Por Nayara Santos em 25.09.2019

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca.

Entre tantos outros aspectos importantes para administrar bem seus negócios, o cuidado com a marca é especialmente essencial. Podemos dizer que, hoje em dia, é basicamente o que move a empresa.

Marcas influenciam o cliente para além do produto ou serviço que elas representam. Tornar-se autoridade em seu segmento é algo alcançado com a ajuda de uma comunicação estratégica. O que inclui o marketing de conteúdo, por exemplo, que fornece informação relevante a um público. Confira, afinal, o que é autoridade de marca e como conquistá-la!

Comece atraindo o seu público da maneira certa

Hoje o processo de decisão de compra é muito diferente do de anos atrás. Antes, era comum obter indicações de produtos junto a colegas e amigos. Podíamos basear nossa decisão de compra somente nessas informações. Atualmente são tantas as marcas e possibilidades, que é preciso um complemento que nos atraia. Como os conteúdos, por exemplo.

Estamos falando da geração de conteúdo relevante e informativo dirigido ao seu público. Se você fala de um tema no blog da empresa, quer dizer que ele tem a ver com o seu negócio. Ou seja: nenhuma outra empresa tem tanta competência para falar sobre determinado assunto do que a sua.

Ao gerar conteúdo, é preciso que você saiba realmente sobre o assunto abordado, que seja passada a informação correta e que realmente agregue algo ao público. Esse conteúdo deve levá-lo a identificar o problema que enfrenta e propor soluções que o resolvam.

Cative ainda mais a fim de converter seu público

Seguindo a criação da autoridade de marca, você vai “alimentar” os clientes em potencial com ainda mais informações relevantes. Assim, eles passarão a uma etapa mais próxima rumo às suas decisões de compras. É importante que ele confie em sua marca. Você continuará fornecendo conteúdo novo, porém, sendo ainda mais específico que antes!


Podemos citar os e-books, pequenos cursos disponíveis em seu site ou webinars como exemplos. Tudo informação útil e que te dá autoridade mais qualificada ainda sobre seu serviço. Você vai aos poucos se tornando um “conselheiro”. Neste momento, você pode adquirir dados sobre os leads por meio de cadastros, sempre dando algo em troca a eles.

Transforme a captação em verdadeiros clientes

Chega a hora de converter os seus leads, que você já captou, em reais clientes. Aqui, é fundamental que você avalie a relação que eles têm com a marca! Faça isso analisando que tipo de conteúdo está sendo obtido pelos leads. Que postagem ou artigo eles leram? Eles abriram determinado e-mail que você enviou? E depois, ele clicou?

Feita essa avaliação geral, sua equipe contatará as pessoas que podem estar, realmente, prontas para comprar seu produto. A autoridade de marca começa a surtir efeitos mais concretos. O lead fechou com vocês, comprou? Envie e-mails agradecendo e fortalecendo seus relacionamentos com os clientes.

Encante para consolidar a autoridade de marca

Lembre-se de que o cliente conquistado poderá comprar novamente! Portanto, ações de pós-venda precisam ser praticadas. Para isso, use as redes sociais, ou e-mails marketing, e entenda como foi o processo de compra dele. Que vantagens ele obteve e qual dificuldade foi detectada?

Encantar o cliente, estando ao lado dele quando precisar, fará com que ele se torne um defensor da marca. Ele não só compra, como também divulga seu nome para outras pessoas, positivamente.

Construa uma identidade visual sólida e original

Sobre os aspectos visuais de sua empresa, para ter autoridade de marca também conta muito sua identidade visual. Em termos de linguagem, como você se apresentará? Estamos falando do seu logotipo e outros itens gráficos, como slogan e linguística. Então, contrate uma agência competente para a criação desses elementos.

Tudo conta nesse campo: cores, tipografias e tudo o que sua marca comunica visualmente. Eles precisam ser fáceis de lembrar, simples e adequados ao setor. Aposte em símbolos que não sairão “de moda” e que se adequam facilmente a qualquer canal.

Faça bom uso do marketing de conteúdo e SEO

Como dissemos no começo, conteúdo é um dos recursos mais importantes hoje para o crescimento e autoridade de marca. Invista em relevância e informações úteis, além de materiais inovadores! Atualize sempre o seu blog, assim como o próprio site da empresa, mas não caia na mesmice da concorrência.

Usar as técnicas de SEO é imprescindível nesse processo. É preciso otimizar cada vez mais o seu ranking perante os concorrentes, nas buscas feitas pelo público. Posicione-se bem e atraia mais visitas, para cativar em seguida. Garanta sua posição no topo do Google!

Utilize de forma adequada as suas redes sociais

Através de redes sociais como o Facebook ou Instagram, sua empresa divulga seus serviços e a própria marca. E o melhor, há interação em tempo real com seu público. Em tais ambientes, da mesma forma que com as ferramentas antes citadas, mostre soluções às questões dessas pessoas. E lembre-se de não demorar para responder a eles!

Conheça o music branding e a sua importância

Para construir autoridade de marca existem ainda outras formas inovadoras de se conectar com o cliente. O music branding aposta em criar uma trilha sonora específica para a sua marca a fim de comunicar alguma mensagem ou transmitir alguma sensação. Música faz parte da vida de qualquer pessoa, não é mesmo? Pois você pode usá-la também a favor de sua marca!

Uma ótima seleção musical tem a capacidade de gerar boas experiências para seu público. Especialistas escolhem cuidadosamente o que deve tocar por meio de muitas pesquisas. Considera-se o perfil e do que precisam seus leads e clientes, além de todas as características da marca. Existe todo um sentido e estética nessas seleções.

Tais músicas farão parte do ambiente da sua loja. É o marketing sensorial atuando a favor da sua empresa.

A autoridade de marca é obtida de múltiplas maneiras, como podemos ver. É um caminho que está sempre em expansão. Novas soluções, como o music branding, tornam-se necessárias em um mercado cada vez mais competitivo. São novos meios de conquista e inovação perante o seu público.

Você pode perceber que é importantíssimo contar com parceiros qualificados para ajudá-lo ao longo do processo. Procure empresas especializadas no fortalecimento de sua marca e otimização de sua autoridade. A ListenX é especialista em music branding. Auxiliamos você por meio de soluções focadas na gestão de sua marca e em seu fortalecimento!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 frases para loja virtual feminina, se inspire

Que propaganda é a alma do negócio, você já deve saber. Mas, ter as frases certas para atrair clientes e divulgar a sua loja virtual feminina é outra história. Afinal, nem sempre é fácil conquistar a atenção do cliente rapidamente e despertar a sua curiosidade. Se no ambiente offline esse já é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

25 textos para propaganda de restaurante, confira

Se engana quem pensa que restaurante é apenas um local para fazer as refeições.Muito pelo contrário, é um ambiente em que as pessoas se reúnem para celebrar, discutir negócios, ou apenas passar momentos agradáveis com amigos e familiares.  Claro que para agradar aos consumidores é preciso ter comida boa e um ambiente agradável. Mas, de…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado. Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Entenda a importância de considerar o regionalismo em franquias

Abrir uma franquia, geralmente, é um excelente negócio para o empresário, independentemente do segmento de atuação. Isso porque esse modelo (franchising) de empresa já tem um “molde” a ser seguido, além de oferecer apoio e consultorias diversas para os mais variados problemas que possam surgir — desde auxílio em gestão até uma comunicação padronizada. Mas…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos