Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento.

Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca, no qual você pode ficar imerso enquanto faz compras. Um dos elementos importantíssimo nesse processo de ambientação da loja é a música, já que ela ajuda a criar uma identidade sonora para a sua marca.

Ter a música certa na sua loja pode ser a melhor forma de se destacar da concorrência e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Neste artigo vamos te contar mais sobre a relação entre a música e a identidade da sua marca, e a diferença que isso pode fazer no sucesso do seu negócio. Confira!

O que é music branding?

Quando falamos de música e identidade de marca é essencial falarmos sobre music branding. De forma simplificada, esse ramo do marketing consiste em traduzir a essência da marca por meio da música, desenvolvendo uma identidade sonora para o negócio.

Da mesma forma que o logo e a decoração da loja, a música também contribui para o reconhecimento e a diferenciação em relação aos concorrentes. O music branding ajuda a melhorar a posição da marca, beneficiando a percepção de valor que a empresa tem em seu nicho de atuação.

Mas, precisamos dizer que o music branding é muito mais do que simplesmente selecionar um conjunto de músicas e colocá-las para tocar de fundo na loja. Seu conceito abrange estudos comportamentais dos consumidores para que as melhores escolhas sejam feitas com a intenção de transmitir determinadas sensações ou mensagens. 

Ou seja, é preciso escolher ou elaborar uma playlist com um tema ou objetivo definidos. Playlists aleatórias podem acabar não se comunicando com o seu público, não transmitindo a mensagem certa e arruinando as suas vendas.

O que música e identidade de marca têm a ver e por que é importante se preocupar com essa questão?

Assim como todos os aspectos visuais de uma marca são pensados para representar os valores da marca e para se conectar com o público-alvo, a música tem o papel de carregar a personalidade de uma empresa. Todos os detalhes da loja devem ser pensados desde as primeiras etapas de sua concepção, tais como:

  • Decoração;
  • Vitrine;
  • Ambientação para datas comemorativas;
  • Disposição dos móveis;
  • Layout do estabelecimento;
  • Cheiro do interior do ponto de venda;
  • Fachada da loja;
  • Uniforme dos funcionários;
  • Música, é claro!

Todos esses pontos devem constar no seu plano de negócios, além de muitos outros que são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, não deixe a música em segundo plano, escolha as trilhas sonoras certas e você perceberá a diferença.

Por que devo investir em music branding?

A sonorização ambiente faz parte do marketing sensorial, cujo objetivo é envolver o consumidor em um ambiente de compras diferenciado através de estímulos sensoriais. Em outras palavras, escolher a iluminação, a aromatização, a decoração, quais itens podem ser testados e a música. 

A seguir, focaremos no poder da música, mas você pode conferir todos os detalhes dessa estratégia no nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Gerar identificação com a marca

Ao andar por uma loja com música ambiente, é muito comum se deparar com um cliente cantarolando o que está tocando de fundo. Isso acontece porque as pessoas se identificam com a música e ficam mais à vontade no local.

Inclusive, 36% dos consumidores afirmam que a música deve combinar com o perfil da marca. Além disso, empresas que reproduzem músicas que combinam com a identidade da marca, tem 96% mais chance de serem lembradas pelos clientes.

Cria laços com os consumidores

Cada vez mais os consumidores buscam se relacionar com as marcas de modo mais próximo, buscando empresas que tenham as mesmas visões e gostos que eles. A música é uma forma de conseguir isso, afinal, quem nunca criou algum laço de amizade por causa da música?

Por isso, é essencial investir em trilhas sonoras que ajudam a criar esses laços, especialmente as playlists personalizadas. A ideia aqui é transformar o público em fãs que voltarão à loja após a primeira experiência de compra.

Vale a pena lembrar que essa não é a única forma de criar esse laço. Neste caso, o atendimento também tem um papel importantíssimo. Para saber mais sobre como agradar o cliente, confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Define uma personalidade para a sua marca

Assim como acontece com os nossos gostos musicais, quando falamos em branding, a música também ajuda a definir a personalidade e o estilo do negócio. Isso é essencial para que você consiga atrair o público certo para a sua loja.

Além disso, ao ter uma personalidade, os consumidores também conseguem se conectar com a sua marca mais facilmente. Precisamos apenas destacar que a identidade sonora deve ser condizente com o tom de voz utilizado, e a forma como você se comunica com os clientes em cada uma das plataformas e canais de compras.

Proporciona uma melhor experiência aos clientes

Da mesma maneira que um ambiente com música desagradável é capaz de repelir os clientes (aliás, 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente quando a música é ruim), uma loja com som ambiente agradável proporciona uma experiência melhor para os consumidores.

Isso faz com que aqueles bons momentos fiquem gravados na memória do cliente e ele se lembre da sua loja com bons sentimentos. Aliás, essa boa lembrança não apenas faz o consumidor querer retornar ao estabelecimento, mas também o indica para outros consumidores.

Une outras estratégias sensoriais e de marketing

Como mencionamos anteriormente, a música ajuda a integrar outras estratégias de marketing. Ou seja, se você tem como proposta uma marca que transmite modernidade e leveza, ter uma música eletrônica mais suave pode ser a melhor escolha.

Mas, provavelmente, a melhor forma de explicar como ela ajuda nessa integração é durante os períodos sazonais. Normalmente os varejistas fazem o planejamento da decoração da loja e das promoções para as datas comemorativas, como o Dia das Mães

Desta forma, assim que o cliente entra no estabelecimento, ele não apenas irá se deparar com uma decoração incrível e ofertas especiais, mas também com a trilha sonora preparada exclusivamente para a data. Entendeu como é possível criar um ambiente de compras único e oferecer sempre o melhor para os seus clientes?

Music branding com mais eficiência quando desenvolvido por profissionais

Se você chegou até aqui provavelmente deve estar se perguntando se fazer a trilha sonora é algo difícil. Não diríamos que é difícil, mas é preciso muito critério e uma análise minuciosa de diversos aspectos da sua loja, clientes e marca.

Por isso, a melhor opção é ter profissionais experientes em música e comunicação para negócios para te ajudar nesta tarefa. Assim, além de não perder tempo, você também não perde dinheiro tentando acertar.

A Listenx tem mais de 20 anos de experiência no mercado de music branding brasileiro e uma taxa de satisfação do cliente de mais de 95% em cada atendimento. Com o nosso time de especialistas você pode montar a programação musical da sua loja com as playlists já montadas, ou optar por ter uma playlist criada exclusivamente para a sua marca.

Não perca mais tempo, comece a encantar os consumidores agora mesmo. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo? A música é, provavelmente, a estratégia…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para loja de shopping: destaque-se da concorrência

 O uso da música em ambientes públicos passa longe de ser uma novidade. Antigamente, os elevadores utilizavam melodias e arranjos suaves para embalar o trajeto e deixar as pessoas mais calmas. Com o passar do tempo, as chamadas “músicas de elevador” passaram a ser sinônimo de algo antiquado e fora de moda.  Entretanto, engana-se…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Trilha Sonora: conheça os diferenciais da ListenX

Você sabia que existem empresas que ajudam a montar a trilha sonora para o seu negócio? Que elas oferecem diferentes playlists para cada momento de compra, bem como a possibilidade de ter uma trilha sonora feita exclusivamente para a sua marca? Não? Então chegou o momento de mudar isso e conhecer quem pode te ajudar…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é ECAD? Tudo o que você precisa saber sobre

Se você está pensando em implementar uma estratégia musical na sua loja, então precisa saber o que é o ECAD e como ele funciona. A sigla significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e tem como função facilitar o pagamento e a distribuição dos direitos autorais. Portanto, o ECAD é o órgão responsável pela arrecadação…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los. As…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos