Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar.
Outra vantagem de saber quais são os produtos de maior sucesso, significa que você conseguirá se preparar para atender a essa demanda gerada. Ou seja, conferir o estoque, saber a quantidade de itens que precisam ser adquiridos, negociar com os fornecedores e preparar as campanhas de Natal.
Com o intuito de te ajudar, nós preparamos esse artigo com uma lista dos presentes mais vendidos no Natal. E, ainda trazemos algumas dicas bônus para turbinar as suas vendas nessa importante data comemorativa. Confira e veja como adequar o seu estoque e a sua loja. Boa leitura!
Presentes mais vendidos no Natal
O Natal é uma das datas mais importantes do varejo. Afinal de contas, esse é um período em que, não apenas as pessoas estão com mais dinheiro, mas também estão se preparando para as celebrações e festas em família e com amigos, e mais dispostas a gastar dinheiro.
Por isso, a procura por presentes e itens para deixar a comemoração ainda mais especial aumenta consideravelmente neste período e você precisa ser capaz de atender a essa demanda. O que só é possível se você souber o que os consumidores estão procurando. Confira a seguir quais os presentes de Natal que não podem faltar na sua loja.
Produtos de beleza
O primeiro item da lista de presentes mais vendidos no Natal que vamos falar são os produtos de beleza. Dentre eles, os mais procurados são sabonetes, hidratantes, perfumes e produtos para cuidar da barba.
Portanto, se você possui um salão de beleza, uma perfumaria ou loja de variedade, esses itens não podem faltar nas suas prateleiras. Além disso, também é importante conseguir disponibilizar uma boa diversidade de produtos e de marcas.
Isso porque, o consumidor brasileiro valoriza lojas que oferecem uma boa variedade de produtos para que eles possam escolher. E, claro, não se esqueça de que esses produtos também precisam ser de qualidade. Assim, sem dúvida alguma, os clientes ficarão felizes.
Ainda, para conseguir atrair a atenção do cliente, também é possível fazer cestas de presentes com esses produtos. Outra opção, é dar descontos para os clientes que levarem mais de uma unidade, facilitando a compra do cliente e ainda oferecendo ao consumidor a possibilidade de economizar.
Afinal, algumas pessoas gostam de presentear os amigos e diversos familiares, assim, o cliente poderia comprar diferentes hidratantes na sua loja por um bom preço. Vale a pena dizer que essa ação também te ajuda a fidelizar o cliente.
Livros
Os livros são outro importante item da lista de presentes mais vendidos no Natal. Muitas pessoas gostam de ler e devoram diversos livros ao longo do ano e de diferentes gêneros literários. Provavelmente você deve estar imaginando que a sua loja deveria ser uma livraria para isso, certo? Nada disso.
Neste caso você poderá fazer uma pesquisa de quais são os títulos mais procurados e comentados. Depois disso, escolha alguns para disponibilizar na sua loja, assim você não precisa ter uma grande diversidade, mas sim aqueles que estão fazendo mais sucesso entre os consumidores.
Essa é uma forma de fazer uma seleção de quais são os títulos mais populares e que serão mais facilmente vendidos. E não se esqueça de caprichar nas embalagens de presente, tais como caixas e sacolas decoradas.
Afinal de contas, se você oferecer para o cliente tudo o que ele precisa em um único lugar, ele ficará muito mais feliz em poder economizar tempo durante um período bastante corrido como as festas de final de ano.
Produtos para animais de estimação
O Brasil possui um dos maiores mercados pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ou seja, se você vender itens voltados para animais de estimação na sua loja e que sejam temáticos para o Natal, sem dúvida alguma será um diferencial da sua loja.
O ideal neste caso é oferecer produtos de qualidade, caprichar nas embalagens e até mesmo oferecer produtos temáticos que são feitos exclusivamente para animais. Um bom exemplo disso são os panetones para cães.
Assim, os donos sentirão que você se preocupa com os animais tanto quanto ele. Vale a pena lembrar que existem outros pets além dos cães e gatos, e incluir produtos voltados para aves, hamsters e até mesmo peixes pode ser uma forma de atrair mais clientes.
Oferecer esses produtos temáticos é ainda mais importante para lojas do ramo pet. Já que não basta ter um bom atendimento e oferecer produtos de qualidade, tem que entrar no clima da comemoração.
E, claro, não se esqueça de caprichar também na decoração da sua loja. Isso porque essa é uma interessante forma de atrair a atenção do cliente.
Acessórios de moda
Muitos consumidores gostam de roupas para amigos e parentes, ou mesmo comprar para si mesmo. Mas, isso não significa que você precise abrir uma loja de roupas ou disponibilizar esses produtos no seu estabelecimento. Uma boa alternativa é optar pela venda de acessórios, tais como carteiras, cintos, bolsas, bijuterias e jóias.
Esses itens também merecem um lugar de destaque na nossa lista de presentes mais vendidos no Natal. Como eles são capazes de agradar a diferentes pessoas e aos mais diferentes bolsos, por isso vender acessórios na loja pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas.
Entretanto, se você possui uma loja de presentes, é possível incluir alguns desses itens. Como falamos anteriormente, nem sempre ter uma grande diversidade de produtos é importante. Em muitos casos basta ter os modelos mais procurados.
Assim, se você for vender carteiras, escolha modelos que possam agradar ao seu público-alvo, ou então um modelo mais clássico e outro mais moderno. E não se esqueça de oferecer o produto em diferentes cores.
Bebidas
As bebidas também são ótimos presentes de Natal e que podem render boas vendas. Dentre as bebidas mais procuradas estão vinhos, cervejas artesanais e uísque. Portanto, se você tiver a possibilidade de oferecer alguns desses produtos na sua loja, será uma excelente forma de atrair clientes.
O importante aqui é não esquecer das embalagens de presente. Lembre-se que existem embalagens próprias para garrafas. Ainda, se você quiser se diferenciar da concorrência, poderá expor também produtos relacionados às bebidas, como copos, porta-copos e até mesmo livros sobre a história da bebida.
Inclusive, hoje em dia é muito comum as marcas de cerveja oferecerem embalagens com uma ou duas versões da bebida e os copos com o logo da marca. Ou seja, pode ser o presente perfeito para os clientes.
Assim, o cliente conseguirá encontrar uma boa diversidade de produtos para compor uma cesta de presentes, por exemplo. Ou seja, além do cliente encontrar tudo o que procura para o presente de Natal, ele ainda gasta mais na sua loja.
E, se você quiser aumentar o ticket médio, ainda pode apostar em estratégias de cross merchandising. Ela tem como base a exposição de produtos que são adquiridos geralmente juntos pelo cliente próximo um do outro. Um exemplo bastante fácil de entender é o queijo ralado que fica exposto no mesmo corredor que as massas e molhos de tomate.
Brinquedos
Claro que não poderíamos deixar de falar sobre os brinquedos, que também são grandes campeões de vendas no Natal. Não apenas pelos pais que buscam dar um presente para os filhos, mas pelos tios e avós.
Claro que dentre os itens mais vendidos no Natal estão bonecas, carrinhos e brinquedos de montar. Entretanto, esse é um mercado que apresenta novidades todos os anos, geralmente no Dia das Crianças. Por isso, fique de olho para saber quais os itens que fizeram mais sucesso e como está a procura por esses itens na sua loja.
Assim, você saberá exatamente o que atrai a atenção do consumidor, o que pode te ajudar a vender mais, e o que pode ser colocado em promoção. Uma boa opção para conseguir aumentar as vendas na sua loja é oferecer descontos progressivos, já que muitos consumidores adquirem presentes para mais de uma criança.
Quer saber como aumentar as vendas da sua loja? Então confira o nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.
Eletrônicos
O próximo item na nossa lista de presentes mais vendidos no Natal são os eletrônicos. Celulares, smartwatches, tablets, e seus acessórios costumam ter um aumento na procura no final do ano.
Como esses são produtos mais caros, é normal que os consumidores fiquem de olho nos preços da Black Friday, depois da Cyber Monday e finalmente do Natal. Por isso, é importante ficar atento para quais promoções você fará para conseguir atrair os consumidores.
Neste caso, a maioria das pessoas está buscando os produtos com melhor custo-benefício. Ou seja, que tenham uma boa configuração, mas que não sejam tão caros para não comprometer o orçamento familiar. Ainda, se a sua loja possui um cartão em que seja possível parcelar a compra, então esse pode ser um atrativo e um diferencial interessante para o seu estabelecimento.
Calçados
Um dos últimos itens na nossa lista de presentes mais vendidos são os calçados. Dentre os mais procurados podemos citar tênis (dos mais variados modelos e para os mais diversos esportes), sapatos masculinos e femininos e até mesmo chinelos podem ser excelentes opções para presentear os amigos e familiares.
Por isso, se a sua loja trabalha nesse ramo ou tem a possibilidade de vender esses produtos, aposte nessa ideia. Mas, é preciso dizer que, caso o seu estabelecimento seja uma loja de variedade, por exemplo, então é melhor ficar com algum item que seja mais procurado e mais interessante, como é o caso dos chinelos.
Confira aqui como a CNS melhorou a experiência do cliente em suas lojas apenas personalizando a trilha sonora.
Alimentos
Sim, nós sabemos o que você pode estar pensando, mas os alimentos podem, sim, ser uma boa opção de presente de Natal. Não apenas para celebrar a ceia, mas também como um pequeno gesto de carinho, mostrando que você se lembrou daquela pessoa e decidiu comprar algo para ela.
Os alimentos podem ser relacionados ao Natal, como panetones. Atualmente, com tantas lojas que preparam versões gourmet do tradicional panetone, podem ser excelentes presentes. Sem falar nas opções importadas que muitas lojas oferecem.
Além disso, muitas pessoas optam por chocolates finos para presentear no Natal. Portanto, dependendo do ramo do varejo em que você atua, essa pode ser uma excelente opção de produto para disponibilizar durante o Natal.
Embalagens de presente
Bom, você já conhece a nossa lista de dicas de presentes mais vendidos no Natal e agora já pode preparar a sua loja para atender aos consumidores. Entretanto, não poderíamos finalizar esse artigo sem mencionar uma das partes essenciais no processo de presentear alguém que é a embalagem.
Assim como você, varejista, procura formas de melhorar a experiência do cliente, a embalagem de presente faz exatamente a mesma coisa. Isso porque a pessoa que será presenteada pode criar expectativas completamente diferentes dependendo da embalagem em que o produto estiver.
Por isso, vale a pena disponibilizar papéis de presente, fitas de diferentes larguras e cores, caixas de diferentes tamanhos e estampas, sacolas de presente, papel manteiga para embrulhar o produto, dentre outros. E, claro, você não pode esquecer dos cartões de Natal para acompanhar o presente.
Ofereça opções que estejam alinhadas com a personalidade e o tom de voz da sua marca, dentro deste universo, opte por alguns cartões mais descontraídos e outros com mensagens mais sérias.
Experiência do cliente: turbinando as vendas da sua loja
Claro que ter os produtos certos para conseguir atrair os clientes e aumentar as vendas da sua loja, você também deve ficar atento ao tipo de experiência que está oferecendo aos clientes. Afinal, se os consumidores não gostarem do atendimento, ou acharem que a loja é muito barulhenta ou bagunçada, eles provavelmente vão desistir da compra antes mesmo de conversar com um vendedor.
Por isso, cada detalhe importa na hora de conseguir aumentar as vendas e conquistar os consumidores. Ainda mais durante o Natal, em que todas as lojas do varejo, dos mais diferentes ramos, estarão disputando a atenção do consumidor e de olho no que a concorrência está fazendo.
Para não ficar para trás nessa corrida, é preciso planejar quais ações para melhorar a experiência do cliente serão implementadas. Mas, se você não sabe nem por onde começar, não se preocupe, a seguir vamos te contar como fazer isso.
Esteja no controle da programação musical da sua loja
No Natal, a música tem o poder de transformar a atmosfera da loja e criar uma experiência única para os clientes. Inclusive, aliada à decoração (que falaremos mais a seguir) ela pode ser o segredo para deixar a sua loja ainda mais atrativa para os clientes.
Mas, para isso, é essencial estar no controle da programação musical, já que assim você poderá escolher o que os seus consumidores vão escutar. Ainda, você pode preparar a trilha sonora de modo que ela reforce a identidade da sua marca e transmita a mensagem que você tem para passar aos consumidores.
Em datas especiais, como o Natal, você também poderá preparar uma trilha sonora sazonal, selecionando cuidadosamente cada uma das músicas natalinas. Não sabe quais músicas não podem faltar na sua playlist de Natal? Então clique aqui e receba a lista que preparamos com 40 músicas essenciais.
Vale a pena dizer que a música também é uma ótima ferramenta para criar uma conexão emocional, deixando o ambiente de compras mais agradável e confortável. Além disso, a música tem o poder de influenciar o comportamento dos consumidores, fazendo com que eles fiquem mais tempo na loja e comprem mais.
Entretanto, por mais que a música seja importantíssima para aumentar as vendas, muitos gestores, diante da correria do dia a dia, não dão a devida atenção à música ambiente, ou designam essa função para algum vendedor. E isso pode ser um grande problema, afinal, se eles escolherem as músicas erradas, as chances do cliente deixar a loja sem levar nada podem aumentar consideravelmente. Confira aqui como a música pode influenciar a sua loja.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Muito pelo contrário, a Listenx, empresa pioneira de music branding no país, possui um time de especialistas prontos para te ajudar. Confira ao final deste artigo como solicitar um teste gratuito e conferir de perto todas as vantagens de ter uma rádio indoor.
Prepare a sua equipe de vendas
Durante o Natal, a qualidade do atendimento ao cliente é crucial para alavancar as suas vendas. Para entender, basta lembrar das lojas que você recebeu um atendimento ruim. Provavelmente você não retornou a este estabelecimento e ainda pode ter compartilhado essa experiência ruim com conhecidos.
Como você não quer que isso aconteça na sua loja, é preciso investir em treinamentos para a sua equipe de vendas e mantê-la motivada. Assim, você conseguirá oferecer uma experiência mais agradável aos consumidores e até mesmo fidelizá-los.
Os treinamentos devem abordar técnicas de vendas, comunicação eficaz, conhecimento detalhado dos produtos em destaque, além de práticas para lidar com situações desafiadoras. Vendedores bem treinados têm mais segurança para conduzir as interações, indicar produtos que melhor se adequam à necessidade dos clientes, demonstrarem profissionalismo e segurança. Tudo isso aumenta as chances do cliente efetuar a compra.
Como falamos, manter a equipe motivada durante esse período também é fundamental. Lembre-se que a sua equipe provavelmente terá mais trabalho, por isso, é essencial que eles saibam quais são os objetivos e quais serão as recompensas de alcançá-lo.
Algumas formas de fazer isso é com o reconhecimento pelo bom desempenho, metas alcançáveis, incentivos e feedback construtivo são estratégias que impulsionam o engajamento e o comprometimento dos vendedores. E, claro, não se esqueça de celebrar as vitórias individuais e em equipe.
Faça uma decoração atrativa e que reforce a identidade da marca
A decoração de Natal na sua loja também desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera acolhedora para os clientes. E, com a magia do Natal, essa pode caprichar na decoração pode ser uma oportunidade única para atrair a atenção dos consumidores, e reforçar a identidade da sua marca.
Claro que, ao decorar a sua loja, é essencial manter a temática natalina, entretanto, com um toque de criatividade você conseguirá refletir a essência do negócio, deixando o estabelecimento ainda mais atrativo. Lembre-se, na hora de decorar, cada elemento conta e são os detalhes que fazem uma grande diferença.
Além disso, a iluminação adequada também é um aspecto crucial da decoração natalina. Escolher o tipo de iluminação ambiente poderá mudar completamente o modo como os clientes se sentem quando estão na sua loja e, consequentemente, a experiência de compras deles.
Por exemplo, as luzes em tons amarelados e indiretas trazem um clima acolhedor e sofisticado, enquanto cores quentes e elementos decorativos alusivos ao Natal ajudam a despertar o espírito festivo dos clientes. Já as luzes brancas e diretas criam um ar mais moderno, e quando as cores quentes deixam o ambiente mais alegre.
Uma última dica com relação à decoração é o cuidado para que ela não atrapalhe a visualização dos produtos, principalmente na vitrine, e também não dificulte a circulação dos clientes pela loja. Assim, você garante um ambiente convidativo, no qual o cliente se sente bem e tem vontade de voltar.
Reproduza anúncios na sua rádio indoor
Já falamos da importância da música para conseguir obter bons resultados na sua loja durante o Natal. Mas, já que você vai ter uma rádio reproduzindo a playlist natalina, que tal aproveitar ao máximo o potencial da rádio?
Você pode criar anúncios divulgando promoções e novidades da loja para o Natal. Além disso, os anúncios também podem falar sobre as vantagens do cliente comprar com você, ou outros serviços aos quais ele pode ter acesso.
Assim, você estará mantendo os consumidores informados sobre tudo o que acontece na sua loja sem correr o risco do vendedor esquecer de mencionar algo. Mesmo porque, o Natal é uma época com muito movimento e nem sempre o vendedor terá tempo ou conseguirá se lembrar de todas as campanhas ou detalhes de serviços.
Portanto, não se arrisque, prepare a programação da rádio adiantada e garanta que o cliente fique informado. Lembre-se, pequenas ações podem fazer uma grande diferença e deixar o cliente à vontade durante as compras.
Se você quiser conhecer outras estratégias e ações que podem ser realizadas para encantar os clientes, acesse o nosso blog e confira outros artigos.
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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
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