Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento.
Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca, no qual você pode ficar imerso enquanto faz compras. Um dos elementos importantíssimo nesse processo de ambientação da loja é a música, já que ela ajuda a criar uma identidade sonora para a sua marca.
Ter a música certa na sua loja pode ser a melhor forma de se destacar da concorrência e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Neste artigo vamos te contar mais sobre a relação entre a música e a identidade da sua marca, e a diferença que isso pode fazer no sucesso do seu negócio. Confira!
O que é music branding?
Quando falamos de música e identidade de marca é essencial falarmos sobre music branding. De forma simplificada, esse ramo do marketing consiste em traduzir a essência da marca por meio da música, desenvolvendo uma identidade sonora para o negócio.
Da mesma forma que o logo e a decoração da loja, a música também contribui para o reconhecimento e a diferenciação em relação aos concorrentes. O music branding ajuda a melhorar a posição da marca, beneficiando a percepção de valor que a empresa tem em seu nicho de atuação.
Mas, precisamos dizer que o music branding é muito mais do que simplesmente selecionar um conjunto de músicas e colocá-las para tocar de fundo na loja. Seu conceito abrange estudos comportamentais dos consumidores para que as melhores escolhas sejam feitas com a intenção de transmitir determinadas sensações ou mensagens.
Ou seja, é preciso escolher ou elaborar uma playlist com um tema ou objetivo definidos. Playlists aleatórias podem acabar não se comunicando com o seu público, não transmitindo a mensagem certa e arruinando as suas vendas.
O que música e identidade de marca têm a ver e por que é importante se preocupar com essa questão?
Assim como todos os aspectos visuais de uma marca são pensados para representar os valores da marca e para se conectar com o público-alvo, a música tem o papel de carregar a personalidade de uma empresa. Todos os detalhes da loja devem ser pensados desde as primeiras etapas de sua concepção, tais como:
- Decoração;
- Vitrine;
- Ambientação para datas comemorativas;
- Disposição dos móveis;
- Layout do estabelecimento;
- Cheiro do interior do ponto de venda;
- Fachada da loja;
- Uniforme dos funcionários;
- Música, é claro!
Todos esses pontos devem constar no seu plano de negócios, além de muitos outros que são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, não deixe a música em segundo plano, escolha as trilhas sonoras certas e você perceberá a diferença.
Por que devo investir em music branding?
A sonorização ambiente faz parte do marketing sensorial, cujo objetivo é envolver o consumidor em um ambiente de compras diferenciado através de estímulos sensoriais. Em outras palavras, escolher a iluminação, a aromatização, a decoração, quais itens podem ser testados e a música.
A seguir, focaremos no poder da música, mas você pode conferir todos os detalhes dessa estratégia no nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Gerar identificação com a marca
Ao andar por uma loja com música ambiente, é muito comum se deparar com um cliente cantarolando o que está tocando de fundo. Isso acontece porque as pessoas se identificam com a música e ficam mais à vontade no local.
Inclusive, 36% dos consumidores afirmam que a música deve combinar com o perfil da marca. Além disso, empresas que reproduzem músicas que combinam com a identidade da marca, tem 96% mais chance de serem lembradas pelos clientes.
Cria laços com os consumidores
Cada vez mais os consumidores buscam se relacionar com as marcas de modo mais próximo, buscando empresas que tenham as mesmas visões e gostos que eles. A música é uma forma de conseguir isso, afinal, quem nunca criou algum laço de amizade por causa da música?
Por isso, é essencial investir em trilhas sonoras que ajudam a criar esses laços, especialmente as playlists personalizadas. A ideia aqui é transformar o público em fãs que voltarão à loja após a primeira experiência de compra.
Vale a pena lembrar que essa não é a única forma de criar esse laço. Neste caso, o atendimento também tem um papel importantíssimo. Para saber mais sobre como agradar o cliente, confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
Define uma personalidade para a sua marca
Assim como acontece com os nossos gostos musicais, quando falamos em branding, a música também ajuda a definir a personalidade e o estilo do negócio. Isso é essencial para que você consiga atrair o público certo para a sua loja.
Além disso, ao ter uma personalidade, os consumidores também conseguem se conectar com a sua marca mais facilmente. Precisamos apenas destacar que a identidade sonora deve ser condizente com o tom de voz utilizado, e a forma como você se comunica com os clientes em cada uma das plataformas e canais de compras.
Proporciona uma melhor experiência aos clientes
Da mesma maneira que um ambiente com música desagradável é capaz de repelir os clientes (aliás, 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente quando a música é ruim), uma loja com som ambiente agradável proporciona uma experiência melhor para os consumidores.
Isso faz com que aqueles bons momentos fiquem gravados na memória do cliente e ele se lembre da sua loja com bons sentimentos. Aliás, essa boa lembrança não apenas faz o consumidor querer retornar ao estabelecimento, mas também o indica para outros consumidores.
Une outras estratégias sensoriais e de marketing
Como mencionamos anteriormente, a música ajuda a integrar outras estratégias de marketing. Ou seja, se você tem como proposta uma marca que transmite modernidade e leveza, ter uma música eletrônica mais suave pode ser a melhor escolha.
Mas, provavelmente, a melhor forma de explicar como ela ajuda nessa integração é durante os períodos sazonais. Normalmente os varejistas fazem o planejamento da decoração da loja e das promoções para as datas comemorativas, como o Dia das Mães.
Desta forma, assim que o cliente entra no estabelecimento, ele não apenas irá se deparar com uma decoração incrível e ofertas especiais, mas também com a trilha sonora preparada exclusivamente para a data. Entendeu como é possível criar um ambiente de compras único e oferecer sempre o melhor para os seus clientes?
Music branding com mais eficiência quando desenvolvido por profissionais
Se você chegou até aqui provavelmente deve estar se perguntando se fazer a trilha sonora é algo difícil. Não diríamos que é difícil, mas é preciso muito critério e uma análise minuciosa de diversos aspectos da sua loja, clientes e marca.
Por isso, a melhor opção é ter profissionais experientes em música e comunicação para negócios para te ajudar nesta tarefa. Assim, além de não perder tempo, você também não perde dinheiro tentando acertar.
A Listenx tem mais de 20 anos de experiência no mercado de music branding brasileiro e uma taxa de satisfação do cliente de mais de 95% em cada atendimento. Com o nosso time de especialistas você pode montar a programação musical da sua loja com as playlists já montadas, ou optar por ter uma playlist criada exclusivamente para a sua marca.
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Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
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