Por Nayara Santos em 31.10.2023

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais.

Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar o movimento da loja e fidelizar os consumidores. Incrível, não é mesmo?

Entretanto, é natural que algumas dúvidas surjam. A seguir elencamos as mais comuns para responder. Não deixe de conferir a nossa dica bônus sobre som ambiente ao final deste artigo. Boa leitura!

Principais dúvidas sobre som ambiente nas lojas

Ao falarmos de ferramentas que podem ser implementadas na loja para te ajudar a ter melhores resultados, é natural ficar um pouco desconfiado. Com isso, as dúvidas surgem é essencial esclarecê-las antes de implementar o som ambiente na loja. 

Então, vamos a elas!

1. É verdade que as lojas aumentam as vendas com o uso do som ambiente?

Com certeza! Não apenas o som ambiente afeta diretamente a vontade de comprar do consumidor, pois é uma das formas de estimular o público emocionalmente, mas também faz com que ele se sinta mais confortável comprando na sua loja. 

Inclusive, essa é uma das principais estratégias de marketing sensorial que são adotadas pelas empresas, nos mais diferentes ramos do varejo. Afinal, é possível adaptá-la aos mais diferentes públicos e negócios, basta apenas trocar a trilha sonora. 

Portanto, não é incomum encontrar farmácias, restaurantes, lojas de roupas, de rações para animais, shopping center e supermercados com música ambiente. Inclusive, reproduzir música no estabelecimento é algo que vem sendo cada vez mais utilizado no varejo.

Quando você consegue escolher a playlist certa para a sua loja, o tempo de permanência dos clientes na loja aumenta (cerca de 35% dos clientes tendem a passar mais tempo comprando). E o resultado disso é que, o cliente terá mais tempo para conferir os produtos que você vende, e decidir se vai comprar algo ou não. 

Estudos mostram que 14% dos clientes compram mais quando a música é agradável. Na era da experiência no varejo, conseguir oferecer um ambiente de compras agradável para os seus clientes pode ser um grande diferencial da sua loja. 

Isso porque os consumidores buscam se relacionar com marcas com as quais eles realmente se identificam. E, a música, é uma das formas de conseguir estreitar esses laços e criar uma certa conexão com o cliente.

Entretanto, para que essa estratégia funcione, é essencial que você escolha a trilha sonora certa. Isso inclui saber o que o seu cliente gosta de ouvir (bandas, artistas, músicas, ritmos), combinando isso com a identidade que a sua marca possui. Assim, você agrada ao consumidor, ao mesmo tempo em que reforça a identidade da sua marca.

2. Alto ou baixo, qual é o volume ideal do som ambiente na minha loja?

Depende. Isso porque, se por um lado, um ambiente muito barulhento pode fazer com que o consumidor se sinta em um ambiente desagradável e saia da loja. Também poderá prejudicar o trabalho dos colaboradores que ficam no estabelecimento por muitas horas, deixando-os irritados e distraídos.

Por outro lado, se o volume da música ambiente for baixo demais, os clientes não conseguirão ouvir a música. Inclusive, a música poderá se misturar com sons externos e quase não ser percebido. Ou seja, todo o empenho destinado a tornar o som ambiente uma ferramenta para aumentar as vendas da sua loja terá sido à toa. 

Portanto, o ideal é não exagerar demais, mas também não utilizar um som ambiente para loja em um volume muito baixo. Procure manter a música um pouco mais alta do que o tom de conversa dos clientes.


Além disso, considere também quem é o seu cliente! Um público mais jovem pode ter uma tolerância maior ao volume alto, enquanto faixas etárias maiores costumam se sentir à vontade com algo mais suave. O mesmo vale para os seus colaboradores que atendem os clientes.

Aqui vale uma dica importante, o som ambiente precisa ter um volume adequado em todas as áreas da loja. Por exemplo, em uma loja de roupas, o ponto de venda é uma área com maior circulação de pessoas e mais gente conversando, sem falar que pode ter interferência de sons externos. Portanto, precisa de um volume mais alto.

Entretanto, nos provadores isso muda, já que menos pessoas estarão circulando e menos pessoas conversando. Ou seja, essa é uma área que requer um volume de música mais baixo.

Neste caso, o ideal é que você tenha um sistema de controle de som ambiente para lojas que permita selecionar diferentes volumes para diferentes áreas. E, sempre que ficar na dúvida, pergunte aos clientes e aos colaboradores o que eles estão achando do volume da música.

3. E as canções de sucesso? Devo usar os hits do momento para aumentar minhas vendas?

Isso vai depender muito do seu negócio, ou seja, do seu público-alvo e da identidade da sua marca. Em algumas lojas, como as que trabalham com produtos mais sofisticados e de valor mais elevado, o ideal é que você evite os hits do momento, já que muito provavelmente os seus clientes não se identificam com esse tipo de música.

E, se o consumidor não se identifica com a trilha sonora, então você corre um sério risco de ter quedas no ticket médio quando se espera justamente o oposto. Isso acontece porque, cerca de 44% dos consumidores afirmam que deixam a loja sem comprar nada quando a música não é agradável.

Em outros estabelecimentos, como em lojas que vendem produtos mais populares, é perfeitamente cabível utilizar as canções de sucesso para criar uma ambientação que seja mais interessante para esse público. Por isso, é importante reforçar que, a escolha das músicas que farão parte da sua playlist depende do seu público e da identidade da sua marca.

No nosso primeiro exemplo, provavelmente você poderia escolher músicas clássicas ou então jazz para criar a atmosfera de compras ideal. Já no segundo caso, os hits do momento podem cumprir o papel de oferecer ao cliente o ambiente desejado.

Por isso, o mais indicado é usar músicas que criem uma atmosfera agradável na loja, uma ambientação, mas sem chamar demais a atenção para si. Sem falar que é preciso conhecer bem o seu público e escolher a playlist que mais tenha a cara dele. Assim, os clientes relaxarão sem se distrair e você poderá alavancar suas vendas!

4. É uma boa ideia sintonizar estações de rádio convencionais na loja?

Com certeza, não! Inclusive, esse é um erro bastante comum de quem deseja ter som ambiente na loja, mas que acaba não pesquisando muito sobre o assunto. Ao sintonizar estações de rádio, sua loja fica sujeita a uma série de desvantagens. 

Podemos começar falando da seleção musical feita pela rádio, que não leva em conta qual o seu tipo de cliente, e o que ele vai gostar de escutar. Ou sequer se a identidade da sua loja combina com o que está sendo reproduzido.

Sem falar que você ainda corre o risco de expor o consumidor a uma variação muito grande de estilos musicais e intervalos comerciais, o que pode acabar sendo prejudicial à experiência de compra e até fazer com que ele deixe sua loja. Ou pior, ele pode acabar ouvindo alguma propaganda da concorrência e acabar decidindo comprar em outro lugar.

Por isso, resista à tentação de utilizar rádios convencionais, e tenha uma rádio personalizada na sua loja. Essa é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conseguir oferecer aos seus clientes a experiência que eles merecem.

5. Posso pedir para os meus funcionários escolherem a trilha sonora da loja?

Essa é outra dúvida comum é um dos erros que muitos varejistas cometem. Afinal, parece bem mais simples delegar essa tarefa para alguns funcionários. Entretanto, você estará correndo um risco tão grande quanto o de utilizar as rádios convencionais.

Imagine que esse funcionário preparou uma playlist incrível para ele escutar enquanto trabalha. Ou seja, apenas as músicas que ele mais gosta foram incluídas na trilha sonora, sem levar em consideração o gosto musical dos seus clientes e muito menos a mensagem que a sua marca quer passar.

Isso vale também para os gestores que se aventuram em preparar a playlist da loja e acabam focando nas músicas que gostam de ouvir. Como você não quer perder clientes e nem passar uma impressão errada, tome muito cuidado.

O mais indicado é ter a ajuda de quem entende de música para negócios, como a Listenx. Há mais de 20 anos no mercado ela já ajudou mais de 11 mil clientes a implementar som ambiente de qualidade. Confira aqui alguns dos cases de sucesso para saber como a música ajudou algumas marcas conhecidas a se destacar.

6. Os anúncios também fazem parte do som ambiente?

Sim, eles também podem ser incluídos nessa estratégia de marketing. Isso porque, com uma rádio indoor personalizada você poderá preparar os anúncios que serão veiculados entre as músicas.

Aliás, essa pode ser uma excelente forma de influenciar o cliente em um dos momentos de compra mais decisivos, ou seja, quando eles estão na loja. Basta lembrar da última vez que você foi ao supermercado e ouviu um anúncio de uma promoção relâmpago. 

Provavelmente você ficou curioso para conferir a promoção de perto. Mais do que isso, você pode ter decidido aproveitar a promoção, mesmo que aquela compra não estivesse nos seus planos. 

Você pode se utilizar da mesma estratégia na sua loja. Mesmo porque, claro que alguns consumidores vão à loja apenas para aproveitar uma determinada promoção. Entretanto, muitos podem nem sequer saber quais os produtos que estão com preços mais baixos.

Portanto, apostar na reprodução de anúncios ao longo da programação musical pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Sem falar que eles também são um canal de comunicação com os consumidores. Já que você poderá divulgar horário de funcionamento da loja, novidades, inauguração de novas lojas, dentre muitos outros.

Ficou interessado? Então confira abaixo como solicitar o seu teste gratuito e conferir todas as vantagens de ter uma rádio para chamar de sua na sua loja.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como funciona a rádio online? Veja se é a melhor opção

As rádios online revolucionaram o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas. Mas, essa revolução chegou também às empresas do varejo que utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado.  Com o passar do tempo, a rádio online passou a ser uma ferramenta essencial na vida das pessoas e…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente

Você sabe como conquistar clientes e fidelizá-los? Conhece as ferramentas para isso e os benefícios que investir em estratégias que tenham esse foco poderá trazer para a sua empresa? Se não sabe não tem problema, você está no lugar certo para descobrir mais sobre como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente. Uma ferramenta importantíssima…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los. As…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos