tão completo que seja ideal para conseguir estabelecer uma comunicação eficiente.

Assim, com base no exemplo acima, a buyer persona da sua loja pode ser uma mulher com filhos e que tenha pouco tempo para lazer ou para si mesma; ou então uma mulher solteira e sem filhos e que goste de assistir séries e filmes.

Brand persona

A brand persona consiste na criação detalhada de um personagem que represente os seus clientes, com características psicológicas inclusive, que representa o perfil de clientes da empresa. Para se ter uma representação próxima da realidade o ideal é criar um personagem aprofundado, como se ele fosse uma pessoa real a quem você vai direcionar os seus conteúdos e estratégias de marketing.

Na prática, é possível criar mais de uma persona, sendo esse, inclusive, o caminho mais indicado, uma vez que é normal que a mesma marca tenha mais de um perfil de consumidor, a fim de direcionar os conteúdos mais adequados para cada um deles.

Além disso, quanto mais completo for o perfil da brand persona, melhor deve ser para criar os argumentos de vendas e materiais de divulgação. Dessa maneira, o ideal é que ela conte com todas as características de uma pessoa real, como nome, profissão, gostos, hobbies, traços psicológicos, dentre outros.

Um exemplo de persona para a sua empresa pode ser:

Joana, 35 anos, bióloga, solteira, pratica esportes e gosta de passar o seu tempo livre lendo livros ou em contato com a natureza. Se preocupa com o meio ambiente e faz questão de se relacionar com empresas que compartilhem dessa preocupação. Dá preferência para produtos feitos a partir de material reciclável. Adora animais e dedica parte do seu tempo a ajudar abrigos.

Qual é a importância de criar uma brand persona?

Quando uma empresa surge, é comum que o próprio empreendedor seja o responsável por realizar todos os primeiros contatos comerciais. Contudo, com o passar do tempo e a expansão do negócio a tendência é que novos colaboradores surjam e, nesse momento, é imprescindível que os discursos estejam alinhados em todas as plataformas para que não haja divergências na comunicação.

A brand persona é importante nesse sentido, uma vez que quando há um perfil determinado para a marca, todos os canais da empresa, como site, blog e redes sociais, tem a mesma identificação com a essência da marca. Ou seja, é como se fosse um guia que ajudasse a todos os funcionários a se comunicar com o cliente.

Além disso, a brand persona é uma estratégia que está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Depois da explicação que demos anteriormente, você provavelmente já deve ter entendido o porquê. Afinal, você consegue estabelecer uma comunicação mais certeira com a sua audiência.

Isso tem sido ainda mais importante nos dias atuais, em que o comportamento dos clientes vem mudando e eles estão cada vez mais interessados em se relacionar e consumir serviços e produtos das marcas em que acreditam, tem identificação e compartilham dos mesmos valores. Nesse sentido, é fundamental que a empresa transmita transparência em seus posicionamentos.

E, apostar na estratégia de brand persona pode ser uma das melhores formas de entender quem é esse cliente que está se relacionando com a sua marca e o que ele espera de você. Assim, por meio da brand persona você consegue passar mais credibilidade e se aproximar ainda mais do seu público.

Quais são as brand personas que deram certo?

Não tem nada melhor do que conhecer exemplos de sucesso para se inspirar e entender como determinados conceitos podem ser aplicados na vida real. E isso é justamente o que vamos tratar agora. 

Para o nascimento da brand persona não é preciso, necessariamente, a criação de um mascote, personagem ou animação, uma vez que é possível apenas criar somente um estilo de se expressar para o público. Contudo, muitas empresas escolheram assumir uma figura fictícia em sua comunicação e tiveram sucesso com esse modelo. Veja, a seguir, alguns exemplos de brand persona que deram certo!

Magazine Luiza

Um dos grandes exemplos de brand persona é a “Lu”, personagem moderna e gentil do Magazine Luiza que interage com o público nas redes sociais e em propagandas de TV. A “Lu” agregou um grande valor humano à marca e aproximou clientes que se sentem próximos da personagem.

Sem falar que ela entende quem é o seu público principal e através da criação da Lu esses clientes se viram, de certa forma, representados. Assim, a comunicação com o cliente ficou muito mais fácil e certeira. Tanto é que contribui para o aumento das vendas do Magazine Luiza.

Nubank

O Nubank também é uma empresa que se destaca em razão da sua brand persona. Apesar da empresa não utilizar um personagem, ela mantém um estilo de comunicação próxima do público, chamando os consumidores pelo nome e fazendo piadas com o cotidiano, tudo isso sem perder o tom de respeito, uma vez que se trata de um banco digital.

Como o público do Nubank é mais jovem e antenado, essa descontração na comunicação faz com que os clientes se sintam mais à vontade quando precisam lidar com assuntos relacionados às finanças. O que nem sempre é algo agradável, principalmente para quem está começando a lidar com o dinheiro.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para a criação de uma brand persona?

Assim como ocorre com qualquer estratégia de marketing, existem alguns cuidados que a empresa deve adotar quando for criar uma brand persona. Como se trata de uma importante estratégia é fundamental que haja planejamento. A seguir falaremos sobre como esse processo pode ser feito.

Entenda a sua marca

O primeiro passo para criar uma brand persona deve ser pensar em sua marca como uma pessoa e tentar identificar as suas características e identidade. Para tanto, é importante definir 3 elementos, são eles:

  • Pilares da persona: criar bordões ou frases que possam nortear as estratégias de marketing e trazer a personalidade da marca para ela;
  • Missão: isto é, determinar qual é o propósito da marca, que deve ir além de apenas o produto ou serviço oferecido;
  • Essência: ou seja, uma frase que resume o conceito da marca e que vai te ajudar a nortear as próximas estratégias.

Criação de um personagem

Depois de determinar esses elementos, chegou o momento de partir para a criação de um personagem que personifica a marca. Neste caso, é essencial que ele seja capaz de representar os clientes que realmente se relacionem com a sua marca. 

Para isso, é importante que você faça uma análise detalhada do perfil dos clientes, entenda o que é importante para eles, o que eles esperam de uma empresa, quais são os fatores decisivos no momento da compra e o que é mais importante para que eles continuem se relacionando com uma empresa. Você deve buscar criar informações sobre ele, como:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Seus gostos pessoais;
  • Linguagem que pretende usar com a buyer persona;
  • Seus valores;
  • Seus posicionamentos;
  • Seus diferenciais, dentre outros.

Depois de estipular todos esses itens, ficará muito mais fácil reconhecer como a brand persona deve se comunicar com o público. Por fim, basta dar início ao processo de aplicação da brand persona, a transmitindo para todos os colaboradores da empresa a fim de determinar um padrão de linguagem. Também é possível, ainda, usá-la para a criação de storytelling ou até mesmo um personagem, como foi feito pela Magazine Luíza.

Agora que você já sabe o que é a brand persona e conhece até mesmo a sua importância, a implemente em sua empresa o quanto antes a fim de se aproximar de seu público. Contudo, lembre-se que é fundamental contar com um bom planejamento de marketing durante a criação da estratégia para que tudo ocorra de acordo com o planejado.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como atrair clientes para sua loja de roupas? 14 dicas para vender mais

Se você está aqui, provavelmente está buscando novas formas de como atrair clientes para sua loja de roupas, não é mesmo? Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer estratégias e técnicas para manter a sua marca bem vista e agradar os clientes que confiam na sua marca, é fundamental para que você tenha sucesso…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Reel do Instagram para lojas: como utilizar? Entenda aqui!

Você já conhece o Reel do Instagram para lojas? Se construir uma presença digital ajuda a trazer reconhecimento e visibilidade, aproveitar as novidades das redes sociais também tem os seus benefícios. É uma forma de se diferenciar da concorrência, chamar a atenção dos clientes e aumentar os níveis de engajamento. Ao conhecer todas as funcionalidades…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Qual é o futuro do varejo? Confira um guia completo sobre o assunto!

É impossível negar que a pandemia do coronavírus já transformou, para sempre, a forma de viver da sociedade. Enquanto enfrentamos o desafio do isolamento social, muito está sendo repensado em respeito à ciência, à educação, à saúde, e, claro, aos hábitos de consumo. O futuro do varejo, que já estava batendo em nossas portas (e…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

16 textos prontos para vender mais no Dia dos Namorados, se inspire!

Ter textos prontos para usar nas campanhas e vender mais no Dia dos Namorados é fundamental para qualquer ramo do varejo. Afinal, quando todas as lojas estão com promoções e implementando ações para atrair a atenção do consumidor, é preciso encontrar formas de se destacar e sair na frente da concorrência. Saber quais campanhas serão…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Como administrar uma loja: Confira os 13 pontos mais importantes

 Saber como administrar uma loja é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio do varejo. Isso porque, além dos pequenos problemas que surgem no dia a dia, as crises, tanto internas quanto externas, podem surgir a qualquer momento e um bom gestor precisa saber como lidar com elas. Sem dúvida alguma, as…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada. Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira,…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos