Por Nayara Santos em 30.03.2020

Design no varejo: entenda sua importância!

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo.

Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos produtos quanto na loja em si, e descubra como isso influencia na compra:

Contar com um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.

Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra. Desorganização e caixas muito lotados ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.

Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca

Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.

Além disto, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilize todas as técnicas do visual merchandising. Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.

O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas

Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.

Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar. Além disso, também se pode  iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.

E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que você precisa saber sobre franchising no Brasil

O mundo do empreendedorismo amadureceu muito nos últimos anos. A maior prova disso é o crescente número de empresas que surgem todos os anos, nos mais diversos segmentos e de todos os portes. Porém, isso não significa que é mais fácil entrar nesse mundo. Pelo contrário, os requisitos para um negócio crescer são cada vez…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Slogan para loja de cosméticos: aprenda como criar o ideal

Ter um bom slogan para loja de cosméticos é uma parte importante na hora de reforçar a sua marca e se comunicar com os clientes. Mas, prepará-lo nem sempre é uma tarefa fácil e muitos gestores ficam perdidos neste momento. O segredo para ter um bom slogan é conhecimento, seja sobre a mensagem que a…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Como melhorar a comunicação com o cliente?

Para construir uma boa comunicação com o cliente, o diálogo com os vendedores no ponto de venda não deve ser a única forma de contato. Apesar dele ser muito importante, é preciso conhecer as diversas técnicas que existem e que podem melhorar muito o relacionamento entre empresa e consumidores, gerando mais vendas e fidelização. A…

Por Nayara Santos em 12.02.2020

20 textos prontos para vender mais no outono, se inspire!

Já escolheu os textos prontos que irá utilizar na campanha de outono da sua loja para conseguir vender mais? Então aproveite este artigo com dicas incríveis para você aproveitar e divulgar a sua empresa. Vender bem o ano todo é essencial para qualquer loja do varejo. Entretanto, preparar campanhas para cada estação do ano pode…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.…

Por Nayara Santos em 04.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos