A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada.
As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para impulsionar as vendas da sua loja. Isso se deve não apenas à capacidade de atrair novos clientes, mas também ao fato de que, frequentemente, os consumidores se envolvem no espírito da temporada, o que pode resultar em gastos adicionais motivados por compras impulsivas.
Se você está interessado em explorar estratégias de utilização de músicas durante épocas sazonais, convidamos você a ler o texto a seguir. Nele, falaremos mais sobre como as músicas sazonais podem influenciar a experiência do cliente e melhorar os seus lucros. Confira!
Como a música ambiente pode influenciar nas compras?
A ambientação sonora é uma das principais aliadas da sua loja na hora de cativar, reter, influenciar e fidelizar clientes. Como ela é capaz de estabelecer conexões com os consumidores, isso faz com que a experiência do cliente seja melhor do que em estabelecimentos que não utilizam a sonorização ambiente ou mesmo que fazem isso de maneira errônea. Sim, nem todas as músicas são adequadas, mas falaremos mais sobre isso ao longo do artigo.
A escolha da música pode determinar se um cliente permanecerá no estabelecimento e quais impressões ele terá do local. Por isso, assim como você se preocupa com a decoração de Natal da loja, atenção semelhante deve ser dada a sua trilha sonora. Afinal, a trilha sonora certa pode impulsionar consideravelmente os seus lucros.
Se você ainda não entendeu a importância das playlists sazonais ou não sabe como implementá-las, continue com a gente que falaremos mais a respeito.
Como ter a playlist sazonal certa para conquistar os clientes
Sabendo da importância que a música pode ter para a sua loja, é hora de decidir o que tocar naquela época especial do ano e como usar esta estratégia a seu favor.
Pense em músicas que remetem à data em questão
O primeiro passo para ter a música certa em cada época é considerar quais canções e melodias estão associadas à data em questão. Ao incorporar elementos musicais que remetem à determinada data ou evento é possível criar uma atmosfera temática e imersiva para o cliente fazer as compras.
Ao optar por músicas que evocam o espírito da época, é possível despertar emoções nos clientes, proporcionando uma experiência mais envolvente em seu estabelecimento. Isso os incentiva a se envolverem ainda mais com a data e a comprarem mais.
Vale a pena dizer que a playlist não precisa ser composta apenas por músicas temáticas, entretanto, incluir músicas que remetem à data é fundamental para criar essa atmosfera diferenciada.
Planejamento é fundamental
Outro ponto importante é o planejamento cuidadoso da playlist para datas sazonais. Afinal, as músicas precisam estar alinhadas à atmosfera que você quer oferecer aos clientes durante o período festivo. Essa prática vai muito além de simplesmente tocar músicas temáticas; ela é uma poderosa ferramenta de influência no comportamento do cliente.
Desta forma, você poderá integrar outros elementos de branding e identidade da marca utilizados durante a celebração da data. Lembrando que as músicas escolhidas para a playlist devem refletir os valores e a personalidade do negócio. Assim, você criará uma experiência coesa para o cliente.
Invista nas ligações emocionais
Especialmente durante as datas comemorativas, as decisões de compra estão intrinsecamente ligadas às emoções despertadas nos clientes. Portanto, se a ocasião implica a aquisição de um presente, por exemplo, é estratégico investir em uma trilha sonora que realça os laços emocionais dos clientes.
Mas, precisamos lembrar também que a música ajuda a estabelecer uma conexão emocional mais profunda entre o cliente e a marca. Portanto, escolha playlists sazonais que ajudam a ambientar o espaço, moldar a experiência emocional do cliente de modo que ela se torne mais significativa e pessoal.
Faça um brainstorm para definir as músicas em época sazonal
Durante a escolha das músicas é aconselhável realizar uma reunião estratégica com os parceiros encarregados da elaboração da programação musical. Esse é o momento de dizer para esses parceiros o que você quer com a playlist.
Assim, será possível evitar a inclusão de músicas genéricas ou excessivamente repetitivas, as quais os ouvintes podem já estar saturados de ouvir. Além disso, os especialistas em música para negócios ainda poderão compreender as preferências musicais do público e a identidade da marca.
Ao mesmo tempo, esse brainstorming também permite explorar novas abordagens e tendências musicais que estejam alinhadas com a proposta do estabelecimento, mas que não foram consideradas. Dessa forma, a playlist resultante não apenas evita o risco de se tornar previsível, mas também se torna uma ferramenta estratégica para enriquecer a experiência do cliente durante a data comemorativa.
Conheça os seus clientes
Faça um banco de dados com as informações de seus clientes, isso te ajudará a entender quem é seu público-alvo. Essas informações também serão essenciais para determinar quais as melhores opções de músicas sazonais para o seu estabelecimento.
Há vários gêneros musicais que devem ser cuidadosamente selecionados e escolhidos na hora de atrair clientes, e fazê-lo entrar no clima do momento. A música que toca em uma loja voltada para adolescentes não é a mesma daquela que tem como público principal mulheres de meia idade, por exemplo. Monte uma playlist especial, tendo em mente quem deseja atrair para o seu negócio.
Conheça seus produtos
É fundamental que o estilo de música que toca na loja esteja bem de acordo não apenas com a sua clientela, mas também com aquilo que vende. Procure, dentro das suas opções sazonais, aquelas faixas que mais se harmonizem com a proposta da empresa e que deixem o ambiente agradável.
Se estiver na Páscoa, por exemplo, e deseja vender ovos de chocolate, prefira canções que lembram a criançada (e seus pais) sobre o alimento ou da caça aos ovos. Siga essa mesma lógica, delimitando a trilha à mercadoria que almeja vender, para montar uma playlist mais certeira e eficaz.
Acerte no volume
Se a música pode ser uma grande parceira na hora de chamar atenção para seu negócio, o volume errado pode fazer com que os clientes saiam em segundos do local. Quem ficaria muito tempo em um lugar com um som extremamente alto?
É importante que a música não esteja nem tão alta que possa atrapalhar o raciocínio do consumidor ou sua conversa com os vendedores, e nem tão baixa que a pessoa não possa ouvir a trilha de fundo. O ideal é deixar o cliente mais confortável naquele ambiente, para que possa caminhar pelo estabelecimento e procurar pelos produtos que deseja.
Peculiaridades da época sazonal
Ao contrário da playlist “usual” de um negócio, as campanhas sazonais visam ter resultados a curto prazo. Por isso, não é incomum que a mesma música seja tocada em locais que variam de grandes redes de supermercado a pequenos negócios.
Isso mostra o quanto é importante apostar na variedade, dentro do seu leque de opções, entre artistas nacionais e internacionais, novos e antigos, para criar um momento especial para seus clientes. Caso contrário, ele perceberá que na sua loja ele terá apenas mais do mesmo.
Tenha ajuda especializada
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Assim, aquelas promoções de última hora não serão mais uma dor de cabeça e você poderá aumentar consideravelmente as suas vendas. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito.
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
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