Por Nayara Santos em 27.06.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos te ajudar.

Por mais que a estratégia de brand persona seja importantíssima para qualquer ação de marketing que você vá implementar na sua loja, ainda é comum encontrar pessoas que têm dúvidas a respeito da brand persona, mesmo que este seja um tópico que anda sendo muito comentado ultimamente. 

Por se tratar de um conceito muito importante, do qual todas as suas ações de marketing possam depender, é fundamental que você conheça ele em detalhes e não tenha mais dúvidas. A fim de esclarecer todas as questões a respeito do tema e explicar de maneira clara do que se trata a brand persona e qual é a sua importância, preparamos esse post para você. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o tema!

O que é brand persona?

A sua marca é o que uma empresa tem de mais valioso. Ela deve ter uma personalidade, um tom de voz, valores e posicionamentos definidos, afinal, é isso que permitirá que os clientes consigam se identificar com ela e passar a ser clientes fiéis da sua loja. Para uma marca ser realmente poderosa ela precisa de uma unidade de comunicação que consiga transmitir aos consumidores sua história, valores e o seu significado.

Quer saber como ter clientes fiéis e satisfeitos na sua empresa? Então confira o nosso Guia completo. Faça o download agora mesmo, é totalmente gratuito.

Quando falamos em marca, é natural que as pessoas pensem nos logos de marcas famosas. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam ela não precisa ser representada apenas visualmente, mesmo porque, logo, estilo visual ou guia de identidade é apenas uma parte desse todo. Uma marca vai muito além disso, e a persona é uma das peças-chaves para te ajudar a entender a importância dessa identidade.

A brand persona consiste em uma estratégia de marketing de conteúdo que se baseia na criação de personagens que tenham os mesmos valores da sua marca. O seu principal propósito é entender melhor como é o seu cliente, o que ele espera da sua loja, como ele se relaciona com ela e criar um relacionamento mais próximo da empresa com o seu público alvo.

Qual é a diferença entre brand persona e buyer persona?

Como vimos, a brand persona consiste em uma identidade visível que representa uma marca e que visa estabelecer comunicação com o público. Ou seja, é a criação de um personagem que representa a marca. Mas, provavelmente você deve estar se perguntando qual a diferença entre buyer persona e público-alvo, não é mesmo? Calma que a gente te explica.

Público-alvo

O público-alvo é aquele perfil de cliente que você espera atingir com a sua marca, e para o qual as suas ações de marketing se destinam. Entretanto, ele é muito genérico e pode não ser capaz de representar verdadeiramente quem são os seus clientes. 


Por exemplo, ao criar uma empresa é natural que você tenha que definir um público-alvo. Ele pode ser mulheres, entre os 30 e os 50 anos, que morem em São Paulo. Por mais que esse seja um primeiro passo, essas informações são insuficientes para que você consiga criar estratégias de marketing que sejam efetivas.

Afinal, pouco você sabe sobre o cliente e sobre o que seria capaz de chamar a sua atenção. Sem falar que, dentro do seu perfil do público-alvo podem existir mulheres que tenham diferentes perfis, tais como: mulheres empresárias, donas de casa, que tenham filhos, que gostam de viajar, dentre muitos outros perfis.

Ou seja, dentro do perfil de público-alvo que a sua marca possui, podem existir diferentes pessoas. E conseguir se comunicar com todas elas de forma efetiva é um verdadeiro desafio. Portanto, se você quiser entender como cada uma dessas personas se relaciona com a sua marca e a melhor maneira de conseguir conversar com ela, você precisa apostar na estratégia de brand persona.

Buyer persona

A buyer persona é um perfil de cliente que não é tão aprofundado como a brand persona, mas também não tão superficial quanto o público-alvo. Ele também serve para dar um norte para algumas estratégias de marketing, mas pode não oferecer um perfil tão completo que seja ideal para conseguir estabelecer uma comunicação eficiente.

Assim, com base no exemplo acima, a buyer persona da sua loja pode ser uma mulher com filhos e que tenha pouco tempo para lazer ou para si mesma; ou então uma mulher solteira e sem filhos e que goste de assistir séries e filmes.

Brand persona

A brand persona consiste na criação detalhada de um personagem que represente os seus clientes, com características psicológicas inclusive, que representa o perfil de clientes da empresa. Para se ter uma representação próxima da realidade o ideal é criar um personagem aprofundado, como se ele fosse uma pessoa real a quem você vai direcionar os seus conteúdos e estratégias de marketing.

Na prática, é possível criar mais de uma persona, sendo esse, inclusive, o caminho mais indicado, uma vez que é normal que a mesma marca tenha mais de um perfil de consumidor, a fim de direcionar os conteúdos mais adequados para cada um deles.

Além disso, quanto mais completo for o perfil da brand persona, melhor deve ser para criar os argumentos de vendas e materiais de divulgação. Dessa maneira, o ideal é que ela conte com todas as características de uma pessoa real, como nome, profissão, gostos, hobbies, traços psicológicos, dentre outros.

Um exemplo de persona para a sua empresa pode ser:

Joana, 35 anos, bióloga, solteira, pratica esportes e gosta de passar o seu tempo livre lendo livros ou em contato com a natureza. Se preocupa com o meio ambiente e faz questão de se relacionar com empresas que compartilhem dessa preocupação. Dá preferência para produtos feitos a partir de material reciclável. Adora animais e dedica parte do seu tempo a ajudar abrigos.

Qual é a importância de criar uma brand persona?

Quando uma empresa surge, é comum que o próprio empreendedor seja o responsável por realizar todos os primeiros contatos comerciais. Contudo, com o passar do tempo e a expansão do negócio a tendência é que novos colaboradores surjam e, nesse momento, é imprescindível que os discursos estejam alinhados em todas as plataformas para que não haja divergências na comunicação.

A brand persona é importante nesse sentido, uma vez que quando há um perfil determinado para a marca, todos os canais da empresa, como site, blog e redes sociais, tem a mesma identificação com a essência da marca. Ou seja, é como se fosse um guia que ajudasse a todos os funcionários a se comunicar com o cliente.

Além disso, a brand persona é uma estratégia que está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Depois da explicação que demos anteriormente, você provavelmente já deve ter entendido o porquê. Afinal, você consegue estabelecer uma comunicação mais certeira com a sua audiência.

Isso tem sido ainda mais importante nos dias atuais, em que o comportamento dos clientes vem mudando e eles estão cada vez mais interessados em se relacionar e consumir serviços e produtos das marcas em que acreditam, tem identificação e compartilham dos mesmos valores. Nesse sentido, é fundamental que a empresa transmita transparência em seus posicionamentos.

E, apostar na estratégia de brand persona pode ser uma das melhores formas de entender quem é esse cliente que está se relacionando com a sua marca e o que ele espera de você. Assim, por meio da brand persona você consegue passar mais credibilidade e se aproximar ainda mais do seu público.

Quais são as brand personas que deram certo?

Não tem nada melhor do que conhecer exemplos de sucesso para se inspirar e entender como determinados conceitos podem ser aplicados na vida real. E isso é justamente o que vamos tratar agora. 

Para o nascimento da brand persona não é preciso, necessariamente, a criação de um mascote, personagem ou animação, uma vez que é possível apenas criar somente um estilo de se expressar para o público. Contudo, muitas empresas escolheram assumir uma figura fictícia em sua comunicação e tiveram sucesso com esse modelo. Veja, a seguir, alguns exemplos de brand persona que deram certo!

Magazine Luiza

Um dos grandes exemplos de brand persona é a “Lu”, personagem moderna e gentil do Magazine Luiza que interage com o público nas redes sociais e em propagandas de TV. A “Lu” agregou um grande valor humano à marca e aproximou clientes que se sentem próximos da personagem.

Sem falar que ela entende quem é o seu público principal e através da criação da Lu esses clientes se viram, de certa forma, representados. Assim, a comunicação com o cliente ficou muito mais fácil e certeira. Tanto é que contribui para o aumento das vendas do Magazine Luiza.

Nubank

O Nubank também é uma empresa que se destaca em razão da sua brand persona. Apesar da empresa não utilizar um personagem, ela mantém um estilo de comunicação próxima do público, chamando os consumidores pelo nome e fazendo piadas com o cotidiano, tudo isso sem perder o tom de respeito, uma vez que se trata de um banco digital.

Como o público do Nubank é mais jovem e antenado, essa descontração na comunicação faz com que os clientes se sintam mais à vontade quando precisam lidar com assuntos relacionados às finanças. O que nem sempre é algo agradável, principalmente para quem está começando a lidar com o dinheiro.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para a criação de uma brand persona?

Assim como ocorre com qualquer estratégia de marketing, existem alguns cuidados que a empresa deve adotar quando for criar uma brand persona. Como se trata de uma importante estratégia é fundamental que haja planejamento. A seguir falaremos sobre como esse processo pode ser feito.

Entenda a sua marca

O primeiro passo para criar uma brand persona deve ser pensar em sua marca como uma pessoa e tentar identificar as suas características e identidade. Para tanto, é importante definir 3 elementos, são eles:

  • Pilares da persona: criar bordões ou frases que possam nortear as estratégias de marketing e trazer a personalidade da marca para ela;
  • Missão: isto é, determinar qual é o propósito da marca, que deve ir além de apenas o produto ou serviço oferecido;
  • Essência: ou seja, uma frase que resume o conceito da marca e que vai te ajudar a nortear as próximas estratégias.

Criação de um personagem

Depois de determinar esses elementos, chegou o momento de partir para a criação de um personagem que personifica a marca. Neste caso, é essencial que ele seja capaz de representar os clientes que realmente se relacionem com a sua marca. 

Para isso, é importante que você faça uma análise detalhada do perfil dos clientes, entenda o que é importante para eles, o que eles esperam de uma empresa, quais são os fatores decisivos no momento da compra e o que é mais importante para que eles continuem se relacionando com uma empresa. Você deve buscar criar informações sobre ele, como:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Seus gostos pessoais;
  • Linguagem que pretende usar com a buyer persona;
  • Seus valores;
  • Seus posicionamentos;
  • Seus diferenciais, dentre outros.

Depois de estipular todos esses itens, ficará muito mais fácil reconhecer como a brand persona deve se comunicar com o público. Por fim, basta dar início ao processo de aplicação da brand persona, a transmitindo para todos os colaboradores da empresa a fim de determinar um padrão de linguagem. Também é possível, ainda, usá-la para a criação de storytelling ou até mesmo um personagem, como foi feito pela Magazine Luíza.

Agora que você já sabe o que é a brand persona e conhece até mesmo a sua importância, a implemente em sua empresa o quanto antes a fim de se aproximar de seu público. Contudo, lembre-se que é fundamental contar com um bom planejamento de marketing durante a criação da estratégia para que tudo ocorra de acordo com o planejado.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Vitrine de verão: 7 dicas para montar a ideal

Se você está aqui, provavelmente busca novas formas de conseguir montar a vitrine de verão ideal para sua loja, certo? Afinal, o bom varejista está sempre em busca de novidades e tendências para fazer com que a sua loja se destaque em meio aos concorrentes, atraia mais consumidores e consiga vender mais. Montar a vitrine…

Por Nayara Santos em 17.01.2023

O que é live commerce: saiba tudo sobre o assunto

Provavelmente você já deve ter visto um live commerce e nem sequer sabia o que era. Mas isso é coisa do passado, agora vamos te contar tudo sobre essa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas. Essa estratégia de vendas estava dando os primeiros passos há alguns anos. Entretanto, a pandemia fez com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

O que é Design Thinking: entenda de uma vez por todas!

Como você resolve um problema em sua mente? Para entender o que é Design Thinking, precisamos refletir sobre os processos cognitivos e comportamentais envolvidos no desenvolvimento de uma solução, não importa qual seja. A premissa dessa estratégia nada mais é do que utilizar a abordagem dos designers para lidar com problemas empresarias e pessoais e…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

O pagamento via QR Code está revolucionando o varejo e você não pode ficar por fora disso!

Em 1968, o Brasil recebia seu primeiro cartão de crédito, o Elo, disponibilizado e gerenciado pelo Banco Bradesco. A inovação da época se popularizou e, desde então, novas empresas surgiram, novas tecnologias se consolidaram e, hoje, é o pagamento via QR Code que promete ser mais um salto na experiência do cliente. Bastaram poucas décadas…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Gatilho mental: saiba como aplicar de maneira eficiente

Não é novidade para os profissionais de marketing que para as empresas se destacarem no mercado é preciso inovar na forma de vender. Afinal, o aumento das vendas está relacionada ao sucesso e crescimento do negócio. Por sua vez, para vender mais é preciso que as empresas sejam convincentes, ninguém compra um produto ou serviço…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Pesquisa de clima organizacional: quais são os benefícios?

A competência de uma equipe faz toda a diferença em sua produtividade, mas há muitos outros fatores que entram em jogo aqui. A forma como todos se sentem em relação às próprias funções e ao ambiente de trabalho como um todo, por exemplo, afeta a produtividade de cada indivíduo. E se você quer identificar isso…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos