Realizar eventos em lojas é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e, inclusive, para fidelizá-los. Além de ser uma ação de marketing fundamental em inaugurações, também é possível realizar eventos em outras datas importantes, como mudança de estação, evento comemorativo, nova coleção, ou até mesmo em época de baixo fluxo de vendas.
Apesar de parecer complexo, organizar eventos em lojas não é difícil, mas exige um bom planejamento e organização para que seja possível obter os resultados esperados. Por isso, se você deseja saber como fazer o planejamento de um evento na sua loja da maneira ideal, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!
Qual é o passo a passo para fazer bons eventos em lojas?
O primeiro passo para que o evento tenha sucesso é, sem dúvidas, um bom planejamento, afinal, somente com uma boa programação é possível garantir que todos os detalhes saiam de acordo com o esperado e, ainda, economizar no investimento. Veja, a seguir, quais passos devem ser seguidos para garantir eventos incríveis e com bons resultados!
Quais datas podem ser celebradas
Ao falarmos em eventos em lojas é natural pensar em festas de inauguração de loja ou festas de aniversário da marca. Entretanto, esse pode ser um grande erro que você está cometendo, fazendo com que você deixe de aproveitar oportunidades de negócios.
Por isso, se você tem a intenção de realizar eventos na sua loja, a primeira coisa a ser feita é determinar quais datas podem ser comemoradas com uma grande festa. Claro que isso pode, e deve, incluir o aniversário da sua loja, mas você também pode fazer algo para celebrar o Dia do Cliente, ou então um determinado número/volume de vendas, o lançamento de uma nova coleção, dentre outros.
O mais importante é encontrar datas que façam sentido para a sua marca e para os seus clientes. Afinal, as festas são feitas para ajudar a divulgar a sua marca, ao mesmo tempo em que deve agradar aos clientes.
E não se esqueça de determinar as datas que esses eventos vão acontecer. Ou seja, vai ser aos finais de semana, feriados, à noite. Claro que isso também vai depender do tipo de evento em si. Por exemplo, se for algo mais exclusivo em que somente as pessoas da sua comunidade participem, então ele pode ser feito à noite, em um horário que a loja estará fechada.
Aqui vale uma ressalva importante, os eventos não necessariamente precisam ser grandes festas, mas podem ser palestras ou workshops. Eles podem servir para que você divulgue um produto ou ensine os clientes a usar um determinado item que você vende.
Esses eventos também podem estar relacionados com valores e posicionamentos que a sua empresa possui. Por exemplo, se há uma preocupação ambiental, então podem ser realizados workshops de como reaproveitar produtos ou alimentos para evitar desperdícios e reduzir o volume de lixo gerado.
Determine qual público você quer atingir
O próximo passo é definir qual público você quer atingir e, claro, isso também vai depender do objetivo do evento. Por exemplo, se o evento for realizado para o lançamento de uma nova coleção, então que tal convidar aqueles clientes mais fiéis? Inclusive, temos um guia completo de como ter clientes fiéis e satisfeitos, confira aqui.
Ao mesmo tempo, você pode lançar uma promoção para todos os seus clientes em que na compra de uma determinado valor ou produto ele concorre a uma vaga com acompanhante para participar do evento. Assim, você desperta a curiosidade do cliente, ao mesmo tempo em que incentiva o aumento nas vendas e ainda promove a sua marca.
Por outro lado, se o evento for de inauguração de uma nova unidade, a intenção é atrair o maior número de pessoas possível. Afinal, quanto maior o número de consumidores que conhecerem a loja, melhor para o seu negócio, principalmente no início.
Determine o orçamento disponível para o evento na loja
Assim como acontece com qualquer outra estratégia que você vá realizar ou implementar na sua loja, o evento também precisa ter um orçamento. Isso serve para que você não gaste mais do que o necessário e não comprometa a saúde financeira da sua empresa.
Definir o orçamento logo no início do planejamento é importantíssimo para que você consiga planejar qual será o tamanho da festa, qual temática é possível, quais atrativos, comidas, bebidas e o número de convidados você poderá ter. Falaremos de todos esses pontos ao longo deste artigo.
Aqui vale uma dica importante: resista à tentação de gastar mais do que o determinado. Não se anime muito e queira fazer algo maior do que o caixa da sua empresa permite.
Defina a temática do evento
Agora que você já sabe quem participará do evento e qual o orçamento para isso, então chegou o momento de escolher os elementos que irão compor a sua festa. Ou seja, a temática do evento, como será a decoração, quais as comidas e bebidas que serão servidas, como vai ser a música, dentre outros.
Por exemplo, para o lançamento da coleção primavera/verão você pode fazer a decoração com flores, servir comidas leves e bebidas refrescantes. A música pode ser bastante animada e com uma elevada energia. Assim, você pode recriar aquele clima de calor, festa e férias que ele representa para muitas pessoas.
O ideal é que você consiga criar um ambiente único e bastante atrativo, até mesmo imersivo. Desta forma será possível oferecer aos convidados um ambiente totalmente único, quase como se você transportasse eles para outro lugar. Essa é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de conseguir encantar os seus clientes, potenciais clientes e até mesmo fornecedores.
Negocie com fornecedores
Agora que você já sabe quanto vai poder gastar e o que vai precisar para deixar o evento da sua loja incrível, chegou o momento de arregaçar as mangas e começar a colocar a mão na massa. A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com potenciais fornecedores.
Esse é o momento de pesquisar quem pode oferecer o melhor serviço ou produtos pelo melhor preço. Apenas tome cuidado para não ficar focado apenas no quanto algo vai custar, já que a qualidade pode ser comprometida. Por isso, sempre fale primeiro com empresas de confiança ou peça indicações de conhecidos. Afinal, é o nome da sua empresa e a fidelização dos seus clientes que estão em jogo.
O ideal é que você negocie não apenas os preços, mas as condições de entrega e montagem (se for o caso). Além disso, pode ser que você consiga brindes, melhores condições de pagamentos ou até mesmo tenha o serviço incluído no preço. Por exemplo, dependendo do valor da compra de aperitivos e refeições, você ganha o serviço de garçons.
Prepare a loja para receber os convidados
O próximo passo para organizar um evento na loja é preparar o local para receber os seus convidados. O melhor momento para decorar a loja de acordo com o tema escolhido é no dia anterior à data do evento, porém depois de seu horário de funcionamento, a fim de gerar surpresa e aguçar a curiosidade da clientela. Nos casos em que não for possível decorar a loja no dia anterior, o ideal é, no dia do próprio evento, iniciar a decoração o quanto antes a fim de evitar eventuais atrasos.
Se optar por realizar uma palestra ou workshop é essencial verificar previamente se há lugares para todos os clientes inscritos sentarem e se todos os assentos estão posicionados de uma maneira que proporcione uma boa visão da atração principal.
Para compor a decoração é possível utilizar balões, flores, tapetes, cortinas e outros elementos que tenham relação com o tema do evento. Esse é o momento certo para utilizar a criatividade. Se for necessário é possível até mesmo rever o layout da loja na data escolhida, removendo determinados expositores e balcões para sobrar mais espaço livre.
Esse também é um momento que os convidados podem utilizar para conhecer a sua loja e os seus produtos. Portanto, prepare o ambiente da melhor forma para recebê-los, selecionando os itens que devem ficar expostos e quais podem ser retirados.
Um ponto que costuma garantir o sucesso do evento é fornecer comidas rápidas e que não exigem a utilização de talheres, como mini sanduíches, salgados e docinhos, e diferentes bebidas, como refrigerantes, sucos e água saborizada.
A música também é um ponto importante, uma vez que costuma deixar o ambiente mais descontraído para os clientes. Justamente por isso é fundamental que você tenha uma playlist personalizada, feita exclusivamente para o evento e que combine com a sua marca.
Divulgue o evento
Para garantir o sucesso do seu evento você também precisa planejar como será a divulgação dele. Afinal, de nada adianta ter um bom planejamento e um evento impecável se os clientes não comparecerem na data marcada.
A forma de divulgação do evento vai depender do perfil dos convidados. Por exemplo, se você quiser que seja algo para todos os seus clientes, então você pode divulgar amplamente nas suas redes sociais, na rádio da sua loja, no site, através de mensagens no WhatsApp e até mesmo em outdoors.
Por outro lado, se a ideia for realizar um evento mais intimista e exclusivo, em que apenas um determinado grupo de pessoas vá participar, então a divulgação deverá ser diferente. Por exemplo, se for um evento exclusivo para a sua comunidade, então o convite deverá ser enviado apenas para essas pessoas.
Aqui vale uma ressalva, se você quiser que outras pessoas façam parte dessa comunidade, então você pode fazer uma breve divulgação nas suas redes, contando o que acontece. Isso deixará muitos clientes curiosos e pode fazer com que eles queiram passar a fazer parte da comunidade para participar de eventos futuros.
Lembre-se que é interessante criar um material de divulgação que desperte o interesse do cliente. Ainda, em alguns casos você pode contar com o apoio de outras pessoas ou empresas para a divulgação. Por exemplo, ao promover uma palestra, é possível solicitar que o palestrante faça um vídeo curto para ser usado como atrativo. Divulgue esse vídeo nas suas redes sociais e peça para que o palestrando divulgue também.
Outra maneira de divulgar o evento é fazendo uma cobertura completa do evento para os clientes que não puderem comparecer por meio de fotos, publicações nas redes sociais e transmissões de vídeos ao vivo.
Como usar o marketing de relacionamento durante o evento?
O marketing de relacionamento é uma estratégia que objetiva fidelizar os clientes e, para garantir e melhorar o relacionamento, a loja pode oferecer benefícios a fim de garantir a satisfação do cliente e o sucesso do evento.
Trata-se de um ponto fundamental ao organizar um evento para loja porque é importante que o evento fortaleça o vínculo entre o cliente e a sua loja. Afinal, o seu principal objetivo é fazer com que a sua loja se torne cada vez mais conhecida e as pessoas frequentem ainda mais o estabelecimento.
Para tanto, faça o cadastro dos clientes que participarem do evento e peça o seu contato. Desta forma é possível investir na comunicação para garantir clientes fiéis para a loja e ainda convidá-los para outros eventos ou pedir o feedback do evento que eles participaram.
Também é interessante oferecer benefícios exclusivos durante o evento a fim de fidelizar os clientes, como descontos, condições especiais de pagamento e entrega de brindes para envolvê-los ainda mais na experiência e gerar mais vendas.
Se no dia a dia as compras na loja podem ser parceladas em até 6 vezes, por exemplo, no dia do evento estenda 12 vezes, ou ofereça um desconto para as compras à vista — condições especiais proporcionam ao cliente um sentimento de exclusividade!
Overdelivery
Outra possibilidade é utilizar o evento como estratégia de “overdelivery”, ou seja, que busca aumentar a percepção de valor do cliente. Quando é entregue ao cliente mais valor ao produto do que ele esperava, ele se surpreende e a sua percepção de preço diminui ainda mais.
Ou seja, quanto mais valor você entrega ao cliente, maior deve ser a sua satisfação com relação ao produto adquirido e maior é a probabilidade dele continuar fazendo compras no estabelecimento ou até mesmo de indicar a empresa a seus amigos e parentes.
O evento pode ser utilizado nesse sentido, proporcionando uma grande experiência ao cliente, o que chamamos de customer experience, e agregando valor a marca, aumentando a sua satisfação com relação à loja e aos preços praticados.
Agora que você já sabe como fazer para organizar e realizar eventos em lojas, não perca tempo e o programe o quanto antes a fim de obter bons resultados e aumentar suas vendas!
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