Por Nayara Santos em 05.12.2019

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor.

A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização de ambientes pode oferecer para os clientes em sua loja!

Se você ainda não utiliza essa estratégia em seu negócio pode estar perdendo tempo! Mas não se preocupe! Preparamos este conteúdo especial para mostrar como a aromatização de ambientes pode auxiliar o seu marketing e a experiência do cliente. Continue a leitura para saber mais!

Por que investir na experiência do cliente?

Todos nós temos o desejo de nos sentirmos bem ao entrar em uma loja. E esse bem-estar pode ocorrer devido a diversos fatores, tais como o bom atendimento, decoração convidativa, uma música agradável ao fundo ou a aromatização do ambiente.

O nosso cérebro realiza uma conexão automática entre aromas e sentimentos. Dessa forma, o cliente sente uma conexão inesquecível com os produtos com os quais teve contato enquanto estava no ambiente.

As empresas que desejam obter uma boa vantagem nessa época de competição acirrada devem investir na experiência positiva do cliente para alcançar o tão cobiçado destaque. Afinal, o marketing olfativo é uma poderosa arma para aumentar as vendas.

Dessa forma, o impacto positivo que a pessoa experimenta ao entrar no estabelecimento favorece a permanência no local e ainda serve para aumentar o índice de vendas.


Além disso, quando um cliente se sente confortável em uma loja, sua principal tendência é promovê-la para outras pessoas. Assim o comércio ganha um marketing boca a boca, que é um dos que gera mais credibilidade ao público.

Quais são os benefícios do marketing sensorial?

Marketing sensorial é uma estratégia de marketing que utiliza os cinco sentidos como forma de alcançar a subjetividade, desejo e impulso dos clientes. Confira nos tópicos a seguir alguns dos principais benefícios que essa estratégia pode proporcionar para o seu negócio.

Melhoria do posicionamento da marca

Sua loja pode ter um odor característico, algo que seja marcante. Dessa forma, toda vez que o cliente entrar, sentirá aquele aroma específico, e será uma questão de (pouco) tempo para que passe a existir a relação entre aquele determinado perfume e a sua marca.

Melhoria da experiência dos clientes

Ao entrar em uma loja agradavelmente perfumada o cliente se sente bem acolhido e feliz. Essa sensação é imediatamente referida ao estabelecimento e à marca que ela representa.

Aumento do tempo de permanência na loja

Quando o cliente se sente confortável em um ambiente receptivo e bem aromatizado, o seu desejo é de permanecer mais tempo usufruindo daquela sensação. Quanto mais tempo ele passar em sua loja, mais produtos ele visualizará, e maior será a sua chance de vendas.

Fidelização do cliente

A tendência do cliente é retornar aos locais que mais gosta, aos locais onde se sente melhor, e/ou aos locais onde se sente mais acolhido. Ao proporcionar essas sensações, há grandes chances de que esse cliente seja fidelizado e passe a retornar com frequência ao seu estabelecimento.

Atração de novos clientes

Ao passar em frente a uma loja bem perfumada é gerada uma espécie de atração. A pessoa se sente motivada a entrar no estabelecimento e conhecer melhor o local.

Sensação de higiene

Uma loja perfumada remete nossas mentes automaticamente à sensação de limpeza. Esse fator aumenta a confiança da pessoa no local, mostrando que o estabelecimento é sempre bem higienizado.

Melhoria do desempenho dos colaboradores

O marketing olfativo melhora não apenas a satisfação do cliente: ele também ajuda a manter a equipe de trabalho em sintonia, aumentando a sua dedicação e produtividade e reduzindo conflitos.

Como aromatizar o ambiente corretamente?

Antes de saber como aromatizar o ambiente, precisamos entender como funciona a estratégia olfativa, que se utiliza de conceitos do neuromarketing, da ciência e do marketing.

De uma forma simplificada, podemos explicar que o olfato humano desencadeia uma série de reações orgânicas. Alguns determinados tipos de fragrância podem estimular certos comportamentos desejáveis.

Algumas das sensações que você pode estimular em seus clientes por meio da aromatização são desejo de compra, bem estar ou lembrança da loja. Essa estratégia é conhecida como marketing olfativo.

Algumas combinações de notas (conhecidas como famílias olfativas) são conhecidas por estimular comportamentos específicos. Basta analisar cada uma delas, e determinar qual combina melhor com a sua marca e estratégia.

Vamos conhecer alguns desses aromas e os comportamentos que estimulam:

·        cítrico: transmitem energia e jovialidade. É ideal para marcas com público-alvo jovem ou de artigos esportivos;

·        fresco: concedem um estilo suave e calmo ao ambiente. Desejável para estúdios ou lojas de artigos religiosos;

·        amadeirado: remetem a um estilo elegante. Indicado para lojas de calçados e acessórios;

·         floral: apresenta estilo romântico e delicado. Ideal para lojas femininas ou público feminino adolescente;

·        frutal: remete popularidade. Recomendado para lojas de vestuário em geral;

·        oriental: transmite sensualidade e complexidade. Indicado para lojas de artigos eróticos;

·        aromático: oferece estilo moderno, ousado e exuberante. Combina com lojas de vestuário masculino.

A aromatização do estabelecimento deve ser realizada por meio de equipamentos profissionais, que servem para dispersar o perfume de maneira uniforme. Lojas de produtos alimentícios devem ainda ter o cuidado extra de utilizar tecnologia de nanonebulização, para não contaminar os alimentos.

Além disso, o aroma deve ser sempre suave, para não enjoar as pessoas e nem causar reações desagradáveis em alérgicos.

O desejável é que a estratégia olfativa escolhida reforce a percepção da marca. O público alvo deve se sentir acolhido, e perceber-se dentro do seu próprio estilo. Utilize-a em favor da sua marca e sinta os resultados!

Vimos neste post a importância da aromatização de ambientes como forma de melhorar a experiência do cliente ou customer experience, reforçar a percepção da marca e fidelizar o público. Aprendemos também a melhor forma para introduzir essa estratégia em sua loja.

Agora que você já sabe que a aromatização do ambiente tem o poder de propiciar uma compra mais agradável, que tal conhecer um pouco sobre a experiência do cliente com músicas?

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera. Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele,…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como montar uma estratégia de customer experience? Descubra agora mesmo em 5 passos

Saber como montar uma estratégia de customer experience adequada pode trazer inúmeras vantagens para o negócio. O cliente é um bem precioso e requer cuidados para se manter fiel a uma marca. Cada vez mais percebemos um movimento crescente de ações que visam melhorar as percepções e os sentimentos dos clientes, muito além da oferta…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra. Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo,…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos