Por Nayara Santos em 05.12.2019

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor.

A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização de ambientes pode oferecer para os clientes em sua loja!

Se você ainda não utiliza essa estratégia em seu negócio pode estar perdendo tempo! Mas não se preocupe! Preparamos este conteúdo especial para mostrar como a aromatização de ambientes pode auxiliar o seu marketing e a experiência do cliente. Continue a leitura para saber mais!

Por que investir na experiência do cliente?

Todos nós temos o desejo de nos sentirmos bem ao entrar em uma loja. E esse bem-estar pode ocorrer devido a diversos fatores, tais como o bom atendimento, decoração convidativa, uma música agradável ao fundo ou a aromatização do ambiente.

O nosso cérebro realiza uma conexão automática entre aromas e sentimentos. Dessa forma, o cliente sente uma conexão inesquecível com os produtos com os quais teve contato enquanto estava no ambiente.

As empresas que desejam obter uma boa vantagem nessa época de competição acirrada devem investir na experiência positiva do cliente para alcançar o tão cobiçado destaque. Afinal, o marketing olfativo é uma poderosa arma para aumentar as vendas.

Dessa forma, o impacto positivo que a pessoa experimenta ao entrar no estabelecimento favorece a permanência no local e ainda serve para aumentar o índice de vendas.


Além disso, quando um cliente se sente confortável em uma loja, sua principal tendência é promovê-la para outras pessoas. Assim o comércio ganha um marketing boca a boca, que é um dos que gera mais credibilidade ao público.

Quais são os benefícios do marketing sensorial?

Marketing sensorial é uma estratégia de marketing que utiliza os cinco sentidos como forma de alcançar a subjetividade, desejo e impulso dos clientes. Confira nos tópicos a seguir alguns dos principais benefícios que essa estratégia pode proporcionar para o seu negócio.

Melhoria do posicionamento da marca

Sua loja pode ter um odor característico, algo que seja marcante. Dessa forma, toda vez que o cliente entrar, sentirá aquele aroma específico, e será uma questão de (pouco) tempo para que passe a existir a relação entre aquele determinado perfume e a sua marca.

Melhoria da experiência dos clientes

Ao entrar em uma loja agradavelmente perfumada o cliente se sente bem acolhido e feliz. Essa sensação é imediatamente referida ao estabelecimento e à marca que ela representa.

Aumento do tempo de permanência na loja

Quando o cliente se sente confortável em um ambiente receptivo e bem aromatizado, o seu desejo é de permanecer mais tempo usufruindo daquela sensação. Quanto mais tempo ele passar em sua loja, mais produtos ele visualizará, e maior será a sua chance de vendas.

Fidelização do cliente

A tendência do cliente é retornar aos locais que mais gosta, aos locais onde se sente melhor, e/ou aos locais onde se sente mais acolhido. Ao proporcionar essas sensações, há grandes chances de que esse cliente seja fidelizado e passe a retornar com frequência ao seu estabelecimento.

Atração de novos clientes

Ao passar em frente a uma loja bem perfumada é gerada uma espécie de atração. A pessoa se sente motivada a entrar no estabelecimento e conhecer melhor o local.

Sensação de higiene

Uma loja perfumada remete nossas mentes automaticamente à sensação de limpeza. Esse fator aumenta a confiança da pessoa no local, mostrando que o estabelecimento é sempre bem higienizado.

Melhoria do desempenho dos colaboradores

O marketing olfativo melhora não apenas a satisfação do cliente: ele também ajuda a manter a equipe de trabalho em sintonia, aumentando a sua dedicação e produtividade e reduzindo conflitos.

Como aromatizar o ambiente corretamente?

Antes de saber como aromatizar o ambiente, precisamos entender como funciona a estratégia olfativa, que se utiliza de conceitos do neuromarketing, da ciência e do marketing.

De uma forma simplificada, podemos explicar que o olfato humano desencadeia uma série de reações orgânicas. Alguns determinados tipos de fragrância podem estimular certos comportamentos desejáveis.

Algumas das sensações que você pode estimular em seus clientes por meio da aromatização são desejo de compra, bem estar ou lembrança da loja. Essa estratégia é conhecida como marketing olfativo.

Algumas combinações de notas (conhecidas como famílias olfativas) são conhecidas por estimular comportamentos específicos. Basta analisar cada uma delas, e determinar qual combina melhor com a sua marca e estratégia.

Vamos conhecer alguns desses aromas e os comportamentos que estimulam:

·        cítrico: transmitem energia e jovialidade. É ideal para marcas com público-alvo jovem ou de artigos esportivos;

·        fresco: concedem um estilo suave e calmo ao ambiente. Desejável para estúdios ou lojas de artigos religiosos;

·        amadeirado: remetem a um estilo elegante. Indicado para lojas de calçados e acessórios;

·         floral: apresenta estilo romântico e delicado. Ideal para lojas femininas ou público feminino adolescente;

·        frutal: remete popularidade. Recomendado para lojas de vestuário em geral;

·        oriental: transmite sensualidade e complexidade. Indicado para lojas de artigos eróticos;

·        aromático: oferece estilo moderno, ousado e exuberante. Combina com lojas de vestuário masculino.

A aromatização do estabelecimento deve ser realizada por meio de equipamentos profissionais, que servem para dispersar o perfume de maneira uniforme. Lojas de produtos alimentícios devem ainda ter o cuidado extra de utilizar tecnologia de nanonebulização, para não contaminar os alimentos.

Além disso, o aroma deve ser sempre suave, para não enjoar as pessoas e nem causar reações desagradáveis em alérgicos.

O desejável é que a estratégia olfativa escolhida reforce a percepção da marca. O público alvo deve se sentir acolhido, e perceber-se dentro do seu próprio estilo. Utilize-a em favor da sua marca e sinta os resultados!

Vimos neste post a importância da aromatização de ambientes como forma de melhorar a experiência do cliente ou customer experience, reforçar a percepção da marca e fidelizar o público. Aprendemos também a melhor forma para introduzir essa estratégia em sua loja.

Agora que você já sabe que a aromatização do ambiente tem o poder de propiciar uma compra mais agradável, que tal conhecer um pouco sobre a experiência do cliente com músicas?

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

5 dicas de Marketing de Relacionamento para a sua loja

Dicas de Marketing de Relacionamento Melhorar as vendas no mercado de varejo é o maior desafio das empresas frente os novos hábitos de consumo. É preciso entender cada vez mais as particularidades do seu público para conseguir vender não só um produto ou serviço, mas o conceito da sua marca. São muitas as empresas que…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos