Por Nayara Santos em 04.08.2022

Gestão estratégica de franquias: entenda agora mesmo como funciona

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Conhecer qual é a melhor formas de fazer a gestão estratégica de franquias é algo importantíssimo para quem é dono de franquia, já investe ou pretende investir nesse tipo de negócio. Isso porque, as franquias têm sido um dos tipos de investimento mais rentáveis, e considerada a primeira opção de empreendimento por muitas pessoas.

Afinal, para quem investe, ela é uma oportunidade de lucrar sem precisar construir a imagem da marca. No entanto, essa modalidade de empreendimento demanda do franqueador maturidade do negócio para levar a qualidade aos franqueados para os consumidores.

Para que a expansão da marca seja feita por meio das franquias, é imprescindível que a empresa tenha os seus processos muito bem definidos, com padrões e sistemas de controle de qualidade estabelecidos. Comunicação assertiva e eficaz, gerenciamento de pessoas e padronização são características de uma gestão estratégica de franquias.

Fazer o gerenciamento a distância e interfacear com públicos distintos é um desafio para qualquer negócio, mas aqui a gente vai falar exclusivamente de como você pode fazer isso com franquias. Continue a leitura e aprenda a fazer a gestão estratégica da sua empresa!

Funcionamento de franquias

As franquias são uma modalidade empresarial em que investidores compram o direito de imagem de uma marca e de representá-la, a medida em que lhes é permitido fornecer seus produtos e serviços. Dessa forma, uma rede é consolidada, ampliando o espaço geográfico de atuação do negócio. 

Elas são tipos de empreendimentos muito rentáveis, porque o franqueado conta com o apoio do franqueador, além de poder absorver o seu know-how, ainda podem se beneficiar do marketing e do nome que a marca já possui.

Para quem está começando, criar o negócio do zero, fazer com que o público passe a confiar na sua marca e conheça os seus produtos é um grande desafio. E, com a franquia, tudo fica mais fácil, afinal, a marca já é conhecida e o marketing é feito pelo franqueador.

Um exemplo de sucesso no ramo de franquias é a marca Localiza, que atua no segmento de mobilidade com o aluguel de carros. Em 1984, ano de uma época conhecida como Década Perdida, a empresa percebeu no franchising (franquias) uma oportunidade para driblar a recessão e garantir o crescimento do negócio. 

No início, a expansão da marca foi feita somente em território nacional, iniciando com 6 franqueados. Hoje, quase trinta anos depois, ela conta com cerca de duzentas agências franqueadas, distribuídas em oito países da América Latina.

Desafios desse modelo de negócios

Assim como em qualquer outro ramo de atuação, a franquia também possui os seus desafios, tanto para os franqueadores (o dono da franquia), como para os franqueados (quem decide investir nesse modelo de negócio). Conhecer de perto esses desafios é fundamental para quem atua nessa área, afinal, isso permitirá que você tome decisões mais acertadas. Veja quais são os principais desafios para cada uma das partes.

Desafios dos franqueadores

Primeiro vamos falar dos desafios de se fazer a gestão estratégica da franquia por parte do franqueador, ou seja, o dono da marca. Fazer a gestão a distância, com certeza, é o maior dos desafios. Afinal de contas, será preciso ter certeza de que o franqueado fará um bom trabalho.


Ainda falando da gestão à distância, a empresa vai se deparar com diferenças socioculturais, que poderão tornar-se uma barreira. Por isso, ela deve atuar de forma estratégica para poder fazer com que a sua marca entre em um novo mercado e seja bem recebida pelos consumidores locais.

Aqui vale uma ressalva, se o franqueador perceber que as lojas devem estar presentes apenas em regiões com determinadas características, então isso deve ficar claro para o franqueado. Além disso, caberá ao franqueador certificar-se de que todas as exigências são seguidas à risca.

Outro obstáculo é conseguir levar o padrão de qualidade do seu negócio para o franqueado. Por isso, é preciso desenvolver um time que possa atender com exclusividade suas demandas. Em organizações que trabalham com filiais e franquias é possível perceber a diferença nos processos e, até mesmo, na qualidade do atendimento e dos produtos. Para transmitir os valores culturais do negócio é primordial planejamento.

Um ponto importante com relação à qualidade é que o franqueador pode dar um treinamento para os novos franqueados, ou ainda promover cursos de reciclagem periodicamente. Desta forma, o franqueado consegue manter na memória dos gestores pontos importantes relacionados ao atendimento e à qualidade dos produtos.

Desafios dos franqueados

Engana-se quem pensa que por ser um modelo de negócio mais estruturado, pode-se deduzir que não é necessário nenhum esforço por parte do franqueado. Muito pelo contrário, cada modelo de negócio possui os seus desafios que devem ser vencidos.

Portanto, por mais que a franquia seja, de modo geral, melhor estruturada, é preciso entender que você deverá estar disposto para aprender muito durante o processo. Isso porque, é preciso entender como cada um desses processos deve funcionar para que a sua franquia seja capaz de refletir a qualidade da matriz da marca.

Além disso, assim como ocorre em qualquer outra empresa do varejo, você vai precisar aprender a fazer a gestão de pessoas, de estoque, de controle de qualidade, dentre outros. Isso não significa que você precise ser o responsável por cada um desses processos, mas ter a mínima noção de como eles devem funcionar te ajudará a manter a loja funcionando bem, e a sua equipe motivada.

Quer se aprofundar em como a rotina administrativa funciona? Então confira o nosso infográfico exclusivo Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa. Aproveite que o material é totalmente gratuito e faça o seu download.

Padronização é essencial

Quando falamos de franquias, estamos falando de qualidade e autoridade de uma marca. Que inclusive construiu isso com muito trabalho, dedicação e planejamento. Portanto, garantir a padronização dos processos é essencial para que a sua modalidade franqueada seja bem sucedida. 

E, por mais simples que pareça, essa tarefa tem sim os seus desafios. Primeiramente, para que uma empresa decida ampliar a sua atuação por meio do franchising, ela precisa ter os seus processos nas filiais bem feitos e bem estabelecidos. Ou seja, cada um dos processos deve ser totalmente descrito pelo franqueador e seguido pelo franqueado.

Se isso não acontecer, as chances de não conseguir implementar o padrão para franqueados são muito altas. E aí você vai acabar desapontando os clientes que vão na loja esperando por um determinado padrão de atendimento ou qualidade do produto, e não vão encontrar isso.

Diante disso, o franqueador precisa ter uma cultura organizacional muito forte para transmitir os seus valores e garantir a disseminação do seu padrão. Outro ponto muito importante é dispor de ferramentas de controle da qualidade dos serviços.

Assim, será possível garantir que tudo está funcionando como deveria, ao mesmo tempo em que será possível ir consertando as falhas ao longo do caminho. Por que acredite, por mais cuidadoso que você seja, eventualmente elas vão acontecer, e você precisa estar preparado.

Administração de franquias

Nem sempre um cliente vai saber que o ponto de operação que ele está visitando é uma filial ou uma franquia, por isso, é primordial a padronização. Se o cliente tem uma experiência negativa em um franqueado, por exemplo, ele pode ir às redes sociais e expor o ocorrido, fazendo que a sua marca fique exposta.

Ao mesmo tempo, as franqueadoras precisam trabalhar sistematicamente para que fatos assim não ocorram. Para isso, é essencial ter um departamento responsável pela administração das franquias, oferecendo um apoio contínuo para os empreendedores e contribuindo para o sucesso deles no negócio, bem como para o seu. 

Essa área é quem deve fazer a gestão estratégica das franquias. Inclusive, é possível estabelecer uma rotina de entrar em contato com os franqueados para certificar-se de que tudo está ocorrendo como planejado. Aproveite essa oportunidade para perguntar quais os desafios que ele vem enfrentando e busque formas de solucioná-los.

Treinamentos e eventos

Não tem como cobrar resultados de qualquer pessoa ou negócio se eles não são preparados para uma determinada operação. Por isso, promover e atualizar treinamentos é uma ferramenta estratégica e eficiente na gestão de franchising. Pode-se dizer que o momento mais importante para o sucesso dessa parceria é quando o contrato é assinado. Por isso, investir em um onboarding robusto e assertivo é primordial para um gerenciamento inteligente.

Como é sempre necessário fortalecer a cultura, a empresa deve estimular sempre o relacionamento com seus franqueados. Por isso, eventos, confraternizações e convenções no espaço sede da empresa são momentos que causam um impacto muito positivo para a percepção do franqueado. Ele precisa se sentir parte do negócio para “comprar”, também, os valores culturais corporativos.

O ideal é que esses eventos e treinamentos sejam planejados com antecedência, principalmente se a rede de franquias for muito grande e distribuída por diferentes cidades, ou mesmo estados. Desta forma, todos poderão se programar para participar do evento.

Planejamento estratégico

No gerenciamento de qualquer empreendimento — ou, até mesmo, de projetos — é básico o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Sem metas e um plano de ação é impossível conquistar o crescimento do negócio. 

Gerenciamento é sinônimo de tarefas múltiplas e dinâmicas: criar, desenvolver e monitorar. Toda gestão estratégica de franquias, para ser eficaz, precisa estar alicerçada nesses três pilares.

No caso das franquias, as empresas franqueadoras precisam construir o seu planejamento estratégico e oferecer ao franqueado uma consultoria para que ele possa aprender a construir o seu. Geralmente, uma franquia, também, precisa bater as suas metas para garantir a sua permanência no mercado.

E, para que o franqueado saiba exatamente o que precisa ser feito, estabeleça metas claras e objetivas. E, não se esqueça de que prazos são importantes para que essas metas sejam cumpridas.

Passo a passo

Ao desenvolver um planejamento estratégico, deve-se levar em consideração o quadro de valores da empresa. Além disso, também é preciso analisar o mercado, ou seja, determinar quem é o público-alvo e o ambiente de atuação. E, claro, é preciso lembrar de olhar para os seus colaboradores e entender como tornar o dia a dia deles melhor. 

Faça esse mapeamento, inclua quais são as dores no processo e as metas. Assim, crie um plano de ação e faça o seu monitoramento diário por meio de indicadores. E, claro, sempre que surgir qualquer dúvida, conte com o suporte do franqueador. Afinal de contas, todos ganham quando a franquia vai bem.

Marketing para o varejo

Como qualquer outro empreendimento, a modalidade de franquias é uma forma que os negócios encontraram para expandir a sua área de atuação e aumentar a força da sua marca. É um tipo de marketing que precisa ser monitorado para não atuar de forma inversa ao seu propósito. Ou seja, ter franqueados que não trabalhem conforme o padrão da empresa e acabem prejudicando a imagem da marca.

Neste caso, a padronização é extremamente importante e tem como objetivo garantir que a experiência do cliente seja a mesma em qualquer estabelecimento seu, seja uma filial ou franqueada. Por isso, ela deve ser encarada de frente e priorizada.

Uma das formas de fortalecer a sua empresa e caprichar na padronização é usando a sonorização do ambiente, além de ser uma boa estratégia de posicionamento de marca. Geralmente, pela playlist o cliente costuma identificar-se com o espaço e associar a música à imagem da marca. Sem falar que, a música é capaz de criar uma atmosfera única na loja, o que ajuda o cliente com essa identificação, independentemente da unidade em que ele entre.

branding sensorial é uma estratégia muito eficaz no encantamento do cliente, porque ele atua de forma sensorial. Isso faz com que o consumidor conecte-se afetivamente com a sua marca. Com as nossas pontuações sobre o franchising, você deve ter percebido como a padronização do ponto de venda (PDV) é importante para a experiência do cliente. Assim, o music branding é uma ótima ferramenta que deve ser adotada na gestão estratégica de franquias.

Conte com profissionais na hora de planejar o branding sensorial

Falando assim pode até parecer simples colocar música ambiente na sua loja, entretanto, a realidade é um pouco diferente. Isso porque, para conseguir acertar a mão nessa estratégia você precisa conhecer o gosto musical do seu público-alvo e combinar isso com a mensagem que a marca quer passar.

Por isso, é essencial contar com a ajuda de profissionais, como o time de especialistas da Listenx, empresa pioneira em music branding no Brasil. Com ela você terá um produto exclusivo para o varejo, o Listenplay, com mais de 60 playlists que podem ser reproduzidas na sua loja a qualquer momento.

Aproveite para saber mais sobre essa ferramenta essencial para a sua franquia no nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa. Aproveite também para solicitar o teste gratuito por 10 dias.

Fortaleça a autoridade da sua marca com o marketing sensorial. Se você gostou deste artigo e quer saber mais como ter uma loja de sucesso no varejo? Então acesse o nosso blog e confira muitas outras dicas.

Compartilhe

Você também pode gostar

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Jornada de Compra — O Que é e Como Pode te Ajudar

Aprenda como funciona a jornada de compra e veja como esse conhecimento pode se tornar uma estratégia para seu negócio.

Por Nayara Santos em 20.02.2019

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Nomes para loja virtual: 60 exemplos para se inspirar

Assim como acontece com qualquer empresa do varejo, a escolha do nome também é essencial para ter uma loja virtual de sucesso. Isso porque, um nome bem pensado ajuda os clientes a lembrar da marca, a transmitir ao cliente qual é o seu produto, pode melhorar a comunicação com o seu cliente e até mesmo…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Texto pronto para inauguração de loja virtual: 11 exemplos para se inspirar

Preparar textos para divulgar a inauguração da sua loja virtual é fundamental para que o primeiro passo da sua empresa seja feito com firmeza. Afinal, esse é o momento de atrair clientes para a nova loja, ou mostrar a nova plataforma de compra para os clientes que já se relacionam com a sua marca. Como…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Técnicas de Vendas: O Guia Definitivo do Treinamento ao Pós-Vendas

Nem todo gestor do varejo dá a devida atenção para os treinamentos em técnicas de vendas. Isso porque, é natural que muitas pessoas pensem que vender é simplesmente oferecer produtos para os clientes que entram na loja. Entretanto, um bom vendedor consegue ir muito além disso, influenciando diretamente na experiência de compras do cliente. Ainda,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos