Por Nayara Santos em 30.11.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no número de vendas!

A música sempre fez parte da natureza humana e está presente em praticamente todas as ocasiões. Por isso, utilizar música no varejo é uma maneira de explorar algo intrínseco ao público e que conta muito a seu favor. Quase todo mundo gosta de música e é possível descobrir qual o estilo que mais agrada os seus consumidores, especificamente.

Claro que você não precisa depender só da nossa palavra: há estudos que comprovam o impacto positivo da música nos negócios, como o da Heartbeats International. Calma, não precisa deixar a página ainda, falaremos sobre esse estudo ao longo deste artigo.

De modo geral, a pesquisa mostra que os próprios clientes consideram esse fator importante durante suas compras, ou mesmo nos períodos que passam em restaurantes e lanchonetes. Portanto, não dá para ignorar a importância que essa ferramenta tem.

Mas como, exatamente, a música é capaz de atrair clientes para a sua loja? Quais são as vantagens práticas de investir nesse tipo de marketing? A resposta a essa e muitas outras perguntas você encontra aqui. Neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto e descubra como sua loja pode se destacar a partir de uma boa rádio indoor. É só continuar lendo!

Quais são os benefícios de usar música para atrair clientes?

Antes de pensar em qualquer plano de vendas é preciso que você consiga atrair a atenção do cliente para que ele tenha a curiosidade de entrar na loja ou ir até o estabelecimento. Esse é o ponto de partida para que as coisas funcionem, e são necessárias certas técnicas para conquistar esse primeiro objetivo. 

E, como você já deve estar imaginando, a música é uma delas. Por exemplo, a música pode ser aliada a uma vitrine bem elaborada, a uma estratégia de visual merchandising ou mesmo a uma oferta de degustação em frente à porta. 

Não é necessário investir em tudo isso de uma vez, mas os resultados serão melhores quando duas ou mais técnicas estiverem funcionando em conjunto. E, vale a pena dizer, a música ajuda a integrar as demais estratégias utilizadas. Afinal, ela pode dar aquele toque especial que você quer e que os clientes esperam. 

Ela te ajuda a chamar a atenção de quem está passando em frente à loja e que goste daquela trilha sonora, ou simplesmente porque ele gostou do nível de energia do ambiente. Além disso, você também pode influenciar o comportamento do consumidor dependendo da playlist que decidir reproduzir.

Sem falar que a música ambiente passa a ser uma identidade sonora da sua marca. Isso significa que além do logo e das cores dela, os clientes agora poderão se lembrar da marca e se conectar à ela pela música.

É aí que investir em música para atrair clientes compensa. A trilha sonora adequada te ajuda primeiramente atraindo o cliente para a loja, e depois oferecendo diversas razões para ele ficar no local. Para você, isso significa benefícios completos, da chegada do consumidor até depois que ele vai embora. 

A seguir, você confere todas as vantagens de utilizar a música para atrair clientes para a loja. Para conferir a pesquisa da HeartBeats International na íntegra, basta clicar aqui.

1. Melhora a experiência do cliente

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens de ter música na loja é que ela melhora a experiência do cliente. Na verdade, os demais benefícios acabam sendo consequência dessa melhora.


Podemos dizer que é a experiência do cliente que irá definir qual o sentimento que o consumidor terá em relação àquela empresa. Ou seja, dependendo da experiência, esse sentimento pode ser muito bom, mas também muito ruim. 

Para entender isso, basta lembrar de alguma experiência de compra ruim que você teve em alguma loja. Não apenas você vai pensar duas vezes antes de ir na tal loja, como ainda poderá espalhar opiniões negativas a respeito dela para os amigos e familiares. Ou seja, não apenas a loja perde o cliente, como também pode perder potenciais clientes.

Por outro lado, se a experiência for boa, o cliente tem tudo para se tornar seu aliado mais fiel. Ele se sentirá feliz durante seu período na loja, conseguirá se desligar mais facilmente do mundo exterior e criará lembranças afetivas relacionadas à música e ao que ele comprou. 

Quando falar sobre tudo isso com alguém, provavelmente emitirá opiniões favoráveis e até recomendará a sua loja, passando a te ajudar na divulgação da loja.

2. Aumenta o tempo de permanência

Além de atrair clientes, a música também é capaz de aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja. Isso porque, quando você está relaxado ou se divertindo, nem vê o tempo passar, não é mesmo? E isso também vale para o seu público. Estimulados pela música, os clientes enxergam a ocasião como um passeio, não como uma obrigação ou algo do tipo. 

Como a sua loja se torna um ambiente confortável e agradável, o cliente acaba ficando mais tempo sem nem sequer perceber. Isso dá a ele mais tempo para ver os produtos que estão expostos. Olhando os itens com mais calma e atenção, e considerando o custo-benefício de cada um dos produtos que você vende.

3. Aumenta as vendas

O aumento das vendas é outra vantagem importantíssima da utilização da música ambiente no varejo. Como falamos anteriormente, o cliente tem mais tempo de olhar os produtos com mais calma, analisando as suas escolhas. 

Durante esse processo, o cliente poderá inclusive encontrar aqueles produtos que têm pouca saída. Ou seja, além de melhorar os resultados da loja, aumentar as vendas no geral e o ticket médio do cliente, você ainda consegue movimentar o estoque. Melhor impossível não é mesmo?

Vale a pena dizer que, ao passar mais tempo no estabelecimento o cliente também estará mais sujeito a outras estratégias de marketing que você preparou. Uma delas pode ser escutar anúncios reproduzidos entre as músicas.

Esses anúncios podem estar divulgando promoções que são interessantes, mas que o consumidor não sabia. Ao tomar conhecimento da oferta, ele pode decidir aproveitar a oportunidade e adquirir o item anunciado.

4. Ajuda na construção de imagem

O termo que usamos antes, identidade sonora, é importantíssimo de ser lembrado. Ela faz parte de uma identidade da marca, que abrange tanto aspectos visuais quanto de comunicação, posicionamento, valores e princípios. Tudo deve caminhar de mãos dadas para fazer sentido e ser entregue com coerência ao público.

Portanto, músicas que estejam de acordo com o propósito da loja são uma receita para o sucesso. Elas criam uma ligação automática e fortalecem a marca na lembrança do cliente. Uma loja de roupas alternativas, por exemplo, pode ser facilmente associada às músicas alternativas que seu público-alvo costuma ouvir.

Para saber como criar uma marca inesquecível para os seus clientes, confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável.

5. Facilmente adaptável para diferentes situações

Os custos de mudanças no marketing costumam ser altos. Criar e imprimir banners, para depois retirá-los e fazer tudo de novo quando chega a próxima campanha, pode ter um valor alto sem falar que também requer tempo. Mesmo assim, quando uma loja opta por essas ações, os banners e cartazes precisam ser atualizados, não tem outro jeito.

Entretanto, outras ações, como a música para atrair clientes, pode ser alterada sem grandes dificuldades. Basta trocar a playlist e pronto, muitas vezes alguns poucos cliques já são suficientes para fazer isso. 

Aliás, precisamos falar que essa é uma das grandes vantagens que você tem ao optar por um software de rádio indoor. Afinal, por mais que o seu público seja o mesmo, o nível de energia deles muda ao longo do dia e isso requer alguns pequenos ajustes que podem ser rapidamente realizados.

Outro exemplo da maleabilidade que essa estratégia oferece ao varejista é a possibilidade de ter playlists temáticas para diferentes épocas do ano e datas comemorativas. E isso só é possível quando você possui uma rádio personalizada, já que é possível programar mudanças de estilos, volume e outros detalhes na playlist ao longo do dia, sem precisar ficar voltando na playlist a todo momento.

Use outras estratégias de marketing sensorial

Na próxima vez que você entrar em uma loja, observe tudo ao seu redor. Deve ser fácil listar o que você vê. Entretanto, você já pensou em como essas coisas podem afetar os seus sentidos e em como os lojistas usam isso para obter melhores resultados? 

Se você tentar fazer esse mesmo exercício, mas prestando atenção na forma como os seus sentidos são despertados, provavelmente você perceberá que a loja tem um cheiro próprio, uma música e até mesmo o toque pode ser estimulado. Ou seja, cada sentido seu está sendo usado, mesmo que, a princípio, você não perceba.

O trabalho do marketing sensorial se concentra exatamente nisso, em estimular e despertar os cinco sentidos durante as compras.  No caso da audição, há uma sensibilidade forte na maioria das vezes. Já a visão vem logo depois, sendo a segunda (ou até mesmo a primeira) coisa a ser notada e absorvida pelas pessoas. Isso pode ser trabalhado de forma consciente e inconsciente, fazendo com que o consumidor associe certas músicas ao seu negócio posteriormente.

Vale a pena mencionar que associar a música a outras ações de marketing sensorial podem fazer uma grande diferença para atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja. Por isso, capriche na iluminação, mantenha a loja sempre limpa e organizada, e até mesmo invista na aromatização da loja. Tudo isso contribuirá para tornar a experiência do cliente ainda melhor.

Como ter a música ideal para atrair clientes

Apesar da música ser uma excelente ferramenta para atrair clientes para a loja e para aumentar as vendas, a escolha da playlist certa é essencial para que a estratégia funcione. Isso porque, a música deve ser capaz de se comunicar diretamente com os seus clientes ao mesmo tempo em que é capaz de reforçar a mensagem e a identidade da sua marca.

Escolher a música errada pode interferir na experiência do cliente e ter os efeitos contrários aos que mencionamos anteriormente. Por isso, a seguir trazemos algumas dicas de como você pode escolher as músicas certas para conquistar os seus clientes. São elas:

  • Conheça os seus clientes: isso permitirá que você consiga identificar qual música utilizar para atrair os seus clientes. Caso contrário, você corre o risco de utilizar a playlist errada e acabar afastando os seus potenciais consumidores;
  • Inclua músicas mais energéticas: essa é uma estratégia interessante para aqueles momentos do dia em que a loja está bem cheia. Com a música mais energética, o cliente tende a fazer as compras um pouquinho mais rápido;
  • Inclua músicas mais calmas: já para aqueles momentos do dia em que o movimento diminui você poderá reproduzir músicas mais tranquilas, permitindo que os clientes que estão na loja comprem mais tranquilamente e tenham tempo para conferir todos os produtos;
  • Envolva os colaboradores: lembre-se que os seus clientes não são os únicos que estão sob influência da música na sua loja, mas os colaboradores também. Ou seja, a música também pode influenciar a produtividade e o humor deles. Por isso, peça sugestões de músicas para eles na hora de montar a sua playlist;
  • Veja o que a concorrência está fazendo: se você ainda não sabe por onde começar, não precisa se preocupar, basta fazer uma análise de mercado. Isso inclui saber o que a concorrência está fazendo com relação à trilha sonora. Visite a loja e haja como um cliente, preste atenção às músicas e às sensações que elas despertam em você;
  • Cuidado ao misturar diferentes estilos: os gostos musicais podem ser bem diversos entre funcionários, gerentes e clientes. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de misturar diferentes estilos musicais. A mistura errada poderá afastar o cliente da sua loja;
  • Mantenha a playlist atualizada: o ideal é que músicas que estão há muito tempo na playlist sejam substituídas. Mas, sempre deixe um ou outro clássicos na playlist, se este for o perfil da sua marca e dos seus clientes;

Não se arrisque, fale com quem entende de música para negócios

Montar uma playlist adequada, que seja atualizada, reflita a identidade da sua marca e seja capaz de reforçá-la, oferecer uma boa experiência de compras e ainda atrair clientes é um grande desafio. Muito provavelmente você não sabe nem por onde começar a lidar com ele, certo?

Mas, você não precisa usar o seu tempo para isso, muito pelo contrário, você sempre poderá contar com uma empresa especializada em músicas e comunicação para negócios, a Listenx. Atuando no mercado nacional há mais de 20 anos e com mais de 12 mil clientes satisfeitos com as músicas reproduzidas nas suas lojas, você estará não apenas contratando uma playlist, mas também a experiência que a Listenx possui.

São mais de 100 playlists para você escolher e deixar a sua loja com um clima especial para atrair clientes e melhorar as vendas. Além disso, você também pode criar anúncios personalizados para divulgar a sua marca, os seus produtos e as ofertas do período.

Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Quantas músicas deve ter a playlist da minha loja?

 Saber quantas músicas uma playlist de loja deve ter é uma dúvida bastante comum para quem já investe nesta estratégia ou tem planos para implementá-la. Essa é uma preocupação legítima, já que a música tem tanta influência na loja, podendo impulsionar ou diminuir os seus resultados. Como o som ambiente não é uma receita…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor. Melhorando a experiência,…

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Influências da música na sua loja

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental. E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Aprenda como montar playlist de outono para seu negócio!

Montar uma playlist de outono personalizada é muito importante para aumentar as vendas de um estabelecimento. Inclusive, não é incomum que você entre em uma loja com música ambiente e aproveite a trilha sonora para descontrair um pouco. Isso acontece porque a música é um recurso que é capaz não apenas de atrair novos consumidores,…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

A Rádio Atmosfera agora é ListenPlay!

Tenho uma novidade para você! A Rádio Atmosfera, serviço de música para pequenos e médios negócios está se unindo com a ListenX, empresa especializada e líder no segmento de Music Branding no Brasil. A ListenX há mais de 15 anos ajuda grandes marcas como Lacoste, Hering, Pandora, MAC, Levi’s, Hope, Intimissimi, The Body Shop, entre…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente. O problema é que muitos varejistas optam…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos