Por Nayara Santos em 29.05.2020

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos!

Na verdade, atualmente, é praticamente impossível para uma empresa se manter fora das mídias interativas e, ainda assim, ter sucesso. Ao estar presente com essas ações, é muito mais fácil manter um contato próximo com os seus clientes, além de conseguir disponibilizar uma série de recursos customizáveis.

A customização é um dos diferenciais e uma das grandes chaves para a atração dos consumidores. Mais do que isso, é algo que aumenta muito a fidelização, já que faz com que o público se sinta confortável em um ambiente que está respondendo diretamente ao que ele deseja. Mesmo sem perceber, todos nós acabamos voltando aos lugares que mais nos agradam.

Então, como usar as mídias interativas no varejo? Continue lendo e veja quais são as principais mídias, suas vantagens e a melhor maneira de aplicá-las na sua loja!

O que são as mídias interativas?

Em poucas palavras, qualquer tipo de interação entre o consumidor final e um meio é considerada mídia interativa. Mesmo a televisão, o jornal impresso e o rádio fazem parte da composição desse conceito. Porém, com o tempo, esses meios ficaram defasados, uma vez que o consumidor se tornou cada vez mais ativo nas decisões de compra e com maior interesse em interagir e participar dos processos de produção e venda.

Hoje, a ferramenta mais funcional e que conta com maior quantidade de diferenciais é a internet. A rede mundial está disponível para a maioria das classes sociais e funciona como um tremendo imobilizador e chafariz. Isso se traduz em quase 70% da população brasileira com algum acesso ao mundo on-line, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA). Lembrando que isso inclui o uso de smartphones e tablets, o que significa um acesso móvel e permanente para milhões de pessoas.

Na prática, mídias interativas no varejo flutuam entre experiências virtuais e presenciais, ambas com ajuda da tecnologia. No primeiro caso, é essencial o uso das redes sociais como meio de comunicação. É no Facebook, Instagram, Twitter e demais sites desse tipo que o cliente se sente mais à vontade para dar sua opinião e interagir com a marca. Também vale investir em conteúdos audiovisuais, se possível, como vídeos no YouTube ou até podcasts!

Na loja, há uma série de possibilidades. Alguns locais podem se aproveitar de totens de autoatendimento, como acontece nas redes de fast food. Outros disponibilizam televisores com conteúdo próprio e diferenciado, ou mesmo uma programação customizada de rádio para fazer com que o ambiente combine com a personalidade do público.

Quais as vantagens das mídias interativas no varejo?

Agora que você já compreendeu o que são mídias interativas, é hora de entender onde elas entram para auxiliar as lojas de varejo. A liberdade que o usuário tem ao utilizar esse tipo de mídia é um dos grandes diferenciais, mas também podemos observar:

  • maior retenção de clientes no varejo;
  • aumento no engajamento dos clientes;
  • possibilidade de gamificação;
  • mais flexibilidade no contato com o público;
  • criação de experiências únicas;
  • maior facilidade na reunião de dados para análise e aprimoramento;
  • possibilidade de acesso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Os benefícios podem ir além desses, dependendo do segmento da empresa e da maneira com a qual ela escolheu interagir. Nas lojas Amaro, por exemplo, é possível acessar o site e escolher peças de roupa que não estão fisicamente naquela unidade. Existem algumas lojas de O Boticário que contam com vendedoras equipadas com celulares para mostrar promoções e produtos.


Nessas situações, você une as vantagens da interatividade com o bom atendimento. O resultado é uma sensação de independência e confiança ao mesmo tempo, algo que poucas lojas podem trazer em meio à correria de atrair apenas com um ou outro método. Unir duas ou mais estratégias cria uma experiência que não será esquecida tão cedo.

Como aplicar mídias interativas no varejo?

Já está convencido da importância das mídias interativas e quer ideias de como aplicá-las no seu negócio? Pode continuar neste mesmo artigo. Confira, a seguir, algumas das principais dicas de implementação e veja quais combinam mais com suas lojas e público-alvo!

Aplicativos

Um dos mercados que mais cresce no mundo é o de aplicativos. Os celulares estão lotados deles e sempre surge algo novo que se torna o app mais baixado em questão de dias. O que isso mostra? Principalmente, que as pessoas estão interessadas na facilidade dos aplicativos e estão dispostas a instalá-los se acharem que vale a pena.

Se você trabalha com promoções regulares ou delivery, pode desenvolver um app próprio que dará benefícios exclusivos para os clientes que comprarem pelo smartphone. Se quiser ser mais criativo, pode até oferecer um jogo, um app de funcionalidades cotidianas ou outro tipo de conteúdo que faça sentido com o seu segmento. O usuário ficará feliz em interagir e se lembrará com carinho da marca que proporcionou aquele novo ícone em sua tela.

Interatividade no site

Seu site é aberto para que o público se locomova e descubra novas atividades, ou está fechado com informações engessadas? Pense em trabalhar para que a primeira opção seja a sua resposta. Há inúmeras maneiras de atualizar o site para que ele se torne mais interativo!

Inclua, por exemplo, infográficos, mapas ou vídeos interativos, que exijam ação do usuário para serem completamente abertos. Um jogo online, mesmo que simples, também chama bastante a atenção — talvez você mesmo já tenha brincado com o clássico game do dinossauro no Google, quando a internet cai.

Realidade virtual

A realidade virtual, ou apenas RV, atrai todo tipo de cliente, mesmo os mais tecnológicos e acostumados com novidades desse tipo. É só ver o sucesso do jogo para celular Pokemon Go, que utilizou a RV para criar a sensação de pertencimento dos bichinhos virtuais ao mundo real.

Com a ajuda de profissionais no desenvolvimento, a sua empresa pode usar o mesmo princípio. Invista em óculos de realidade virtual, mesmo que sejam os mais econômicos, feitos de materiais baratos, como os cardboards, disponibilizados até pelo próprio Google. Daí é só inovar na apresentação dos seus produtos, lançamentos e promoções, ou participar de eventos e chamar a atenção das pessoas para demonstrações na loja!

Quizzes

Tanto na internet quanto em ambientes físicos, todo mundo adora responder testes. Do site às redes sociais até totens em lojas, use a criatividade para atiçar a curiosidade dos clientes. Trabalha com produtos customizáveis? Experimente criar um quizz que resulte no item que mais combina com a personalidade do usuário. Tem uma loja de roupas? Proponha perguntas para descobrir o look ideal do cliente, com produtos que você tenha disponíveis ali mesmo. Dá até para coletar dados importantes simultaneamente!

Jogos

Já mencionamos os games na internet, mas imagine ter a atenção dos jogadores diretamente na sua loja? De acordo com o seu segmento, você pode transformar algumas ideias em jogos que vão atrair e prender os consumidores — dos mais casuais até os mais competitivos.

A ideia pode ser desde a mais simples, como um determinado número de pontos resultar em descontos ou brindes, até a mais complexa. Por exemplo, que tal uma pequena gincana em uma loja de brinquedos, com as crianças interagindo em diversos pontos e escolhendo os seus prêmios no fim? Dá para usar elementos do próprio ambiente, smartphones, tablets e totens para desenvolver todas as etapas.

Rádio indoor

A música é conhecida mundialmente por unir os povos. Se você utilizá-la como uma das mídias interativas no seu varejo, conseguirá não apenas atrair mais clientes, como também relacioná-los com a sua marca de forma íntima, mostrando que a proximidade se baseia em algo em comum que vai além dos produtos em si.

Só fique atento: o poder da música no varejo é enorme e, por isso mesmo, deve ser aplicado com cuidado. Se ir pelo caminho errado, você pode afugentar as pessoas em vez de trazê-las para perto. Por outro lado, se adaptar a sua rádio indoor para os gostos do público, pode até influenciá-lo a consumir mais — e a se tornarem clientes promotores da sua marca para amigos e familiares.

Como implementar essas estratégias no seu plano de marketing?

Até agora, explicamos o que são as mídias interativas e destacamos a importância de utilizar a tecnologia ao seu favor. Afinal, como pudemos observar nos exemplos dados acima de algumas mídias que podem ser bem aplicadas no varejo, o mundo virtual reina — quase que — absoluto.

Alguns fatores porém, precisam ser observados para que essa estratégia apresente, de fato, os resultados esperados. Não basta apenas, por exemplo, estar presente nas redes sociais e em diferentes aplicativos, se a sua marca não souber exatamente como agir em cada mídia — e aproveitar, ao máximo, o que elas têm a oferecer.

Acompanhe, então, como fazer as suas estratégias de mídias interativas no varejo serem um sucesso para a marca e também para os resultados da sua empresa.

Aposte na interação em tempo real

Não há como negar que as pessoas estão cada vez mais apressadas e ansiosas. A necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo somada à quantidade de estímulos e informações que recebemos o tempo todo faz com que queiramos receber na mesma velocidade com que temos que entregar — ou seja, rápido.

Por esse motivo, quanto mais veloz for o seu retorno para o cliente em qualquer que seja a sua mídia, melhor. Se ele está buscando um produto para fazer uma compra, por exemplo, e questiona algo na sua rede social, a velocidade da sua resposta pode ser decisiva para que ele feche o negócio.

Demore mais do que ele está disposto a esperar e o veja seguindo rapidamente para a concorrência!

Um exemplo interessante que mostrou novas possibilidades durante a pandemia do coronavírus foi o sucesso das lives no YouTube dos profissionais da música. É claro que trata-se de um cenário atípico, onde as pessoas não têm outra opção a não ser ficarem em casa, mas a aceitação desse tipo de conteúdo em tempo real foi surpreendente.

Outra mídias também têm apresentado bastante audiência, engajamento e compartilhamento, como é caso das lives feitas no Instagram (por diversos profissionais, como educadores físicos, chefs, nutricionistas, pediatras etc.) e o Facebook, que é utilizado até mesmo pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, como um canal direto com a população.

Crie anúncios personalizados

Seja qual for a etapa da jornada de compras em que o seu cliente está, ele quer se sentir especial. Desde o início, ele busca por uma empresa que entenda as suas dores e ofereça uma solução personalizada.

Por esse motivo, quanto maior for a personalização dos seus anúncios, melhor para o seu varejo. E não estamos falando aqui sobre colocar o nome do cliente no início de uma newsletter, ok?

Atualmente, existem muitas ferramentas que permitem acompanhar as preferências de um usuário na internet e cruzar com dados, oferecendo para esse consumidor itens relacionados às suas preferências ou buscas anteriores.

As grandes varejistas são um bom exemplo desses anúncios personalizados: se o cliente, navegando por sua loja on-line, se interessa por um fogão, o próprio site se encarrega de mostrar outras opções semelhantes (de produto e preço) e também outros produtos que possam interessar, como uma geladeira.

Para completar essa personalização, o possível comprador começa a visualizar esses itens em anúncios personalizados dispostos nas outras páginas que visita na internet, sejam elas portais de notícias ou buscadores.

Tenha uma presença forte nas redes sociais

Estar nas redes sociais é, sim, fundamental em sua estratégia, mas é crucial que a sua presença seja diferenciada — não apenas atendendo ao consumidor, mas mostrando um posicionamento certeiro da marca.

Não são poucos os exemplos de empresas que construíram a sua personalidade no mundo virtual, criando um canal de comunicação bastante estreito e bem aceito pelo consumidor, e se destacando nessa imensidão de concorrentes.

A Netflix e a Catuaba Selvagem, por exemplo, não deixam um usuário sequer sem resposta, e aproveitam o perfil desses clientes para criar o seu próprio: jovem e muito divertido.

Gere conteúdo relevante

Lembra que falamos sobre a necessidade do cliente de se sentir especial, acolhido e atendido? Por meio de um conteúdo relevante, é possível fazer tudo isso por ele, e ainda criar muita força para a sua empresa.

Isso porque por meio de um conteúdo relevante, você se mostra uma autoridade no assunto, aquela marca que vai sempre ser lembrada quando o consumidor precisar de algo que a sua empresa vende, e, mais do que isso, vai criar uma imagem de uma organização que não está preocupada apenas em vender, mas em compartilhar informação e conhecimento.

Um exemplo prático: se a sua loja de varejo comercializa peças de vestuário, pode ser uma boa ideia compartilhar conteúdos sobre tendências de moda, tecidos sustentáveis e, até mesmo, a nova tendência dos brechós. Assim, você liga a sua marca não com o consumo desenfreado, mas com escolhas mais conscientes e com o cuidado com o planeta — algo que tem sido muito observado pelos consumidores do setor.

Qual é a importância de utilizar as mídias interativas certas?

Vale lembrar que o termo “mídias interativas” se refere, logicamente, a interação que elas promovem com o público, logo, conhecer essas pessoas é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

Os canais utilizados precisam estar alinhados com o perfil do seu público-alvo, bem como as demais características das mensagens, como periodicidade, conteúdo e personalidade (mais séria, formal, informativa ou bem-humorada, por exemplo).

Dependendo dos seus clientes — e de onde eles estão — vale a pena apostar em mais de uma forma de mídia interativa: é possível, por exemplo, estar presente em diversas redes sociais, produzir conteúdo para o YouTube e para um blog, manter um aplicativo e apostar em ações dentro da loja física como as que citamos, como jogos, realidade virtual etc.

Fato é que o limite e o conceito de certo e errado vai ser definido, justamente, pelo seu consumidor. Nessa nova comunicação, mais do que nunca, é ele quem dita as regras.

Está pronto para usar mídias interativas na sua loja?

Como você pôde ver, as opções para explorar as mídias interativas no varejo são muitas — e não acabam por aí! Use a sua criatividade, pesquise o que seus concorrentes estão fazendo e adapte as ideias para a realidade da sua empresa. Mas não se esqueça de sempre tomar qualquer decisão com base naquilo com que o seu público se identifica!

Se gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir agora mesmo o nosso guia completo de estratégias de marketing de varejo!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

22 frases para lojas de cosméticos, se inspire

Conseguir preparar as melhores frases é essencial para divulgar e atrair clientes para a sua loja de cosméticos. Sem falar que, com as frases certas você ainda consegue se comunicar melhor com os seus clientes e se diferenciar da concorrência. Mas, não basta apenas ter frases geniais se você não possuir um bom plano de…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio. Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).…

Por Nayara Santos em 11.11.2016

14 erros de visual merchandising que prejudicam as vendas

A imagem de uma empresa é extremamente importante para transmitir aquilo que a marca tem como missão e valores. Por isso, alguns erros de visual merchandising podem comprometer a alavancagem do seu negócio e ainda afastar clientes, ao invés de atraí-los. Afinal de contas, as pessoas querem frequentar lojas que sejam capazes de proporcionar uma…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

O que escrever para divulgar um produto: 5 dicas para não errar

Escrever textos é uma das principais formas de divulgar um produto, mesmo assim, nem sempre é fácil saber o que escrever. Seja por falta de experiência com esse tipo de divulgação, seja pelo famoso branco, ou porque você não se considera uma pessoa criativa. Não importa o motivo, o mais importante é saber como contornar…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

4 ideias para aniversário de loja de roupas, se inspire

A comemoração do aniversário da loja envolve muitos preparativos. É preciso pensar quais estratégias de marketing serão utilizadas, quais produtos estarão em oferta, quais ações serão realizadas para atrair clientes, e até mesmo como retribuir os funcionários pela dedicação. Por isso, é natural que os gestores do varejo de lojas de roupas busquem ideias para…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

19 textos prontos para propaganda de salão de beleza

Fazer propaganda do salão de beleza é fundamental para conseguir atrair clientes, trazer de volta aqueles clientes que já conhecem o seu estabelecimento reatando um relacionamento e tornar a sua empresa mais conhecida. Para isso, é preciso escolher os textos certos e a forma correta de divulgação.  Nem todo gestor precisa saber como fazer isso,…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Percepção de marca: Como gerar valor para o consumidor

Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado.  Como a percepção de marca tem um impacto…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saiba o que considerar ao escolher prestadores de serviço para sua empresa

A contratação de prestadores de serviço deve ser realizada com critério e de acordo com a filosofia da empresa para garantir a sintonia e a qualidade em todas as etapas do processo de vendas. É preciso ter cuidado ao terceirizar um serviço, principalmente se ele representar a extensão da sua empresa. O bom atendimento é…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos