Por Nayara Santos em 24.01.2024

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada.

As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para impulsionar as vendas da sua loja. Isso se deve não apenas à capacidade de atrair novos clientes, mas também ao fato de que, frequentemente, os consumidores se envolvem no espírito da temporada, o que pode resultar em gastos adicionais motivados por compras impulsivas.

Se você está interessado em explorar estratégias de utilização de músicas durante épocas sazonais, convidamos você a ler o texto a seguir. Nele, falaremos mais sobre como as músicas sazonais podem influenciar a experiência do cliente e melhorar os seus lucros. Confira!

Como a música ambiente pode influenciar nas compras?

A ambientação sonora é uma das principais aliadas da sua loja na hora de cativar, reter, influenciar e fidelizar clientes. Como ela é capaz de estabelecer conexões com os consumidores, isso faz com que a experiência do cliente seja melhor do que em estabelecimentos que não utilizam a sonorização ambiente ou mesmo que fazem isso de maneira errônea. Sim, nem todas as músicas são adequadas, mas falaremos mais sobre isso ao longo do artigo.

A escolha da música pode determinar se um cliente permanecerá no estabelecimento e quais impressões ele terá do local. Por isso, assim como você se preocupa com a decoração de Natal da loja, atenção semelhante deve ser dada a sua trilha sonora. Afinal, a trilha sonora certa pode impulsionar consideravelmente os seus lucros.

Se você ainda não entendeu a importância das playlists sazonais ou não sabe como implementá-las, continue com a gente que falaremos mais a respeito.

Como ter a playlist sazonal certa para conquistar os clientes

Sabendo da importância que a música pode ter para a sua loja, é hora de decidir o que tocar naquela época especial do ano e como usar esta estratégia a seu favor.

Pense em músicas que remetem à data em questão

O primeiro passo para ter a música certa em cada época é considerar quais canções e melodias estão associadas à data em questão. Ao incorporar elementos musicais  que remetem à determinada data ou evento é possível criar uma atmosfera temática e imersiva para o cliente fazer as compras.

Ao optar por músicas que evocam o espírito da época, é possível despertar emoções nos clientes, proporcionando uma experiência mais envolvente em seu estabelecimento. Isso os incentiva a se envolverem ainda mais com a data e a comprarem mais.


Vale a pena dizer que a playlist não precisa ser composta apenas por músicas temáticas, entretanto, incluir músicas que remetem à data é fundamental para criar essa atmosfera diferenciada.

Planejamento é fundamental

Outro ponto importante é o planejamento cuidadoso da playlist para datas sazonais. Afinal, as músicas precisam estar alinhadas à atmosfera que você quer oferecer aos clientes durante o período festivo. Essa prática vai muito além de simplesmente tocar músicas temáticas; ela é uma poderosa ferramenta de influência no comportamento do cliente.

Desta forma, você poderá integrar outros elementos de branding e identidade da marca utilizados durante a celebração da data. Lembrando que as músicas escolhidas para a playlist devem refletir os valores e a personalidade do negócio. Assim, você criará uma experiência coesa para o cliente.

Invista nas ligações emocionais

Especialmente durante as datas comemorativas, as decisões de compra estão intrinsecamente ligadas às emoções despertadas nos clientes. Portanto, se a ocasião implica a aquisição de um presente, por exemplo, é estratégico investir em uma trilha sonora que realça os laços emocionais dos clientes.

Mas, precisamos lembrar também que a música ajuda a estabelecer uma conexão emocional mais profunda entre o cliente e a marca. Portanto, escolha playlists sazonais que ajudam a ambientar o espaço, moldar a experiência emocional do cliente de modo que ela se torne mais significativa e pessoal.

Faça um brainstorm para definir as músicas em época sazonal

Durante a escolha das músicas é aconselhável realizar uma reunião estratégica com os parceiros encarregados da elaboração da programação musical. Esse é o momento de dizer para esses parceiros o que você quer com a playlist. 

Assim, será possível evitar a inclusão de músicas genéricas ou excessivamente repetitivas, as quais os ouvintes podem já estar saturados de ouvir. Além disso, os especialistas em música para negócios ainda poderão compreender as preferências musicais do público e a identidade da marca. 

Ao mesmo tempo, esse brainstorming também permite explorar novas abordagens e tendências musicais que estejam alinhadas com a proposta do estabelecimento, mas que não foram consideradas. Dessa forma, a playlist resultante não apenas evita o risco de se tornar previsível, mas também se torna uma ferramenta estratégica para enriquecer a experiência do cliente durante a data comemorativa.

Conheça os seus clientes

Faça um banco de dados com as informações de seus clientes, isso te ajudará a entender quem é seu público-alvo. Essas informações também serão essenciais para determinar quais as melhores opções de músicas sazonais para o seu estabelecimento. 

Há vários gêneros musicais que devem ser cuidadosamente selecionados e escolhidos na hora de atrair clientes, e fazê-lo entrar no clima do momento. A música que toca em uma loja voltada para adolescentes não é a mesma daquela que tem como público principal mulheres de meia idade, por exemplo. Monte uma playlist especial, tendo em mente quem deseja atrair para o seu negócio.

Conheça seus produtos

É fundamental que o estilo de música que toca na loja esteja bem de acordo não apenas com a sua clientela, mas também com aquilo que vende. Procure, dentro das suas opções sazonais, aquelas faixas que mais se harmonizem com a proposta da empresa e que deixem o ambiente agradável.

Se estiver na Páscoa, por exemplo, e deseja vender ovos de chocolate, prefira canções que lembram a criançada (e seus pais) sobre o alimento ou da caça aos ovos. Siga essa mesma lógica, delimitando a trilha à mercadoria que almeja vender, para montar uma playlist mais certeira e eficaz.

Acerte no volume

Se a música pode ser uma grande parceira na hora de chamar atenção para seu negócio, o volume errado pode fazer com que os clientes saiam em segundos do local. Quem ficaria muito tempo em um lugar com um som extremamente alto?

É importante que a música não esteja nem tão alta que possa atrapalhar o raciocínio do consumidor ou sua conversa com os vendedores, e nem tão baixa que a pessoa não possa ouvir a trilha de fundo. O ideal é deixar o cliente mais confortável naquele ambiente, para que possa caminhar pelo estabelecimento e procurar pelos produtos que deseja. 

Peculiaridades da época sazonal

Ao contrário da playlist “usual” de um negócio, as campanhas sazonais visam ter resultados a curto prazo. Por isso, não é incomum que a mesma música seja tocada em locais que variam de grandes redes de supermercado a pequenos negócios.

Isso mostra o quanto é importante apostar na variedade, dentro do seu leque de opções, entre artistas nacionais e internacionais, novos e antigos, para criar um momento especial para seus clientes. Caso contrário, ele perceberá que na sua loja ele terá apenas mais do mesmo.

Tenha ajuda especializada

Viu como a música pode ser uma grande aliada na hora de aumentar as suas vendas em épocas sazonais? Mas, você não precisa criar a sua playlist sozinho. Muito pelo contrário, a Listenx tem o time de especialistas necessário e a experiência exigida para isso.

Ao contratar os nossos serviços o nosso especialista em música para negócios vai te ajudar a selecionar as melhores músicas sazonais para a sua loja e os seus clientes. Aproveite também a possibilidade de gravar anúncios e reproduzi-los ao longo da programação musical.

Assim, aquelas promoções de última hora não serão mais uma dor de cabeça e você poderá aumentar consideravelmente as suas vendas. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música Ambiente para Fast Food Funciona?

A competição entre as diferentes redes de fast food é enorme. Como se não bastassem as grandes redes, cada vez mais empresas menores estão tentando pegar a sua mordida do mercado, mesmo que ela não seja tão grande assim. Por isso, cada detalhe conta, e poderá te ajudar a se destacar da concorrência e a…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

O que é Music Branding? Como usar para sua loja?

Antes de falarmos de Music Branding é preciso entender um pouco mais sobre o Marketing Sensorial, que nada mais é do que táticas de marketing que visam ativar os 5 sentidos do consumidor para despertar emoções e gerar conexão com uma marca. O modo como compramos está mudando, as pessoas estão cada vez mais em busca…

Por Nayara Santos em 27.07.2017

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Por que contratar um software para rádio indoor?

Quer encontrar a trilha sonora perfeita para embalar seus clientes em seu estabelecimento comercial? Confira essa opção de software para rádio indoor!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Músicas para ouvir em lojas de roupas e motivar os funcionários

Conseguir manter a motivação dos funcionários é uma responsabilidade importantíssima dos gestores do varejo. Afinal, o vendedor precisa disso para conseguir bater as metas estipuladas, atender bem aos clientes, manter a loja de roupas organizada e ainda manter um bom clima de trabalho. Claro que ser um bom líder é essencial, bem como reconhecer o…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente. O problema é que muitos varejistas optam…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos