Por Nayara Santos em 11.11.2016

Que cuidados tomar ao criar anúncios para rádio do seu negócio?

Por Nayara Santos em 11.11.2016

Que cuidados tomar ao criar anúncios para rádio do seu negócio?

Essa é uma estratégia bastante utilizada por empresas de diversos segmentos no mundo todo,  e você também pode começar a ter resultados com ela. Porém, existem alguns pontos que precisam de atenção para garantir uma comunicação assertiva e que completa a experiência que você criou para seus clientes  no ponto de vendas.

Antes de começar, vale lembrar que uma pesquisa publicada pelo POPAI diz que 70% das decisões de compra acontecem no PDV e é desse fato que surge a necessidade de trabalhar corretamente a comunicação no ponto de vendas. Então, vem comigo que eu te explico, como não errar:

Analise o posicionamento da sua Marca

Seu negócio tem um posicionamento popular, descolado, sofisticado, premium, jovem, alternativo, sério ou descontraído? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer antes de sair criando anúncios para tocar na sua rádio.

As características da sua marca precisam estar presentes também na produção desses anúncios, pois como você se posiciona vai influenciar na trilha escolhida para o seu anúncio, na entonação da voz do locutor e até na quantidade de vezes que você vai veicular isso no seu estabelecimento.

Estabelecimentos mais populares podem (e devem) abusar um pouco mais dessa comunicação, geralmente a rotatividade dos clientes é alta e você precisa garantir que o tempo que a pessoa estiver em seu ponto de venda, ela escute pelo menos uma vez a promoção ou campanha que você preparou pra ele.

No entanto, marcas mais sofisticadas precisam ser muito cuidadosas com o assunto, nesse caso geralmente usa-se pouca ou nenhuma comunicação durante a programação da rádio e quando utilizam, precisam se certificar que os anúncios estejam com a mesma linguagem do restante da comunicação da marca.

O ideal é que você tenha uma empresa especializada que consiga entender sua necessidade e traduzi-la na produção desses anúncios.

O roteiro é o primeiro passo

O primeiro passo na produção de um anúncio para sua rádio é o roteiro do que será gravado pelos locutores. Se engana quem pensa que é só escrever umas 4 linhas com o assunto desejado e está tudo certo.

O roteiro precisa ser feito por quem entende, nele é preciso conter as informações principais, em uma linguagem adequada e com uma quantidade específica de texto, pois isso influencia no tempo de duração do anúncio e ele não pode ser muito extenso.

O ideal é que você envie um briefing (explicação sobre a campanha, a marca e as principais informações que precisam ser passadas) para a empresa contratada para que seja encaminhado a um especialista em roteiro de spots publicitários (forma como são chamados os anúncios de rádio), assim ele criará o texto com conteúdo adequado e atingindo o objetivo do anúncio sem ultrapassar o tempo indicado de 30 segundos.

Preocupe-se com a locução de seus anúncios

O indicado é que seu anúncio seja gravado em um estúdio por profissionais especializados. Ao contratar uma empresa faça esse serviço para sua rádio, certifique-se sobre a qualidade e estilo dos locutores.

Geralmente os profissionais têm diferentes perfis e que podem te atender em diversas situações diferentes. Para ficar mais claro, o estilo de locução de uma oferta em um supermercado é diferente de um restaurante jovem e também é diferente de uma loja feminina de cosméticos.

Essa diferença pode, inclusive, acontecer dentro do mesmo estabelecimento. A forma como uma promoção é gravada pode ser diferente de um anúncio institucional com mensagem de dias das mães, por exemplo.

Por isso, garanta que você terá opções para escolher sempre que precisar e tiver diferentes objetivos com seus anúncios. Melhor ainda se a sua parceira souber te orientar quem são os profissionais disponíveis indicados em cada caso.

Para fechar, uma trilha adequada

A música que aparece no começo de um anúncio comercial para rádios e que depois fica ao fundo da voz do locutor é chamada de Trilha BG (Back Ground) e é ela que dá o toque final na produção dessas mídias.

Assim como os demais tópicos citados, ela traz consigo a importância de deixar essa produção ainda mais com a cara do seu negócio, evento ou promoção. Depois de um roteiro bem feito, um locutor adequado, é preciso saber exatamente qual o tipo de música que tocará durante esse anúncio para garantir que o resultado final esteja em harmonia com seu posicionamento e objetivos.

Mais uma vez, essa escolha deve ser realizada pelos profissionais que irão trabalhar na edição final, ainda seguindo o seu briefing inicial.

Conclusão

Prontinho, agora que você já tem todas essas orientações, sabe como deve exigir que sejam produzidos os anúncios que tocarão na rádio do seu negócio. Isso irá garantir que a experiência de seus clientes esteja completa desde a música até os anúncios, aumentará seus resultados em vendas e ainda será uma auxiliar na satisfação de  seus clientes.

A ListenX  é uma empresa especializada em Music Branding que está há 17 anos no mercado cuidando de marcas como Lacoste, Mac, Hering, Malwee, Mahogany e Portobello Shop.

Lançamos recentemente um novo serviço de música para negócios, o ListenPlay, com playlists criadas por especialistas em Music Branding e equipe especializados na produção de anúncios para trazer cada vez mais resultados para o seu negócio.

Você pode experimentar nosso serviço sem pagar e sentir a diferença em seu ponto de vendas.

Experimente o ListenPlay por 10 dias Grátis 

 

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

25 textos comerciais para lojas de roupas, se inspire!

Sem ideias de textos comerciais para divulgar a sua loja de roupas? Então você veio ao lugar certo! A seguir daremos alguns exemplos de textos que você pode utilizar para atrair mais clientes para a sua loja!  A escolha dos textos é uma parte importantíssima das propagandas da sua loja. Afinal, eles ajudarão você a…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Como vender mais e melhor no varejo

 Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

A importância do Marketing Sensorial para lojas

Você sabe qual é a importância do marketing sensorial no varejo? Então, precisa saber que ele é uma ótima ferramenta, que vem apresentando resultados bem positivos e estratégicos nas empresas que o aplicam.  Isso acontece porque o consumidor se sente muito mais atraído e propenso a comprar em lojas que lhe tragam boas vibrações e…

Por Nayara Santos em 14.06.2023

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores. O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes. Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Mensagem de Natal e Ano Novo: 21 exemplos para se inspirar

Já escolheu as mensagens de Natal e Ano Novo que vai enviar para os seus clientes? Ainda não? Então não dá para perder mais tempo, é preciso buscar inspiração agora mesmo. A boa notícia é que você veio ao lugar certo, porque neste texto vamos trazer alguns exemplos para você se inspirar. Mas, antes de…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

24 textos prontos para vender mais na Semana do Brasil, se inspire!

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Já pensou em estratégia para vender mais em mais essa data no calendário do varejo? Quer dicas de textos prontos para conseguir se inspirar e aproveitar esse momento para ter mais lucro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Assim…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos