Por Nayara Santos em 17.05.2022

Por que é tão importante se preocupar com a visibilidade da marca? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Provavelmente você, como gestor de uma loja do varejo, conhece a importância de conquistar uma visibilidade para a sua marca. Afinal, é desta forma que você conseguirá manter a sua marca na mente dos consumidores, e fazer com que os clientes passem a optar por ela em detrimento às demais.

Mesmo assim, muitas empresas não compreendem, de fato, o que é visibilidade, e por essa razão não conseguem aumentá-la e nem usufruir de seus benefícios. Afinal, entre diferentes concorrentes, não é fácil sair na frente e atingir uma posição de destaque na cabeça do consumidor.

Se você deseja descobrir o que realmente é a visibilidade da marca, suas vantagens e como melhorá-la, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que é visibilidade da marca?

Antes de continuar com as nossas dicas, é fundamental que expliquemos o que é a visibilidade da marca para aqueles que ainda tem alguma dúvida. Do ponto de vista do marketing, a visibilidade tem relação direta com o destaque que a sua marca tem. Dito isso, podemos considerar que uma empresa tem visibilidade quando ela passa a se destacar, de alguma maneira, entre as demais de seu segmento.

Entretanto, ter visibilidade é muito mais do que ser visto pelos consumidores. Ela está relacionada com o fato de uma determinada marca ter algum diferencial com relação aos concorrentes, fazendo com que a marca fique em destaque.

A visibilidade da marca é uma ferramenta poderosa quando utilizada da maneira correta. Já que ela consegue fazer com que a sua empresa se fixe no subconsciente do consumidor e se torne um dos fatores decisivos para ele adquirir os produtos e fidelizá-lo. 

Em outras palavras, a visibilidade da marca é se apresentar de maneira diferenciada ao consumidor, criando uma conexão com o usuário a fim de não passar despercebido.

Quais são as vantagens de se preocupar com a visibilidade da marca?

Agora que você já conhece o conceito de visibilidade da marca para o marketing e sabe do que se trata, veja, a seguir, quais são as vantagens de se preocupar com essa questão e como ela pode ser um grande diferencial para a sua empresa.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Quando o gestor busca melhorar a visibilidade da marca, outros pontos também são melhores. Esse é o caso do atendimento ao cliente, já que esse é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empreendimento.


Nesse momento, você deve estar pensando qual é a sua relação com o aumento da visibilidade, não é mesmo? A realidade é que quando se deseja ficar mais conhecido é preciso, como vimos anteriormente, se destacar entre os demais players do mercado. 

Uma das principais formas de fazer isso é oferecendo um melhor atendimento aos consumidores. Assim, além de melhorar o relacionamento que a sua marca possui com os seus clientes, você ainda aumenta as chances desses clientes compartilharem a experiência positiva que tiveram no estabelecimento com outras pessoas.

Vale a pena dizer que as empresas que conseguem oferecer um bom atendimento aumentam muito as chances de fidelizar os clientes. Isso porque, na era da experiência, os consumidores buscam marcas com eles possam ter um relacionamento duradouro. Neste momento, os preços deixam de ser o principal influenciador na decisão de compras, deixando esse papel para o atendimento ao cliente, as ideias e valores da marca.

Possibilidade de ampliação de vendas

Quando uma marca se destaca entre as demais e entra na cabeça dos usuários a tendência é que eles passem a optar por ela em vez de outras do mesmo segmento. Ou seja, os clientes vão continuar comprando na sua loja pela experiência que eles têm e por confiarem na sua marca.

Isso ocorre porque o subconsciente passa a associar aquele nome a um produto de qualidade — fator que, sem dúvidas, consegue aumentar as vendas de uma empresa de maneira significativa.

Por isso, é fundamental que você consiga conquistar a confiança do cliente ao longo da jornada de compras. Seja fornecendo todas as informações do produto de forma clara, sem esconder possíveis pontos fracos que ele possa ter. Isso também inclui sinceridade com relação ao prazo de entrega, passando todas as informações de como fazer a manutenção e cuidar melhor do produto para aumentar a vida útil dele.

Vale a pena mencionar que, quando o cliente está satisfeito com a sua loja, ele não apenas vai voltar, como também vai trazer outras pessoas e indicar a sua marca para conhecidos, familiares e amigos. Portanto, você pode ganhar muitos clientes e aumentar as possibilidades de vendas.

Aumento do movimento na loja e no site

Quando a sua marca possui uma boa visibilidade é natural que mais pessoas falem sobre ela, atraindo a atenção de potenciais consumidores. O resultado é que o movimento da sua loja aumenta, tanto na loja física quanto na loja virtual.

Como atrair clientes pode ser um grande desafio, você deve aproveitar esse momento para encantar essas pessoas e fazer com que elas se tornem clientes fiéis. Para isso, você pode utilizar estratégias de marketing sensorial, que falaremos a seguir, ter funcionários treinados, oferecer produtos de qualidade e com bons preços. Tudo isso, quando somado, pode trazer grandes benefícios para a sua marca.

Como melhorar a visibilidade da marca?

Após conhecer um pouco mais sobre a visibilidade da marca e de todos os benefícios que ela pode trazer para a sua loja, você deve estar se perguntando como melhorar essa questão no seu empreendimento para ser possível usufruir de todas essas vantagens, não é mesmo? Então veja, a seguir, as nossas dicas sobre o tema!

Conheça bem o seu cliente

Um dos passos mais importantes para atingir a sonhada visibilidade da marca é conhecer o seu cliente, afinal, é preciso saber qual é o tipo de coisa que o atrai e entender seus desejos e necessidades. Por mais que muitos empreendedores estabeleçam um público-alvo no momento em que preparam o plano de negócio, nem todos dão a devida atenção a isso depois que a empresa está funcionando.

Ter um perfil de público-alvo inicial é essencial para guiar muitas decisões gerenciais na sua empresa. Entretanto, conforme o tempo vai passando, não apenas o perfil dos clientes pode mudar, mas você também consegue entender melhor quais as características das pessoas que frequentam a sua loja. 

Isso permite que você comece a utilizar a estratégia de brand persona. Com isso, você saberá o que atrai a atenção dos consumidores que se interessam pela sua marca, como é a personalidade dele, quais são os fatores importantes para ele decidir comprar algo ou não. Lembre-se que, quanto melhor você conhecer o cliente, mais certeira podem ser as campanhas de marketing realizadas.

Dessa maneira, é fundamental conhecer bem o cliente para ser possível ouvi-lo e entender o que ele deseja a fim de trabalhar com as suas preferências e descartar o que o consumidor menos gosta. Para conhecer o consumidor é possível, por exemplo, realizar pesquisas qualitativas e quantitativas que possibilitam a colheita, o armazenamento e a organização do feedback fornecido.

Outra possibilidade é estimular o cliente a dar a sua opinião sempre que possível, pois quanto mais você o conhece, mais fácil será direcionar as ações de Marketing a fim de aumentar a visibilidade da marca.

Garantir a visibilidade da marca é um trabalho contínuo

É preciso deixar claro que ter uma boa visibilidade para a sua marca exige um trabalho contínuo. Portanto, se você está em busca de algo breve e momentânea, essa não é a estratégia para você. 

Nesse caso, podemos pensar em uma loja com uma linda vitrine iluminada que chama a atenção e desperta a curiosidade em muitas pessoas, atraindo os olhos de possíveis clientes. Contudo, se o consumidor não precisa ou nem sequer deseja o objeto que está sendo apresentado, o principal objetivo não foi concluído, a visibilidade não foi alcançada de forma permanente, afinal, a visibilidade depende da constância e o seu propósito é aumentá-la cada vez mais.

Por isso que você precisa conhecer bem o seu cliente, como mencionamos anteriormente, e ficar atento às novidades do mercado. Porque ficar desatualizado também pode fazer com que você seja passado para trás e o concorrente ganhe mais visibilidade.

Conte com a tecnologia como aliada

Hoje em dia existem diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em comércios e ajudá-lo a aumentar a visibilidade de uma marca. Após coletar as informações a respeito de seu cliente como citamos no tópico anterior, elas devem ser organizadas corretamente de modo que permitam uma análise detalhada e ofereçam um panorama completo e claro de como o seu consumidor pensa e se comporta.

Contudo, realizar esse trabalho manualmente gasta um precioso tempo que poderia ser utilizado em outras funções que realmente necessitam da atividade humana. Sem falar que ainda pode resultar em erros humanos que comprometem as análises.

Por isso, o ideal é contar com a tecnologia como aliada e utilizar, por exemplo, um CRM (Customer Relationship Management), ferramenta que consegue realizar esse serviço e que conta, inclusive, com opções gratuitas.

A tecnologia também pode ser usada em outros tipos de ações, como para o envio de newsletter e para a criação de campanhas de e-mail focadas em diferentes grupos de clientes. Ou então o WhatsApp para enviar mensagens para os clientes cadastrados avisando de novidades e promoções da loja.

Sem falar que, com o uso de tecnologia você também consegue oferecer as ferramentas necessárias para os seus funcionários desempenharem bem a função deles, como controle de estoque e controle de caixa. Com isso, eles podem ficar mais motivados, o que pode influenciar diretamente no atendimento ao cliente. Portanto, diretamente relacionado com a visibilidade da sua marca.

Invista em estratégias digitais

Em um mundo como o atual, em que as pessoas passam muito tempo conectadas na internet, é importante uma empresa criar blogs, sites, landing pages, entre outros tipos de endereços digitais a fim de ganhar mais visibilidade e estabelecer uma comunicação mais direta com os clientes.

Hoje em dia muitas pessoas consideram que quando uma empresa não está na internet ela nem sequer existe, uma vez que muitos consumidores usam apenas os meios digitais para buscar por locais, produtos e serviços. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, em que muitas empresas do varejo lutavam para sobreviver a esse período e, aquelas que marcaram presença no mundo digital conseguiram se sobressair.

Dessa maneira, investir em estratégias digitais se tornou uma necessidade para aqueles que se preocupam com a visibilidade da marca.

Ofereça uma experiência de compras única

Claro que não podemos esquecer de que oferecer uma boa experiência de compras para o cliente ajuda, e muito, a sua marca a ganhar mais visibilidade. Afinal, se o cliente se sente bem tratado, a tendência é que ele volte. O marketing sensorial oferece as ferramentas ideias para encantar os seus clientes através da estimulação dos cinco sentidos.

Algumas das principais estratégias do marketing sensorial são:

  • Música ambiente: ajuda a deixar o ambiente mais agradável para os clientes, fazendo com que eles tenham vontade de passar mais tempo na loja e, consequentemente, comprar mais. Sem falar que essa estratégia também ajuda a reforçar a identidade da sua marca. Se quiser conhecer todos os benefícios de ter música ambiente na sua loja, confira o nosso infográfico;
  • Aromatização da loja: provavelmente você já entrou em uma loja que tinha um cheirinho característico e, todas as vezes que você sente aquele cheiro, lembra da marca. Dois exemplos clássicos são a Melissa e a Starbucks. Essas marcas acertaram ao usar a aromatização do ambiente e deixaram a experiência do cliente ainda melhor;
  • Decoração da loja: é comum os varejistas se preocuparem com a decoração em datas comemorativas, afinal, ela ajuda a fazer com que o cliente entre no clima da data e compre mais alguns produtos. Entretanto, essa deveria ser uma preocupação constante, já que a decoração deixa o ambiente especial, mais convidativo, mais agradável e ainda reforça a identidade da sua marca.

Apenas com essas pequenas mudanças você já consegue mudar completamente a experiência do cliente na sua loja e ajuda a melhorar a visibilidade da sua marca. Afinal, quando o cliente é tratado de forma especial ele irá se lembrar da sua loja.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre visibilidade da marca, lembre-se de utilizá-la a seu favor para ser possível fazer com que o consumidor opte por sua empresa e para usufruir de seus outros benefícios, como o aumento de vendas. 

Contudo, lembre-se de fazer campanhas de varejo direcionadas e estratégicas para não saturar o cliente, pois caso contrário a repercussão pode ser negativa, como quando há o disparo de e-mails para muitas pessoas sem entender quem é o público alvo e o que ele procura.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a melhor forma de divulgar um produto: descubra agora

Nem sempre é fácil escolher qual a melhor forma de divulgar um produto e, na verdade, talvez nem exista uma forma que possa ser classificada como a melhor. Isso porque, tudo depende de qual é o seu público-alvo, qual é o perfil da sua marca, qual o orçamento disponível para fazer os anúncios, dentre outros.…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Slogan para loja de móveis: 4 dicas de como criar o seu

Um bom varejista precisa encontrar formas de conseguir se conectar com o seu público e ressaltar os diferenciais do seu negócio. Sim, isso parece ser uma tarefa bastante difícil, ou mesmo uma missão impossível para alguns. Entretanto, o slogan pode ser o que faltava para isso e nós vamos te dizer o porquê a sua…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Cashback: saiba o que é, suas vantagens e como implementar!

Políticas de benefícios são algumas das melhores ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a movimentação da sua loja. Afinal, se cada compra traz um benefício além do próprio produto, então você tem mais chances de retornar. Um método que se destaca bastante hoje em dia é o cashback, o qual você pode aplicar em seu…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos