Por Nayara Santos em 26.06.2023

O que é live commerce: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Provavelmente você já deve ter visto um live commerce e nem sequer sabia o que era. Mas isso é coisa do passado, agora vamos te contar tudo sobre essa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas.

Essa estratégia de vendas estava dando os primeiros passos há alguns anos. Entretanto, a pandemia fez com que essa prática se tornasse ainda mais comum, principalmente entre influenciadores digitais e empresas que vendem produtos digitais.

Devido à eficácia que o live commerce apresenta, muitas empresas também adotaram essa prática. Portanto, você precisa conhecer como essa ferramenta funciona e como ela poderá te ajudar a conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas. Confira o que é live commerce e os passos para implementá-lo na sua empresa.

O que é live commerce?

Live commerce é o nome dado a eventos virtuais com o objetivo de apresentar um produto e impulsionar as suas vendas com transmissões ao vivo. Falando assim, até parece que você está voltando aos anos 90 em que as propagandas da Polishop demonstraram todas as vantagens dos seus produtos. Ou então aos programas da tarde que tinha vendedores fazendo demonstrações e explicando mais sobre os produtos em questão.

Sim, você está certo, essa é uma forma de live commerce e hoje a principal forma de alcançar os clientes é com as redes sociais. Com o avanço das tecnologias, smartphones e redes sociais, ele se adaptou ao novo formato de comunicação e ganhou uma importância ainda maior, ajudando a conectar empresas, empresários, marcas, produtos e clientes. 

Os vendedores foram substituídos por influenciadores digitais, muitos deles divulgando os seus próprios produtos digitais ou físicos. Isso dá a oportunidade para que o idealizador e criador do produto possa se comunicar com o seu público-alvo de forma mais pessoal, humanizando a marca e deixando-a mais próxima dos consumidores.

Ainda não entendeu o que é o live commerce? Então vamos a um exemplo simples que te ajudará a compreender. Provavelmente você segue alguns influenciadores digitais que vendem cursos online. Sabe quando eles começam a fazer lives para falar sobre um determinado assunto e logo em seguida eles lançam um curso sobre o assunto? Então, esse é o live commerce.

Vale a pena mencionar que ele não se destina apenas a produtos virtuais. Muito pelo contrário, qualquer empresa pode utilizar e se beneficiar dessa ferramenta.

Quais vantagens o live commerce pode trazer para a minha empresa?

Bom, você já deve ter percebido que uma das principais vantagens do live commerce é justamente a conexão que ele permite entre a sua marca e os clientes. Entretanto, existem outras vantagens de se utilizar essa estratégia e falaremos mais sobre elas a seguir.

Clientes mais interessados

Quando a empresa ou influenciador se dispõe a utilizar parte do seu tempo para conversar com o cliente e explicar mais detalhes sobre os seus produtos isso demonstra o quão importante eles são. Sem falar que, durante a live, os seguidores ainda podem tirar dúvidas e conversar diretamente com a pessoa que está apresentando o produto.

Assim, o cliente sente que está interagindo com uma pessoa de verdade, não com um atendimento eletrônico, ou com uma marca que pouco se importa com ele. E, claro, com os consumidores mais interessados na sua empresa, você conseguirá aumentar as suas vendas.

Gatilhos mentais

O live commerce ainda ajuda a criar gatilhos mentais para que os consumidores comprem os produtos vendidos. Isso porque, você estará mostrando todas as qualidade e vantagens de ter o item anunciado. Ao assistir à apresentação o consumidor pode perceber que ele precisa daquele produto, mesmo que não tenha se dado conta antes.

Sem falar que, as lives são uma excelente ferramenta para fazer o lançamento de novos produtos e coleções. Assim, o consumidor ficará curioso em conferir os produtos lançados, e essa expectativa criada sem dúvida alguma ajuda a atrair curiosos e interessados. E, sem dúvida, quando o fluxo de clientes aumenta, seja na sua loja física ou virtual, você também aumenta as chances de vender mais e fidelizar clientes.

Vendas instantâneas

Quando a live é feita para demonstrar produtos que já estão disponíveis no mercado e já podem ser adquiridos pelos clientes, fica mais fácil ainda conseguir vendê-los de maneira imediata. Afinal, o cliente pode com um clique ir até a sua loja virtual e efetuar a compra. Inclusive, se você ainda não tem uma estratégia de vendas online, chegou o momento de mudar isso. Confira o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

Outra ação importante que muitas empresas utilizam é a distribuição de cupons de descontos para os usuários que estavam na live. Isso também aumenta as chances do consumidor comprar o produto, já que ele não vai querer perder o desconto que ele ganhou.

Aumenta a autoridade da marca

Podemos dizer que uma das grandes vantagens do live commerce é justamente o aumento da autoridade da marca. Isso acontece porque você estará conversando com o consumidor, apresentando o produto, explicando todas as características dele e como as pessoas poderão se beneficiar ao adquiri-lo.


Além disso, as lives também podem ser realizadas para dar dicas de cuidados que precisam ser tomados para aumentar a vida útil do item adquirido. Ou então, elas podem focar em assuntos relacionados com o item adquirido. Por exemplo, uma loja de produtos esportivos pode fazer lives explicando sobre a importância do exercício físico e da boa alimentação.

Conheça os diferentes tipos de live commerce

Agora você já entendeu o que é o live commerce e como o seu negócio pode se beneficiar dele. Então agora falaremos sobre os seus diferentes tipos para você planejar a sua estratégia.

Tutoriais

Falamos bastante sobre lançamentos anteriormente, entretanto, a live também pode ter outros formatos, como fazer tutoriais. Neste caso, você irá mostrar os diferentes usos do produto e em como fazer isso. Esse é o momento de agregar valor ao produto ou serviço, mostrando até mesmo aplicações que não sejam tão óbvias.

Por exemplo, a indústria de cosméticos se beneficia muito desse formato de produção de conteúdo. Para isso, basta fazer a live mostrando como fazer cuidados com a pele utilizando os seus produtos, ou então maquiagens para diferentes ocasiões.

Lives com influenciadores

Outra forma de fazer o live commerce é convidando influenciadores digitais para fazerem parte da sua live. Essa é uma forma bastante interessante de tornar a sua marca e produtos mais conhecidos, já que os seguidores dos influenciadores também terão acesso à live.

Sem falar que, os influenciadores ajudam a trazer uma certa autoridade para a sua marca, que estará associada com a confiabilidade desta pessoa conhecida nas redes sociais. Por isso, é essencial tomar bastante cuidado com a escolha de quem estará nas suas lives. O ideal é escolher personalidades que sejam semelhantes às da sua marca. Ou ainda, que tenham os mesmos valores.

Ainda, dê preferência para influenciados que já conhecem o seu produto e até mesmo ajudam a divulgá-lo. Assim, você aumentará ainda mais a exposição da sua marca e terá o depoimento de quem realmente conhece e usa os seus produtos.

Lançamentos

O terceiro e último tipo de live commerce é o que mais falamos até agora, os lançamentos. Vamos supor que você tenha criado um curso de inglês, então é interessante fazer lives prévias ao lançamento com pessoas contando a importância de se falar outro idioma, e como isso abriu portas na vida dela.

Ou então, se você estiver lançando uma coleção nova de roupas, pode ter estilistas contando o que inspirou a criação da nova coleção. Outra opção é convidar alguém para falar sobre as tendências para a nova estação e como a coleção pode ser utilizada para deixar a pessoa na moda.

Passo a passo para fazer o seu negócio deslanchar com o live commerce

Sem dúvida alguma, essa é uma ferramenta importantíssima para os mais diferentes ramos do varejo e você já entendeu isso. Mas, como fazer para implementar o live commerce na sua estratégia de marketing? Daremos o passo a passo a seguir.

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Assim como em qualquer outra estratégia, tudo começa conhecendo quem é o seu público-alvo. Desta forma, você saberá como atraí-lo para a sua live, como adequar a linguagem e ter influenciadores que consigam se comunicar bem com ele.

Além disso, sabendo com quem você está falando, você também saberá quais são os seus gostos, quais os tipos de conteúdo eles geralmente consomem e quais os principais problemas que a sua marca e seus produtos podem resolver.

2. Escolha a plataforma adequada

Você tem dezenas de plataformas que podem ser utilizadas para o live commerce. Entretanto, antes de escolher qual delas será utilizada, a nossa recomendação é que você conheça as ferramentas disponíveis em cada uma delas e escolha a que melhor se adequa ao perfil da sua marca e ao seu público-alvo.

Muitas empresas e influenciadores optam por fazer lives no Instagram. Isso porque, eles já possuem um perfil na plataforma com milhares de inscritos, com uma divulgação mais fácil e uma participação mais acessível dos seguidores.

Entretanto, você também pode divulgar a live nas redes que utiliza, e dar o link para o seguidor se inscrever e receber a notificação de quando a live ocorrerá e como ele poderá assisti-la. Essa pode ser uma estratégia interessante para conseguir criar um banco de dados com informações de potenciais clientes que pode ser utilizado para divulgação de outros produtos no futuro.

3. Prepare ofertas e condições exclusivas para quem assistir a live

O contato próximo com o seguidor é importante, entretanto, uma das coisas que deixam a live mais atrativa é possibilidade de aproveitar ofertas e condições exclusivas. Ao fazer isso você desperta a sensação de exclusividade, urgência e escassez, mostrando que nem todos os consumidores terão acesso ao que foi ofertado.

Outra ação que pode ser feita durante a live é sorteios ao vivo. O ideal é que você deixe o sorteio para algum momento no final da live, já que assim você consegue segurar a audiência. O sorteio pode ser realizado com os seguidores respondendo alguma pergunta sobre algo que foi tratado durante a live. Ou então dizendo qual foi o código que você falou durante a live que dará o direito a concorrer ao sorteio.

4. Defina um roteiro previamente

Lembre-se, o live commerce é uma estratégia de venda em que você estará ao vivo com os clientes. Portanto, por mais que possa haver espaço para improvisação e interação com os seguidores, você precisa ter um roteiro. Afinal, você não quer terminar a live e perceber que esqueceu de falar sobre alguma característica do produto.

Outro ponto que ressalta a importância de ter um roteiro é que você conseguirá criar um raciocínio lógico por trás da explicação e tutorial do produto. Inclusive, dependendo do nicho, você pode fazer lives abordando diferentes pontos da criação do produto e pessoas que estarão envolvidas diretamente com ele, como se fosse uma amostra grátis do que os consumidores encontrarão pela frente.

5. Prepare os convidados

Como falamos, ter influenciadores e convidados durante as lives pode aumentar a visibilidade da sua live. Entretanto, assim como você irá se preparar com um roteiro, os seus convidados também precisam estar preparados.

O ideal é que você elabore esse roteiro com o convidado, ou mostre o roteiro que você elaborou e peça comentários e sugestões dessa pessoa. Deixe claro quais os pontos que devem ser abordados durante a conversa e quais perguntas serão feitas. Assim, você não deixará o convidado em nenhuma saia-justa.

6. Não se esqueça do estoque

Não é incomum que os varejistas fiquem tão focados em colocar determinadas ações e estratégias em prática, que se esquecem de uma parte importantíssima, garantir que o estoque será capaz de atender a demanda. Provavelmente, a última coisa que você quer é fazer a live, atrair muitos consumidores e perder vendas porque o estoque não era o adequado para a ação.

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