Por Nayara Santos em 25.09.2019

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca.

Entre tantos outros aspectos importantes para administrar bem seus negócios, o cuidado com a marca é especialmente essencial. Podemos dizer que, hoje em dia, é basicamente o que move a empresa.

Marcas influenciam o cliente para além do produto ou serviço que elas representam. Tornar-se autoridade em seu segmento é algo alcançado com a ajuda de uma comunicação estratégica. O que inclui o marketing de conteúdo, por exemplo, que fornece informação relevante a um público. Confira, afinal, o que é autoridade de marca e como conquistá-la!

Comece atraindo o seu público da maneira certa

Hoje o processo de decisão de compra é muito diferente do de anos atrás. Antes, era comum obter indicações de produtos junto a colegas e amigos. Podíamos basear nossa decisão de compra somente nessas informações. Atualmente são tantas as marcas e possibilidades, que é preciso um complemento que nos atraia. Como os conteúdos, por exemplo.

Estamos falando da geração de conteúdo relevante e informativo dirigido ao seu público. Se você fala de um tema no blog da empresa, quer dizer que ele tem a ver com o seu negócio. Ou seja: nenhuma outra empresa tem tanta competência para falar sobre determinado assunto do que a sua.

Ao gerar conteúdo, é preciso que você saiba realmente sobre o assunto abordado, que seja passada a informação correta e que realmente agregue algo ao público. Esse conteúdo deve levá-lo a identificar o problema que enfrenta e propor soluções que o resolvam.

Cative ainda mais a fim de converter seu público

Seguindo a criação da autoridade de marca, você vai “alimentar” os clientes em potencial com ainda mais informações relevantes. Assim, eles passarão a uma etapa mais próxima rumo às suas decisões de compras. É importante que ele confie em sua marca. Você continuará fornecendo conteúdo novo, porém, sendo ainda mais específico que antes!


Podemos citar os e-books, pequenos cursos disponíveis em seu site ou webinars como exemplos. Tudo informação útil e que te dá autoridade mais qualificada ainda sobre seu serviço. Você vai aos poucos se tornando um “conselheiro”. Neste momento, você pode adquirir dados sobre os leads por meio de cadastros, sempre dando algo em troca a eles.

Transforme a captação em verdadeiros clientes

Chega a hora de converter os seus leads, que você já captou, em reais clientes. Aqui, é fundamental que você avalie a relação que eles têm com a marca! Faça isso analisando que tipo de conteúdo está sendo obtido pelos leads. Que postagem ou artigo eles leram? Eles abriram determinado e-mail que você enviou? E depois, ele clicou?

Feita essa avaliação geral, sua equipe contatará as pessoas que podem estar, realmente, prontas para comprar seu produto. A autoridade de marca começa a surtir efeitos mais concretos. O lead fechou com vocês, comprou? Envie e-mails agradecendo e fortalecendo seus relacionamentos com os clientes.

Encante para consolidar a autoridade de marca

Lembre-se de que o cliente conquistado poderá comprar novamente! Portanto, ações de pós-venda precisam ser praticadas. Para isso, use as redes sociais, ou e-mails marketing, e entenda como foi o processo de compra dele. Que vantagens ele obteve e qual dificuldade foi detectada?

Encantar o cliente, estando ao lado dele quando precisar, fará com que ele se torne um defensor da marca. Ele não só compra, como também divulga seu nome para outras pessoas, positivamente.

Construa uma identidade visual sólida e original

Sobre os aspectos visuais de sua empresa, para ter autoridade de marca também conta muito sua identidade visual. Em termos de linguagem, como você se apresentará? Estamos falando do seu logotipo e outros itens gráficos, como slogan e linguística. Então, contrate uma agência competente para a criação desses elementos.

Tudo conta nesse campo: cores, tipografias e tudo o que sua marca comunica visualmente. Eles precisam ser fáceis de lembrar, simples e adequados ao setor. Aposte em símbolos que não sairão “de moda” e que se adequam facilmente a qualquer canal.

Faça bom uso do marketing de conteúdo e SEO

Como dissemos no começo, conteúdo é um dos recursos mais importantes hoje para o crescimento e autoridade de marca. Invista em relevância e informações úteis, além de materiais inovadores! Atualize sempre o seu blog, assim como o próprio site da empresa, mas não caia na mesmice da concorrência.

Usar as técnicas de SEO é imprescindível nesse processo. É preciso otimizar cada vez mais o seu ranking perante os concorrentes, nas buscas feitas pelo público. Posicione-se bem e atraia mais visitas, para cativar em seguida. Garanta sua posição no topo do Google!

Utilize de forma adequada as suas redes sociais

Através de redes sociais como o Facebook ou Instagram, sua empresa divulga seus serviços e a própria marca. E o melhor, há interação em tempo real com seu público. Em tais ambientes, da mesma forma que com as ferramentas antes citadas, mostre soluções às questões dessas pessoas. E lembre-se de não demorar para responder a eles!

Conheça o music branding e a sua importância

Para construir autoridade de marca existem ainda outras formas inovadoras de se conectar com o cliente. O music branding aposta em criar uma trilha sonora específica para a sua marca a fim de comunicar alguma mensagem ou transmitir alguma sensação. Música faz parte da vida de qualquer pessoa, não é mesmo? Pois você pode usá-la também a favor de sua marca!

Uma ótima seleção musical tem a capacidade de gerar boas experiências para seu público. Especialistas escolhem cuidadosamente o que deve tocar por meio de muitas pesquisas. Considera-se o perfil e do que precisam seus leads e clientes, além de todas as características da marca. Existe todo um sentido e estética nessas seleções.

Tais músicas farão parte do ambiente da sua loja. É o marketing sensorial atuando a favor da sua empresa.

A autoridade de marca é obtida de múltiplas maneiras, como podemos ver. É um caminho que está sempre em expansão. Novas soluções, como o music branding, tornam-se necessárias em um mercado cada vez mais competitivo. São novos meios de conquista e inovação perante o seu público.

Você pode perceber que é importantíssimo contar com parceiros qualificados para ajudá-lo ao longo do processo. Procure empresas especializadas no fortalecimento de sua marca e otimização de sua autoridade. A ListenX é especialista em music branding. Auxiliamos você por meio de soluções focadas na gestão de sua marca e em seu fortalecimento!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo!

Se você ainda não tinha pensado em desenvolver estratégias de vendas online provavelmente mudou de ideia durante a pandemia. Afinal, diante da impossibilidade de receber os clientes na loja, muitos varejistas migraram para o mercado online e não se arrependeram. Ainda não acredita no poder que a internet pode ter sobre o seu negócio? Então…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Marketing de varejo: por que aguçar os sentidos do consumidor?

Investir no online parece ser o caminho a seguir para boa parte das lojas de varejo, mas os pontos físicos ainda têm muito mais a oferecer. Algumas ações de marketing de varejo, como aguçar os sentidos do consumidor, podem dar ótimos resultados. Se isso é novidade para você, não deixe de conferir nosso artigo para…

Por Nayara Santos em 25.02.2016

Vendarketing: entenda o que é e como implementar esse conceito

O objetivo de toda empresa é crescer. Para isso, é preciso atrair mais clientes para a sua loja ou para comprar sua solução. Além da atração de novas pessoas, é preciso proporcionar boas experiências a fim de fazer os consumidores voltarem e promoverem o negócio para amigos e parentes. Uma das formas de garantir o…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

5 ideias para divulgação de eventos, confira

Procurar ideias para fazer a divulgação do evento da sua loja faz parte do planejamento, sendo, inclusive, uma etapa crucial para garantir o sucesso da ação e atrair um grande público. Mas, com tantas formas diferentes de divulgação, pode ser complicado saber qual delas é a melhor para a sua loja. Por isso, você deve…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos