Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem imagina que o segredo está nos bastidores.

Por isso, desenvolver uma boa gestão e organização do estoque da maneira correta são as únicas soluções que garantem que todos os produtos estejam em seus devidos lugares tanto na vitrine, quanto nas araras e displays do seu negócio. 

Ao longo deste artigo trazemos tudo o que você precisa saber para manter o seu estoque organizado, garantindo a disponibilidade de produtos e o controle eficiente do que você tem para ser vendido. Continue a leitura e confira!

Como organizar um estoque de loja de roupas?

É evidente que organizar um estoque não é uma tarefa muito simples, demanda tempo, dedicação e técnicas precisas para colocar tudo em ordem e registrado. Tudo isso é importante para que qualquer pessoa, até aquele funcionário novato, consiga identificar claramente os itens disponíveis.

Existem vários meios de organizar o estoque, desde aquele mais simples, onde o controle é realizado por planilhas e mais manual, até os mais completos que utilizam softwares de gestão — importante é sempre manter o histórico do estoque preservado e disponível para consulta caso seja necessário.

Aderir às boas práticas de gestão de estoque vai proporcionar muitos benefícios para a loja e suporte para ter previsibilidade de itens. O controle será condizente com a realidade, o que favorece as finanças, reduzindo os custos e eliminando a possibilidade de prejuízos.

Confira dicas incríveis de como organizar um estoque e fique por dentro de tudo!

1. Cadastro de produtos

Para organizar um estoque é preciso ter em mente que esse é um trabalho constante. Não é o tipo de coisa que se faz uma vez, e sim um processo que se desenvolve com o seu negócio. Sem falar que, os procedimentos estabelecidos devem ser sempre seguidos para manter o estoque organizado, mesmo durante o uso.

O primeiro passo para ter sucesso é o cadastro dos produtos, ou seja, o nome que os itens terão. É preciso ter muito cuidado nessa etapa para que você não tenha produtos diferentes com o mesmo nome, ou produtos iguais com nomes diferentes. 

2. Classificação dos itens para manter o estoque organizado

O próximo passo é classificar adequadamente todos os seus produtos. Dessa forma, fica muito mais fácil dispor as peças no estoque, além de ser mais fácil para o estoquista encontrar o que está sendo pedido. Algumas opções de classificação são por:

  • Gênero (masculino ou feminino);
  • Tipo de peça (vestidos, camiseta, calças, casacos, etc.);
  • Tamanho (PP, P, M, G, GG);
  • Cores (branco, preto, verde, estampado, etc.).

3. Movimentação do estoque

Fazer o controle da movimentação do estoque é o que vai garantir que você tenha o total controle do que está no estoque, quando o produto precisa ser reposto e quais itens estão parados no estoque. Confira algumas informações que devem fazer parte do seu controle de estoque:

  • Data de aquisição do produto;
  • Data de venda;
  • Valor de venda;
  • Descrição do produto;
  • Código do produto.

Com essas informações você poderá acessar os relatórios de vendas e saber quando a procura por este ou aquele item foi maior. Ou então se houve alguma quebra nesse sistema e qual foi o motivo que ocasionou isso.

4. Fazer o inventário

Essa dica não vale só para lojas de roupas, mas para qualquer um que queria saber como organizar um estoque, seja qual for o segmento. O processo de realizar o inventário é essencial para descobrir se os dados que você coletou no passo anterior estão batendo com a realidade, garantindo um controle muito maior.


O ideal é definir uma periodicidade ideal para a sua loja. O inventário pode ser realizado de forma mensal, quinzenal, semanal ou até mesmo diária. Quanto maior for a movimentação no estoque, maior deve ser a frequência de inventários para evitar prejuízos tais como a perda de uma venda pela falta da disponibilidade do produto na loja.

Lembre-se apenas de que o inventário deve ser realizado quando não houver movimentações na loja. Caso contrário, você já vai começar o inventário com uma diferença no estoque. 

5. Girar o estoque

Uma gestão de estoque eficiente deve considerar o giro. Ele é uma ferramenta de gestão que irá ajudar de forma sistemática o ritmo e frequência que o estoque é abastecido, observando quesitos importantes como tempo de permanência de um produto na loja e seu comportamento.

Girar de maneira inteligente e programada evita perdas desastrosas de produtos que podem ser danificados ou deteriorados pelo tempo parado nas prateleiras do estoque. O ideal é, de acordo com o planejamento financeiro da loja, oferecer promoções para saída dos produtos que estão mais tempo parados e assim conseguir girar o estoque.

Para isso, faça liquidações periodicamente, mesmo que seja apenas para determinados produtos e não para a loja toda. Assim, você consegue manter o giro do estoque e não ter mercadorias paradas, ocupando espaço de outros produtos que sejam mais interessantes e que possam trazer lucro para a sua loja.

6. Estabelecer um processo para entrada e saída

Como falamos anteriormente, é preciso registrar toda a entrada e saída do estoque. Por mais que organizar as entradas e saídas possa parecer uma tarefa simples e dispensável, ela é primordial para ter um controle de estoque eficiente. Sem falar que também é uma ação que evita prejuízos para o negócio.

O controle de entradas e saídas transmite informações relevantes como, quais produtos dão mais lucro, qual item merece um lugar especial na vitrine e quais os que devem ter acesso mais fácil no estoque devido à sua saída mais frequente.

O ideal é que você estabeleça um processo de como a entrada e saída de itens deve ser realizada. Por exemplo, o controle do que vai para a loja e o que fica no estoque serão o mesmo ou serão realizados de forma independente? Diversos funcionários serão responsáveis por isso ou apenas alguns? Como deve ser o passo a passo para dar entrada de mercadorias no estoque? 

Responder a essas perguntas pode te ajudar a criar esses processos que irão te ajudar a manter o estoque da sua loja sempre organizado.

7. Analisar a necessidade do público

Para planejar um estoque eficiente é imprescindível analisar a necessidade do cliente e sempre contar com os produtos que o público mais adquire. Isso proporciona a segurança de nunca faltar nada que é sempre requisitado e tem venda mais certa.

A necessidade do público é fundamental para ditar a especialidade do negócio. Por meio dela é possível focar em um determinado segmento e investir no produto que trará mais lucro.

Não se esqueça de que durante certas datas do calendário do varejo a demanda por determinados produtos pode ser maior. Ou seja, você deve estar preparado para lidar com isso e atender a demanda. O mesmo vai acontecer durante promoções, esteja preparado para lidar com elas.

8. Levar em consideração a relação com fornecedores

A reposição de mercadorias precisa ser eficiente e você deve contar com uma boa relação com os fornecedores e atender principalmente ao prazo de entrega, para solicitar a compra e o produto chegar em tempo hábil.

Para isso, é aconselhável manter uma boa relação com os fornecedores e assim programar reposições mais precisas, se será mais contínua ou se será periódica. O importante é contar com parceiros que estarão disponíveis para atender a demanda da loja.

9. Treinar os funcionários

Embora manter um estoque organizado, limpo e impecável é muito importante para a empresa, não surtirá grandes resultados se toda a equipe não for treinada para utilizar o espaço e o conservar.

Por isso é essencial treinar toda a equipe e definir um colaborador para ser responsável pelo estoque e o inspecionar diariamente para garantir que nada saia do planejado. É indicado promover diálogos frequentes com todos com o objetivo de alinhar assuntos relativos à organização do estoque.

Ao falar em organização inteligente de um estoque não se pode esquecer da distribuição correta de produtos para facilitar o fluxo, principalmente em um dia de grande movimento na loja. O ideal é colocar os itens que saem mais próximos da entrada do estoque e os que demoram para vender no fundo.

Essa ação otimiza o tempo de busca e consequentemente reduzirá a espera do cliente. Com os funcionários treinados e capacitados, será notável a imagem de organização e eficiência da loja, fatores que contribuem para a fidelização do cliente.

10. Conheça a sazonalidade de seus produtos

Para quem atua no setor de vestuários, calçados ou de outro tipo de produto relacionado à indústria da moda, a sazonalidade é uma preocupação muito comum, já que cada período do ano reflete nas tendências de consumo.

Dito isso, é muito importante saber como organizar um estoque de loja de roupas com base na sazonalidade das peças, visto que a reposição acontece em um período e a troca de coleções em outro. E não se esqueça de realizar liquidações entre as trocas de coleções para abrir espaço no estoque para os novos produtos.

Para otimizar essa questão, é imprescindível conhecer o comportamento de seu público-alvo, ou seja, o que seus clientes gostam e não gostam, e qual o momento ideal para substituir os estoques antigos por modelos novos.

11. Implante um sistema de identificação por código de barras

Se o registro das informações de seu estoque ainda é realizado manualmente, isto é, os dados — descrições, preços, entrada e saída, quantidade de itens disponíveis — são anotados em papéis impressos, saiba que sua empresa está perdendo grandes oportunidades de competir no mercado. A tecnologia é uma realidade presente na maioria dos estabelecimentos nos dias atuais e você não pode ficar para trás.

Adotar um sistema de identificação de produtos por código de barras vai melhorar o controle e a organização do estoque. Primeiramente, porque irá reduzir os riscos de falhas humanas ao realizar o preenchimento de informações.

Segundo, porque o trabalho da equipe responsável pela gestão de estoque será automatizado e você terá informações precisas e escaláveis disponíveis sobre a realidade do inventário a qualquer hora em qualquer lugar. 

Por último, mas não menos importante, você estará oferecendo as ferramentas adequadas para a sua equipe trabalhar. Isso ajuda a manter as pessoas motivadas e engajadas com o objetivo da empresa. Afinal, não há nada mais desestimulante para a sua equipe de vendas do que ter que realizar o controle de estoque manualmente.

12. Estabeleça uma quantidade mínima e máxima para cada item

Outra dica interessante sobre como organizar um estoque de loja de roupas, em especial para quem já tem bastante controle sobre esse departamento, é definir uma quantidade mínima e máxima para cada linha, coleção ou peça de roupa. Dessa forma, você obtém muito mais controle e sabe o momento exato para comprar novas peças, além de conhecer a quantidade máxima exata para cada mês.

A quantidade máxima deve ser entendida como o número de itens que o estoque deve ter, levando em conta aspectos como custo de armazenamento, investimento, espaço físico e giro mensal. Já a quantidade mínima é o número de peças reservadas para casos de extrema necessidade de demanda, como em períodos sazonais e datas comemorativas (Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc). Ao atingirem a margem mínima, os produtos precisam ser repostos.

13. Avalie o espaço físico

Como organizar um estoque de loja de roupas sem ter pleno conhecimento sobre o espaço que o estabelecimento dispõe para estocar as mercadorias, não é verdade? Nada de empilhar as roupas em um ambiente pequeno, pois além de não ser funcional, é uma atitude que afeta a identidade visual da loja e influencia negativamente a experiência do consumidor.

Sendo assim, faça uma análise para saber se seu estoque tem o tamanho ideal para armazenar a quantidade de produtos que a loja necessita para se manter funcionando. Desse modo, fica mais simples administrar os pedidos e não cometer excessos, já que as roupas podem ser encontradas com facilidade pelos vendedores.

Certifique-se também se o ambiente tem condições ambientais adequadas para que os produtos não sofram deteriorações enquanto estiverem parados, tais como iluminação , umidade, temperatura, embalagem adequada, dentre outros.

14. Identifique o que tem mais saída e o que menos sai

Ao contar com informações atualizadas e precisas não apenas sobre a quantidade de roupas vendidas, mas quais mais têm um desempenho de vendas melhor. Para isso você pode examinar o fluxo de movimento que cada produto tem entre seus clientes, e isso pode ajudar na hora de aumentar ou diminuir o estoque.

Ou seja, é possível aumentar as vendas com base nas informações fornecidas pelo próprio histórico do inventário em relação às preferências dos consumidores. Essa informação pode ser muito útil também na hora de preparar promoções ou divulgar a sua loja. Já que essas peças podem ser utilizadas nos anúncios.Clique aqui e faça o download gratuito do nosso e-book e aprenda outras estratégias para aumentar as vendas da sua loja.

15. Organize as peças de forma inteligente

Para evitar que alguma peça fique perdida no meio do estoque, ou seja, esquecida lá, o ideal é que você organize o estoque utilizando a técnica de “primeiro que entra, primeiro que sai”. Ou seja, as peças novas sempre irão para o fim da fila. 

Assim, as peças que foram adquiridas antes serão enviadas primeiro para a loja. Por mais que esse tipo de organização seja muito comum em lojas que trabalham com produtos alimentícios, ela também pode ser utilizada em lojas de roupas.

Como a tecnologia pode otimizar a gestão do estoque da loja de roupas?

Antes de concluirmos, é muito importante destacar o fato de que a tecnologia tem se mostrado uma verdadeira aliada das empresas quando o assunto é gestão de estoque, não importa qual seja o nicho em que o negócio atue.

Afinal, um software que integra as informações do inventário e é atualizado em tempo real proporciona aos colaboradores todas as informações necessárias para que o estoque seja controlado com precisão e isso impacta diretamente nas vendas e na satisfação dos consumidores, que não correrão o risco de comprarem produtos que não constam na loja.

Hoje em dia, há uma grande variedade de softwares para gestão comercial que contam com recursos e funções feitas sob medida para organizar o estoque no varejo de maneira muito mais ágil e precisa.

Com o auxílio da tecnologia, o gestor varejista sabe exatamente quais produtos têm mais saída, o que está faltando, o que pode vir a faltar e quando é necessário realizar novas compras para manter a loja em pleno funcionamento.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como organizar um estoque de lojas de roupa, essa é uma das áreas mais importantes em empresas que atuam no varejo, já que há um fluxo de entrada e saída de produtos diário muito alto. Quanto mais precisão sobre as informações, maiores as chances de garantir uma boa lucratividade e menores os riscos de prejuízos por conta de mercadorias paradas perdendo valor de mercado.

Reavalie e aprimore os processos para manter o seu estoque organizado

Assim como qualquer outro processo de uma loja do varejo, o controle de estoque é algo que precisa ser adaptado conforme a empresa cresce, novas tecnologias são implementadas, novos fornecedores surgem ou a logística muda. Por isso, não se desespere se algo não estiver dando certo, isso é absolutamente normal e esperado.

Portanto, não adianta você planejar como será feito o controle de estoque e acreditar que isso é algo imutável e se recusar a fazer modificações no plano original. Isso trará apenas problemas para a sua empresa e ainda pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Não há exatamente uma forma de evitar que isso aconteça, mas você pode, sim, diminuir as chances de ser surpreendido por problemas. E, a melhor forma de se fazer isso é reavaliando os processos periodicamente.

Para isso, converse com a sua equipe de vendas, entenda quais são as necessidades que eles possuem, escute as sugestões de melhorias. Isso não apenas estimula a sua equipe a trabalhar junto, como também a se envolver para que a empresa prospere. Lembre-se que a decisão final é sua, mas contar com a ajuda de outros profissionais, com diferentes visões, pode te ajudar.

Além disso, a busca pela melhoria constante é algo que deve fazer parte do dia a dia da sua empresa. Ou seja, não hesite em procurar formas de aprimorar os processos conforme as necessidades da sua loja.

Organização do estoque e experiência do cliente, como uma pode interferir na outra?

Até agora te demos todas as dicas que você precisa para deixar o seu estoque organizado. E, você já sabe que esse é um dos maiores desafios dos varejistas, principalmente quando a diversidade de produtos é grande. 

Isso porque, um estoque organizado não é apenas aquele que você consegue achar facilmente as peças que você procura. Mas também inclui aquele que não tem peças da última estação sobrando, ou itens faltando porque o pedido não foi feito a tempo para o fornecedor ou para a confecção.

Esses são alguns dos erros básicos que interferem diretamente no bom funcionamento da sua loja. Ou seja, pode atrapalhar a motivação e a produtividade dos funcionários e prejudicar a experiência do cliente. E, uma coisa é certa, se o cliente não encontrar o que procura na sua loja, ele vai procurar a concorrência.

Mas, afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?

Sabe aquelas peças que são grandes sucessos de venda e a grande maioria dos clientes procura quando vêm à sua loja? Esses são itens que não podem faltar de jeito nenhum no seu estoque. Claro que vender mais do que o esperado é zerar o estoque é algo que todo varejista quer.

Mas, a falta desses itens pode deixar o cliente bastante insatisfeito, já que indica uma falta de planejamento do estabelecimento. Por isso, se você perceber que isso vai acontecer, pense em qual produto pode ser oferecido no lugar do item procurado. 

Além disso, não se esqueça de remover esse item da vitrine. Desta forma, você evita que consumidores sejam atraídos para o interior da loja e se decepcionam quando descobrem que o produto que eles queriam não está mais disponível.

Oriente a sua equipe de vendas

Perder vendas porque o estoque de determinadas peças estão zerados pode ser bastante desmotivador para a sua equipe de vendas. E, uma equipe desmotivada provavelmente não vai conseguir oferecer o bom atendimento que você quer para a sua loja e para os seus clientes.

Por isso, eles precisam ser muito bem orientados de como proceder nesses casos, e conhecer técnicas de vendas para tentar reverter a situação e conseguir fechar as vendas. Afinal, o cliente foi até a sua loja e está interessado em adquirir o produto e, por mais que ele não encontre exatamente o que procurava, ele pode se interessar por algum outro produto.

Neste caso, é fundamental que você estabeleça um programa de treinamentos, tanto para novos vendedores, como para a sua equipe como um todo. Esses cursos devem ser realizados de tempos em tempos para que todos possam lembrar das técnicas e aprender técnicas novas.

Melhorar a experiência do cliente é mais do que ter um estoque organizado

Já deu para entender como um bom controle de estoque pode mudar a experiência de compras dos clientes. Mas, para oferecer isso ao cliente é preciso muito mais do que ter os produtos que os clientes procuram.

Claro que o bom atendimento é fundamental, como falamos anteriormente. Mesmo porque, ninguém gosta de receber um atendimento ruim quando vai fazer uma compra. O mínimo que se espera é atenção e pró-atividade do vendedor para ajudar o cliente a encontrar o que ele precisa.

Entretanto, outras estratégias de marketing podem te ajudar neste momento, como, por exemplo, ter música ambiente na loja. Já é comprovado que a música transforma o ambiente, o humor das pessoas e influencia as decisões de compras. Então, por que não lançar mão dessa ferramenta para te ajudar a encantar os clientes de uma vez por todas?

Escolha a playlist certa, aumente o tempo de permanência do cliente na loja, deixe a sua equipe mais produtiva e aproveite todos os benefícios que a música pode trazer para a sua loja.

Confira mais dicas no nosso guia completo Marketing para varejo: Como criar um bom ambiente de compra. Gostou das nossas dicas de como organizar o estoque da sua loja? Então você precisa conferir outros artigos no nosso blog.

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