Que cuidados tomar ao criar anúncios para rádio do seu negócio?
Essa é uma estratégia bastante utilizada por empresas de diversos segmentos no mundo todo, e você também pode começar a ter resultados com ela. Porém, existem alguns pontos que precisam de atenção para garantir uma comunicação assertiva e que completa a experiência que você criou para seus clientes no ponto de vendas.
Antes de começar, vale lembrar que uma pesquisa publicada pelo POPAI diz que 70% das decisões de compra acontecem no PDV e é desse fato que surge a necessidade de trabalhar corretamente a comunicação no ponto de vendas. Então, vem comigo que eu te explico, como não errar:
Analise o posicionamento da sua Marca
Seu negócio tem um posicionamento popular, descolado, sofisticado, premium, jovem, alternativo, sério ou descontraído? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer antes de sair criando anúncios para tocar na sua rádio.
As características da sua marca precisam estar presentes também na produção desses anúncios, pois como você se posiciona vai influenciar na trilha escolhida para o seu anúncio, na entonação da voz do locutor e até na quantidade de vezes que você vai veicular isso no seu estabelecimento.
Estabelecimentos mais populares podem (e devem) abusar um pouco mais dessa comunicação, geralmente a rotatividade dos clientes é alta e você precisa garantir que o tempo que a pessoa estiver em seu ponto de venda, ela escute pelo menos uma vez a promoção ou campanha que você preparou pra ele.
No entanto, marcas mais sofisticadas precisam ser muito cuidadosas com o assunto, nesse caso geralmente usa-se pouca ou nenhuma comunicação durante a programação da rádio e quando utilizam, precisam se certificar que os anúncios estejam com a mesma linguagem do restante da comunicação da marca.
O ideal é que você tenha uma empresa especializada que consiga entender sua necessidade e traduzi-la na produção desses anúncios.
O roteiro é o primeiro passo
O primeiro passo na produção de um anúncio para sua rádio é o roteiro do que será gravado pelos locutores. Se engana quem pensa que é só escrever umas 4 linhas com o assunto desejado e está tudo certo.
O roteiro precisa ser feito por quem entende, nele é preciso conter as informações principais, em uma linguagem adequada e com uma quantidade específica de texto, pois isso influencia no tempo de duração do anúncio e ele não pode ser muito extenso.
O ideal é que você envie um briefing (explicação sobre a campanha, a marca e as principais informações que precisam ser passadas) para a empresa contratada para que seja encaminhado a um especialista em roteiro de spots publicitários (forma como são chamados os anúncios de rádio), assim ele criará o texto com conteúdo adequado e atingindo o objetivo do anúncio sem ultrapassar o tempo indicado de 30 segundos.
Preocupe-se com a locução de seus anúncios
O indicado é que seu anúncio seja gravado em um estúdio por profissionais especializados. Ao contratar uma empresa faça esse serviço para sua rádio, certifique-se sobre a qualidade e estilo dos locutores.
Geralmente os profissionais têm diferentes perfis e que podem te atender em diversas situações diferentes. Para ficar mais claro, o estilo de locução de uma oferta em um supermercado é diferente de um restaurante jovem e também é diferente de uma loja feminina de cosméticos.
Essa diferença pode, inclusive, acontecer dentro do mesmo estabelecimento. A forma como uma promoção é gravada pode ser diferente de um anúncio institucional com mensagem de dias das mães, por exemplo.
Por isso, garanta que você terá opções para escolher sempre que precisar e tiver diferentes objetivos com seus anúncios. Melhor ainda se a sua parceira souber te orientar quem são os profissionais disponíveis indicados em cada caso.
Para fechar, uma trilha adequada
A música que aparece no começo de um anúncio comercial para rádios e que depois fica ao fundo da voz do locutor é chamada de Trilha BG (Back Ground) e é ela que dá o toque final na produção dessas mídias.
Assim como os demais tópicos citados, ela traz consigo a importância de deixar essa produção ainda mais com a cara do seu negócio, evento ou promoção. Depois de um roteiro bem feito, um locutor adequado, é preciso saber exatamente qual o tipo de música que tocará durante esse anúncio para garantir que o resultado final esteja em harmonia com seu posicionamento e objetivos.
Mais uma vez, essa escolha deve ser realizada pelos profissionais que irão trabalhar na edição final, ainda seguindo o seu briefing inicial.
Conclusão
Prontinho, agora que você já tem todas essas orientações, sabe como deve exigir que sejam produzidos os anúncios que tocarão na rádio do seu negócio. Isso irá garantir que a experiência de seus clientes esteja completa desde a música até os anúncios, aumentará seus resultados em vendas e ainda será uma auxiliar na satisfação de seus clientes.
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