Por Nayara Santos em 30.10.2019

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

Por Nayara Santos em 30.10.2019

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação.

Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e, diferentemente do pensamento comum, são as emoções que mais influenciam a compra, ainda que o indivíduo realize análises e comparações minuciosas.

Estudiosos e empresas estudam esse processo há séculos na tentativa de entender as motivações que fazem as pessoas comprarem e neste artigo falaremos um pouco sobre esse conhecimento e compartilharemos dicas para aumentar as vendas no seu negócio. Confira!

Como a decisão de compra acontece?

Desde René Descartes, vários modelos de processos de decisão de compra foram elaborados ao longo da história, mas são estudos mais modernos realizados por pesquisadores como Michael Solomon e Philip Kotler que são tomados como referência pelas empresas atualmente.

Segundo eles, para que um consumidor decida comprar um produto ou contratar um serviço, ele deve passar por cinco etapas:

  • reconhecimento do problema: o consumidor entende que tem uma necessidade e um produto ou serviço é capaz de solucioná-la;
  • busca por informações: ele, então, passa a pesquisar por informações sobre a solução que precisa na internet, em materiais publicitários, conversas com parentes e amigos;
  • consideração: nesse momento, o consumidor avalia as opções disponíveis para realizar o melhor investimento;
  • decisão de compra: o ato da compra é geralmente desencadeado com algum estímulo emocional ou gatilho mental — é o empurrãozinho que falta;
  • comportamento pós-compra: por fim, as expectativas do cliente podem ser atendidas, superadas ou frustradas, o que afetará as suas decisões futuras.

Um cliente não precisa, necessariamente, passar por todas as etapas descritas. A categoria do produto, seu valor e o conhecimento prévio do indivíduo podem encurtar o processo, mas, ainda assim, o esquema fornece um excelente panorama para entendermos como um consumidor interpreta um novo produto.

Quais os pontos decisivos na decisão de compra?

Sem mais delongas, a seguir você confere alguns dos principais fatores que afetam a decisão de compra de consumidores em todos os mercados!

Interesse prévio

Nem mesmo o anúncio mais criativo do mundo será capaz de fazer um consumidor desinteressado comprar um produto. A função da sua oferta é resgatar um desejo já existente e estimulá-lo, por isso, é fundamental que seu processo de vendas comece muito antes dela.


As empresas não investem alto em Branding Sensorial, atração e publicidade, e essas ações são os pilares da sua estratégia de Marketing e afetam todas as etapas da comercialização.

Em outras palavras, a conversa entre marca e cliente começa muito antes da decisão de compra. É importante, porém, entender o perfil do seu público para definir as melhores maneiras de iniciar e conduzir esse relacionamento.

Atendimento e qualificação de vendedores

Quem nunca comprou um produto só pelo carisma de um vendedor, não é mesmo? Existem dois elementos muito fortes na interação entre clientes e vendedores: a humanidade e a humanização.

Sobretudo nos dias de hoje em que boa parte das nossas interações se dão em plataformas virtuais, as pessoas se mostram mais carentes por contato humano e é justamente ai que um atendimento atencioso pode fazer toda a diferença.

Mas ser simpático e compreensivo não é suficiente, um bom vendedor precisa estar capacitado para exercer a sua função, conhecer muito bem o produto que oferece e também as pessoas que atende.

Em e-commerces, por sua vez, ainda que não exista uma interação humana direta, vários elementos do site podem ser trabalhados para que a experiência do usuário seja agradável. Páginas lentas, imagens borradas, poucas informações e navegação complicada, por exemplo, são tão desestimulantes quanto um vendedor mal educado.

Promoções (oportunidade)

Há quem diga que elas já são muito manjadas, afinal, é quase impossível sair de casa ou navegar na internet sem se deparar com diversos letreiros com ofertas, promoções, liquidações e queima de estoque. O fato, porém, é que elas funcionam!

As promoções criam uma sensação imediata de oportunidade. Ainda que você não precise do produto, provavelmente sua mente considerará a possibilidade dele ser útil no futuro. Além disso, dois gatilhos mentais muito poderosos são ativados no mesmo instante: a escassez e a urgência.

No entanto, para que uma promoção realmente seja capaz de influenciar a decisão de compra, é fundamental que ela seja autêntica. As pessoas estão sempre pesquisando preços, comparando produtos e condições de pagamento nos dias de hoje. Se não há um benefício real, os consumidores perceberão e o efeito pode ser o oposto.

Cultura e sazonalidade

A sazonalidade está sempre presente nos planejamentos de venda do varejo. Sabemos que as pessoas compram mais (muito mais) em determinadas épocas do ano, em especial no natal, dias das mães e dia dos namorados.

No setor de alimentação, períodos de férias também merecem destaque, assim como datas exclusivas do mercado como a famosa Black Friday que esvazia estoques em todo país e registra recordes de faturamento, principalmente no e-commerce.

Outro ponto que também precisa ser considerado em seu planejamento sazonal são as comemorações regionais. Muitos municípios preservam eventos culturais que movimentam moradores de toda a cidade.

Tendo em vista que as pessoas são mais propensas e reservam recursos para fazer compras em datas específicas, essa é uma oportunidade de seguir a manada e desenvolver anúncios criativos para se destacar entre as várias marcas que estarão brigando por atenção.

Características do ambiente

Nós somos profundamente influenciados pelo ambiente em que vivemos. Embora estejamos quase sempre distraídos em relação aos detalhes dos locais em que circulamos com frequência, as cores, cheiros e sons estão sendo sempre processados em nossa mente e interferindo, mesmo que sutilmente, em nossos pensamentos e emoções.

É, por isso, que muitas empresas estão apostando no Marketing Sensorial para atrair e fidelizar clientes em seus estabelecimentos. A ideia é ir além do visual e trabalhar a experiência do consumidor com todos os seus sentidos.

Muitas redes de franquias (franchising) já trabalham com essências exclusivas, assim como esquemas de iluminação únicos. No entanto, as apostas mais interessantes, sem dúvidas, são o Sound e o Music Branding, estratégias que vão muito além da música ambiente tradicional de elevadores, supermercados e restaurantes.

A ideia é criar um perfil sonoro único para uma marca que não apenas padronize a experiência dos consumidores nos estabelecimentos, mas também estimule os clientes a passarem mais tempo no local, fazerem mais compras e retornarem com mais frequência.

A ListenX é uma empresa especialista em soluções de Marketing Sensorial com serviços de relacionamento inovadores como o Music Branding e a Radio Indoor. Se está em busca de ferramentas eficientes para aumentar o valor da sua marca e estimular a decisão de compra dos seus clientes, nós temos uma proposta para você.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho de perto e descobrir como a sua empresa pode vender até 14% a mais com as músicas certas!

Compartilhe

Você também pode gostar

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Decoração de vitrine para o Dia das Mães: veja como fazer

 Como será a decoração de vitrine para o Dia das Mães na sua loja? Vai ter flores ou corações? Quais cores você utilizará? Terão balões? Os produtos irão compor a decoração ou não? Prefere algo minimalista ou com mais detalhes? A iluminação será diferenciada para esta data? Percebeu quantos detalhes devem ser pensados e…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!

A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

6 estratégias de marketing digital que melhoram vendas e branding

O varejo é um dos setores que vem se reinventando ano após ano, pois lida diretamente com o consumidor que, por sua vez, tem seu comportamento de compra influenciado pelos avanços tecnológicos da sociedade. Dado o contexto, trabalhar estratégias de marketing digital para melhorar as vendas não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

21 textos de propaganda para a Cyber Monday, se inspire!

Já sabe quais textos de propaganda vai utilizar para atrair mais clientes para o seu site nesta Cyber Monday? Se ainda não tem ideia ou está à procura de inspiração para criar os seus textos, então a gente vai te ajudar. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. Ao contrário do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Inauguração de loja de decoração: 5 dicas de como fazer

Assim como acontece com qualquer outra loja do ramo do varejo, o planejamento para a inauguração de uma loja de decoração deve ser minucioso e focado nos detalhes. Afinal, muitos elementos são essenciais para fazer deste momento um sucesso. Para a inauguração da sua loja, você pode optar tanto por fazer um evento maior, até…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Vitrine masculina: 5 passos para montar a ideal

Ter uma vitrine masculina atrativa para os seus clientes pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Por isso, é preciso planejar como você vai expor os seus produtos, divulgar promoções e convidar o cliente para entrar na loja. Além disso, essa é também uma forma de conseguir se destacar da concorrência e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos