Quando falamos de mercado, cada dia conta com um novo desafio. Atrair, vender e reter demandam estratégias específicas. O mesmo vale para quando você quer chamar atenção de seus clientes. Não importa quais sejam os seus motivos, existem técnicas que podem ajudar bastante na hora de realizar essa tarefa com sucesso e criatividade!
Selecionamos algumas sugestões diferentes para você sair do comum. Confira este artigo, descubra e comece agora mesmo a implementá-las em seu negócio.
Promoções são sempre bem-vindas em qualquer empreendimento, mas normalmente elas oferecem o mesmo tipo de vantagem, como descontos na época de ofertas ou em produtos que não estão saindo tanto quanto o planejado. Porém, lembre-se de que você pode ir além!
Pense em promoções inteligentes como por exemplo: outubro rosa e novembro azul. Esses são nomes de campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata, respectivamente. Por isso, ao fazer promoções assim, você estará incentivando e lembrando os clientes a fazer os exames preventivos. Já para a promoção, você pode definir um valor de desconto para todas as peças nessa cor! É incrível e vai chamar a atenção de seus clientes de maneira positiva.
Os cinco sentidos podem fazer parte das suas estratégias de vendas, sabia? Uma das que estão mais em alta no momento são as assinaturas olfativas, ou seja, um cheiro que só a sua loja tem. O mais interessante é que é possível desenvolver fragrâncias que transmitem exatamente a voz da sua marca. Ou seja, você estará criando um ambiente único que o cliente não encontra em nenhum outro lugar.
Vale a pena dizer que também é possível desenvolver produtos que contenham esse cheiro, tais como sprays aromatizadores para casa. Essa é, sem dúvida alguma, uma ótima forma de chamar a atenção dos seus clientes e fazer com que eles se lembrem de sua loja e do aroma agradável que tem.
Apostar na ambientação musical é uma estratégia de grande relevância para o sucesso do seu negócio, pois além de ofertar os produtos, você vai oferecer uma experiência agradável, única e memorável para o seu cliente.
Com um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente as marcas que apostam na criação da sua identidade sonora a fim de promover uma experiência diferenciada para o seu cliente. Hoje o preço já não é mais um fator decisivo na hora da compra, mas sim a experiência vivida dentro do estabelecimento.
O planejamento para identificar a identidade musical vai muito além de associar um estilo musical com a marca. Para que ele tenha o efeito desejado é preciso analisar muitos fatores e evitar repetições e contratempos que possam afastar os clientes e desmotivar toda a equipe. Um trabalho, que para ter bons resultados, é preciso considerar um apoio profissional.
Para isso, você pode contar com empresas como a Listenx, que é referência quando o assunto é trilha sonora para negócios. Além do serviço de music branding, que consiste no estudo da marca para criar uma identidade sonora exclusiva e direcionada para a persona, ela possui a ListenPlay que possui mais de 60 playlists criadas por especialistas em músicas para negócios e que atende todos os segmentos do mercado e perfis de público.
Ter uma vitrine que se destaque é fundamental para conseguir chamar a atenção dos clientes. Uma excelente forma de fazer isso é utilizando os manequins dinâmicos. Com eles, é possível criar poses diferentes, variar as cores dos manequins, acessórios ou até mesmo formatos! Stickers com expressões faciais e balões de pensamento também são ideias interessantes e criativas.
Um jeito de combinar todas essas coisas é criar cenas com os manequins. Se o espaço for grande, você pode ousar e criar todo um roteiro; se for pequeno, é só usar a criatividade para pensar numa pequena história que possa ser contada em um ou dois “atos”. De uma forma ou de outra, todos que passarem em frente à sua loja ficarão interessados na situação inusitada.
Você já pensou em promover ações de relacionamento na sua loja? Nesta estratégia, além de chamarem a atenção para a sua marca você ainda consegue alavancar seus negócios! Para conseguir chamar o cliente para dentro de seu empreendimento, faça eventos temáticos, seja criativo e saia da caixinha. Você vai trabalhar o networking e ainda aproveitar para desenvolver o branding sensorial de sua marca.
Não é difícil encontrar exemplos de vários segmentos que fazem marketing dessa forma. Você pode alugar um salão ou até mesmo uma sala de cinema para fazer uma apresentação, convidar palestrantes e oferecer uma experiência única para todos os convidados.
É possível, ainda, usar o próprio espaço da loja! Livrarias, por exemplo, costumam permitir noites de autógrafos e lançamentos de livros, atraindo uma grande quantidade de clientes em potencial. O ramo gastronômico consegue o mesmo feito com amostras grátis e degustações. Mais uma vez, é só deixar a criatividade rolar!
Atualmente, não é mais incomum pensar que quem não está na internet nem existe, e isso não é diferente no mundo dos negócios. Muito pelo contrário, sua loja pode até estar muito bem localizada e ter diversos agrados para os clientes, mas, enquanto vivemos em um mundo digital, você precisa ter certeza de que tudo está sendo mostrado virtualmente para chamar a atenção dos consumidores.
Desde o início da pandemia, os negócios que conseguiram maior destaque fizeram um trabalho forte de marketing digital voltado para as redes sociais. Isso porque com as redes você vai se conectar com seu público, fortalecer a marca e ainda poderá usá-lo como uma plataforma de vendas! O melhor dos dois mundos, não acha? Só não esqueça de fomentar suas páginas com conteúdo interessante, para que possíveis clientes tenham interesse em curtir e saibam que não verão apenas anúncios.
É preciso apenas ficar atento a qual rede você irá utilizar para a sua loja. Isso porque, cada uma pode funcionar melhor para um público, bem como possui diferentes características. Por exemplo, para se destacar no Instagram é fundamental que você utilize fotos de alta qualidade, faça vídeos curtos e use as ferramentas de caixa de perguntas e enquetes. Já no Youtube, 100% do conteúdo deve ser em vídeo, de preferência de alta qualidade. Não importa qual rede você irá escolher, o imprescindível é estar ativo em pelo menos uma ou duas dessas redes — de preferência, o Instagram.
Essa é uma ideia criativa para chamar a atenção dos seus clientes e deve andar lado a lado com as redes sociais. Afinal, de nada adianta abrir uma conta e não oferecer um conteúdo interessante para os seus seguidores. Por outro lado, quando você faz publicações que levam informações úteis para o dia a dia dos seus seguidores, isso permite que eles vejam a sua marca com credibilidade e autoridade na sua área de atuação.
Além das redes sociais, o marketing de conteúdo também pode ser aplicado ao seu site, através de um blog. Para manter o conteúdo interessante, você pode fazer a produção e o planejamento de quais conteúdo e textos serão publicados, ou então contratar especialistas para fazerem esse trabalho, mas é importante garantir algumas coisas.
Primeiro, que todo conteúdo publicado seja relevante para seu público, algo que eles queiram ler para aprender alguma coisa. Segundo, que os posts sejam frequentes, perfis e sites abandonados não atraem leads. Por último, mas não menos importante, os textos devem ser bem trabalhados tecnicamente, incluindo otimização para SEO.
Esses cuidados são essenciais para que o seu site consiga um bom ranqueamento nos mecanismos de busca do Google. Vale a pena dizer que conseguir tráfego orgânico para o seu blog leva tempo. Entretanto, seguindo essas dicas básicas é possível sim chegar lá. Sem falar que, quando você consegue um bom fluxo de visitantes no seu site de forma orgânica, a tendência é que ele se mantenha.
A próxima ideia criativa para chamar a atenção dos seus clientes é entrar diretamente no campo da tecnologia. Por isso, a primeira pergunta é, quanto ela está sendo utilizada pela sua marca? A realidade aumentada (ou RA) é um exemplo atual e claro de como chamar a atenção dos clientes com criatividade. Na área varejista, essa pode ser uma ótima estratégia de campanha de varejo para se destacar dos concorrentes.
A RA é muito interessante por misturar elementos virtuais e físicos para criar uma nova experiência. Com ela, seus clientes podem usar o smartphone ou tablet para ver algo totalmente novo no ambiente da loja, de forma integrada. Quer ver um exemplo bastante interessante e que virou febre no mundo? A RA é a tecnologia usada pelo jogo Pokémon Go, que mostra os bichinhos como se estivessem bem na sua frente.
Para atrair consumidores, você pode criar promoções especiais que só serão visíveis para quem escanear um código e procurar pela loja, por exemplo. Cria-se um tipo de caça ao tesouro, o que é divertido e, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas passem mais tempo dentro do estabelecimento. Ou seja, você terá mais tempo para convencê-las a comprar e oferecer uma melhor experiência.
Um erro muito comum no varejo, quando se trata de vitrines e expositores, é achar que quanto mais informações, melhor. Na verdade, o contrário faz muito mais sentido e consegue chamar a atenção de mais clientes. Se você escolher apenas alguns itens para expor, estejam eles em promoção ou não, você aumenta as chances de que os clientes façam uma leitura rápida e sejam seduzidos pelos produtos.
Por isso, o ideal é que você escolha peças que sejam grandes sucessos de venda, ou que representem bem a sua marca. Assim, você aumenta as chances de deixar o seu cliente curioso para conferir o produto de perto e entrar na loja.
Ah, e não esqueça de manter o padrão clean dentro da loja, aliás. De nada adianta preparar uma vitrine minimalista se o interior da loja não refletir o mesmo estilo. Lembre-se que a uma boa primeira impressão, desde a limpeza até a aromatização e os sons ambientes do estabelecimento é essencial para a fidelização do cliente. Faça com que o tempo do cliente ali seja agradável do começo ao fim.
Estamos falando tanto de técnicas na internet quanto fora dela. Isso mostra que não adianta investir todos os esforços em um só lado; para que a equação funcione, é preciso que o marketing online e offline se conversem. A marca deve estar presente de duas maneiras, sem perder a identidade e a confiança que está construindo com o público.
Já falamos um pouco sobre como chamar a atenção dos clientes pelas redes sociais e blog, mas lembre-se de que as pessoas podem fazer o caminho contrário! Procure espalhar o endereço do seu site também nos espaços físicos, com QR Codes e/ou promoções exclusivas para vendas online. Se possível, crie também uma landing page exclusiva para as pessoas que vieram da loja.
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Estes, inclusive, podem ser os primeiros passos para que você ofereça uma experiência omnichannel para os clientes. Em que o consumidor pode escolher a forma como ele prefere se relacionar com a marca.
A experiência do cliente ou customer experience, é a base do sucesso de qualquer empresa, especialmente no varejo. Por que não transformá-la em algo especial, do qual as pessoas se lembrarão depois de saírem da loja? Para alcançar esse feito, considere todos os ambientes em que sua marca está presente (sim, online e offline, novamente!).
Dê atenção a todos os detalhes. No âmbito virtual, veja como está o tempo de carregamento do seu site, a escaneabilidade dos posts, a interação nas redes sociais. Imagine-se navegando como consumidor e pense em como sua experiência poderia ser melhor.
Já no físico, parta do princípio, que é um bom atendimento. Esse é sempre o pilar de qualquer estabelecimento! Ao mesmo tempo, é algo básico, que todas as empresas deveriam oferecer, por mais que não seja o caso na prática. Para se destacar e realmente chamar a atenção dos clientes, vale a pena entender e aplicar alguns conceitos de marketing sensorial, como mencionamos sobre a assinatura olfativa.
A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.
Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?
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