As redes sociais empoderaram o consumidor, que agora é ativo nas campanhas publicitárias e pode trocar ideias e se relacionar com as marcas. Tendo em vista essa premissa, as empresas buscam por formas de como vender no Instagram, por exemplo.
De acordo com o relatório Digital in 2019, desenvolvido pela We Are Social e pela Hootsuite, 66% da população brasileira utiliza as redes sociais. Entre elas, o Instagram se destaca, tendo 69 milhões de usuários no país.
Trata-se da quarta mídia social mais utilizada no país, ficando atrás apenas do YouTube, do Facebook e do WhatsApp. Por isso, saber como vender no Instagram é uma boa oportunidade para aumentar a lucratividade dos negócios. Veja, a seguir, algumas dicas para se destacar nesse canal.
1 . Faça um bom planejamento
O primeiro passo para quem deseja saber como vender no Instagram é sobre o planejamento estratégico. Assim como acontece em outras mídias, não basta apenas que as empresas criem um perfil e saiam publicando conteúdos aleatórios.
É preciso fazer um estudo detalhado dos públicos da marca, das estratégias da concorrência, das tendências da rede social, entre outros temas, que são de relevância para que as táticas mais certeiras sejam elaboradas.
Feito esse estudo, o responsável pela criação do conteúdo deverá criar um calendário editorial, definindo quais são os posts que deverão ser criados em determinado período.
É claro que esse calendário pode ser alterado, para que não se perca o time para falar sobre um assunto que está em alta agora ou usar o meme do momento, mas é importante que se tenha conteúdo planejado antecipadamente.
2. Defina o seu público-alvo
A pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes sociais na internet”, trabalha nessa obra com uma abordagem que ficou conhecida como a teoria dos laços. Para ela, sempre que uma pessoa segue uma empresa na internet, está gerando um laço ou nó.
Inicialmente esses laços são fracos, ou seja, há pouca troca e interação entre as partes. Para que o nó se torne mais forte, é preciso que a marca saiba nutrir o público, postando conteúdos interessantes e promovendo a interação, por exemplo.
Para que isso aconteça, no Instagram e em outras mídias sociais, é importante que o público-alvo seja muito bem definido. É preciso conhecer os gostos das pessoas que seguem a sua empresa na rede social, para que os conteúdos sejam desenvolvidos de forma estratégica, gerando mais impacto e resultados positivos, tanto em autoridade online, quanto nas vendas online, propriamente ditas.
3. Aposte em imagens e vídeos de qualidade
O Instagram é uma rede social que tem foco nas imagens e vídeos curtos. É por isso que você precisa apostar em imagens de qualidade. Você pode sim produzir imagens com o celular ou câmeras mais simples, sem que seja necessária a contratação de um profissional na fotografia.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados! Faça fotos em um local com boa iluminação, garanta que as imagens tenham alta resolução e faça tratamentos em editores e softwares de edição, se for necessário.
4. Ofereça um atendimento ágil
Muitas pessoas fazem comentários nas fotos publicadas no feed do Instagram ou então na ferramenta de stories. Isso faz com que o espaço se torne um verdadeiro bate papo, em que já é possível até mesmo enviar mensagens de voz.
Por isso, ofereça um atendimento ágil, para que as pessoas tenham uma experiência positiva com a marca e possam se tornar consumidoras de determinado produto ou serviço que está sendo oferecido.
Imagine, por exemplo, uma loja de roupas. Esse estabelecimento pode fazer stories com fotos e pequenos vídeos de modelos usando as peças que estão disponíveis para venda.
Se um cliente se interessar pelo produto e enviar uma mensagem perguntando sobre alguma característica, como os tamanhos disponíveis, por exemplo, a resposta deve ser dada com agilidade. Assim, essa pessoa interessada tem mais chances de fechar a compra.
5. Acompanhe as métricas de desempenho
Quando você cria uma conta empresarial no Instagram, ela é vinculada ao gerenciador de anúncios. Por meio dessa ferramenta você poderá fazer publicações patrocinadas, ou seja, pagar determinados valores para que a rede social mostre os seus posts para uma quantidade maior de pessoas.
O gerenciador mostra dados e métricas interessantes, como as idades e gêneros de pessoas que mais interagiram com a publicação. Esses indicadores são úteis para que você possa acompanhar o perfil do seu público e tornar os conteúdos cada vez mais direcionados.
6. Crie histórias com links de produtos
As histórias do Instagram estão cada vez mais populares. Para se ter uma ideia, o recurso tem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente. De acordo com o portal Oberlo, esse número é praticamente o dobro de usuários que o Snapchat, concorrente do Instagram, tem.
O Instagram Stories oferece a oportunidade perfeita para as empresas se envolverem com o público de maneira mais frequente e pessoal. Muitas marcas usam essa ferramenta para mostrar os seus produtos e gerar mais vendas.
Ao adicionar um link ao Instagram Stories você notará uma pequena seta e o texto “Ver mais” aparece na parte inferior da imagem. Assim sendo, ao clicar sobre o texto e arrastar para cima, o usuário poderá sair do Instagram e ser direcionado para um link que você deseja, como um site da sua loja ou cupom de desconto para comprar na loja física.
7. Faça parcerias com influenciadores
Os influenciadores são pessoas que têm uma grande quantidade de seguidores no Instagram e produzem conteúdos, fazendo disso uma profissão. Eles podem ser famosos, como a cantora Anitta, ou anônimos que ganharam popularidade na rede social, como é o caso do Carlinhos Maia.
Você pode enviar produtos para que os influenciadores gravem vídeos e façam publicações, mostrando o que você está vendendo para a sua audiência e indicando o seu estabelecimento.
Saber como vender no Instagram é muito relevante para aumentar as vendas de uma empresa e esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil.
Assine a nossa newsletter e receba outras informações como essas, diretamente no seu e-mail.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!