Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo.
Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos produtos quanto na loja em si, e descubra como isso influencia na compra:
Contar com um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes
Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.
Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.
Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra. Desorganização e caixas muito lotados ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.
Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca
Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.
Além disto, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilize todas as técnicas do visual merchandising. Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.
O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas
Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.
Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar. Além disso, também se pode iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.
E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?
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