Por Nayara Santos em 30.10.2019

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

Por Nayara Santos em 30.10.2019

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação.

Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e, diferentemente do pensamento comum, são as emoções que mais influenciam a compra, ainda que o indivíduo realize análises e comparações minuciosas.

Estudiosos e empresas estudam esse processo há séculos na tentativa de entender as motivações que fazem as pessoas comprarem e neste artigo falaremos um pouco sobre esse conhecimento e compartilharemos dicas para aumentar as vendas no seu negócio. Confira!

Como a decisão de compra acontece?

Desde René Descartes, vários modelos de processos de decisão de compra foram elaborados ao longo da história, mas são estudos mais modernos realizados por pesquisadores como Michael Solomon e Philip Kotler que são tomados como referência pelas empresas atualmente.

Segundo eles, para que um consumidor decida comprar um produto ou contratar um serviço, ele deve passar por cinco etapas:

  • reconhecimento do problema: o consumidor entende que tem uma necessidade e um produto ou serviço é capaz de solucioná-la;
  • busca por informações: ele, então, passa a pesquisar por informações sobre a solução que precisa na internet, em materiais publicitários, conversas com parentes e amigos;
  • consideração: nesse momento, o consumidor avalia as opções disponíveis para realizar o melhor investimento;
  • decisão de compra: o ato da compra é geralmente desencadeado com algum estímulo emocional ou gatilho mental — é o empurrãozinho que falta;
  • comportamento pós-compra: por fim, as expectativas do cliente podem ser atendidas, superadas ou frustradas, o que afetará as suas decisões futuras.

Um cliente não precisa, necessariamente, passar por todas as etapas descritas. A categoria do produto, seu valor e o conhecimento prévio do indivíduo podem encurtar o processo, mas, ainda assim, o esquema fornece um excelente panorama para entendermos como um consumidor interpreta um novo produto.

Quais os pontos decisivos na decisão de compra?

Sem mais delongas, a seguir você confere alguns dos principais fatores que afetam a decisão de compra de consumidores em todos os mercados!

Interesse prévio

Nem mesmo o anúncio mais criativo do mundo será capaz de fazer um consumidor desinteressado comprar um produto. A função da sua oferta é resgatar um desejo já existente e estimulá-lo, por isso, é fundamental que seu processo de vendas comece muito antes dela.


As empresas não investem alto em Branding Sensorial, atração e publicidade, e essas ações são os pilares da sua estratégia de Marketing e afetam todas as etapas da comercialização.

Em outras palavras, a conversa entre marca e cliente começa muito antes da decisão de compra. É importante, porém, entender o perfil do seu público para definir as melhores maneiras de iniciar e conduzir esse relacionamento.

Atendimento e qualificação de vendedores

Quem nunca comprou um produto só pelo carisma de um vendedor, não é mesmo? Existem dois elementos muito fortes na interação entre clientes e vendedores: a humanidade e a humanização.

Sobretudo nos dias de hoje em que boa parte das nossas interações se dão em plataformas virtuais, as pessoas se mostram mais carentes por contato humano e é justamente ai que um atendimento atencioso pode fazer toda a diferença.

Mas ser simpático e compreensivo não é suficiente, um bom vendedor precisa estar capacitado para exercer a sua função, conhecer muito bem o produto que oferece e também as pessoas que atende.

Em e-commerces, por sua vez, ainda que não exista uma interação humana direta, vários elementos do site podem ser trabalhados para que a experiência do usuário seja agradável. Páginas lentas, imagens borradas, poucas informações e navegação complicada, por exemplo, são tão desestimulantes quanto um vendedor mal educado.

Promoções (oportunidade)

Há quem diga que elas já são muito manjadas, afinal, é quase impossível sair de casa ou navegar na internet sem se deparar com diversos letreiros com ofertas, promoções, liquidações e queima de estoque. O fato, porém, é que elas funcionam!

As promoções criam uma sensação imediata de oportunidade. Ainda que você não precise do produto, provavelmente sua mente considerará a possibilidade dele ser útil no futuro. Além disso, dois gatilhos mentais muito poderosos são ativados no mesmo instante: a escassez e a urgência.

No entanto, para que uma promoção realmente seja capaz de influenciar a decisão de compra, é fundamental que ela seja autêntica. As pessoas estão sempre pesquisando preços, comparando produtos e condições de pagamento nos dias de hoje. Se não há um benefício real, os consumidores perceberão e o efeito pode ser o oposto.

Cultura e sazonalidade

A sazonalidade está sempre presente nos planejamentos de venda do varejo. Sabemos que as pessoas compram mais (muito mais) em determinadas épocas do ano, em especial no natal, dias das mães e dia dos namorados.

No setor de alimentação, períodos de férias também merecem destaque, assim como datas exclusivas do mercado como a famosa Black Friday que esvazia estoques em todo país e registra recordes de faturamento, principalmente no e-commerce.

Outro ponto que também precisa ser considerado em seu planejamento sazonal são as comemorações regionais. Muitos municípios preservam eventos culturais que movimentam moradores de toda a cidade.

Tendo em vista que as pessoas são mais propensas e reservam recursos para fazer compras em datas específicas, essa é uma oportunidade de seguir a manada e desenvolver anúncios criativos para se destacar entre as várias marcas que estarão brigando por atenção.

Características do ambiente

Nós somos profundamente influenciados pelo ambiente em que vivemos. Embora estejamos quase sempre distraídos em relação aos detalhes dos locais em que circulamos com frequência, as cores, cheiros e sons estão sendo sempre processados em nossa mente e interferindo, mesmo que sutilmente, em nossos pensamentos e emoções.

É, por isso, que muitas empresas estão apostando no Marketing Sensorial para atrair e fidelizar clientes em seus estabelecimentos. A ideia é ir além do visual e trabalhar a experiência do consumidor com todos os seus sentidos.

Muitas redes de franquias (franchising) já trabalham com essências exclusivas, assim como esquemas de iluminação únicos. No entanto, as apostas mais interessantes, sem dúvidas, são o Sound e o Music Branding, estratégias que vão muito além da música ambiente tradicional de elevadores, supermercados e restaurantes.

A ideia é criar um perfil sonoro único para uma marca que não apenas padronize a experiência dos consumidores nos estabelecimentos, mas também estimule os clientes a passarem mais tempo no local, fazerem mais compras e retornarem com mais frequência.

A ListenX é uma empresa especialista em soluções de Marketing Sensorial com serviços de relacionamento inovadores como o Music Branding e a Radio Indoor. Se está em busca de ferramentas eficientes para aumentar o valor da sua marca e estimular a decisão de compra dos seus clientes, nós temos uma proposta para você.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho de perto e descobrir como a sua empresa pode vender até 14% a mais com as músicas certas!

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias para inauguração de loja, se inspire

Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram. Mas, a inauguração também é o primeiro momento que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Slogan para loja de cosméticos: aprenda como criar o ideal

Ter um bom slogan para loja de cosméticos é uma parte importante na hora de reforçar a sua marca e se comunicar com os clientes. Mas, prepará-lo nem sempre é uma tarefa fácil e muitos gestores ficam perdidos neste momento. O segredo para ter um bom slogan é conhecimento, seja sobre a mensagem que a…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso. Pensando em como te ajudar, nós…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como Montar uma Mídia Indoor na Minha Loja de Varejo

O que eu preciso para montar uma mídia indoor? Um aspecto essencial que deve ser considerado quando se pensa em como montar uma mídia indoor é o planejamento de conteúdo. Além, é claro, do tipo de mídia que será utilizada e as condições técnicas ideais para a transmissão. O ideal é que se escolha o…

Por Nayara Santos em 26.12.2018

Slogan para salão de beleza: 4 dicas para criar o seu

Ter um slogan para salão de beleza pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Já que um slogan bem pensado pode ajudar a reforçar a identidade do salão, transmitir os valores e propósitos da marca e criar um vínculo emocional com os clientes. Criar um slogan pode não…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX é…

Por Nayara Santos em 04.02.2016

Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa

Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto. A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos