Por Nayara Santos em 05.09.2023

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

Por Nayara Santos em 05.09.2023

A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação. 

Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja e da sua marca são importantíssimas para que você construa um bom relacionamento e que seja duradouro. Neste caso, o melhor caminho consiste em criar um planejamento detalhado que passa por diferentes etapas de organização. 

Ou seja, você precisará avaliar desde o orçamento até a estrutura do espaço para receber os convidados e realização das ações planejadas. Também é preciso ficar de olho na qualidade do produto que será oferecido e o ambiente que você quer proporcionar durante a inauguração, já que esses são pontos essenciais para o sucesso da sua inauguração.

Está perdido e não sabe como planejar a inauguração da sua loja para? Quer que esse momento seja um sucesso, mas tem medo de fazer algo errado? Calma, que a gente te ajuda. Neste artigo trazemos um guia completo sobre o assunto para você não errar. Não perca mais tempo e confira as nossas sugestões. Boa leitura!

Confira 15 ideias para inauguração de loja

Muitos profissionais do setor do varejo costumam ficar ansiosos com o dia da inauguração de uma nova loja, o que é absolutamente normal, dado todo o trabalho necessário para conseguir reparar a loja para começar a funcionar. Com moderação, essa ansiedade não trará grandes problemas, mas se exacerbada poderá comprometer esse momento tão importante. 

Lembre-se que você possui uma equipe bem treinada e na qual você confia. Isso vai deixar os seus funcionários felizes e os consumidores satisfeitos. E, no mais, você também precisa aproveitar para saborear essa vitória, afinal de contas, não é nada fácil empreender e você está apenas começando essa jornada.

Por isso, um dos pontos mais importantes é confiar no plano estratégico traçado até então para garantir foco de todos no que realmente se destaca: a qualidade do produto, a estrutura bem planejada e o atendimento baseado nas preferências do público-alvo. Com tudo isso posto em prática, também fica muito mais simples contornar qualquer imprevisto que possa acontecer em uma data tão importante e esperada.

1. Data da inauguração

De nada adianta se esforçar no planejamento de marketing se  você não escolher bem a data para a inauguração da loja. Por isso, a nossa primeira dica é justamente sobre isso. Por exemplo, se você escolher uma data que tenha algum outro evento importante para o círculo de pessoas convidadas, ou mesmo que concorrentes estejam planejando fazer algum evento. 

Como até mesmo os outros lançamentos no mesmo shopping ou um mega saldão de uma loja renomada podem atrapalhar é preciso ficar antenado no que estará acontecendo na sua região. Para evitar esse tipo de problema, faça uma pesquisa detalhada sobre a sua concorrência. 

Claro que essa pesquisa deve envolver não apenas datas de eventos, mas também estratégias de marketing utilizadas, já que saber como eles fidelizam e se relacionam com os consumidores é um ponto de partida essencial. E, esse conhecimento permitirá que você saia na frente e faça algo diferenciado já na inauguração da loja, ganhando uma identidade original e ainda despontando com ações capazes de impactar e surpreender os consumidores.

Lembre-se que, dependendo do tamanho do evento que você for fazer, a escolha da data deve ser feita com antecedência. Afinal,s e você precisa de snacks para oferecer aos clientes, pessoas conhecidas participando do evento, ou contratar uma banda, a data precisa ser boa para todos.

2. Ações alinhadas

As ideias das campanhas de marketing relacionadas a inauguração de um novo negócio devem evidenciar as qualidades que a empresa deseja destacar. Ou seja, do ponto de vista do cliente porque ele deve escolher comprar na sua loja e não na concorrência. 

Desta forma, é importante saber que qualquer brinde ou campanha de varejo escolhida precisa ser condizente com a solução entregue e com a identidade da sua marca. Assim, você ajuda o cliente a lembrar qual é o propósito da sua marca.

Lembre-se de que tudo funciona de maneira milimetricamente estratégica e, por isso, ter ativações que criem memórias positivas é fundamental. O marketing sensorial, nesse caso, se mostra como uma excelente opção. Isso porque as expectativas para um lançamento de marca costumam ser bastante altas. Confira a seguir mais sobre essa importante estratégia do varejo.

3. Marketing sensorial

O ramo varejista é bastante competitivo e os players do mercado vendem produtos semelhantes, da mesma marca. Então, o que vai diferenciar você da concorrência é justamente o preço dos produtos e a experiência de compras que você é capaz de oferecer.


Portanto, desde a inauguração da sua loja você pode optar por sair do lugar comum através da implementação de estratégias de marketing sensorial. As ações nesse ramo de marketing tem como objetivo despertar os cinco sentidos dos consumidores em busca de empatia e fidelização. O mais importante é que ao oferecer uma experiência singular, a marca se fortalece na jornada de compra e aumenta as chances de crescimento.

Muitas vezes as ações do marketing sensorial podem passar despercebidas pela maioria dos clientes, mas isso não é algo ruim, apenas indica que a ação feita é sutil mas está influenciando o comportamento do consumidor de forma inconsciente. Veja, a seguir, algumas sugestões de ações que você pode usar na inauguração da sua loja:

  • Realidade aumentada que permite transportar o consumidor para um ambiente que ele experimente o produto em sua realidade;
  • Organizar os produtos de maneira que chame a atenção do cliente, como separação por cores, tipos, tamanhos;
  • Dispensador de aromas, conferindo um cheiro característico para a loja, ainda se você trabalhar no ramo de alimentos ele poderá impulsionar a venda dos produtos;
  • Totens com produtos para que o público possa tocá-lo em situações personalizadas;
  • Música ambiente para oferecer uma atmosfera agradável, aumentar as chances de identificação do cliente com a marca e para reforçar a mensagem da sua marca;
  • Iluminação para destacar alguns produtos ou ponto da loja.

Quer saber mais sobre como utilizar o marketing sensorial na sua loja? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial do varejo, com dicas e informações essenciais para fazer essa estratégia de marketing funcionar e a sua loja se destacar.

4. Customer experience

A empresa que não compreende que a decisão está nas mãos do consumidor, certamente, acaba perdendo dinheiro no mercado. De fato, entregar a melhor experiência no primeiro contato que o cliente tem com a sua marca é decisivo para que aquela compra não seja única. Assim, você garante que o cliente se lembra da sua marca, compartilhe a boa experiência com os amigos e parentes, e volte para uma nova compra.

Estratégias vazias podem até render um certo burburinho em um primeiro momento, e resultar em um aumento momentâneo de vendas, mas de nada adianta se o consumidor não for fidelizado, não é mesmo? Sem falar que, trabalhar a fidelização de clientes é mais barato do que conquistar novos. Por isso, não espere para implementar as estratégias de customer experience, já inaugure a sua loja fazendo isso. 

Dessa forma, a estratégia de customer experience deve ser usada como uma forma de englobar diversos pilares que estabelecem o relacionamento entre a sua marca e o seu cliente.

O processo gira em torno de não apenas criar experiências pontuais inesquecíveis, mas também demonstrar toda a seriedade envolvida no trabalho realizado. Dentro desse contexto, estão reunidas estratégias de atração na jornada do cliente, distribuição de pontos de contato com a empresa e ambientes repletos de características particulares que geram interação.

5. Garanta um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento para os clientes desde a inauguração da loja é algo que você deve priorizar. Afinal, a sua equipe de vendas é o rosto e a principal representante da sua marca. É ela que falará com o cliente, tentará entender qual o problema dele e como resolvê-lo.

Por isso, é fundamental ter uma equipe pronta para ajudar, que tenha um bom conhecimento de como a loja funciona e dos produtos. Ainda, para que a sua equipe fique ainda mais motivada, você deve estipular metas individuais e coletivas e criar premiações. E, claro, não se esqueça de que treinar a sua equipe é fundamental, tanto para utilizar os softwares de controle de estoque, entrada e saída de caixa, como também em técnicas de vendas.

Vale a pena destacar que, se o cliente for mal atendimento, ainda mais na inauguração da loja, você estará começando o seu negócio com o pé esquerdo. Afinal, a primeira impressão não será nada boa.

6. Layout de loja

A visão do layout da loja também é decisiva no fechamento de uma compra. Esse efeito em uma inauguração, no entanto, costuma ser multiplicado, pois se refere ao conceito e a imagem que a marca deseja passar. A experiência agradável, em uma situação como essa, começa na vitrine, passando pelos provadores (no caso das lojas de roupas), os espaços de tirar dúvidas, até o momento do pagamento.

Dito isso, é evidente que o passo a passo dentro da loja faz diferença e diz muito sobre o posicionamento de um negócio. O ideal é que você deixe alguns dos itens mais interessantes próximos da entrada da loja, como uma espécie de convite para que o cliente entre na loja, e não se esqueça de estruturar bem os setores e ter cuidado com a iluminação.

Aqui fica uma dica importante quanto ao posicionamento dos produtos. Deixar algumas peças interessantes na entrada da loja, de modo que o cliente que está passando as veja, é importante. Mas, conforme o tempo passar e você entender quais são os produtos mais procurados, exiba-os (ou pelo menos parte deles) no fundo da loja. Assim, você estimula o cliente a andar mais pela loja para conhecer os demais produtos e, quem sabe, se interessar por algo.

Outro ponto importante que você deve ter cuidado é com a quantidade de pessoas na loja. Geralmente, as inaugurações tendem a atrair um grande número de pessoas, principalmente quando há descontos e distribuição de brindes envolvidas. Por isso, você pode planejar o espaço para o dia de inauguração deixando mais espaço para a circulação de pessoas. Pode até não parecer à primeira vista, mas faz maravilhas em longo prazo.

7. Divulgação da inauguração

Para uma inauguração de loja de sucesso, é preciso que as pessoas compareçam ao evento, concorda? Nesse sentido, definir como será feita a divulgação do evento é um importante passo a ser considerado, especialmente para alcançar as pessoas que de fato terão interesse em seu negócio.

A possibilidade de conhecer melhor o seu público poderá ser um grande diferencial para a sua empresa no futuro. Afinal, uma vez que você entenda quais são os canais mais utilizados por eles, ficará mais fácil conversar com eles no futuro. As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para se comunicar com o seu cliente. Portanto, traçar uma estratégia para as publicações, de modo que o cronograma atenda às suas necessidades e possa alcançar um número maior de pessoas, é essencial.

Entre as ações a serem adotadas, aproveite os diferenciais do Facebook. Por meio de uma fanpage, você tem a possibilidade de apresentar dicas sobre o seu nicho de atuação tornando-se autoridade no assunto, além de fazer postagens relacionadas à sua inauguração. Esse canal ainda disponibiliza a oportunidade de criar um evento, com as descrições da programação, data, hora e local, além de poder aplicar a identidade visual do negócio para já fixar o valor de sua marca.

Outra rede bastante interessante para utilizar é o Instagram. Por lá você pode fazer publicações utilizando as hashtags, ou mesmo utilizar outras funcionalidades que essa rede oferece, como stories, reels, caixinha de perguntas e enquetes. Estimular a interação e o engajamento dos seguidores poderá ajudar a sua inauguração a ser um sucesso e a conseguir conquistar os clientes para o futuro.

8. Sirva um coquetel para convidados

No dia da inauguração da loja, é preciso realizar uma programação especial, não é verdade? Para aqueles que forem prestigiar o seu negócio, o ideal é servir um coquetel, de forma que seu público se sinta lisonjeado de participar desse evento.

A decoração deve estar alinhada à sua proposta. Se a intenção for fazer uma inauguração mais sofisticada, é preciso que ela seja mais sóbria. Além disso, deve ser pensada especificamente em seu público, interesses e gostos, mas sem deixar de lado a identidade da sua marca.

Desta forma, você conseguirá fazer com que os seus convidados se sintam mais à vontade e tenham a oportunidade de conhecer todo o espaço de forma mais espontânea. Justamente por isso, o mais indicado é que as mesas de alimentos e bebidas estejam em locais estratégicos, tanto para facilitar o trânsito interno de pessoas, como para estimular os convidados a conhecerem cada cantinho da loja.

Mas afinal, o que oferecer? Canapés e patês, os chamados finger food (que você come com uma bocada só e sem precisar de talheres) são comidas ideais para um evento como esse. Se desejar também servir doces, opte por aqueles com frutas e chocolates, uma vez que são mais fáceis de serem manuseados. Lembre-se: seus convidados conhecerão o seu espaço e estarão em pé, conversando uns com os outros. Por essa razão, a experiência deve ser priorizada a todo momento.

9. Crie uma ação social

Hoje, os consumidores têm buscado cada vez mais por marcas que estão engajadas em causas sociais, que se preocupam com o bem-estar da população e se posicionam frente a assuntos relevantes de determinada época. Nesse sentido, para engajar o seu público e também ter a oportunidade de ajudar a sua comunidade, ações sociais são bem-vindas na inauguração.

Para isso, estude o seu orçamento e entenda o que pode ser feito para promover essa questão. Normalmente, as lojas destinam parte de suas vendas do dia de abertura para alguma ONG ou projeto que exerça um papel importante em sua região.

O ideal é contar com valores bem estabelecidos. Assim, a empresa tem a oportunidade de buscar por organizações que se encaixem em sua cultura, o que traz uma aproximação maior de sua marca com os mais diversos setores da sociedade.

10. Ofereça brindes aos frequentadores

Oferecer brindes em um negócio traz grandes vantagens para a empresa. Entre eles, traz maior visibilidade, além de tornar o relacionamento com o cliente mais próximo. Destaca-se, ainda, o reconhecimento de sua marca, especialmente se o item for de grande utilidade em seu dia a dia.

A valorização ao público e aos clientes que foram até a inauguração também é um benefício a ser considerado, pois demonstra que todos eles são importantes para o crescimento de sua empresa e gera uma cumplicidade entre as duas partes.

Mas afinal, quais brindes oferecer? Cupons de desconto para as primeiras compras, por exemplo, aumentará as oportunidades de vendas, além de contribuir para o marketing boca a boca (quando o próprio cliente se encarrega de divulgar o seu negócio devido ao bom atendimento oferecido).

Outra opção são os brindes personalizados com a sua marca também. Assim, o consumidor poderá lembrar da sua marca por longos períodos. Por isso, o mais importante é que esses sejam itens úteis. Dentre os itens mais comuns, podemos mencionar: squeeze, canecas, bolsas, chaveiros, canetas, lápis, blocos de notas, agendas, camisetas, dentre outros.

Lembre-se sempre de seguir com a identidade visual do seu negócio, uma vez que essa estratégia traz amplas possibilidades para fixar a sua marca.

11. Crie promoções exclusivas para a inauguração

Novamente, existe a necessidade de analisar o seu orçamento para criar promoções exclusivas para o dia da inauguração. Tenha um objetivo claro para esses descontos, ofereça valor ao cliente, além de ficar atento ao calendário (caso a sua abertura seja próxima a períodos sazonais, poderá utilizar esse fator ao seu favor).

Uma boa dica é também criar programas de fidelidade para aqueles que fizerem as primeiras compras. Entre as estratégias a serem adotadas, oferecer um percentual de desconto nas próximas compras, ou até mesmo estimular novas aquisições por parte de seu cliente oferecendo outros itens para as demais vezes que forem até o seu espaço.

Não se esqueça de divulgar todas essas oportunidades! Afinal, é preciso que o cliente tenha o entendimento de quais serão as vantagens oferecidas a quem for até ao seu espaço no dia da inauguração.

12. Registre a inauguração

Por fim, não deixe de registrar a inauguração. O ideal é que algum de seus colaboradores esteja preparado especificamente para essa estratégia, uma vez que você precisará dar atenção aos convidados. Nesse caso, a ferramenta stories do Instagram será uma importante aliada. Faça vídeos, fotos e pegue depoimentos de alguns de seus clientes abordando a percepção que eles tiveram sobre aquele espaço.

Além disso, é possível aproveitar as funcionalidades que o Instagram oferece, como enquetes e “jogos” de pergunta e resposta que vão estimular a curiosidade de seus seguidores. É preciso mostrar-se presente para que aqueles que não foram à inauguração sintam-se motivados a conhecerem o seu estabelecimento. Afinal, esse é apenas o início de uma história de sucesso.

13. Festa tem que ter música

Quer que a inauguração da sua loja seja um verdadeiro sucesso? Então você não pode se esquecer da música. Você já deve ter percebido como a música pode influenciar o humor das pessoas e transformar um ambiente, não é mesmo? Então chegou o momento de aplicar isso ao seu comércio.

Além disso, a inauguração é um momento de felicidade, é um daqueles dias em que todos devem estar felizes, afinal, você provavelmente está realizando um sonho de ter um negócio próprio. Por isso, capriche na escolha da trilha sonora para a inauguração da loja.

Um dos principais erros que você pode cometer com a música na sua loja é sintonizar em uma rádio qualquer. Desse jeito você corre um grande risco de ter músicas que não combinam com a sua marca e nem com o perfil do público que você espera alcançar. O mesmo é válido para deixar a escolha das músicas sob a responsabilidade dos vendedores ou mesmo sua. Sendo assim, o ideal é criar uma playlist exclusiva para esse momento.

A Listenx é uma empresa especializada em music branding que pode te ajudar nesse momento. Empresa pioneira neste ramo no Brasil, ela conta com um time de especialistas capaz de escolher as melhores trilhas sonoras com base no perfil de clientes que você terá e com a identidade da sua marca.

Ainda, você terá direito a diversas playlist que podem ser utilizadas em diferentes momentos ao longo do dia, e não apenas durante a inauguração da loja. Sem falar que quando você tem uma rádio só sua, é você quem escolhe quais anúncios serão feitos. Portanto, poderá manter um canal de comunicação direto com o cliente.

Aqui você encontra mais informações sobre como a rádio indoor personalizada funciona. Confira e solicite o seu teste gratuito agora mesmo.

14. Faça um evento de inauguração

Muitas empresas optam por fazer um evento de inauguração da loja. Ele é geralmente pensado para um número menor de pessoas, e uma forma de agradecer quem esteve diretamente envolvido na abertura da empresa e na preparação da loja para inauguração.

Além disso, não importa se você já tem outras lojas e está inaugurando outra unidade, ou se essa é a sua única loja. O evento de inauguração pode ser uma oportunidade de convidar fornecedores e outras empresas parceiras, bem como potenciais parceiros. 

O planejamento do evento inclui decidir qual será o local em que a festa acontecerá, podendo ser na loja ou em outro local. O próximo passo é determinar quem serão os convidados e qual será o tamanho da festa. 

A recomendação é que você pense bem nos convidados para não exagerar no tamanho do evento, e nem esquecer de convidar parceiros importantes. Lembre-se, esse é um negócio, portanto pense estrategicamente quem será convidado, pois isso poderá influenciar parcerias no futuro. Celebrar com a sua família pode ser importante, mas neste momento, a menos que eles estejam diretamente envolvidos na loja, eles não devem ser prioridade.

O próximo passo será determinar se você fará uma festa temática ou não. Por exemplo, uma loja de produtos esportivos pode ter toda a decoração voltada para esse tema. Caso não queira investir em decoração temática, pode fazer uma festa com traje esporte fino, para ser algo mais informal, combinando com o clima que a loja terá.

Mas, uma coisa é certa, você não pode esquecer de incluir o logo da loja na decoração. Afinal, o evento é para celebrar a inauguração da loja, portanto, ela precisa estar presente no evento. E não se esqueça de preparar brindes e lembrancinhas da festa de inauguração. Isso ajudará as pessoas que comparecerem ao evento a se lembrarem da sua marca.

Como você já percebeu, a música tem um papel importantíssimo para a experiência do cliente, e isso deve ficar claro desde a inauguração da loja. Portanto, converse com a Listenx e prepare uma trilha sonora especial para a inauguração. Isso te ajudará a reforçar a identidade da marca e qual tipo de ambiente os consumidores encontrarão quando forem fazer as compras.

15. Aposte no buzz marketing

Como você bem sabe, a inauguração de uma loja é um evento emocionante que pode definir o tom para o sucesso futuro do seu negócio. Uma abordagem estratégica e inovadora é essencial para atrair clientes e criar uma base sólida de fãs desde o primeiro dia. Por isso, nossa sugestão é que você aposte no buzz marketing.

Esse ramo do marketing, também conhecido como marketing boca a boca, baseia-se na ideia de que as recomendações pessoais e a empolgação do público são mais convincentes do que a publicidade tradicional. Ou seja, essa é a arte de criar entusiasmo e zumbido em torno do seu negócio, permitindo que os próprios clientes se tornem os defensores e propagadores da sua marca.

Falando assim, fica mais fácil de entender porque o buzz marketing pode ser uma excelente opção para a inauguração da sua loja. Mas, vamos falar um pouco mais como ele pode te ajudar:

  • Conexão emocional com o cliente: ele te ajuda a estabelecer uma conexão emocional com os clientes desde o início. Isso pode ser feito criando-se uma experiência memorável durante a inauguração, mas também o boca-a-boca pode aumentar essa conexão, já que as pessoas tendem a confiar mais em uma recomendação do que na publicidade;
  • Custo-benefício: quando comparada com outras estratégias de marketing, o buzz marketing, o buzz marketing é mais econômico. Afinal, com ele você pode alcançar um grande número de pessoas sem gastar muito em publicidade tradicional;
  • Alcance exponencial: O buzz marketing pode se espalhar de forma exponencial. Um cliente satisfeito pode alcançar centenas ou milhares de pessoas com sua recomendação, ampliando seu alcance. E isso fica ainda mais evidente em tempos de redes sociais.

Por que a inauguração de uma loja é tão importante?

A inauguração de uma loja é um fator determinante no relacionamento com o cliente no varejo. Isso porque a primeira impressão precisa ser a melhor possível para gerar um relacionamento de confiança, atrair interesse e fazer a diferença em seu mercado de atuação.

Diante disso, investir em uma estratégia segmentada de inauguração se mostra como um fator decisivo para se destacar também da concorrência. Sem contar a possibilidade de colocar a marca na rotina dos futuros compradores e agregar valor ao produto oferecido.

O mais importante, nesse caso, está em conhecer bem o setor de atuação da loja para identificar quais ações serão mais impactantes. Por exemplo, se o seu negócio é um supermercado, montar um plano de ação segmentado se torna ainda mais importante, já que pode ser um comércio de bairro que precisa movimentar a rotina da região.

O que o planejamento para a inauguração deve ter?

O grande diferencial na hora de impactar o mercado desde o primeiro momento de atuação é fazer um bom planejamento. Para isso, você precisa ter conhecimento apurado de duas questões: o público-alvo e o mercado de atuação. O motivo é que quanto mais direcionado for a sua comunicação com os consumidores, mais fácil vai ser conquistar a tão esperada fidelização.

Sendo assim, comece com uma pesquisa detalhada sobre o perfil dos potenciais clientes, as ações dos concorrentes e, especialmente, as brechas deixadas no setor para criar um atendimento cada vez mais personalizado. Inclusive, essas informações serão importantes não apenas na inauguração da loja, mas durante os próximos meses e até mesmo anos.

Logo depois, avalie como despertar a curiosidade das pessoas no entorno do local onde a loja será inaugurada. Aqui, vale desde uma promoção relâmpago de mercadorias, brindes, programas de fidelização e até mesmo influenciadores. 

Outra opção é fazer parcerias com outras lojas do varejo. Por exemplo, se você vai inaugurar uma loja de roupas, então pode fazer uma parceria com uma loja de sapatos. Assim, você conseguirá divulgar a sua loja para outras pessoas, ao mesmo tempo em que ajuda na divulgação da loja parceira.

Orçamento de marketing

Para alcançar um resultado positivo é indispensável ter um orçamento de marketing rigoroso. Afinal de contas, abrir um negócio exige uma série de gastos e investimentos, sem um controle de cada etapa se torna complicado manter os números sustentáveis em longo prazo. E, tudo o que você não quer é começar o seu negócio com um saldo negativo, certo?

Ao controlar os processos administrativos fica mais simples saber o que funciona de maneira eficiente e se encaixa no comportamento do mercado atual. Sendo assim, a equipe responsável por elaborar ações de marketing precisa se basear em diferentes fatores de retorno para definir quanto é possível investir.

No entanto, é muito importante manter o equilíbrio de gastos. De nada adianta gastar muito dinheiro em entretenimento se as pessoas não puderem conhecer os diferenciais do serviço que a empresa precisa evidenciar de maneira clara.

Quer saber como ter uma boa rotina administrativa na sua loja? Faça o download do nosso guia Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.

Como a música contribui para a campanha de inauguração?

Uma loja com música ambiente é decisiva na experiência do cliente, o customer experience, e incentiva o impulso das compras por conta do bem-estar gerado automaticamente. Quando se trata de uma inauguração, então, a estratégia de criar uma programação repleta de sons significativos faz muita diferença nos resultados.

Tudo isso envolve o estilo musical escolhido e o perfil do seu cliente estudado na primeira etapa. Vale lembrar que são situações diferentes. O clima precisa ter relação com todo o conceito desenvolvido pelo produto oferecido e a identidade criada pela marca. Nada de escolher seu estilo preferido de música.

O segredo está em pesquisar por músicas que influenciam na compra, estudos que fornecem dados sobre o assunto e experiências positivas de outros negócios em diferentes segmentos. O estudo comportamental da comunidade em seu negócio está inserido pode até parecer simples em um primeiro momento, porém, representa um passo a frente na hora de tomar boas decisões e aumentar os lucros.

Mídia espontânea

Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado, preservar um olhar estratégico em relação ao marketing conta muitos pontos. Uma ação bem elaborada na inauguração pode gerar frutos por muito tempo até mesmo com quem não estava presente.

Sim! Isso é possível por conta de escolher algo surpreendente na medida certa que faça o consumidor postar nas redes sociais. Assim, ao criar uma estrutura adequada a movimentação dos preços e produtos oferecidos se espalha rapidamente por pessoas interessadas no assunto.

Ao acreditar no poder viral, por exemplo, você pode contratar um influenciador digital renomado no meio online que agrega valor ao produto. Além disso, combinar a qualidade do serviço com bons preços é uma receita certeira para que os seguidores façam uma corrente de comentários positivos e o crescimento no mercado seja apenas questão de tempo.

Como você viu a música exerce uma grande influência na sua loja, Para conferir mais detalhes, confira o nosso infográfico Influência que a música tem na sua loja. O download é gratuito!

Quais estratégias usar no pré-lançamento?

O pré-vendas é um processo muito importante no lançamento de um novo negócio. Assim, ao identificar os interesses do seu público, planeje um marketing efetivo para que ele saiba de sua existência e tenha curiosidade em conhecer os produtos oferecidos. Durante essa etapa é indispensável trabalhar com foco em educar os potenciais clientes.

Essa medida vai muito além de negócios que oferecem soluções inovadoras. Educar a audiência é uma forma de abordar o conceito de sua marca, o compromisso em satisfazer os clientes e trazer um conceito diferenciado na área de atuação. Muitas lojas prometem o melhor preço, por exemplo, outras já ressaltam o compromisso com qualidade.

Não importa qual seja sua área de atuação, o diferencial envolve valorizar o que se vende ao mesmo tempo que faz do consumidor uma importante peça no relacionamento de confiança que impulsiona as vendas.

Equipe especializada

Durante a inauguração de um novo negócio não são todos os presentes que se transformam em compradores. Isso costuma ser bastante natural, já que atrair audiência qualificada é um processo que leva tempo e um investimento qualificado na jornada de compra dos potenciais clientes.

Por este motivo, ter uma equipe com atendimento humanizado é uma vantagem e tanto no fim das contas. E isso vai muito além da questão de compras. Começa ainda na fase de pesquisas iniciais para agregar ainda mais personalização no processo de identificação. Então, se a sua equipe conhece muito bem o perfil do consumidor, as taxas de conversão durante a inauguração serão significativas.

O melhor caminho é enxergar esse consumidor como uma ponte para o sucesso também nos momentos de crise ou indecisão. Mesmo que seja apenas para tirar dúvidas, efetuar uma troca ou apenas um curioso em relação ao conceito da loja, o atendimento de excelência se espelha tanto nas mídias digitais quanto no famoso bom e velho boca a boca.

Serviço qualificado

O que torna o seu serviço melhor do que os concorrentes? Se você fosse o cliente, o que chamaria mais atenção na proposta de venda? Esse tipo de questionamento funciona como uma espécie de ponto direcionador no plano de marketing de uma nova marca.

Em função disso, validar suas possibilidades de negócio ainda na fase de pré-vendas é fundamental para alcançar muito além da audiência correta. Então, logo de cara, descubra o que faz o seu produto melhor ou até mesmo mais personalizado conforme as necessidades do público.

Como ninguém conhece os objetivos da marca melhor do que os próprios gestores e líderes, fica mais simples traçar um plano de impacto para tornar o serviço qualificado. Claro que gerar engajamento e identificação com a marca exige uma série de outras movimentações. No entanto, quanto mais diferenciais estiverem evidenciados aos olhos dos clientes, mais fácil será se estabelecer no segmento.

Como fazer a inauguração de loja virtual?

A inauguração da loja virtual entra no mesmo molde da loja física com campanha de pré-vendas nas redes sociais e onde mais o estudo de público indicar. Nesse caso, como as informações no ambiente online são extremamente rápidas, torna-se indispensável investir ainda mais divulgação do negócio para conseguir alcançar o maior número de pessoas possível

Assim, uma boa dica é criar um blog ou uma página específica que fale sobre os benefícios do seu negócio. Outro ponto que pode ser levado em consideração é o fato de integrar os dois espaços de vendas com promoções estendidas em que o consumidor ganha desconto na venda online ao comparecer na inauguração da loja física e vice-versa.

Se quiser mais dicas de como ter uma loja virtual de sucesso, faça o download gratuito do nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

Faça anúncios na sua rádio indoor

Na hora de inaugurar a sua loja virtual você não deve focar apenas nos anúncios online, mas deve apostar também nos anúncios offline. Uma ferramenta muito útil para isso é preparar anúncios para serem veiculados na sua rádio indoor. 

Com esses anúncios ficará mais fácil se comunicar com os clientes que já estão na sua loja, e que já conhecem o seu negócio. E isso acontece enquanto eles exploram a loja, podendo conferir o site enquanto estão no seu estabelecimento.

Para garantir que os clientes prestarão atenção aos anúncios da rádio, você precisa preparar os spots cuidadosamente. Isso inclui criar textos curtos, diretos, que levem  todas as informações necessárias, sem ficar enrolando. Afinal, é muito fácil os consumidores deixarem de prestar atenção ao anúncio caso ele seja longo.

Convide o cliente a acessar o site da loja, a conferir as ofertas de lançamento (você pode incluir uma ou duas ofertas que se destaquem), e fale de todas as vantagens que ele poderá ter ao efetuar compras online. Por exemplo, se você for dar o cupom de desconto para a loja física.

Prepare uma live de inauguração

Essa é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada por muitos influenciadores digitais e empresas. Afinal, as lives ajudam a se conectar com os clientes e a mostrar todas as funcionalidades e vantagens que o site possui.

E, não se esqueça de divulgar a live nos anúncios da rádio indoor, mandando mensagens no WhatsApp ou SMS e com e-mail marketing. Para deixar a live ainda mais interessante, distribua brindes ou cupons de desconto para compras no site. Isso irá encorajar os consumidores a entrar no site para conhecer como funciona, quais produtos estão disponíveis.

Pronto! Agora você já sabe como investir em uma inauguração de loja bem elaborada para surpreender. A partir de um planejamento bem elaborado e investimentos direcionados baseados em conhecimento do público, fica muito mais simples se destacar da concorrência e alcançar uma boa margem de lucro.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes.  

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

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Qual a importância do posicionamento de marca em tempos de crise?

As atividades comerciais e a economia foram afetadas diretamente pela recente pandemia, que mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. São tempos que exigem estratégias para manter o negócio mesmo durante a crise. Superar momentos de dificuldades é algo comum para o mundo dos negócios, para tanto, o posicionamento de marca é essencial.…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

27 textos prontos para vender mais no Dia do Cliente, se inspire!

Chegou o momento de você retribuir a quem faz a diferença no seu comércio, os clientes. Por isso, se preparar, conferir dicas de textos prontos, preparar campanhas atrativas e caprichar na experiência do cliente vai fazer você vender mais. Para preparar campanhas que consigam convencer o consumidor a ir até uma de suas lojas pode…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores. O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

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