Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

Para conseguir identificar quais são as músicas que ajudam os seus clientes a comprarem mais, você precisa entender o seu público. O que eles gostam de fazer, pra onde eles gostam de ir e o que gostam de escutar, são algumas das  das perguntas que precisam serem feitas para começar a compreender seus clientes e criar as playlists certas para eles.

Por que você deveria dar mais atenção ao que toca na sua loja?

Diversos estudos comprovaram que os consumidores que imergem na atividade de compra com espírito aberto (bom humor) têm maior probabilidade de consolidar a aquisição. A música é usada há décadas em escritórios, indústrias e empresas para conduzir comportamentos e promover atitudes desejadas em um determinado contexto. Uma música em uma loja pode gerar sensação de prazer ou incômodo, o que, assim como ocorre com o cheiro, pode impactar o humor do cliente e ser o fiel da balança na decisão de compra.

Músicas que influenciam a compra : Escolha os acordes que melhor identificam a proposta de sua loja

A música a reverberar no interior de seu comércio deve estar em sintonia com a proposta do estabelecimento. Assim, PDV, produto comercializado e linguagem da equipe devem estar em harmonia com o que ecoa nos alto-falantes do rádio para loja. Vale a pena, todavia, observar as seguintes constatações:

1) Pode não parecer, mas o consumidor repara sim na música ambiente de uma loja. Um estudo de caso recente feito pela Fatec mostrou que 94% dos entrevistados perceberam o som que ecoava no estabelecimento;

2) O pesquisador Ronald Milliman, ao estudar o ambiente dos supermercados, constatou que, quando a música era lenta, os consumidores aumentavam seu volume de compras, já que caminhavam mais lentamente pelos corredores e apreciavam com mais calma os produtos expostos; por outro lado, em uma rede de fast-food, o ideal seria apostar em um ritmo mais frenético, já que a rotatividade é fundamental neste segmento.

3) Além da velocidade, o gênero musical também pode conduzir emoções e comportamento de compra. Segundo estudos, lojas com produtos de alto valor agregado, ao tocarem músicas clássicas, induzem os clientes a serem mais criteriosos em seu processo de escolha, o que os fariam gastar mais. Veja que o que toca no rádio para loja é muito mais relevante para os resultados de venda do que se imagina.

Segundo Kotler“a atmosfera de loja é uma importante ferramenta de marketing quando a diferença no produto ou serviço é pequena e sua importância aumenta conforme a competição“. A escolha da música no rádio para loja faz parte da construção dessa atmosfera psicológica e é capaz de direcionar o comportamento de compra de forma inimaginável.

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