Design no varejo: entenda sua importância

Entenda_a_importância_do_design_no_varejo.jpg.jpeg

Design no varejo

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo.

Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos produtos quanto na loja em si, e descubra como isso influencia na compra:

Contar com um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.

Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra. Desorganização e caixas muito lotados ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.

Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca

Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.

Além disto, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja. Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.

O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas

Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.

Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar. Além disso, também se pode  iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.

E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:

ListenPlay Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *