Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento.

Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca, no qual você pode ficar imerso enquanto faz compras. Um dos elementos importantíssimo nesse processo de ambientação da loja é a música, já que ela ajuda a criar uma identidade sonora para a sua marca.

Ter a música certa na sua loja pode ser a melhor forma de se destacar da concorrência e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Neste artigo vamos te contar mais sobre a relação entre a música e a identidade da sua marca, e a diferença que isso pode fazer no sucesso do seu negócio. Confira!

O que é music branding?

Quando falamos de música e identidade de marca é essencial falarmos sobre music branding. De forma simplificada, esse ramo do marketing consiste em traduzir a essência da marca por meio da música, desenvolvendo uma identidade sonora para o negócio.

Da mesma forma que o logo e a decoração da loja, a música também contribui para o reconhecimento e a diferenciação em relação aos concorrentes. O music branding ajuda a melhorar a posição da marca, beneficiando a percepção de valor que a empresa tem em seu nicho de atuação.

Mas, precisamos dizer que o music branding é muito mais do que simplesmente selecionar um conjunto de músicas e colocá-las para tocar de fundo na loja. Seu conceito abrange estudos comportamentais dos consumidores para que as melhores escolhas sejam feitas com a intenção de transmitir determinadas sensações ou mensagens. 

Ou seja, é preciso escolher ou elaborar uma playlist com um tema ou objetivo definidos. Playlists aleatórias podem acabar não se comunicando com o seu público, não transmitindo a mensagem certa e arruinando as suas vendas.

O que música e identidade de marca têm a ver e por que é importante se preocupar com essa questão?

Assim como todos os aspectos visuais de uma marca são pensados para representar os valores da marca e para se conectar com o público-alvo, a música tem o papel de carregar a personalidade de uma empresa. Todos os detalhes da loja devem ser pensados desde as primeiras etapas de sua concepção, tais como:

  • Decoração;
  • Vitrine;
  • Ambientação para datas comemorativas;
  • Disposição dos móveis;
  • Layout do estabelecimento;
  • Cheiro do interior do ponto de venda;
  • Fachada da loja;
  • Uniforme dos funcionários;
  • Música, é claro!

Todos esses pontos devem constar no seu plano de negócios, além de muitos outros que são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, não deixe a música em segundo plano, escolha as trilhas sonoras certas e você perceberá a diferença.

Por que devo investir em music branding?

A sonorização ambiente faz parte do marketing sensorial, cujo objetivo é envolver o consumidor em um ambiente de compras diferenciado através de estímulos sensoriais. Em outras palavras, escolher a iluminação, a aromatização, a decoração, quais itens podem ser testados e a música. 

A seguir, focaremos no poder da música, mas você pode conferir todos os detalhes dessa estratégia no nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Gerar identificação com a marca

Ao andar por uma loja com música ambiente, é muito comum se deparar com um cliente cantarolando o que está tocando de fundo. Isso acontece porque as pessoas se identificam com a música e ficam mais à vontade no local.

Inclusive, 36% dos consumidores afirmam que a música deve combinar com o perfil da marca. Além disso, empresas que reproduzem músicas que combinam com a identidade da marca, tem 96% mais chance de serem lembradas pelos clientes.

Cria laços com os consumidores

Cada vez mais os consumidores buscam se relacionar com as marcas de modo mais próximo, buscando empresas que tenham as mesmas visões e gostos que eles. A música é uma forma de conseguir isso, afinal, quem nunca criou algum laço de amizade por causa da música?

Por isso, é essencial investir em trilhas sonoras que ajudam a criar esses laços, especialmente as playlists personalizadas. A ideia aqui é transformar o público em fãs que voltarão à loja após a primeira experiência de compra.

Vale a pena lembrar que essa não é a única forma de criar esse laço. Neste caso, o atendimento também tem um papel importantíssimo. Para saber mais sobre como agradar o cliente, confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Define uma personalidade para a sua marca

Assim como acontece com os nossos gostos musicais, quando falamos em branding, a música também ajuda a definir a personalidade e o estilo do negócio. Isso é essencial para que você consiga atrair o público certo para a sua loja.

Além disso, ao ter uma personalidade, os consumidores também conseguem se conectar com a sua marca mais facilmente. Precisamos apenas destacar que a identidade sonora deve ser condizente com o tom de voz utilizado, e a forma como você se comunica com os clientes em cada uma das plataformas e canais de compras.

Proporciona uma melhor experiência aos clientes

Da mesma maneira que um ambiente com música desagradável é capaz de repelir os clientes (aliás, 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente quando a música é ruim), uma loja com som ambiente agradável proporciona uma experiência melhor para os consumidores.

Isso faz com que aqueles bons momentos fiquem gravados na memória do cliente e ele se lembre da sua loja com bons sentimentos. Aliás, essa boa lembrança não apenas faz o consumidor querer retornar ao estabelecimento, mas também o indica para outros consumidores.

Une outras estratégias sensoriais e de marketing

Como mencionamos anteriormente, a música ajuda a integrar outras estratégias de marketing. Ou seja, se você tem como proposta uma marca que transmite modernidade e leveza, ter uma música eletrônica mais suave pode ser a melhor escolha.

Mas, provavelmente, a melhor forma de explicar como ela ajuda nessa integração é durante os períodos sazonais. Normalmente os varejistas fazem o planejamento da decoração da loja e das promoções para as datas comemorativas, como o Dia das Mães

Desta forma, assim que o cliente entra no estabelecimento, ele não apenas irá se deparar com uma decoração incrível e ofertas especiais, mas também com a trilha sonora preparada exclusivamente para a data. Entendeu como é possível criar um ambiente de compras único e oferecer sempre o melhor para os seus clientes?

Music branding com mais eficiência quando desenvolvido por profissionais

Se você chegou até aqui provavelmente deve estar se perguntando se fazer a trilha sonora é algo difícil. Não diríamos que é difícil, mas é preciso muito critério e uma análise minuciosa de diversos aspectos da sua loja, clientes e marca.

Por isso, a melhor opção é ter profissionais experientes em música e comunicação para negócios para te ajudar nesta tarefa. Assim, além de não perder tempo, você também não perde dinheiro tentando acertar.

A Listenx tem mais de 20 anos de experiência no mercado de music branding brasileiro e uma taxa de satisfação do cliente de mais de 95% em cada atendimento. Com o nosso time de especialistas você pode montar a programação musical da sua loja com as playlists já montadas, ou optar por ter uma playlist criada exclusivamente para a sua marca.

Não perca mais tempo, comece a encantar os consumidores agora mesmo. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Trilha Sonora: conheça os diferenciais da ListenX

Você sabia que existem empresas que ajudam a montar a trilha sonora para o seu negócio? Que elas oferecem diferentes playlists para cada momento de compra, bem como a possibilidade de ter uma trilha sonora feita exclusivamente para a sua marca? Não? Então chegou o momento de mudar isso e conhecer quem pode te ajudar…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas para vender mais em loja de Surf: estimule o seu cliente

Descubra neste artigo como utilizar músicas para vender mais em sua loja de surf e alcance o sucesso que sempre desejou.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade. Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado, a Listenplay é a rádio indoor da Listenx que oferece música e comunicação de forma estratégica para impulsionar os resultados…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

 É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes. Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e despertar emoções e você pode usar isso a seu favor nas suas lojas. A música presente em um ambiente comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

O poder da música na era da experiência do cliente: como a trilha sonora influencia o comportamento do consumidor

Você provavelmente está se perguntando se é possível influenciar um cliente com a música, entregando algo diferente daquilo que ele foi buscar? Sim, é possível! E estamos aqui justamente para te contar mais detalhes sobre isso. Isso acontece porque a audição é um dos sentidos mais sensíveis que o ser humano possui, sendo o primeiro…

Por Nayara Santos em 23.02.2023

Aprenda como montar playlist de outono para seu negócio!

Montar uma playlist de outono personalizada é muito importante para aumentar as vendas de um estabelecimento. Inclusive, não é incomum que você entre em uma loja com música ambiente e aproveite a trilha sonora para descontrair um pouco. Isso acontece porque a música é um recurso que é capaz não apenas de atrair novos consumidores,…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos