Por Nayara Santos em 31.05.2022

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil. 

Com tanta concorrência, conhecer e desenvolver estratégias para atrair clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua empresa é mais do que um diferencial, é essencial para a sobrevivência da sua empresa. Desta forma, você conseguirá alcançar objetivos de maneira planejada, personalizada e estratégica, dando suporte para ações diferenciadas que mirem o sucesso.

O plano de marketing para salão de beleza é uma ferramenta eficiente e uma ótima ideia para o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post as vantagens de ter um e como criar um plano perfeito para alavancar suas vendas! Boa leitura!

O que é um plano de marketing?

Plano de marketing consiste em um documento onde são estabelecidas e planejadas ações de marketing e publicidade da sua empresa. Um plano de marketing pode ter diferentes objetivos e pode ser aplicado para um produto, uma marca ou um serviço oferecido pela empresa.

Por guiar as estratégias do negócio, o plano de marketing contribui para uma gestão eficiente. Desta forma é possível manter a competitividade e se destacar no mercado por meio de um planejamento específico e de acordo com as metas da empresa.

Não importa o ramo de atividade da empresa ou o seu tamanho, ter um plano de marketing é o que ajuda o empreendedor a atrair mais clientes para o ponto de venda, aumenta a visibilidade da marca, torna o estabelecimento conhecido e fideliza clientes. Além disso, existem diferentes estratégias de marketing que podem ser utilizadas dependendo do objetivo que você tiver.

Quais as vantagens de aplicá-lo?

Toda empresa pode se beneficiar da utilização de um plano de marketing, afinal, como falamos anteriormente, ele consegue ajudar a empresa a se destacar de diferentes formas. No caso de áreas em que a concorrência é grande e a disputa por clientes acirrada, como é o caso do setor de beleza e cosméticos, esse plano passa a ser essencial para se sobressair e garantir a sobrevivência do negócio.

Além disso, nos dias atuais o nível de exigência dos consumidores é bastante alto. Eles estão em busca não apenas de estabelecimentos que possam oferecer um bom serviço, mas que possam oferecer uma boa experiência enquanto eles estão no estabelecimento. Ou seja, os consumidores buscam marcas com as quais possam desenvolver algum tipo de relacionamento de confiança.

E, tudo isso você conseguirá oferecer se tiver um plano de marketing bem elaborado e que possa ser colocado em prática. De qualquer forma, vamos falar em mais detalhes sobre as principais vantagens de ter esse plano na sua empresa.

Melhorias no posicionamento da marca

O posicionamento da marca significa o lugar que a empresa ocupa na mente dos clientes, ou seja, como ela é vista e como é a preferência de compra. Ou seja, fazer com que a marca seja a primeira opção e a primeira coisa que o cliente pensa quando alguém fala sobre o seu ramo de atuação.


Ter um plano de marketing adequado para o salão de beleza proporciona resultados expressivos no posicionamento e reflete na procura pelos serviços. Assim, quanto melhor for o posicionamento da sua marca, maior será o número de clientes fiéis que você terá. 

Lembre-se que um cliente satisfeito se torna um disseminador voluntário da sua empresa, indicando para os amigos e familiares, a famosa propaganda boca-a-boca. Esse tipo de divulgação ainda é muito eficaz, já que as pessoas tendem a confiar nas indicações de pessoas que já utilizaram os serviços.

Redução de erros estratégicos

Em muitas ocasiões é natural que alguns erros ocorram durante uma campanha de publicidade. Seja pela falta de experiência de quem planejou a ação, seja pela falta de informação, ou mesmo porque algo que fugisse totalmente ao seu controle aconteceu.

Entretanto, muitos desses erros podem ser reduzidos ou até mesmo evitados quando se tem um plano de marketing personalizado e bem-planejado. Isso acontece porque o estabelecimento pode ter uma melhor comunicação com o seu público-alvo e minimizar os riscos de contratempos, fatais para o negócio.

Claro que nem todas as campanhas serão perfeitas e trarão os resultados desejados. Entretanto, um bom plano de marketing envolve também a análise dos resultados para que você possa aprender valiosas lições e entender o que funciona e o que não funciona para a sua empresa.

Maior controle financeiro das ações adotadas

Uma coisa é certa, ações de publicidade envolvem custos e investimentos para gerar o retorno esperado. Por isso, com o plano de marketing para o seu salão de beleza, é possível ter maior controle e reduzir os gastos, tornando o resultado ainda mais consistente.

Sem falar que, quando você possui um bom controle financeiro do caixa da sua empresa, isso também te deixa mais seguro para investir em novidades, em tecnologias, treinamentos e em oferecer um melhor atendimento para o seu cliente.

Dicas incríveis para fazer um bom plano de marketing

Agora que você já conhece a importância de ter um plano de marketing para salão de beleza, chegou o momento de aprender como criar o seu plano. Vem com a gente e saiba como se destacar da concorrência e obter os melhores resultados.

1. Analise o segmento dos salões de beleza

Antes de começar a gastar ou planejar qualquer estratégia de marketing é essencial que você faça uma análise profunda do segmento, tanto no momento atual, quanto no histórico de ações dos seus concorrentes. Isso vai te ajudar a conhecer melhor como o segmento funciona, como ele evolui ao longo dos anos, quais foram as estratégias que funcionaram melhor, quais podem ser aprimoradas e quais foram um completo desastre,

Além disso, esse também é o momento para acompanhar de perto as campanhas e novidades do segmento. Desta forma, você terá mais embasamento e segurança na tomada de decisão, assim como maior clareza para definir o melhor meio de alcançar as metas.

Por fim, você também vai saber o que a concorrência vem fazendo, permitindo que estratégias diferentes sejam desenvolvidas. Lembre-se que, se você fizer exatamente a mesma coisa que o seu concorrente, então o seu salão será apenas mais um dentre tantos, e isso não é o que você quer, certo?

2. Defina as suas personas

O próximo passo é conhecer bem o seu cliente, e isso pode ser feito através da definição de personas. Em marketing, é utilizado o termo persona para se referir a uma representação fictícia do perfil de cliente ideal para o negócio, que é definido com base no perfil e no comportamento específico de uma pessoa para estabelecer uma comunicação direcionada.

Após definir o público-alvo, que é uma forma mais generalizada, a persona é identificada para demonstrar como seria o melhor cliente e qual a forma de se comunicar e proporcionar a ele uma boa experiência de compra. Temos um artigo completo onde te contamos em detalhes como criar personas para a sua empresa, confira aqui.

Portanto, defina a persona ideal para o seu salão de beleza. Essa é a melhor forma de ter as informações necessárias para compor um plano de marketing eficiente, com uma comunicação próxima, agradável e direcionada, que garanta a satisfação e fidelização do público verdadeiro.

3. Estabeleça objetivos para o marketing

Após definir o público-alvo, persona e conhecer todas as características do seu negócio, será o momento de estabelecer os objetivos do plano de marketing. Esse é um passo bastante importante e que muitos gestores se perdem. Ter um objetivo é mais do que querer aumentar as vendas, ou atrair mais clientes, você precisa ser mais específico e ter um prazo.

Não entendeu nada? Calma que a gente te explica com um exemplo. Você pode ter como objetivo aumentar o número de serviços de manicure e pedicure em 20% durante o mês de Maio. Desta forma, você sabe que precisará desenvolver estratégias de marketing para o mês anterior e ao longo do mês de Maio. Isso envolverá fazer promoções, entrar em contato com clientes antigos, divulgar o serviço nas suas redes sociais, e assim por diante.

Aqui vale uma ressalva bastante importante, esse é o momento de ser realista, pois é o que vai definir parâmetros para a análise dos resultados e a eficiência do plano de marketing. Estabelecer metas muito ousadas ou que você sabe que não poderão ser cumpridas pode ser o chamado “tiro no pé”, já que pode deixar você e seus colaboradores bastante desmotivados.

Mas, antes de encerrar essa seção, vale a pena dar algumas dicas de objetivos para o seu plano de marketing: 

  • Aumentar o número de clientes atendidos;
  • Atrair clientes novos para o salão;
  • Aumentar o número de atendimento para um determinado serviço;
  • Ter um maior engajamento dos seguidores nas redes sociais;
  • Aumentar o número de seguidores nas redes sociais;
  • Fazer parcerias com outros estabelecimentos do varejo, dentre outros.

4. Defina as principais estratégias

O próximo passo na preparação do seu plano de marketing para salão de beleza é definir as principais estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos. Ou seja, essa é a hora de analisar as medidas que serão adotadas, lembrando que as medidas adotadas variam conforme o objetivo. Algumas das principais medidas são:

  • Ter um programa de fidelidade;
  • Oferecer descontos;
  • Aprimorar o atendimento ao cliente;
  • Dar desconto para quem trouxer uma pessoa para conhecer os serviços do salão;
  • Disponibilizar combos de serviços a preços menores;
  • Distribuir brindes para quem comprar um determinado item vendido no salão;
  • Oferecer um local de espera confortável e agradável;
  • Implementar uma rádio personalizada no salão;
  • Fazer promoções para celebração de datas importantes do varejo;
  • Ter um layout do salão que permita a livre circulação de pessoas e facilite a limpeza do local, dentre outros.

Cada uma dessas estratégias pode te ajudar de diferentes formas. Por exemplo, com uma rádio personalizada você pode escolher músicas que combinem com a personalidade da sua marca e sejam agradáveis aos seus clientes. Oferecendo um local de espera agradável você torna a experiência dele melhor e faz com que ele se recorde disso de uma forma mais prazerosa.

Quer conhecer outras formas de melhorar a experiência dos seus clientes? Então acesse o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

5. Defina o cronograma das campanhas

Com todas as informações, objetivos descritos e estratégias planejadas, chegou o momento de definir um cronograma de exibição e publicidade do conteúdo. É fundamental ter um plano de ação com anúncios inteligentes e criativos, estimulando a interatividade e com uma boa frequência.

A tecnologia oferece benefícios incríveis que facilitam o processo, contribuindo muito para economizar. Portanto, crie um marketing amplo e utilize meios digitais e físicos para aprimorar os resultados. Considere os seguintes itens:

  • Esteja presente nas redes sociais;
  • Crie anúncios digitais;
  • Invista na produção de conteúdo que proporcione engajamento;
  • Crie uma lista de contatos dos clientes para envio de promoções exclusivas;
  • Crie materiais gráficos;
  • Faça anúncios na sua rádio personalizada;
  • Anuncie em jornais de boa circulação.

Assim como para cada objetivo você possui uma estratégia que funcione melhor, o mesmo é válido para a forma de divulgação das campanhas. Afinal, o trabalho de convencer clientes que já conhecem a sua marca é muito menor do que o de atrair novos clientes para o seu negócio. Por isso, planeje bem como isso será feito no seu plano de marketing para salão de beleza.

Quer ter sucesso? Invista em um bom plano de marketing!

O marketing é a melhor forma de se comunicar com os clientes, ou seja, é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas e levar o negócio a um caminho promissor. Por isso, não tem como fugir disso se você quiser que a sua empresa seja um sucesso.

Até mesmo exemplos de sucesso no segmento dos salões de beleza desenvolveram estratégias de marketing criativas, não é mesmo? Por isso é fundamental elaborar um bom plano que seja capaz de te ajudar a alcançar os seus objetivos e a fazer a sua empresa crescer.

Investir em um plano de marketing é a melhor opção para ter dados mais efetivos que deem suporte à tomada de decisão. Afinal, quanto melhor você conhece a sua empresa, mais acertadas serão as campanhas e isso, sem dúvida alguma, vai favorecer a imagem do salão de beleza e, consequentemente, aumentar o fluxo de clientes e do caixa, na sequência.

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