Você sabe qual é a importância da fidelização de clientes no varejo? Conhece as consequências de negligenciar esse aspecto? Possui alguma estratégia específica para tornar os seus clientes fiéis? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então o seu estabelecimento pode estar em perigo.
Mas, você não precisa se preocupar, afinal de contas, está aqui lendo este artigo que nós preparamos justamente para te ajudar. O cliente é o bem mais precioso de uma empresa, e um cliente fidelizado, por sua vez, é preciosíssimo!
Já que, não apenas esses clientes tendem a voltar para novas compras, mas também ajudam a divulgar a sua empresa de forma espontânea. Portanto, fica fácil de notar a importância da fidelização de clientes no varejo pelo lucro recorrente proporcionado por eles. Sem falar ainda que um consumidor fiel, é um cliente ativo, que torna seu negócio competitivo frente à concorrência.
Diante disso, preparamos esse artigo para te contar mais sobre a importância de ter clientes fiéis no seu estabelecimento. Além disso, também daremos dicas de como encantá-los de uma vez por todas. Confira!
Qual a importância da fidelização de clientes no varejo?
A fidelização de clientes é fator essencial para manter sua empresa em atividade, de forma que seus lucros aumentem e seus negócios se expandam. Confira mais alguns benefícios que a fidelização pode trazer ao seu empreendimento.
Fidelizar é mais barato do atrair novos leads
De acordo com diversos especialistas em marketing, os custos para atrair novos clientes são maiores que o investimento necessário para reter os alvos já captados. Pesquisas apontam que novos clientes podem custar até cinco vezes mais do que aqueles que já conhecem a sua loja.
Isso acontece devido aos gastos envolvendo publicidade, além dos esforços para que o consumidor tenha uma boa experiência, que o convença a comprar. E isso sem garantia nenhuma que a sua empresa terá algum retorno.
Compra frequente
O cliente fidelizado realiza compras com maior frequência, ajudando a renovar o estoque e fazendo com que os produtos fiquem menos tempo nas prateleiras. Além disso, após cativado, o consumidor tende a gastar mais com a mesma marca, pois atribui a ela um valor maior.
Para isso, você precisará manter uma boa comunicação com ele e mantê-lo sempre atualizado sobre o que acontece na sua loja. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
Recomendações recorrentes
Uma das formas mais eficientes de marketing ainda é o “boca a boca”. Clientes satisfeitos não hesitam em recomendar uma marca para amigos, família e conhecidos. Muitas vezes, a marca ainda consegue atingir nichos que não atingiria com facilidade, somente pela recomendação espontânea. E quanto maior a quantidade de recomendações, maior o seu número de vendas.
Consolidação da marca
A maior parte das vendas realizadas são através de clientes fiéis. Este perfil demanda um esforço da organização para que os laços sejam estreitos, e com isso reforce a reputação da marca, consolidando seu nome no mercado. Se estabelecer com forte estrutura no meio, passa pela fidelização, pois a experiência do consumidor irá garantir que a marca seja a primeira a ser lembrada, caso seja solicitada uma indicação.
É importante ressaltar, também, que as mídias sociais têm grande poder nos dias atuais, portanto, um cliente satisfeito acaba por ser a extensão da sua marca nestes, e em qualquer outro meio.
Dicas práticas para fidelizar o seu cliente
Agora que você já entendeu qual é a importância da fidelização de clientes no varejo, chegou o momento de darmos algumas dicas práticas de como você pode fazer isso de forma eficaz.
Dê atenção especial às redes sociais
Durante a pandemia uma coisa ficou clara, empresas que conseguiam marcar presença nas redes sociais saíram na frente da concorrência. Se isso não foi motivo suficiente para trazer a sua marca para uma das redes, então esperamos que a fidelização dos clientes seja.
Isso porque, cada vez mais os consumidores estão buscando empresas que possuam os mesmo valores e posicionamentos que eles para se relacionar e as redes sociais são o local ideal para isso. Afinal, você consegue manter uma conversa direta com o cliente, interagindo com ele em postagens e pedindo a opinião dele sobre diversos assuntos.
Inclusive, essa é uma forma de conseguir muitas informações sobre quem são os seus clientes e o que eles esperam da sua loja. Ou seja, terá material para utilizar em muitas campanhas publicitárias.
Invista em ações de marketing sensorial
Outra forma de conseguir fidelizar os clientes no varejo é oferecendo um ambiente de compras agradável, no qual o cliente queira passar mais tempo e até mesmo voltar. Isso pode ser facilmente conseguido através das ações de marketing sensorial.
Com essas ações você estimula sutilmente os sentidos dos visitantes da loja, criando um ambiente totalmente único, mesmo que esse cliente não seja capaz de dizer o porquê disso. Por exemplo, a música ambiente é capaz de aumentar a permanência do cliente na loja, aumentar o volume e valor das vendas, e ainda possibilita a identificação do cliente com a marca.
Mas, outros elementos também fazem parte dessa vertente do marketing, tal como a aromatização da loja, a organização e o layout do ponto de vendas, o uniforme dos funcionários, a iluminação ambiente, dentre outros.
Se você quiser saber mais como deixar a sua loja mais agradável para os seus clientes, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Ofereça um atendimento de qualidade
Uma coisa é certa, não tem como ter clientes fidelizados se o atendimento for ruim. Inclusive, basta você pensar em lojas nas quais teve experiências boas e em outras com experiência de atendimento ruim. É muito provável que não esteja nos seus planos voltar às lojas em que a experiência foi ruim, mesmo que os produtos sejam mais baratos.
Por isso, é essencial ter uma equipe de vendas bem treinada, que saiba entender o cliente, seja cordial e atenciosa, e se preocupe em solucionar os problemas que o cliente tenha. O cliente precisa se sentir especial quando entrar na sua loja, e o atendimento é uma das melhores formas de conseguir isso.
Vale a pena dizer que, também é preciso prestar atenção na qualidade do atendimento pós-venda. Lembre-se que, na maioria das vezes o cliente entra em contato com a loja novamente porque teve algum problema com o produto, portanto, todo cuidado é pouco.
Esse é, mais do que em qualquer outra etapa, o momento de ouvir o que o cliente tem a dizer e encontrar a melhor forma de resolver o seu problema. A facilidade e agilidade com que as demandas do cliente são sanadas vai influenciar (e muito) na fidelização do cliente.
Ofereça vantagens sempre que o cliente comprar com você
O consumidor gosta mesmo de ter algum tipo de benefício quando ele faz compras. Sejam descontos exclusivos, brindes, pontuações que possam ser trocadas por descontos, frete gratuito, ou até mesmo parte do dinheiro de volta (o chamado cashback).
Para conseguir fazer isso de forma efetiva, o ideal é que você estabeleça um programa de fidelidade. Assim, você conseguirá saber quem são os seus clientes que mais compram, quais os produtos mais procurados por cada um, e fazer ofertas exclusivas para eles.
Desta forma, a tendência é que o cliente volte a comprar com você justamente porque ele receberá algo em troca. Inclusive, a nova tendência do mercado é oferecer algum tipo de brinde para o cliente em compras acima de um determinado valor. Isso sai mais barato para a empresa e o cliente fica feliz do mesmo jeito. Sem falar que ele pode experimentar um produto novo e comprá-lo no futuro.
Agora que você já aprendeu qual é a importância da fidelização de clientes no varejo e como fazer isso, chegou o momento de conferir outras dicas sobre gestão. Acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.
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