Por Nayara Santos em 12.02.2020

Como melhorar a comunicação com o cliente?

Por Nayara Santos em 12.02.2020

Para construir uma boa comunicação com o cliente, o diálogo com os vendedores no ponto de venda não deve ser a única forma de contato. Apesar dele ser muito importante, é preciso conhecer as diversas técnicas que existem e que podem melhorar muito o relacionamento entre empresa e consumidores, gerando mais vendas e fidelização.

A comunicação com o cliente acontece em vários processos, seja durante a fase de encantamento, no momento da venda ou no pós-venda. É necessário atenção nessas etapas e sempre se colocar no lugar do consumidor: a empatia é o segredo para qualquer atendimento de sucesso.

Confira, agora, algumas maneiras de aprimorar sua comunicação com o cliente e conquistar ainda mais resultados! Boa leitura!

Tenha uma central de atendimento

É interessante disponibilizar mais canais de contato com os clientes. Com uma central de atendimento que possa fazer a interface com o consumidor de forma omnichannel, com presenças em diversos meios e mídias de comunicação, o seu negócio se posiciona como referência em visão de cliente. Isso porque o primeiro passo para otimizar suas vendas e fortalecer a sua marca é ouvi-los e entregar soluções para seus problemas.

Esteja presente nas Redes sociais

Segundo uma pesquisa divulgada pelo relatório Digital In 2019, o Brasil conta com mais de cento e quarenta milhões de usuários ativos nas redes sociais. Isso significa que a maioria dos consumidores já usa a internet em seu dia a dia, seja em casa ou por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Com as mídias sociais, o público entra em contato com seus conhecidos e com empresas que admiram.

Se sua empresa ainda não está nesse ambiente, vale a pena investir nessa forma de comunicação, pois, ela permite não só fazer divulgação como também ouvir o cliente. Hoje são diversas redes que fazem sucesso com o público, como Facebook e Instagram, por exemplo. Basta descobrir em qual rede seus clientes estão e começar agora mesmo a utilizá-las.

Faça sempre pesquisas de satisfação

Acima falamos sobre a importância de ter um atendimento omnichannel e uma central de atendimento, mas, para que essas estratégias funcionem da melhor forma possível, é necessário conhecer quais são as dores dos clientes na experiência com a sua marca. A sua equipe de atendimento pode escutar os problemas nos processos, mas isso não é suficiente.

É preciso realizar o apanhado desses dados e consolidá-los em informações que serão usadas de forma estratégica e preditiva, para corrigir falhas e evitar outras. Por isso, o uso de pesquisas de satisfação do cliente deve ser parte da rotina no seu processo de atendimento ao cliente como uma ferramenta essencial para o sucesso do negócio.

Existem vários tipos de pesquisas de satisfação que você pode aplicar, mas a mais popular por sua eficácia é a NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor). Ela funciona com algumas perguntas que avaliam o seu negócio de 0 a 10, sendo que a última pergunta é se o cliente indicaria o negócio para amigos e familiares. As notas 9 e 10 são consideradas promotoras da marca, enquanto as 7 e 8 são neutras e as abaixo de 8 são conhecidas como detratores.

Crie uma caixa para sugestões

Uma ação muito simples, porém, eficaz para melhorar a comunicação com o cliente é disponibilizar uma caixa de sugestões. Ela é um canal que permite um feedback mais rápido e fiel: a experiência do cliente com a sua marca está fresca em sua memória. É importante que ela fique em um local mais distante dos atendentes, para que o consumidor se sinta à vontade para escrever suas sugestões, críticas e elogios ao seu negócio.

Tenha um setor focado no pós-venda

O setor de pós-venda é tão importante quanto qualquer outro na experiência do cliente. É com ele que o seu negócio consegue fidelizar o consumidor. Muitas empresas se preocupam em converter vendas e não em manter os clientes fiéis ao seu negócio. É preciso lembrar que a jornada do cliente no funil de vendas é longa e é necessário empregar uma série de recursos para conseguir fechar uma única venda.

Com uma área voltada para a comunicação com o cliente, a sua empresa atua de forma preditiva, além de fortalecer a percepção positiva do consumidor em relação a sua marca. Outro ponto interesse é que, a partir da fidelização, seus clientes se tornam promotores, ou evangelizadores, do seu negócio. A promoção feita por quem consome a sua marca é muito mais potente do que qualquer outra estratégia de marketing.

Aposte na utilização de aplicativos

Uma tendência que está se fortalecendo é o uso de aplicativos próprios para a interação com o cliente. Eles podem permitir uma série de funcionalidades, como divulgar informações de contato da empresa, comunicar produtos novos e preços, falar de promoções, coletar dados dos clientes, responder suas dúvidas e, em muitos casos, até realizar vendas no próprio app.

Planeje as ações de comunicação

Antes de selecionar os meios que serão usados para fortalecer a comunicação com o cliente, faça um estudo prévio. É importante traçar objetivos antes de fazer os investimentos, para saber com clareza quais são as ferramentas mais indicadas para a empresa. Assim, a ações não serão feitas apenas por fazer: em vez disso, serão adotadas estratégias que possam trazer resultados em vendas.

Cuide da imagem do ponto de venda

Ter na loja uma boa sinalização e material promocional e publicitário é algo que pode impactar muito bem as vendas. Além de deixar a loja mais bonita e organizada, esse tipo de material ajuda a dividi-la em sessões, mostrando onde está o caixa, os banheiros, o balcão de informações, entre outros setores.

Ele pode ainda informar a respeito de produtos novos e seus valores, além de divulgar eventuais promoções. Isso tudo permite que o cliente consiga diversas informações de uma forma mais prática e fácil, sem precisar chamar os vendedores e perguntar. A padronização do layout do ponto de venda (PDV) é essencial para fortalecer a identidade da sua marca e a percepção dos clientes em relação a ela.

Use um serviço de Marketing Sensorial

Falando em padronização, você sabia que a música do ambiente faz parte da identidade do seu negócio? Além disso, ela faz parte de um estratégia conhecida como marketing sensorial que atua na criação de elo emocional entre o cliente e a sua marca. Por meio do estímulo aos sentidos, essa vertente do marketing é muito eficiente no encantamento de clientes e no fortalecimento do posicionamento de marca.

Uma rádio dentro da loja pode ser uma ferramenta interessante de comunicação com o cliente. Ela permite criar um bom clima, tocando músicas que tenham tudo a ver com o cliente e os produtos, além de estimular as vendas e possibilitar transmitir informações a todos ali presentes.

Como você pode perceber, não existem limites na hora de selecionar os meios para realizar a comunicação com o cliente. Basta pensar nas necessidades da sua empresa, no comportamento do seu público-alvo e escolher as modalidades mais adequadas. Para ter ações mais certeiras é importante lembrar que você pode contar com empresas especializadas em encantamento de clientes, principalmente, para o varejo.

Se você curtiu o nosso post e quer receber mais informações, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Esperamos por você lá!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como melhorar as vendas no varejo de uma vez por todas? Saiba aqui!

Em meio às crises ou como plano de crescimento, toda empresa quer aumentar e manter os lucros. Cada segmento exige diferentes abordagens para que isso aconteça, e o varejo traz desafios próprios. Saber como melhorar as vendas no varejo é um diferencial para o seu negócio e pode fazer uma grande diferença no fluxo de…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Qual a Importância do Treinamento dos Vendedores de uma Empresa?

Neste artigo você poderá conferir o que é e qual é a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa para otimizar a performance dos seus colaboradores.

Por Nayara Santos em 31.05.2022

5 Formas de anunciar um produto: conheça as opções

Escolher as melhores formas de anunciar um produto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Isso porque quando você anuncia um produto utilizando a mídia correta, de uma forma que realmente consiga atrair a atenção dos clientes, a possibilidade do cliente fechar negócio com você aumenta consideravelmente.  Por…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

ListenX: o que faz para aumentar as vendas da sua empresa?

Segundo o famoso filósofo grego Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Se te contarmos que ela também ajuda o seu negócio a vender mais, você acredita? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, a música tem o…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Gatilho mental: saiba como aplicar de maneira eficiente

Não é novidade para os profissionais de marketing que para as empresas se destacarem no mercado é preciso inovar na forma de vender. Afinal, o aumento das vendas está relacionada ao sucesso e crescimento do negócio. Por sua vez, para vender mais é preciso que as empresas sejam convincentes, ninguém compra um produto ou serviço…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como estruturar um relatório gerencial no varejo?

Quem trabalha no comércio varejista sabe da importância de ter todas as informações acerca do negócio metrificadas, para que as tomadas de decisões sejam feitas corretamente e com base em dados reais. O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante, nesse sentido. Apesar da relevância da ferramenta, muitos lojistas têm dúvidas sobre como estruturar um…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos