Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

Por Nayara Santos em 24.08.2023

A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque e mostre ao consumidor o que ele encontrará no interior da loja.

Saber como organizar a vitrine é fundamental e uma verdadeira arte. Datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Páscoa são especiais porque os consumidores separam uma parte do orçamento para a compra de presentes. Ou seja, eles estão mais dispostos a comprar, você precisa apenas garantir que ele escolha a sua loja.

Logo, é preciso aproveitar esse tipo de oportunidade e criar uma imagem atrativa em sua vitrine. Então, se quer saber como organizar a vitrine da loja para datas festivas, este artigo é para você! E, como uma vitrine bem organizada não garante vendas, trouxemos também uma dica extra de como melhorar a experiência do cliente. Confira!

Dicas para organizar a vitrine da sua loja em datas festivas

1. Defina um tema para a decoração

Definir um tema específico para a decoração da vitrine é o primeiro passo. Você deve estar pensando que o tema será o da festividade em questão, não é mesmo? Calma, que a gente te explica. 

Tomemos o Dia dos Namorados como exemplo. Muitos elementos remetem a essa data, tais como corações, cupidos, flores, mãos dadas, beijos e abraços. Isso não significa que você vá utilizar todos eles na decoração da vitrine. Pelo contrário, a recomendação é selecionar alguns e incorporar na decoração.

O ideal é tentar pensar em algo criativo e procurar contar uma história com sua decoração. Na páscoa, por exemplo, ideias com um ar mais gracioso e infantil chamam bastante a atenção. Em contrapartida, no Dia dos Pais é ideal transmitir a ideia de seriedade, segurança e companheirismo.

Já o Dia das Mães pede algo mais sublime, pois remete ao sagrado e, ao mesmo tempo, ao reconhecimento pelos anos de dedicação. Campanhas que envolvam esses sentimentos, ainda que seja na decoração da vitrine, são excelentes oportunidades de vendas.

2. Utilize manequins na vitrine

Quer saber como organizar a vitrine de loja para datas festivas de maneira criativa e fora da caixinha? Aposte em manequins temáticos! Além de serem uma novidade para quem está constantemente passando na porta do estabelecimento, eles tornam a abordagem mais interessante para o cliente.

E não pense que manequins são úteis apenas em lojas de roupas e acessórios, pois eles podem ajudar a compor uma cena em sua vitrine de qualquer outro ramo. Isso ajuda o consumidor a se visualizar adquirindo ou utilizando o item exposto, ajudando na conexão com o cenário e no convencimento da compra.

Por isso, estude e avalia e inserção de manequins temáticos ou “transforme” aqueles já existentes na loja, para ficar parecido com o papai noel, ser comparado a um namorado(a), entre outros personagens. Às vezes, a mudança da roupa ou colocação de acessórios já resolve essa questão.

Por isso, pense em como explorar o uso de manequins, considerando o espaço necessário para o cenário que será instalado e os demais acessórios que serão utilizados. Em alguns casos pode ser interessante ter uma família de manequins para remeter a ideia necessária.

3. Garanta uma decoração alinhada à identidade visual da marca

Inovar na vitrine da loja é muito importante para chamar a atenção e atrair clientes. Mas é preciso obedecer a alguns elementos da identidade visual da sua marca, de modo que o cliente reconheça a loja em futuras ocasiões.


Para isso, deve-se manter alguns elementos que remetem ao conceito da empresa para não causar um estranhamento no cliente. Ou seja, se a sua marca tem um foco no moderno e nas tendências, então você deve preparar a decoração da vitrine que remeta a isso. Luzes brancas, fundos pretos ou cinza-escuro, letras brancas ou prateadas, podem ajudar nisso.

Claro que é possível fazer a customização, mas ela deve ser pensada de modo que não fuja muito à proposta da marca. Isso sem falar que você precisará adequar essa imagem à data festiva em questão. Assim, é possível incorporar as cores da sua marca na decoração da vitrine, para conectar o momento com ela.

Não sabe como construir uma marca coesa e forte? Então confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

4. Destaque os itens promocionais

Outra forma de atrair mais clientes para o estabelecimento é expor na vitrine as mercadorias em oferta. Não estamos falando que você precise incluir todos os produtos, mas foque naqueles que fazem mais sucesso. Expor alguns desses produtos faz com que o consumidor se sinta estimulado a acessar a loja e pode, inclusive, conferir outros artigos e adquirir mais produtos.

A forma de atrair novos clientes para o interior da loja dependerá de quão tentadora será a promoção, e aqui não estamos falando de preços apenas. A recomendação é criar uma proposta visual que atraia o consumidor e faça com que ele queira adquirir aquele produto, ou pelo menos tenha a curiosidade de vê-lo mais de perto.

Enquanto algumas empresas optam por cartazes chamativos e descontos gradativos, outras incitam a curiosidade do cliente com pequenas e misteriosas mensagens que serão “reveladas” no interior da loja. Cabe a você decidir qual é a melhor estratégia para a sua vitrine visando o consumo emocional!

Lembrando que os itens promocionais devem ser referentes aos temas da data festiva, pois assim os clientes ficarão mais interessados. Contudo, algumas lojas de roupas lançam mão de promoções da coleção anterior para desovar os produtos e essa estratégia também funciona.

5. Não deixe as tendências de fora

Lançamentos e novidades são sempre considerados chamativos na vitrine, especialmente se o produto receber algum destaque da mídia. Se a sua loja tem algum produto que está em alta no mercado, é fundamental expô-lo na vitrine da loja.

Para isso, tente dar um destaque para a mercadoria, exibindo-a em um local privilegiado. Também vale associar o produto relacionado a um conteúdo explorado na mídia ou conscientizando os clientes sobre essa nova tendência.

Quando se trata de atrair clientes por meio de uma vitrine de loja para datas festivas, pode ser interessante demonstrar porque o produto está sendo considerado a “febre do momento” e quais são os motivos de grande aceitação do público.

Vale lembrar que nem todo mundo está ligado a essa tendência, então é fundamental que os vendedores saibam esclarecer o motivo de tanta expectativa relacionada ao produto em questão.

6. Elabore um calendário para planejamento

Muitos gestores já pensam na decoração para o Dia das Mães mesmo quando as compras de Natal não terminam. Isso significa que eles já estão elaborando um calendário de planejamento para os próximos eventos.

As vantagens da elaboração de um calendário para investir na vitrine da loja para datas festivas é o tempo plausível para preparar a loja. Isso te dá mais tempo para considerar os itens decorativos que serão adquiridos, o custo deste investimento e o pessoal necessário para adequar essas mudanças.

Sendo assim é interessante que os principais eventos sejam programados com antecedência. Isso é válido principalmente para aqueles itens ou festividades exclusivos para determinados tipos de clientes, pois os gestores podem encontrar dificuldades na obtenção das decorações necessárias.

Além disso, a montagem da vitrine já é esperada pelos clientes, que observam ao longo do tempo essas transformações. Quando se realiza tudo de forma precipitada, corre-se o risco de não alcançar as expectativas dos clientes.

7. Considere datas comemorativas de sua região

O Brasil possui festas típicas durante todo o ano, que vão desde aquelas relacionadas aos resultados das colheitas de frutas da região, às comemorações dançantes com especiarias e barraquinhas destinadas ao evento. Em muitas cidades as pessoas utilizam roupas específicas para cada ocasião, acessórios característicos, insumos para a elaboração de pratos típicos, dentre outras opções e cabe ao gestor se adequar às demandas do momento.

Pensando nisso é interessante investir em produtos e decorações para esses momentos de para demonstrar o engajamento e dar a importância necessária a essas comemorações, além de lucrar com essa oportunidade. Nesse sentido é possível inserir enfeites, mascotes ou algo que identifique esses eventos de forma inteligente na vitrine da loja e fazer promoções dos produtos que estão relacionados às festas típicas.

Não sabe como tirar o melhor proveito das datas comemorativas? Não tem problema, aqui a gente te conta como fazer isso. Confira!

8. Adote campanhas promocionais de forma virtual

Com o avanço da tecnologia no dia a dia das pessoas não dá mais para pensar em campanhas sem envolver ações virtuais. Portanto, se você quiser também sensibilizar os potenciais clientes de forma virtual a conhecerem a loja física de um estabelecimento e os produtos comercializados, precisa pensar em estratégias específicas para essa mídia.

Sendo assim, é aconselhável contratar uma equipe especializada em formalizar uma página virtual condizente com os propósitos da marca e desenvolver métodos destinados à propaganda nesse meio. Sem falar que é também necessário alinhar com a equipe de marketing digital um projeto em curto, médio e longo prazo e testar as possibilidades viáveis para atrair o público para conhecer a loja física do estabelecimento.

Lembrando que a campanha virtual deve envolver também a publicação nas redes sociais como Instagram, Facebook, entre outros que disseminam rapidamente as informações e podem chegar ao público-alvo. E, claro, não se esqueça de que a vitrine virtual também deve merecer atenção especial no seu site.

9. Não se esqueça da iluminação da vitrine

Algumas ferramentas podem te ajudar a atrair a atenção do consumidor para um determinado produto na vitrine. Claro que os elementos utilizados na decoração da vitrine podem te ajudar, mas, se você quiser fazer algo mais sutil, pode apostar na iluminação.

Colocar luzes diretamente nos manequins ou nos itens que você quer que o cliente veja primeiro é uma estratégia bastante eficaz. Assim, quando ele se deparar com a sua vitrine, verá primeiro as peças da coleção, ou as promoções para aquela data festiva que se aproxima.

Isso te ajuda a atrair a atenção do cliente para o lugar certo nos primeiros segundos e a convencê-lo a entrar na sua loja. Portanto, ao planejar a decoração da vitrine, não se esqueça desse importante elemento.

A vitrine é importante, mas qual é a experiência que você está oferecendo ao cliente?

Claro que a decoração da vitrine é importante durante as datas festivas. Entretanto, de nada adianta ter uma decoração arrasadora, se ao entrar na loja o consumidor se deparar com vendedores mal treinados, música alta e que não combina com a marca, ou mesmo com um ambiente desorganizado.

As chances dele querer ficar no estabelecimento por muito tempo são bem pequenas, te fazendo perder vendas sem nem sequer ter ideia disso. Confira a seguir como elevar a experiência do cliente a outro nível.

Bom atendimento

Nas datas festivas do varejo, o atendimento ao cliente assume um papel central na determinação do sucesso de uma loja. Além das promoções e decorações, proporcionar uma boa experiência de compra é crucial para impulsionar a lucratividade. Isso fica ainda mais evidente quando falamos de datas festivas e do aumento do fluxo de clientes nas lojas.

Um atendimento inicial caloroso e amigável é fundamental para causar uma primeira impressão positiva. Atendentes atenciosos e bem informados têm o poder de conquistar os clientes. Além de ajudar na busca por produtos, eles podem fornecer informações sobre promoções e oferecer sugestões personalizadas, tornando a experiência mais envolvente e única para cada consumidor.

Um excelente atendimento cria conexões emocionais duradouras com os clientes. Quando eles se sentem valorizados e apreciados, é provável que se tornem fiéis à marca e a recomendem a familiares e amigos. Não podemos deixar de mencionar que o atendimento também é crucial para transformar situações negativas em oportunidades de mostrar a dedicação da loja ao cliente, resolvendo problemas de maneira eficaz.

E, atualmente, com praticamente tudo sendo compartilhado na internet, as experiências de atendimento tidas na sua loja também podem acabar lá, afetando a reputação da loja. Não se esqueça de que um bom atendimento não se limita às vendas imediatas, mas também constrói relações de longo prazo. Clientes satisfeitos têm mais chances de retornar ao longo do ano.

Música agradável

Quando falamos de festa, quase imediatamente lembramos de música. Com as datas festivas do varejo não é diferente! Ter a trilha sonora adequada pode fazer toda a diferença no ambiente da festa e, claro, com as suas vendas.

Para isso, a trilha sonora precisa ser cuidadosamente escolhida, não apenas para melhorar o ambiente, mas também impactar diretamente na lucratividade da loja. Para você ter uma ideia, 35% dos consumidores aumentam o tempo de permanência na loja quando a melodia é agradável e 14% irá comprar mais. Confira aqui como a música influencia a sua loja.

Além disso, uma trilha sonora bem planejada te ajuda a se conectar emocionalmente com o seu cliente. Afinal, muitas pessoas possuem memórias boas que estão relacionadas a alguma música. Portanto, tê-las na sua trilha sonora pode trazer essas emoções à tona e ajudar a gravar o nome da sua loja na memória do cliente.

Vale a pena dizer que a música também contribui para a percepção da marca. Ao alinhar as músicas com a mensagem que a sua marca tem a intenção de passar, cria-se uma experiência coesa que reforça a identidade da loja na mente dos clientes.

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Organização da loja

Outro ponto ao qual você precisa ficar atento quanto estamos falando de datas festivas é com relação à organização da loja. Esse aspecto desempenha um papel importantíssimo no sucesso das vendas. Afinal, ninguém quer ficar em espaços pequenos, apertados, em que não é possível se locomover naturalmente.

Uma organização eficaz cria um fluxo claro para os clientes, facilitando a navegação e a exploração dos produtos. Isso evita congestionamentos e frustrações, garantindo uma experiência de compra mais agradável. Além disso, ao pensar em como a loja será organizada, você pode fazer a disposição estratégica dos produtos em destaque, deixando ofertas especiais ou produtos sazonais em locais que atraiam os consumidores para a loja.

Aposte também na criação de áreas temáticas ou zonas específicas para presentes ou de outros produtos destinados à data em questão. Isso facilita a jornada de compras dos clientes, permitindo que eles encontrem rapidamente o que estão procurando, economizando tempo e aumentando a satisfação.

E tudo isso sem falar que, uma loja organizada transmite profissionalismo e atenção aos detalhes, gerando confiança nos clientes e contribuindo para a percepção positiva da marca. Portanto, fique de olho em como anda a organização do seu estabelecimento!

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