Por Nayara Santos em 16.07.2020

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena.

Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que têm um poder aquisitivo maior e conseguem boas negociações). Pequenos negócios também devem apostar nessa estratégia para o crescimento dos negócios.

Quer saber como se destacar da concorrência e garantir a lucratividade da sua loja? Confira agora mesmo 6 dicas para fazer promoções! Vamos lá?

1. Tenha um objetivo bem definido

Uma das questões-chave para o sucesso de qualquer promoção é ter um objetivo bem definido. Afinal, apenas fazer uma promoção sem nenhuma estratégia não é interessante e pode ter o efeito contrário: ao invés de conquistar novos clientes, pode afastar os seus consumidores — que podem se sentir, de alguma maneira, enganados.


Tenha um bom motivo para isso e ele deve nortear todo o planejamento da sua campanha. Veja alguns exemplos:

  • fidelizar os consumidores;
  • torrar o estoque;
  • vender um produto que está com o prazo de validade apertado;
  • melhorar a imagem da sua loja;
  • atrair novos consumidores;
  • apresentar uma nova coleção;
  • dentre outros.

A partir da definição do objetivo da sua campanha, você cria um cronograma estratégico para atingir as suas metas. Além disso, é importante ressaltar que a promoção deve ter um prazo, afinal ela traz um senso de urgência. Caso contrário, os clientes podem pensar que a ação foi mal organizada ou até mesmo que não vale a pena investir nas suas campanhas.

2. Conheça o seu público e direcione as promoções em loja pequena

Conhecer bem quem é o público do seu negócio é fundamental para direcionar qualquer campanha promocional. Além disso, determinar as personas (personagem semi fictício que representa o cliente ideal) é essencial para nortear o tom de voz e definir a melhor linguagem da sua promoção.

Por isso, é importante conferir:

  • quais são os hábitos de consumo;
  • quais são as redes sociais que estão presentes;
  • qual é a melhor ferramenta de comunicação;
  • qual é a escolaridade;
  • qual é a faixa etária e salarial;
  • quais são os melhores horários para entrar em contato;
  • quais são os seus interesses;
  • quais são as suas ambições e problemas;
  • quais são os seus objetivos, sonhos e metas; e
  • muito mais!

Mapear o público é fundamental para criar uma ótima experiência para o seu cliente e conquistar os resultados almejados. Além disso, você tem a certeza de que o orçamento da sua campanha não será desperdiçado — por exemplo, de nada vai adiantar direcionar um anúncio de fraldas infantis para quem não tem filhos, correto?

3. Mostre valor na promoção apresentada

Para criar ótimas promoções em loja pequena é importante ter em mente de que ela só será interessante se realmente apresentar algum valor, certo? Assim, não crie uma promoção de um produto que está parado há 6 meses no estoque com os valores de R$ 49,99 por R$ 44,99 — se você não diminuir o preço ou oferecer algo a mais nessa compra, não vale a pena, concorda?

Portanto, se você quer acelerar as vendas desses produtos que estão parados, precisa pensar em uma forma criativa para criar uma promoção irresistível. Assim, é importante que o cliente se sinta valorizado e que a oferta realmente seja interessante, de acordo com os seus reais interesses.

4. Tenha atenção ao calendário para promoções sazonais

Fique de olho nas datas comemorativas para aumentar as vendas durante esses períodos, que são ótimos para estimular a compra. Além disso, precisamos considerar que a maioria das lojas fazem promoções para vender mais. Então não fique de fora!

Crie um calendário contendo as principais datas comemorativas (Dia da Mulher, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal e outros) e pense em ofertas interessantes para se destacar da concorrência.

Lembre-se de conferir as datas comemorativas relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos esportivos, confira quando é o dia do ciclista, do tenista, do jogador de futebol (dentre outros) e aposte nelas também, oferecendo algum desconto ou benefício para comprar produtos relacionados à sua área de interesse.

Também é importante você ter um bom cadastro de clientes e sempre enviar uma mensagem (seja por WhatsApp ou e-mail) no dia do seu aniversário, parabenizando-os. Melhor ainda se você conseguir um presente ou desconto para ele neste dia.

5. Aposte em programas de fidelidade

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um novo cliente é muito mais difícil do que fidelizar um antigo, certo? Então, não deixe de lado os consumidores que já confiam na sua loja. Aposte em programas de fidelidade para fazer o cliente voltar.

Um cliente fiel indica a sua marca para os seus amigos e sempre consulta as suas promoções antes de investir na concorrência. Então pense em aproveitar essa dedicação e crie ações exclusivas a eles (inclusive, essa é uma ótima estratégia de promoções em loja pequena).

Os programas de fidelidade são uma ótima oportunidade para fomentar os relacionamentos e garantir novas oportunidades de negócio — para isso, você pode oferecer presentes, brindes, descontos exclusivos, dentre outros.

6. Aposte na divulgação por meio de rádio interna

Se você quer saber como fazer promoções em loja pequena, saiba que uma ótima alternativa é investir no marketing sensorial e divulgar promoções relâmpago por meio da rádio interna.

Assim, entre as suas playlists exclusivas, divulgue informações interessantes para estimular a compra. Isso provoca um senso de urgência no seu cliente e faz com que ele compre por impulso — aumentando a receita e a lucratividade da sua loja.

Saber como fazer promoções em loja pequena é fundamental para garantir o sucesso e a lucratividade dos negócios. Por isso, adote as nossas dicas e conquiste os resultados mais relevantes para a sua marca.

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