Gestão de varejo: 5 erros que você não pode cometer

Gestão de varejo

Na gestão de varejo existem alguns erros que devem ser evitados para que a sua empresa tenha ainda mais sucesso. Separamos aqui alguns deles e também algumas dicas de como evitá-los. Para descobrir, que tal conferir o conteúdo abaixo.

Não investir no relacionamento e na fidelização do cliente

Investir em estratégias para melhorar a qualidade da comunicação com os clientes e em outras técnicas de fidelização é algo importantíssimo. Com o mercado cada vez mais competitivo e repleto de lojas semelhantes, se diferenciar pela qualidade do relacionamento com o cliente pode ser uma grande ideia.

Algumas sugestões para melhorar isso são investir em um bom atendimento, dialogar com os clientes nas redes sociais, realizar promoções que visem a fidelização (como cartões de fidelidade), usar softwares de gerenciamento de dados de clientes, além de muitas outras técnicas.

Deixar de motivar a equipe

Esse problema é bastante comum e pode levar a quedas na produtividade e na qualidade do ambiente de trabalho. Isso ocorre devido ao desânimo e à falta de vontade de realizar um bom trabalho que uma equipe desmotivada pode apresentar.

Investir em técnicas para evitar isso é fundamental. Algumas dicas são: conhecer o perfil da equipe e desenvolver métodos para lidar com ela de forma adequada; oferecer cursos de capacitação; estabelecer metas de trabalho alcançáveis atreladas a gratificações e prêmios interessantes; dialogar com a equipe visando identificar problemas e limitações; entre muitas outras.

Não investir no som ambiente

É possível aumentar as vendas apenas escolhendo a playlist certa para tocar na sua loja. Isso ocorre pois a música é um estímulo emocional ao comprador e comprovadamente possui um efeito positivo no ticket médio das empresas que adotam a técnica.  Portanto, deixar de usar a música para estimular as vendas na sua loja é um grande erro.

Para evitá-lo, escolha a playlist ideal para o seu tipo de produto e de cliente, coloque no volume ideal e observe os resultados! Uma ótima ideia é também contratar uma empresa especializada para criar a seleção que combina com a sua loja.

Não desenvolver estratégias de marketing sensorial

Além da música, existem outras formas de criar um vínculo emocional com o consumidor. No marketing sensorial, o objetivo é estimular não só a audição, mas também o olfato, o tato, o paladar e a visão para influenciar na decisão de compra. Muitas empresas já se beneficiam da estratégia, mas ainda existem muitas que cometem o erro de não adotar essa prática.

Quer sair na frente da concorrência? Então pense em formas de estimular a compra por meio de um cheiro agradável, da escolha das cores, da degustação, além de inúmeras outras técnicas que vão ajudar a tornar a experiência do seu cliente algo inesquecível.

Deixar de usar um software de gestão de varejo

Conforme sua empresa cresce, se torna cada vez mais difícil manter controles manuais. Imagine ter de gerenciar funcionários, estoque, finanças, processos e marketing de uma empresa somente na ponta do lápis? Eventualmente isso se tornará impraticável e pode até ameaçar o seu negócio.

Para evitar esse erro, existem diversas soluções no mercado que são feitas sob medida para varejistas. Basta se informar e escolher o programa que ofereça o melhor custo-benefício para a sua loja crescer organizadamente!

E aí? Preparado para melhorar ainda mais a sua loja com essas dicas de gestão de varejo? Então que tal compartilhar este post com seus amigos e conhecidos nas redes sociais? Temos certeza de que eles também podem aprender com este conteúdo!

Serviço especializado no Brasil

Gostou de todos os tópicos abordados acima e precisa de uma empresa para colocar tudo em prática? Então conheça agora o serviço ListenPlay e amplie sua qualidade de serviço.

Teste grátis por 10 dias:

ListenPlay Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *