Assim como na sua loja física, as vitrines virtuais são utilizadas para atrair os olhares dos compradores e favorecer a decisão de compra. Já não é novidade que a internet se tornou um ambiente valioso para fazer negócios e aumentar a sua rentabilidade. Contudo, esse canal precisa de estratégias específicas e, principalmente, de atualização.
Informações desatualizadas e categorias mal formatadas, por exemplo, podem prejudicar a sua imagem e afastar os compradores. Ao mesmo tempo, os consumidores buscam por agilidade e não querem perder muito tempo em buscas e em sites confusos, com grandes blocos de textos e que não mostram fotos dos itens.
Para aumentar a visibilidade do seu negócio, principalmente nos motores de busca, e as suas vendas, entenda as vantagens e como montar uma boa vitrine na internet. Entenda.
Vitrine virtual: uma importante ferramenta para aumentar as suas vendas
Uma vitrine virtual é o site que você utiliza para expor os seus produtos. Para isso, é necessário apresentar os detalhes, informações e especificações de cada um deles. Além, é claro, de fotos em ótima resolução.
Contudo, muitos gestores confundem essa ferramenta com um site de vendas, o que é um erro. A vitrine, assim como as tradicionais dos estabelecimentos, é feita somente para mostrar os seus itens, sendo que a venda deles fica por conta de outros canais, como na própria loja, telefone, e-commerces, marketplaces e redes sociais, por exemplo.
Já não é novidade que a internet se tornou um ambiente importante para os varejos, já que grande parte dos consumidores preferem fazer compras on-line. Por isso, implantar estratégias de visibilidade e atração, como a vitrine virtual, podem potencializar as suas vendas.
Afinal, uma descrição atrativa, completa e alinhada a uma imagem bem trabalhada dos seus produtos têm mais chances de chamar a atenção do seu público e de levá-lo à decisão de compra.
As melhores práticas para montar uma vitrine virtual
Organização precisa ser palavra de ordem na sua vitrine virtual. Layouts confusos, designs sem ligação com a proposta da marca e falta de informações somente afastam o público e prejudicam a sua imagem on-line e off-line.
Por isso, é importante descrever as características de cada item, porém tomando cuidado com o equilíbrio, pois textos muito grandes e confusos também tornam a sua vitrine sem atratividade.
Para ajudar na montagem e organização da sua vitrine virtual, conheça as melhore práticas e estratégias para tornar esse canal atrativo e persuasivo. Veja só.
Organize por faixa de preço
Para facilitar a pesquisas e a visualização do cliente, a sua vitrine precisa ser organizada em seções. Estruturar a sua exposição por faixa de preço é uma ação indicada para aqueles varejos em que o valor interfere a decisão ou no tipo de mercadoria, como naquelas em que um mesmo produto tem diferenças consideráveis de preço. Esse é o caso de lojas de sapato, por exemplo. Existem tênis de R$80 como existem de R$290.
Esse modelo de organização facilita e agiliza a busca do consumidor, já que cada um está disposto a gastar valor x em uma compra. Assim, ele não desiste de comprar na sua loja por acreditar que somente há produtos com valores muito acima do que ele quer pagar. Para essa segmentação, o mais indicado é que tenha duas opções: “menor preço” e “maior preço”.
Vale ressaltar que dentro dessas duas alternativas, nem sempre, há somente o produto em si. Uma estratégia muito utilizada é de cadastrar itens que possam completar a compra de um cliente. Por exemplo, imagine que um comprador esteja pesquisando por um celular, certamente, em “menor preço” ele encontrará acessórios, como capinhas e fones.
Crie seções de produtos mais vendidos
Os produtos ou categorias mais vendidas são importantes para atrair a atenção de outros compradores e dar mais visibilidade nas especialidades do seu varejo. Essa é uma estratégia que pode aumentar as suas vendas também por mostrar quais produtos são mais escolhidos pelos consumidores, sendo que isso está relacionado ao custo-benefício.
Afinal, se muitos estão comprando é porque há vantagens nessa escolha e isso chama a atenção do comprador. Para fazer isso, você pode utilizar a Curva ABC, que analisa resultados de um determinado período, como os itens mais vendidos do mês e quais produtos apresentaram mais giro no seu estoque.
Organize por produtos mais procurados
Montar uma categoria de mais procurados na sua vitrine virtual segue o mesmo processo e objetivos da seção de mais vendidos. Os produtos mais buscados têm mais chances de serem vendidos.
Alguns sites costumam organizar essa estratégia também como: “clientes que pesquisaram isso também viram”. Para saber quais são os mais procurados, você pode utilizar o Google Analytics, pois essa ferramenta mostra quais foram as mercadorias mais pesquisadas ou mais acessadas em determinado período.
Esse processo de recomendação inteligente pode ser feito por sistemas, que avaliam os algoritmos e “aprendem” o perfil e os hábitos dos visitantes para recomendar produtos alinhados às necessidades. Para se ter uma ideia, essa é uma estratégia que pode elevar a sua taxa de conversão em 30%.
Uma maneira estratégia e que melhora os seus resultados de faturamento é fazer essa organização por produtos mais buscados que geram mais rentabilidade para a sua loja.
Faça uma categoria para produtos em promoção ou lançamentos
Promoções, descontos e lançamentos são palavras-chave para atrair os olhos dos clientes e aumentar as chances de vender. Então, desenvolva uma seção na sua vitrine virtual exclusiva para peças novas, uma coleção que acabou de sair e para aqueles itens que estão em promoção, seja por estarem ficando fora de estação ou de linha, seja porque estão parados no estoque.
Monte uma categoria para produtos com alto volume no seu estoque
A sua vitrine virtual pode favorecer a exposição e a venda de certos produtos para evitar que eles fiquem sem giro no estoque. Essa é uma ação feita principalmente para aqueles itens que tem grandes quantidades disponíveis.
Para potencializar a visualização, priorize aqueles de melhor rentabilidade e deixe-os nas primeiras linhas da seção e crie selos diferenciais, como aqueles de 20% off que vemos nos sites.
As vantagens de manter a vitrine virtual organizada e atualizada
Uma vitrine virtual e organizada tem a mesma importância e relevância nas suas vendas que uma vitrine tradicional da sua loja. Ou seja, quando os clientes passam nos corredores dos shoppings e um produto chama a atenção. Esses corredores podem ser comparados à internet e ao Google, por exemplo.
Vejamos as principais vantagens e benefícios:
Aumento da credibilidade do site
A credibilidade é o nível de confiança que um consumidor ou que o seu público tem em relação a sua marca e aos seus canais, como site e redes sociais. Justamente por isso é um dos fatores que mais interferem nas suas vendas e na sua imagem perante o mercado.
No entanto, não existe nenhuma fórmula pronta para aumentar a credibilidade. Afinal, por estar relacionada com a confiança, é um processo que precisa ser trabalhado constantemente e ininterruptamente.
Onde a vitrine virtual entra nesse assunto? Quando a sua exposição on-line de produtos está sempre atualizada, o site tem selos de segurança, as informações são claras e completas, o consumidor desenvolve mais confiança e a sua marca ganha credibilidade.
Além disso, em uma vitrine virtual bem administrada, com imagens e layout estratégicos e favoráveis, aumenta o seu poder de persuasão e isso também influencia a credibilidade, já que o processo de comunicação se torna eficiente e transparente.
Possibilidade de aumentar as vendas
As compras on-line apresentaram um aumento de 41% em relação ao último ano. Esse dado revela que é cada vez mais importante investir no ambiente virtual da sua loja para potencializar as vendas e o seu faturamento. Aliás, está mais do que claro que é nesse ambiente que se encontra boa parcela do seu público.
Da mesma maneira que uma organização estratégica de uma loja física interfere na decisão de compra e na vivência de um consumidor, uma vitrine virtual também é capaz de favorecer a sua taxa de conversão de vendas.
Com isso, quanto mais organizada, atrativa e funcional for a sua vitrine on-line, maiores serão as suas possibilidades de fechar mais vendas. Isso foi constatado por meio de um levantamento feito pela consultoria americana VCA Global.
Segundo a pesquisa, a vitrine virtual pode aumentar o volume de vendas em 31,8%, eleva o ticket médio em 29,5% e auxilia no crescimento de 32,8% dos compradores recorrentes. O apelo visual, a facilidade de compra em poucos cliques e a dinâmica dessa estratégia são grandes responsáveis por esses resultados.
No fim das contas, a sua rentabilidade também será maior e não somente em razão do aumento no faturamento. As vitrines virtuais economizam recursos com a impressão de catálogos, folhetos e outras ações de marketing que são mais caras.
Melhoria na experiência do cliente
O Customer Experience é um conjunto de estratégias que visa entregar ao consumidor a melhor vivência possível com a sua marca. Para isso, são utilizadas metodologias que melhoram a experiência do cliente tanto on-line quanto off-line.
O preço já não é o único e decisivo fator a ser considerado durante a jornada e a decisão de compra. Para que se tenha uma ideia, uma pesquisa do site Reclame AQUI revelou que 51% dos consumidores pagariam mais caro para ter uma boa experiência com uma marca. Além disso, o levantamento também mostrou que o público está cada vez mais conectado e antenado aos serviços digitais.
Uma vitrine virtual está ligada a sua presença on-line e quando ela é organizada e atrativa, oferece agilidade, informações completas e uma boa experiência ao visitante. Quando essa estratégia é alinhada a um e-commerce que segue o mesmo padrão de qualidade, você terá ainda melhores resultados.
Até mesmo as funcionalidades e a organização das categorias interfere. Layouts simples, modernos e que geram uma boa navegação também são responsáveis pela experiência positiva com a sua marca. Afinal, é mais fácil que o consumidor procure outro site e outra vitrine em vez de esperar o seu site lento carregar. A mesma coisa acontece se a vitrine for de difícil visualização.
Aumento na visibilidade da marca
A internet é capaz de gerar um número de visitas e usuários que o espaço físico não consegue. Isso se torna ainda mais importante com consumidores cada vez mais conectados. A vitrine virtual é uma maneira de estar próximo ao seu público e, consequentemente, isso gera mais visibilidade para a sua marca.
Além disso, o ambiente digital não para de evoluir. As tendências virtuais, os celulares influenciam e continuarão a influenciar tanto na jornada quanto na decisão de compra dos consumidores. Por isso, ter essa visibilidade on-line é tão importante quanto as suas lojas e unidades físicas.
Para isso, trabalhe na correta categorização dos seus produtos. Crie títulos otimizados e que usam as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), como:
- títulos completos;
- informações diretas;
- títulos entre 20 e 100 caracteres.
As imagens precisam ser em alta resolução, as descrições devem ser completas, porém evite blocos de textos longos e com informações repetitivas. Normalmente, boas descrições têm entre 300 e 1700 palavras.
Para isso, essas palavras devem ser trabalhadas em parágrafos curtos e no máximo quatro linhas, para não tornar a leitura cansativa e não dificultar a identificação de características importante. Os vídeos são excelentes estratégias para atrair o público, facilitar a visualização de um produto e ainda alavancar a sua taxa de conversão.
A vitrine virtual é mais uma estratégia importante que mostra a relevância de ter presença digital e de valorizar a internet. No entanto, o meio virtual tem particularidades e precisa de metodologias bem diferentes daquelas que você utiliza nos pontos de venda. Então, capriche na otimização dos seus canais digitais e veja como a sua marca expandirá.
Entendeu como uma vitrine virtual pode ser uma fonte valiosa para as suas vendas on-line e off-line? Aproveite para seguir as nossas redes sociais para ficar atualizado sobre o varejo e receber dicas para o seu negócio. Esperamos você no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
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