Por Nayara Santos em 21.01.2020

Como integrar marketing on-line e off-line em campanhas de sucesso?

Por Nayara Santos em 21.01.2020

O marketing digital é uma estratégia extremamente eficiente, inclusive para lojas físicas, contudo, ao integrar os tipos de marketing online e offline (varejo 4.0), é possível potencializar suas campanhas de varejo e obter ainda mais resultados.

Quer saber mais sobre como fazer isso? Então esta postagem é para você! Aqui, falaremos um pouco mais sobre esses dois tipos de marketing, vamos apontar suas vantagens e desvantagens e daremos algumas dicas de como aplicá-los de modo integrado. Confira!

Quais as diferenças entre o marketing online e offline?

Apesar de ambos tratarem de estratégias para alavancar as vendas de uma empresa, o marketing online e o offline possuem suas particularidades. Antes de falar sobre como e por que integrá-los, vamos conceituar cada um deles.

Marketing online

O marketing online é uma derivação do marketing tradicional e é voltado para todos os tipos de campanhas ou ações realizadas no ambiente digital, sejam publicações em redes sociais, investimentos e Google Ads ou disparo de e-mail marketing.

Atualmente, temos diversas segmentações dentro das vendas online, como o marketing de conteúdo, o social marketing e o marketing de relacionamento. E não pense apenas em computadores, afinal, temos uma grande variedade de aparelhos que nos permitem entregar uma mensagem de marketing.

Smartphones, relógios inteligentes, tablets, notebooks, ipods e qualquer outro aparelho que estiver conectado à internet pode (e deve) ser utilizado como um canal de relacionamento entre a empresa e os seus clientes.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de se investir no marketing online é, sem dúvidas, o seu grande poder de segmentação dos públicos, entregando a mensagem certa, no momento certo e por meio do melhor canal disponível.

E não para por aí! A relação custo-benefício das ações realizadas no ambiente online são mais em conta quando comparadas às ações de marketing tradicional, além de gerar engajamento dos públicos com a marca e ser passível de mensurações precisas de resultados.

O “calcanhar de Aquiles” do marketing online é a conexão de baixa qualidade que temos em nosso país, além de não alcançar uma parte da população que não está conectada. Sim, eles são poucos, mas existem.

Um outro ponto desfavorável do online é o grande volume de concorrência que existe neste ambiente. Justamente por ser uma alternativa mais em conta, o volume de empresas que o utiliza é muito grande. Mas não se assuste, tem espaço (e clientes) para todos!

Marketing offline

Também conhecido com marketing tradicional, ele engloba as ações realizadas no mundo offline, como anúncios em rádio, TV, revistas, outdoors e etc. Seu poder de alcance e pulverização de mensagem é imenso, porém não apresenta muita segmentação.


Ao contrário do que muitos afirmam, o marketing offline não morreu ou deixou de ser eficiente, muito pelo contrário, ele está se atualizando e trazendo resultados. Tudo dependerá de qual será o foco de sua campanha.

Vantagens e desvantagens

Como dissemos, o ponto forte do marketing offline é o seu poder de alcance e pulverização de mensagens, atingindo um grande volume de pessoas de uma vez só. Contudo esse também é uma de suas desvantagens, pois não é possível segmentar. É como usar um canhão para acertar uma mosca.

Por meio dele é possível, ainda, promover um contato mais próximo com os clientes, do tipo face a face, nos pontos de venda, oferecendo um produto para que eles experimentem e, assim, entregando sensações que o online não é capaz de entregar.

Uma das principais características que desabonam o offline é que ele é altamente intromissivo muitas pessoas não aprovam. Outras desvantagens são o alto custo de investimento e a pouca garantia de retorno.

Por que integrar essas duas estratégias?

Como vimos o marketing online e o offline possuem vantagens e desvantagens, mas se pararmos para analisar com atenção, veremos que eles podem atuar de maneira complementar, ou seja, um agindo onde o outro não alcança.

Para que ter apenas uma opção se você pode ter o melhor dos dois mundos, não é mesmo?

Agora vem a grande questão: como integrar esses dois tipos de marketing para alcançar os melhores resultados? O primeiro passo é definir um objetivo claro para a sua campanha e desenvolver um planejamento adequado, pois somente assim, você vislumbrará as oportunidades de integração.

Como integrar o marketing online e offline?

Vamos ao que interessa? Confira algumas dicas de como você pode utilizar o marketing online e offline de maneira integrada em sua campanha!

Entenda o cotidiano do cliente

Diferentemente do que se acredita, as pessoas não passam o dia inteiro conectadas e, por essa razão, é preciso conhecer o cotidiano de seu público. Se eles passam algumas horas presos no trânsito, uma ação online será menos eficiente que um anúncio de rádio, certo?

Coloque o consumidor no centro da estratégia

Foi-se o tempo em que o marketing era pensado em torno dos produtos ou da marca. Atualmente, é preciso pensar no cliente como o centro de tudo, oferecendo soluções personalizadas e antecipando suas necessidades.

Trace estratégias omnichannel

É comum que um cliente comece suja jornada de compra descobrindo um produto em suas redes sociais, vá até uma loja para conhecê-lo fisicamente e acabe comprando em sua loja virtual. O segredo é garantir que, independentemente do canal que ele esteja, o atendimento, a mensagem e a experiência sejam as mesmas.

Capacite a equipe

Não adianta investir uma verba gigantesca em marketing, se seus colaboradores não estão aptos a responder de maneira adequada às necessidades dos clientes. A capacitação da equipe é fundamental para que qualquer estratégia de marketing de varejo, seja online ou offline, funcione e gere resultados.

Utilize hashtags e QR codes nas ações offline

Uma das melhores maneiras de integrar ações de marketing online e offline é estimular a utilização de hashtags (#) em postagens relacionadas aos seus produtos. Um exemplo pode ser criar uma promoção em que a pessoa posta uma foto utilizando seu produto e coloca a hashtag.

A adoção de QR codes também são uma boa pedida. Um bom exemplo é que, ao escanear o QR code, a pessoa receberá um cupom de desconto para sua compra ou, então, acessará um conteúdo exclusivo sobre o produto.

Crie CTAs que integram as duas estratégias

Elaborar o CTA (chamada para ação) correto é fundamental para que as estratégias possam funcionar de maneira eficiente. Mensagens como “poste e ganhe” e “escaneie e veja” são bons exemplos de como a escolha do CTA direciona e condiciona o comportamento do cliente.

Integrar ações me marketing online e offline não é algo impossível de ser feito, contudo, é preciso planejar e pesquisar a fundo sobre o perfil de seus clientes.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Descubra como definir a cultura organizacional da empresa!

Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado. Uma das dúvidas mais…

Por Nayara Santos em 30.01.2020

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Qual a importância do posicionamento de marca em tempos de crise?

As atividades comerciais e a economia foram afetadas diretamente pela recente pandemia, que mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. São tempos que exigem estratégias para manter o negócio mesmo durante a crise. Superar momentos de dificuldades é algo comum para o mundo dos negócios, para tanto, o posicionamento de marca é essencial.…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas. Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso. Pensando em como te ajudar, nós…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Vitrine para o Dia dos Pais: aprenda a montar a ideal

Conseguir montar a vitrine ideal para o Dia dos Pais pode ser sinônimo de aumento nas vendas para uma das datas importantes no calendário do varejo. Afinal, esse é um período em que as pessoas estão procurando não apenas presentes, mas opções de bons negócios e boas marcas para se relacionar. Como todo o comércio…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos