Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como fazer o fortalecimento de marca?

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Realizar um trabalho de fortalecimento de marca é fundamental para que sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e com mais opções para os clientes. Além da concorrência, o cliente está munido de diversas informações antes de realizar uma compra, por isso, investir para tornar a sua marca forte e uma referência no mercado é essencial.

Considerando este cenário, o varejista que não se preocupar em como a sua marca é vista e não estabelecer estratégias de marketing focadas nos clientes estará fadado a falhar e, até mesmo, a fechar as portas.

Mas, calma! Por mais preocupante que esse cenário seja, nunca é muito tarde para desenvolver estratégias para fortalecer a sua marca. Nesta postagem de hoje apresentaremos a você um pouco mais sobre os conceitos de fortalecimento de marca, quando realizar essas ações e, ainda, daremos algumas dicas fundamentais para que sua estratégia tenha sucesso. Confira!

Quando fazer uma campanha para fortalecimento de marca?

Trabalhar o desenvolvimento de marca precisa ser algo diário e deve estar presente no DNA da empresa e na mente de seus colaboradores. Ou seja, o momento ideal seria desde a criação da empresa. Entretanto, sabemos que essa não é a realidade de muitas marcas. 

Apesar desse esforço cotidiano, existem algumas situações onde é possível fortalecer uma marca com muito mais impacto. Sem falar que algumas campanhas publicitárias também são capazes de fazer isso. Além disso, em outras situações o fortalecimento da marca é importante para que os consumidores percebam que a marca está crescendo ou apenas atualizando a sua identidade. Veja a seguir alguns dos momentos em que adotar essa estratégia é essencial.

Mudança de endereço

Se sua empresa mudou de endereço ou está entrando em uma nova região, por exemplo, a realização de ações de fortalecimento de marca são imprescindíveis! A sua marca precisa se tornar parte do cotidiano e do vocabulário desta nova localidade.

A melhor maneira de fazer isso é adequar a sua comunicação às particularidades de cada lugar, mas sem deixar a essência da empresa de lado. Por isso, é preciso fazer com que os públicos locais se identifiquem com a sua marca e, consequentemente, a fortaleçam.

Vale a pena mencionar que em diferentes localidades pode ser necessário investir em outras mídias para divulgar a sua marca. Por isso, fique atento a isso para não investir tempo e capital em algo que não terá o retorno esperado.

Entrada em novos mercados

É natural que ao longo de sua história, as empresas possam oferecer produtos novos e, consequentemente, entrar em novos mercados. Por isso, esse também é um momento em que o fortalecimento da marca se torna ainda mais importante. 


Ele deverá ser pensado tanto para atrair novos clientes, que antes não estariam interessados na sua marca, e para avisar os clientes que já conhecem a sua marca que há produtos novos disponíveis. Além disso, o fortalecimento da marca nesse momento faz com que o consumidor entenda que a qualidade dos produtos será mantida e que a partir de agora ele encontrará uma maior variedade de itens relacionada à sua marca estarão disponíveis.

Atualização de identidade

Por melhor que seja sua identidade visual, chegará um momento em que será necessário atualizá-la. Seja  para acompanhar as tendências de mercado ou mesmo porque a sua marca entrou em um novo mercado. Assim, essa é uma excelente oportunidade para se desenvolver o fortalecimento de marca.

É preciso divulgar de maneira massiva a nova identidade, pois ela deverá atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, agradar aos atuais clientes de sua empresa. Informá-los sobre essa mudança e realizá-la corretamente fará com que eles reconheçam sua marca, mesmo após a alteração.

Essa divulgação massiva é fundamental para que os clientes que já conhecem a sua marca não estranhem o novo conceito, logo e até mesmo as cores da sua empresa. Por isso, capriche na campanha de divulgação e garanta que todos os clientes entendam o novo conceito da sua marca.

Lançamento de produtos

Lançar novos produtos no mercado deve ser feito para manter a sua marca sempre atualizada. Mesmo porque, o cliente gosta de novidades e, por mais que você trabalhe com produtos clássicos, provavelmente você tem peças ou coleções novas que devem ser divulgadas.

Esse é outro momento crucial para reforçar uma marca na mente de seu público-alvo. O lançamento de um produto deve ser pensado como algo muito maior do que uma apresentação, mas sim, como uma oportunidade para aproximar seus clientes de sua marca.

Qual a importância de um diagnóstico da marca e estudo dos clientes?

Se você deseja tornar sua marca mais conhecida, é fundamental que você saiba como ela é percebida hoje por seus clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de interesse, como a comunidade e as entidades de classe.

Caso não saiba como anda a percepção de sua marca, será praticamente impossível definir estratégias efetivas de divulgação da marca e atração de clientes. Afinal de contas, você não vai saber quais são os pontos fracos da sua marca ou loja que precisam ser revisados, melhorados ou, até mesmo, completamente modificados. Da mesma forma, você também não vai saber quais são os diferenciais da sua marca que são capazes de fidelizar os clientes e fazer com que eles escolham a sua loja e não a concorrência.

A melhor forma de você entender como a sua marca é vista é através da realização de pesquisas de satisfação dos clientes. Faça perguntas fechadas (aquelas de resposta “sim” ou “não”), dê espaço para que o cliente escreva a opinião dele, e ainda para que ele diga se há a possibilidade dele recomendar a sua loja e o quão provável é que isso ocorra.

Lembre-se que o perfil dos clientes e do mercado estão em constante mudança  e, por isso, a sua marca deve ser capaz de oferecer e incorporar essas mudanças na jornada de compras do cliente. Desta forma, você será visto como uma empresa moderna, que está sempre de olho nas novidades e capaz de oferecer o melhor para os clientes sempre.

Para reforçar essa ideia, vamos citar o exemplo das redes sociais. Há quinze anos, os consumidores não tinham tanta voz e espaço para se expressar em relação aos produtos ou serviços de uma empresa. Nos dias de hoje, muitas empresas já adotam seus perfis como um canal de comunicação direto com os clientes.

Como estabelecer uma marca forte?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o que é o fortalecimento de marca, qual a sua importância e por onde começar, vamos a algumas dicas para que você possa aplicá-lo em sua empresa e conseguir aumentar as vendas.

Comunicação planificada

O primeiro passo é, sem dúvidas, desenvolver uma comunicação planificada. Ou seja, não importa por qual será o canal que o cliente utilizará para ter contato com a empresa, o modo de falar, a mensagem, o tom de voz e o visual (se o canal permitir) deverão ser sempre os mesmos.

De nada adianta ser uma empresa “engraçada” nas redes sociais e não conseguir prestar um bom atendimento via e-mail ou telefone. O mesmo vale para o atendimento presencial e o pós-venda. Essa comunicação deverá ser bem elaborada e internalizada pela equipe.

Sem falar que se não houver uma padronização na comunicação, o consumidor fica confuso, não entende ao certo qual é a voz da empresa. Isso faz com que o cliente não perceba a força que a marca tem e também dificulte a empatia entre consumidor e empresa.

Identidade visual consistente

Não é difícil encontrar empresas que possuem mais de um logotipo em seus materiais. Pior ainda, algumas empresas ainda utilizam diversas cores nas suas campanhas ou divulgação que não correspondem à identidade visual da empresa. Ou seja, o cliente fica perdido e sem conseguir reconhecer a marca facilmente. Ou pior, não consegue distinguir a sua marca do concorrente.

Cartões de visita, assinaturas de e-mail, postagens em redes sociais e até mesmo a construção do site precisam estar em sintonia com a identidade visual. Por meio dela é que a marca chamará a atenção de seus clientes e transmitirá sua missão, visão e seus valores.

Lembre-se que a comunicação visual será a responsável por transmitir credibilidade e gerar interesse nas pessoas de modo que se tornem clientes. Basta lembrar de marcas reconhecidas e com muitos anos no mercado. Muitas vezes não é preciso nem o logo, apenas elementos dele ou a combinação de cores certas para fazer com que o consumidor se lembre da marca.

Presença nas redes sociais

Se a presença nas redes sociais era importante para o sucesso de um negócio, depois da pandemia ela se tornou essencial. Isso pode até parecer algo óbvio, mas muitas empresas ainda ignoram o imenso potencial das redes sociais no fortalecimento de marca e geração de credibilidade. 

Entretanto, engana-se quem acha que apenas ter um perfil em uma rede social é suficiente. Para que essa ação tenha o efeito desejado de fortalecer a marca é preciso que ele seja constantemente alimentado com publicações e que haja engajamento do público.

Vamos imaginar uma loja de roupas que criou o perfil nas redes. É preciso fazer publicações diárias, levando informações relevantes para os clientes. Por exemplo, essas publicações podem dar dicas de como cuidar das roupas, de looks que podem ser montados com os produtos vendidos, de acessórios e maquiagens, e com ofertas e campanhas que sejam realizadas.

Além disso, algumas redes sociais oferecem ferramentas que permitem a realização de pequenas pesquisas de satisfação, como é o caso do Instagram. Sem falar que o engajamento dos seguidores também é fundamental, por isso, incentive-os a deixar comentários e participar de enquetes.

Contudo, é preciso dizer que você não precisa estar presente em todas as redes sociais. Crie perfis ou páginas somente naquelas em que faça sentido para a sua empresa, pois pior do que não ter presença nas redes sociais, é ter e não realizar uma boa gestão. Se necessário, você pode contratar profissionais para te ajudar na gestão dessas redes sociais.

Customer centricity

Customer centricity é uma estratégia onde o foco de tudo está no cliente e em atender às suas necessidades. Foi-se o tempo onde o marketing era voltado apenas para os produtos ou para as marcas. Hoje em dia, o mais importante é oferecer boas experiências aos clientes e entender qual problema do cliente você está resolvendo.

Por isso, é preciso encontrar formas de proporcionar boas experiências aos seus clientes. Essa área do marketing é conhecida como customer experience e tem como objetivo fazer com que os momentos que o cliente passa na loja seja inesquecível, mas sempre de maneira positiva, claro.

Falando assim fica evidente que é preciso conhecer a fundo os seus clientes, compreendendo seus hábitos, dores e necessidades não declaradas. Por essa razão, é preciso realizar as pesquisas que mencionamos acima.

Além disso, é preciso encontrar a melhor forma de conseguir trazer essas boas experiências para os clientes. Existem diversas formas de fazer isso, tais como:

  • Treinando vendedores para prestar um excelente atendimento;
  • Automatizando processos e tornando a jornada de compras melhor;
  • Fazendo um bom controle de estoque e não deixando faltar nada na loja;
  • Utilizando música ambiente para tornar o momento de compra mais agradável, dentre outros.

Inclusive, a utilização da música é uma excelente ação para o varejista que quer criar um clima único e agradável na loja. Confira o nosso Guia completo de audio branding: saiba como aplicá-lo na sua empresa para saber mais sobre essa estratégia.

Apoio a causas sociais e ambientais

Apoiar causas sociais e ambientais é uma excelente maneira de promover o fortalecimento de marca. Contudo, esse apoio deverá ser genuíno, e não apenas um “greenwashing” (apoiar apenas focando nos ganhos que a empresa terá). Ou seja, é preciso que a marca esteja realmente empenhada e promova ações relacionadas às causas sociais e ambientais.

Essa é, inclusive, uma excelente oportunidade para se aproximar da comunidade que cerca a empresa e integrá-los com seus valores. Vale a pena mencionar que essa é uma das formas mais intensas de fortalecimento que uma marca pode ter, promovendo a sensação de orgulho e pertencimento neste público. Outra dica importante é que você escolha causas que conversem com a sua empresa e seus valores.

Realizar um fortalecimento de marca não é algo impossível, contudo, é preciso uma boa dose de empenho e participação de todas as equipes da empresa para que tudo saia de acordo com o planejado.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog e nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Compartilhe

Você também pode gostar

17 textos de propaganda de aniversário de loja, confira!

O aniversário da loja é, sem dúvida alguma, um momento a ser celebrado. Mas, para que esse momento seja um sucesso e ajuda a sua marca a ganhar maior visibilidade, é preciso escolher os textos de propaganda cuidadosamente. Afinal, esses textos serão veiculados em diferentes mídias e serão, em parte, responsáveis por atrair clientes para…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Qual a importância do calendário editorial? Descubra agora e crie o seu!

O calendário editorial é um cronograma cuja função é definir e estruturar o conteúdo produzido e distribuído por uma organização. Além de organizar as informações e orientar o trabalho executado por diferentes equipes, ele também permite que os gestores monitorem as atividades do período, avaliem seus resultados e otimizem suas estratégias. Podemos elaborar um calendário…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Slogan para loja de móveis: 4 dicas de como criar o seu

Um bom varejista precisa encontrar formas de conseguir se conectar com o seu público e ressaltar os diferenciais do seu negócio. Sim, isso parece ser uma tarefa bastante difícil, ou mesmo uma missão impossível para alguns. Entretanto, o slogan pode ser o que faltava para isso e nós vamos te dizer o porquê a sua…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

 Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O que é cultura organizacional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é cultura organizacional? É bem provável que já tenha ouvido esse termo várias vezes, mas entender seu significado pode ser um pouco mais difícil. Afinal, ele se refere a algo abstrato e pouco concreto. Apesar disso, esse conceito se reflete em várias ações que acontecem na sua empresa. Um colaborador novo,…

Por Nayara Santos em 22.10.2019

Como melhorar a gestão de marketing no varejo?

Todos os dias surgem empresas com produtos ou serviços semelhantes os que existem no mercado e que prometem resolver o mesmo problema do cliente. Por isso, as empresas de varejo que querem vencer e se tornar referência precisam desenvolver um excelente trabalho na gestão de marketing — e é aqui que muitas delas falham. Algumas acreditam que…

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Gestão de PDV: saiba como fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda

A gestão de PDV é algo que merece a total atenção dos gestores de lojas de varejo. Afinal, a forma como os produtos são distribuídos e os itens dispostos no local podem atrair mais pessoas até o ambiente, impactando as vendas de forma positiva. Fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda, no entanto, é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos