Por Nayara Santos em 11.02.2020

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização.

O melhor caminho, nesse caso, está em criar estratégias segmentadas que foquem em experiências de compra. Assim, a possibilidade de surpreender em campanhas fica diretamente ligada a qualidade dos produtos e ao bom gerenciamento de crises em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar um verdadeiro guia sobre como promover a satisfação dos clientes. Acompanhe:

Entenda o que é satisfação do cliente

Em um mercado concorrido como o atual, as empresas que não buscam a satisfação do cliente, certamente, ficam um passo atrás da concorrência. Isso porque atender as expectativas do público é um dos fatores que mais influenciam o sucesso do varejo e a presença do negócio entre os nomes de credibilidade.

Saiba que, hoje em dia, com tantos avanços tecnológicos e o excesso de informações que circulam por aí, qualquer deslize de uma marca tem o potencial de ser exposto para milhares de pessoas online. Ou seja, na era das redes sociais se preocupar com o marketing de relacionamento com seu público pode ser decisivo para que a empresa continue em processo de crescimento.

A definição prática da satisfação do cliente envolve um conceito de marketing que reúne uma série de estratégias voltadas à construção de uma imagem positiva na visão da sua audiência. Diante disso, para concluir se os clientes estão realmente satisfeitos é preciso avaliar se os objetivos alinhados no planejamento foram alcançados a partir de um feedback positivo.


Leve em consideração que diferente do que acontecia antigamente, a jornada de compra agora está completamente nas mãos do consumidor. Isso faz com que a comunicação seja mais detalhada ao mesmo tempo em que se torna sensível. Sem contar que, dessa forma, as decisões internas também devem pensar no perfil do seu público como um guia de crescimento.

Veja como essa estratégia impacta o seu público

O grande segredo para compreender como priorizar a satisfação do cliente é se colocar no lugar dele. Obviamente, dentro das tendências do varejo, todos nós somos compradores em diferentes situações. Basta pensar em quais marcas conquistaram sua fidelização e quais foram as estratégias usadas para isso.

Então, antes de mais nada, tenha um sistema otimizado de soluções de crise e busque sempre compreender o lado do cliente. Claro que aquela máxima de que ele tem sempre razão não pode ser seguida ao pé da letra. Porém, encontrar o equilíbrio que confirme a boa vontade da empresa no momento de apresentar soluções representa muito na visão das pessoas.

Fidelização

Medir a satisfação dos clientes é um caminho para alcançar a tão desejada fidelização. Um dos fatores decisivos, nesse caso, envolve criar ações personalizadas que tenham tudo a ver com o perfil do seu público. Saiba que esse tipo de cuidado representa muitos pontos na decisão de compra, já que atualmente uma marca precisa oferecer mais do que bons preços.

De modo geral, é preciso ter identidade, boa comunicação com seu público, confiança e, acima de tudo, atender as expectativas. Com esse tipo de perspectiva por trás da criação do planejamento, fica simples preencher brechas deixadas pelos concorrentes no mercado.

Por exemplo, quando um produto encanta pela qualidade combinada com a abordagem certeira, o ciente reconhece o valor agregado. Então, mesmo que a concorrência faça uma promoção de um artigo semelhante, o consumidor fidelizado prioriza comprar de sua loja, justamente, pela confiança conquistada.

Identificação de melhorias

O canal de comunicação aberto facilita corrigir as falhas de imediato. Como existe a possibilidade de ouvir verdadeiramente quem consome seu produto, os erros citados devem ser avaliados pela gestão com o intuito de encontrar soluções rápidas e eficientes.

Fazer com que a participação do público seja colocada em prática mostra que a empresa se preocupa com a opinião dos consumidores muito além dos lucros ou números apresentados. Todo mundo gosta de ter sua opinião levada em consideração.

Divulgação genuína

Ao surpreender com uma estratégia personalizada, o seu cliente pode fazer comentários positivos no universo online, o que aciona o famoso boca a boca para amigos e familiares e ainda ele pode compartilhar os conteúdos postados. Dessa maneira, o vídeo de uma campanha de promoção pode se tornar viral e trazer muitas pessoas interessadas no conceito criado pela marca a partir de uma propaganda involuntária, mas muito efetiva.

Saiba que nada influencia tanto na decisão de compra como a opinião positiva de outras pessoas em relação ao seu serviço. Ou seja, com clientes cada vez mais conectados com os ideais da marca e em um relacionamento bem estabelecido, você ganha redes sociais muito mais ativas e seguidores que se tornam fãs.

Conhecimento profundo sobre seu cliente

Atender aos desejos e reclamações cria mais uma vantagem além do relacionamento de confiança: o poder de conhecer o perfil do seu cliente muito além das coletas de dados tradicionais. Quando se cria um vínculo de confiança, as pessoas costumam se abrir mais nos canais de contato.

Por exemplo, se o principal pedido é a redução dos preços, mesmo que isso não seja possível em determinado momento, você já sabe que sua audiência está de olho no custo-benefício de cada compra. Em função disso, as estratégias internas podem ser direcionadas para criar promoções com brindes vantajosos ou leve dois pelo preço de um.

Confira dicas para melhorar seu nível de satisfação do cliente

Agora que você já conhece os benefícios de promover a satisfação do cliente, precisa criar um planejamento bem detalhado para implantar esse conceito em seu negócio. Tenha em mente que os resultados gerados a partir do contato próximo são um ponto de partida para várias outras decisões que impactam os números internos.

No entanto, eles são parte indispensável do marketing da empresa como um todo. Em um planejamento, existem várias formas de se comunicar com o público, parceiros e outras partes essenciais no funcionamento da cadeia logística.

Sendo assim, pense antes de tudo, no canal de comunicação ideal conforme o conhecimento avaliado em relação aos consumidores para melhorar o nível de satisfação. Seja no e-mail marketing, em eventos de trade marketing ou campanhas personalizadas nas redes sociais, ao focar no perfil da audiência as chances de surpreender também são muito maiores.

Promova pesquisas com frequência

As pesquisas são uma excelente forma de manter os laços estreitos com os clientes. Isso porque engana-se quem pensa que a obrigação da empresa termina no final de uma venda. Imagine só se depois de experimentar o produto o cliente ficar satisfeito, mas não ouvir falar mais da marca.

O que você sugere que pode acontecer? A possibilidade da sua empresa ser esquecida rapidamente é extremamente grande. Como consequência, existem duas formas de fazer com que isso não aconteça. A primeira é criar estratégias que alcancem também o pós-vendas com fluxos de nutrição que estimulam a interação com os clientes de tempos em tempos.

Invista em pesquisas de satisfação

Insira pesquisas de satisfação com frequência. Claro que escolher o momento certo de fazer isso deixa a medida menos burocrática e mais simpática aos olhos da audiência. Afinal, se durante uma compra, um colaborador pede respostas em uma folha de papel, a primeira sensação é de constrangimento, concorda?

Lembre-se de que no andamento das relações que envolvem marketing existe tempo certo e razão para tudo. Com base em um contexto, seu cliente precisa se sentir inserido no andamento de uma compra sem pressão para tomar decisões ou fidelizar. A sutileza de fazer um processo inteligente é o que faz diferença na identificação com o público.

Ofereça vantagens significativas

Uma boa tática de pós-vendas, é oferecer vantagens em uma próxima compra, como cupons de desconto, um brinde temático, ou até mesmo prometer enviar materiais que sejam relevantes ao cliente. Mas fique atento! Para gerar a confiança inicial é preciso sempre cumprir a campanha informada.

Caso um cupom de desconto não funcione, por exemplo, a sensação de frustração pode ser decisiva para que a concorrência pareça mais atraente. Então, não importa qual seja a estratégia usada, o foco deve ser sempre respeitar o consumidor no pós-vendas para garantir bons comentários e o sucesso do plano de satisfação.

Pense fora da caixinha

O formato tradicional e burocrático de se relacionar com os clientes não é capaz de render bons resultados hoje em dia. Com uma cartela de consumidores cada vez mais estimulados, você precisa pensar fora da caixinha para que sua marca não passe em branco.

Pode até ser que as promoções habituais despertem retorno em um primeiro momento, porém, sem investir em fidelização, esse consumidor vai comprar na concorrência assim que surgir a primeira queima de estoque. Então, crie promoções exclusivas que correspondam ao seu perfil.

Tudo gira em torno de conhecer sua audiência e ter bastante criatividade, independentemente do orçamento disponível. Os conteúdos de vídeo postados nas redes sociais são um excelente exemplo disso. Desperte todos os sentidos sempre que possível e priorize, especialmente, a conexão emocional que costuma ser a mais efetiva.

Trabalhe com gestão de atendimento

Atuar diretamente com gestão de atendimento em sua empresa é garantir que todos os setores estão alinhados com a satisfação do consumidor. Por este motivo, uma questão muito relevante envolve contratar as pessoas certas para fazer parte de sua equipe.

No caso do varejo, por exemplo, os promotores de vendas são decisivos na construção do relacionamento com os parceiros. Saiba que sem uma figura de liderança positiva, as metas também podem não ser batidas e os problemas se transformarem em uma bola de neve.

Como consequência, esses problemas refletem diretamente no ambiente de trabalho e, mais cedo ou mais tarde, no atendimento ao cliente. Então, além dos treinamentos, promova atividades motivacionais que ajudem o time a vestir a camisa da empresa e compreender sua importância no segmento.

Só assim será possível manter a proposta completamente alinhada ao customer success que defende que a satisfação do cliente é responsabilidade de todo mundo dentro da empresa.

Pesquise sobre Custumer Experience

Esse conceito de marketing é frequentemente usado pelas empresas para ter uma visão panorâmica do relacionamento com os clientes. O trabalho vai desde o primeiro contato com a marca até os resultados alcançados no pós-vendas. Dessa maneira, adotar o Custumer Experience na hora de investir na satisfação do público se mostra um verdadeiro divisor de águas.

O grande diferencial está em compreender seus clientes para, assim, gerar experiências customizadas de acordo com os objetivos da empresa. Um dos principais pilares dessa estratégia, além da jornada de compras e canais de contato, está nos ambientes de interação.

Ao avaliar dados de maneira personalizada, você será capaz de tornar a marca parte importante do dia a dia dos clientes. Logo, no momento que surgir a necessidade de adquirir o produto, o seu negócio será o primeiro a ser lembrado. A partir disso, entra o bom atendimento e os preços competitivos para completar a experiência positiva que influencia diretamente na decisão de compra como um todo.

Aposte no marketing de experiência

O marketing de experiência, conhecido também como marketing de engajamento, mudou a forma como os consumidores e marcas se relacionam em uma fase tão interativa e criativa como a atual.

Ao adotar a estratégia de Customer Centric, que foca todo planejamento da empresa na satisfação do público, as ações reverberam e são fundamentais tanto para garantir a fidelização quanto para boas indicações. Isso acontece, especialmente, porque as nossas opiniões são formadas por experiências positivas e uma boa dose de marketing de relacionamento.

Na prática, as ações geradas no momento de uma compra, por exemplo, geram interações emocionais que ficam marcadas na memória dos clientes. Com tantos canais de compras disponíveis, lembre-se de que nem sempre a jornada de compra é a mesma. Ou seja, as percepções dos consumidores podem mudar em pouco tempo. Sendo assim, separe o planejamento em cinco grupos:

  • sentidos;
  • sentimentos;
  • pensamentos;
  • ações;
  • identificação.

Ao conhecer os produtos, os consumidores desejam tocá-los e até testá-los dependendo do segmento. Assim, estimule o tato no ponto de vendas e cuide minuciosamente do design de tudo o que estiver exposto. Além disso, cores, prateleiras bem posicionadas e questões de harmonia visual devem ser levadas em consideração para que o ambiente seja muito confortável, utilize técnicas do visual merchandising.

Ao gerenciar tudo isso, fica mais simples sair do sistema de vendas padrão. Apostar em um atendimento que reserva pequenas surpresas durante a jornada de compra, se mostra excelente na criação de experiências que podem tornar sua marca referência no mercado.

Descubra quais métricas e como calcular o índice de satisfação

De nada adianta colocar as ações em prática se não existir um cuidado especial na hora de avaliar o índice de satisfação do público. Isso envolve ir muito além de avaliar os dados comparando com situações anteriores. A questão, aqui, exige usar métricas que sejam decisivas nas estratégias adotadas pelo seu negócio.

Um ponto importante está em considerar que sem saber se os planos de ação realmente funcionam, sua empresa investe dinheiro e tempo criando campanhas no escuro. Por este motivo, encontrar o tipo de métrica que mais se encaixa com as necessidades internas se mostra indispensável. Veja, a seguir, as principais!

Custo de Retenção dos Clientes (CRC)

Essa métrica chama a atenção, justamente, por lidar com a importância de reter clientes e evitar gastos desnecessários. Com o resultado em mãos, fica mais fácil mudar o rumo dos serviços prestados e até investir em novos produtos. Sua principal função está em calcular os custos da retenção. Caso as contas sejam muito altas, é preciso fazer reavaliações internas com renovações de contratos ou as técnicas de up selling.

Churn rate

Conhecido também como “taxa de cancelamento” essa métrica evidencia os índices de cancelamentos de contratos e os impactos negativos no controle de caixa.

Na prática é colocado na ponta do lápis quantos clientes cancelaram o contrato dividido por quantos permaneceram ativos nos últimos 30 dias. Assim, se torna mais fácil identificar os problemas que levam aos cancelamentos e concentrar esforços para corrigi-los.

Customer Satisfaction Score (CSAT)

Esse formato calcula os níveis de satisfação dos clientes por meio de um método que observa a interação com a empresa e seus serviços em curto prazo. Costuma ser muito usado para prever a taxa de rotatividade. A maioria dos especialistas preferem enviá-lo em survey com questionários estratégicos.

Saiba que uma pergunta simples como “você indicaria o serviço para um amigo?” já é suficiente para que o departamento especializado possa identificar a insatisfação dos clientes e tomar medidas corretivas em caráter de urgência, já que aprender a gerenciar crises se mostra como uma qualidade fundamental no tratamento com o público.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma das métricas mais conhecidas e usadas no mercado. O motivo é que o indicador, criado por Fred Reichheld em 2003, mede a satisfação dos clientes com o produto/serviço.

O cenário geral funciona da seguinte maneira: se o consumidor conseguiu atingir seus objetivos com o serviço adquirido, vai recomendar seu negócio no futuro.

Já o cálculo é feito por meio da pergunta ” em uma escala de 0 a 10 quanto você recomendaria a X para um amigo?”. Dessa maneira, o X representa o nome da sua empresa. As respostas são mensuradas conforme algumas classificações de notas. São elas:

  • clientes promotores: notas 9 e 10, estão satisfeitos com o serviço;
  • clientes neutros: notas 7 e 8 são os que não estão insatisfeitos e nem 100% satisfeitos, talvez ainda precisem de mais tempo para avaliar o serviço;
  • clientes detratores: notas de 0 a 6 são os clientes que estão ou já tiveram algum tipo de problema com a empresa, o que gerou uma insatisfação.

Pronto! Agora você já sabe como garantir a satisfação dos clientes ao posicionar sua marca. Só assim será possível se destacar da concorrência e aumentar o número de clientes fiéis.

Gostou das informações deste artigo? Então baixe gratuitamente o e-book que é um guia completo sobre Customer Centricity e aprenda a impressionar seus clientes.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Marketing de experiência no branding: entenda qual é a relação

Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding! Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos